Em fase final de recuperação, Anderson Varejão treina no Brasil

CLEVELAND, OH - OCTOBER 30: Anderson Varejao #17 of the Cleveland Cavaliers warms up before a game against the New York Knicks at Quicken Loans Arena on October 30, 2014 in Cleveland, Ohio. NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and or using this photograph, User is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement. (Photo by Jason Miller/Getty Images)

A poucas semanas para o início dos treinos do Cleveland Cavaliers, Anderson Varejão está perto de ficar a disposição do treinador David Blatt. E na fase final de recuperação da sua cirurgia ele aproveita para trabalhar em seu país natal. De acordo com o jornalista Terry Pluto, do Cleveland.com, ele está acompanhado no Brasil por dois técnicos do Cavs e passa por uma rotina de treinamentos para estar fisicamente pronto para a próxima temporada.

O brasileiro rompeu o tendão de aquiles em dezembro do ano passado e precisou passar por cirurgia. Houve expectativas de que ele pudesse voltar a tempo de disputar as Finais, mas Varejão acabou perdendo toda a pós-temporada do Cavaliers, que acabou com derrota para o Golden State Warriors. A reabilitação do pivô se desenvolveu bem e a expectativa é que ele esteja saudável para os treinamentos da equipe, que começam no dia 28 deste mês.

Depois de se afastar das quadras, ele viu Timofey Mozgov chegar à Cleveland através de uma troca e se destacar no quinteto titular do Cavs. O pivô europeu deixou o Denver Nuggets e supriu a carência de um homem de garrafão na sua nova equipe, pela qual ele somou médias de 10.6 pontos e 6.9 rebotes em 46 partidas disputadas, sendo 45 como titular. Durante a offseason, Varejão ganhou a concorrência de mais um russo. Sasha Kaum foi contratado oficialmente este mês e deve brigar por minutos de jogo com o brasileiro.

Por conta do problema no tendão de aquiles, Varejão não fez parte da seleção brasileira que disputou os Jogos Pan-Americanos e a Copa América. No entanto, se nenhuma outra contusão atrapalhar, ele é nome quase certo para o elenco de Ruben Magnano que vai disputar os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro no ano que vem.

A próxima temporada será a 12ª de Varejão com a camisa de Cleveland, fazendo dele o jogador que está há mais tempo na franquia. Ao longo de sua carreira na NBA, ele tem médias de 7.9 pontos e 7.8 rebotes, com 51.4% de aproveitamento nos arremessos de quadra. Na última campanha, o problema no tendão de aquiles permitiu que ele disputasse apenas 26 partidas, sendo todas como titular.

  • Vinícius Maia

    Sinceramente, Mosgov fez como que eu não sentisse nenhuma falta do Varejão. Não que Mosgov seja um jogador espetacular, acima da média, mas acho que nem a diretoria do Cavs esperava que ele se encaixasse tão bem no Cavs.

    • VIEIRA – CHICO

      Sinceramente, EU TORÇO E MUITO em vê o VAREJÃO tem uma temporada completa – pra saber o ele será de útil para o CAVS.

      Não só o brazileiro mas o TIME INTEIRO e não só o TIME INTEIRO – mas que todos as franquias que tenham um número muito insignificante de baixa.

      Que departamento médico da NBA seja um departamento TRANQUILO.

    • Rômulo Franco Cardozo

      Eu sempre gostei do jogo do russo, mas acho que nem mosgov acreditava que teria um impacto tão positivo no time dos cavs… rsrsrsrs

  • Marcelo Fitzgerald

    Ue so agora ele ta pronto? e aquele papo na final da NBA q ele ja tava recuperado e se precisasse dele com urgencia ele jogaria? e ja faz 3 meses isso

    • VIEIRA – CHICO

      MUITA CALMA NESTA HORA – RAPAZ

  • LcDiniz

    Ué, ele não tava no treinamento do LeBron? o.O

  • Rafael Victor

    Essa é uam boa noticia, só que o Varejão vai ter lutar pra recuperar o espaço perdido, provavelmente, vai começar no banco e ainda tem o Kaun! Tomara que volte bem e se mantenha saudavel, é bom ver esse cara em quadra!

    • Rômulo Franco Cardozo

      Cara acho que a rotação será um fator positivo para que o Varejão se mantenha saudável… quanto a condição de titular, acho difícil ele recuperar, mosgov é mais físico!

      • Rafael Victor

        Verdade, concordo!