Empolgado com Mavericks, Nowitzki não descarta estender carreira além de 2019

Dallas' Dirk Nowitzki gets pumped up as the Mavs mount a comeback in the fourth quarter to win 101-98 during the Phoenix Suns vs. the Dallas Mavericks NBA basketball game at American Airlines Center in Dallas, TX on Saturday, April 12, 2014. (Louis DeLuca/Dallas Morning News) -- MANDATORY CREDIT, NO SALES, MAGS OUT, TV OUT, INTERNET USE BY AP MEMBERS ONLY

Dirk Nowitzki vai fazer (novamente) história na NBA assim que entrar em quadra no primeiro jogo da próxima temporada. O maior ídolo do Dallas Mavericks, que completou 40 anos de idade, será o primeiro atleta a disputar 21 temporadas pela mesma franquia na liga. No entanto, além das razões pessoais, o ala-pivô alemão foi motivado a seguir a carreira pelas perspectivas competitivas do time texano.

“Eu acho que seremos muito melhores do que na última temporada. Não é segredo para ninguém isso. Adoro nossas contratações. DeAndre Jordan deverá ser ótimo em nosso sistema, pois nós precisávamos de um pivô roller com presença nos dois garrafões. E Luka Doncic tem todos os atributos para ser especial: é inteligente, brilhante e trará muito para esse time”, elogiou o veterano, ao site oficial do Mavs.

Embora exiba a empolgação de quem entraria em quadra para jogar hoje, Nowitzki ainda não poderá fazê-lo tão cedo. O astro encerrou uma temporada incrivelmente saudável com quatro jogos de antecipação para realizar uma cirurgia no tornozelo esquerdo. O procedimento suscita cuidados, mas ele avisa: está bem mais ligado à tentativa de alongar a carreira do que à ameaça de encerrá-la agora.

“Obviamente, você não se recupera com a mesma facilidade de antes. Há semanas que são frustrantes. Nem viajei para a Alemanha nas férias, pois não queria perder muito tempo de recuperação. Levei meus filhos à praia um pouco e, depois, passei o tempo inteiro em Dallas trabalhando para voltar às quadras. É o preço que paga-se. Estarei voando na pré-temporada”, disse o futuro membro do Hall da Fama.

Nowitzki assinou uma extensão contratual com o Mavericks até o fim da próxima temporada, em uma decisão que a maioria interpretou como a garantia de que ele “pendurará a basqueteira” em 2019. Não parece ser bem assim, porém. O lendário ala-pivô não faz planos para a carreira e admite que, se voltar a atuar 77 partidas com a tranquilidade da campanha passada, pode não dar adeus às quadras.

“Eu tomo uma decisão sobre aposentadoria assim que cada temporada termina. Na última temporada, fiquei saudável e poderia ter jogado os 82 jogos da campanha. Se o próximo ano se desenrolar da mesma forma, nós deixaremos a ‘porta aberta’ para continuar atuando. Mas, hoje, a minha abordagem é aproveitar como se não houvesse amanhã. Espero que 2019 seja divertido”, finalizou o ídolo, vivendo um dia (e jogo) de cada vez.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Tulio Machado

    Todo respeito a lenda, mas isso vai só prejudicar o Mavs… As vezes os caras não sabem a hora de parar

    • Guilherme Petros

      Mas Dirk ainda não é peso morto, colabora na pontuação e aceita ficar no banco quando é preciso. É muito lenda.

    • marcelo pinaffo

      A referencia da franquia, q aceita receber um salario minimo, tutor de todos os calouros, vai prejudicar a franquia?
      Me fala como? So se ele machucar os jogadores nos treinamentos

      • Nic_Arcoverde

        Tudo tem limite, não estou dizendo que vai ser o caso deste ano, mas Dirk vem decaindo muito a cada ano, já não marca ninguém e se você tem a obrigação deixar ele jogar mais de 20 minutos, então sim prejudica mais que ajuda.

        • Gustavo Macedo

          Temporada passada ele não jogou 20 min eu acho. E pontuou relativamente bem… Tem que entrar num 3o quarto com 4 moleques com a faca nos dentes pra correr e marcar por ele. No 1 contra 1 próximo do garrafão acho que é sossegado pra ele. Tem que tomar cuidado com as dobras pra cima dele… Dobrou já era… Os alas tem que correr muito…

        • marcelo pinaffo

          Existem jogadores q reclamam se a bola nao vem pra ele no clutch time, q estao chutando pouco, etc. Agora me fala qdo o dirk fez alguma reclamacao? Ve se o carslile nao tem o grupo na mao? Tem jogadores q so querem ajudar. E dirk e um desses.

