Enfraquecimento do Leste pode alterar chaveamento para os playoffs

A NBA está preocupada com o que está acontecendo em sua liga, especialmente na conferência Leste. O enfraquecimento ocorrido nos últimos anos agravou-se nesta offseason, quando grandes astros foram transferidos para o Oeste, como os casos de Paul George (ex-Indiana Pacers) e Carmelo Anthony (ex-New York Knicks), contratados pelo Oklahoma City Thunder. Pensando nisso, o comissário Adam Silver está ponderando a possibilidade de fazer um novo chaveamento para os playoffs.

De acordo com o jornalista Nick Friedell, da ESPN, Silver pensa em colocar as 16 melhores campanhas nos mata-matas, independente das conferências. Caso existisse essa regra em 2016-17, tanto Leste quanto Oeste, teriam oito equipes na fase decisiva. No entanto, em 2014-15, dez times do Oeste passariam adiante. O mesmo Thunder, ficou em nono após obter 45 vitórias e 37 derrotas naquele ano e não se classificou.

Este processo, porém, ainda pode levar algum tempo para ser alterado, discutido e votado entre os donos das 30 franquias. A logística seria um problema, já que se acontecer um confronto nas extremidades do país, como em Los Angeles e Nova York, por exemplo, as viagens seriam muito mais longas e a possibilidade de um espaçamento maior entre os jogos seria necessário.

Para 2017-18, a NBA já tomou algumas decisões. As medidas visam mudanças na filosofia do tank. Ou seja, querem evitar que os times percam por querer parem ter chances maiores no sorteio do draft. Quanto ao Jogo das Estrelas, os 24 atletas mais bem votados (12 de cada lado) serão divididos por dois capitães, sem que as conferências sejam respeitadas.

Gustavo Freitas
Gustavo Freitas
Mineiro de Uberaba, é co-fundador do Jumper Brasil e fã do Boston Red Sox.
  • Enzo Soares

    Não, por favor não.

  • Albert Medeiros

    A qualidade dos offs com certeza seria enorme, fora que seria justo também, obrigando certas franquias a se fortalecerem e saírem do marasmo….

  • Marcos Oliveira

    Acho que seria dá hora…

  • Teoricamente incrível, mas logisticamente improvável.

  • Marcos Gordinho

    Perderia muito do charme atual do formato, porém seria mais justo para as equipes que não querem tankar e tentam se classificar no Oeste.

  • Eduardo Rebelatto

    Seria muito insano ainda os offs e o cavs
    se esforçaria bem mais na regular, seria bom, mas logisticamente é bem improvável sem mudanças drásticas no calendário

  • Loyalty ☇

    foi bem frustrante ver a equipe ter 45-37 em 2015 ,mesmo toda fodida e cheia de lesões e ficar fora dos offs.Enquanto tinha equipe com record negativo se classificando no Leste. Acho q ta na hr de acabar mesmo

  • Lucas

    Mark Cuban já Inha dado essa idéia a alguns anos.

  • Rodrigo SMC

    Mas aí você olha pra temporada passada e percebe que os 16 melhores times foram exatamente os que se classificaram aos playoffs, inclusive, com Miami, Detroit e Charlotte dando mais trabalho no Leste do que Denver, New Orleans, Dallas e Sacramento no Oeste.

    Em 2015-2016, o Chicago Bulls que ficou de fora no Leste passaria e o Houston que entrou no Oeste, ficaria de fora. Inclusive o Chicago seria o 6º colocado no Oeste, mas foi eliminado no Leste.

  • “KOBE” -Thank You Kyrie.

    Isso seria uma mudança drástica demais nas tradições da NBA, e dos esportes americanos. Não sei se isso realmente poderia ser bom. Precisaria cortar o número de jogos na temporada regular para fazer isto ser mais possível (e cortar jogos, significa menos dinheiro), devido a questão de logística, e ter q alongar os Playoffs.
    Essa questão de logística já é complicada, pq os outros eventos já ficam mt um em cima do outro (Loteria do Draft, Combine, Draft, Summer League, Pré-Temporada, Torneios de Seleções). A solução seria diminuir os jogos de temporada regular, e isto.. eu acho q ninguém quer.

  • Rogério Rodrigues

    Para que isso seja possivel teriam que mudar as divisões tambem para ser justo.
    Cada franquia iria enfrentar o mesmo numero de vezes as outras 29.
    Pois hoje existem divisões fracas e outras mais fortes. Só que isso tende a ser ciclico.
    Se formos levar em consideração os campeões da NBA por conferencia, o LESTE ganha por 38 a 33 consquistas do OESTE.
    Então hstoricamente o leste é mais forte.
    Isso é ciclico, não adianta… pra que mexer no que está funcionando bem a tanto tempo.

    • Jean Brazuna

      Sim e é dono das maiores dinastias…Boston e Chicago…

    • Amaury Junior

      O Leste ter 38 conquistas e o Oeste ter 33 conquista não prova que o Leste é melhor que o Oeste. Isso só prova que o melhor time do Leste