      • Gustavo Macedo

        Perfeito truta!

    • Mavscelo

      Vindo do banco e dando os conselhos necessários pros jovens, nunca que prejudica.

    • Flavio Cristiano Saldanha

      Ele, ao contrário do Kobe, diminui o salário bruscamente para que o time possa tornar-se competitivo, e ele tem consciência de que não é mais a primeira opção no ataque, coisa que Kobe não tinha entendido e começou a chutar tijolos aleatórios na sua ultima temporada. Ele joga um pouco mais de 20 min no máximo, faz mais de 10 pontos e pega quase 6 rebotes por jogo, tem muito jogador mais novo e melhor fisicamente que ele que não faz isso no tempo que ele tem em quadra.

  • Richard Cardoso

    Dirk devia se tornar assistente do Carlisle assim que se aposentar

  • Sormani o entendido

    Enquanto ele conseguir pontuar, deve continuar. Junto com o Manu, são jogadores que poderiam ser eternos em suas franquias. Ótimas pessoas, otimos mentores e sabem quando entrar e quando ficar no banco.
    Espero que continuem no basquete após a aposentadoria.

    OFF: Imaginem: 2020 clássico entre San Antonio e Dallas, no intervalo do jogo fazem homenagem ao Dirk, Manu e Pop. Ambos os times brigando por mando novamente, camisas aposentadas e tanto o time penta do spurs como o do título do Dallas no ginasio.

    • Vinícius Maia

      Por um lado seria legal, mas por outro, esses três merecem um dia reservado de homenagens para eles, como foi com Paul Pierce, com Kobe Bryant e Duncan.

  • Marcos Oliveira

    Quero ver como vai ficar a dobradinha Dennis Smith JR+ Docic…

    • Gustavo Macedo

      P.O.B.R.E.M.A.

  • Gabriel De Oliveira Meira

    Esse é Lendia, o resto é piolho! Tenho Dito!

  • Cavs&KingJamesaondeestiver

    Faltam míseros Mil pontos para ele passar W.C e Jordan, se não bater nesta temporada bate tranquilo na temporada de despedida e se consolida no top 5 de maiores pontuadores…Merece ficar a encerrar a frente do Jordan na estatistica de maior impacto que é de pontos, duvido que ele deixe esta oportunidade passar por tão pouco e muito menos Mavs.

    • Karl Malone

      Vdd merece mas nao se esquece que jordan disputou apenas 13 temporadas pois quebrou a perna e perdeu 1 temporada e na volta foi no meio da temporada

      • Vitor Martins

        Oloco! Malone defendendo o Jordan?

        • Gustavo Macedo

          UAHSUAHSUAHSUHAUSHUAH

  • M.

    Paulo Bayer da NBA é você?

    • Gustavo Macedo

      ASUHSUAHSUHAUSHA

  • Beto cargnin

    Deveriam mudar o nome da franquia pra Dallas Nowitzki e ele mudar pra Dirk Mavericks.
    Esse é muito mito.

  • ++ ThiagO (CaVs vem forte!)

    Foi surpreendente ele ficar saudável toda a temporada. O bacana é que apesar de toda a história e respeito que ele sabe que tem de todos da NBA, ele se coloca em uma posição de não prejudicar quem está chegando no time. Sabe o seu lugar atualmente. Ídolo também é isso.

  • Mavscelo

    Vindo do banco por mim ele joga até os 60. Ídolo.

  • João Gabriel

    esse pra largar o osso…

  • HUMota

    Dirk é aquele cara que, fosse eu presidente, no final de toda temporada perguntaria: Quer jogar esse ano? Se quiser, quer ganhar quanto? E fazer a vontade dele. Cuban acho que faz isso, e não ha o que questionar. O que esse cara aguentou de critica e ser chamado de pipoqueiro antes do título, se manter na franquia depois de tantas derrotas sofridas nos playoffs, e ainda assim conseguir o título botando no bolso Wade, Lebron e Bosh na final, tem que ter moral eterna.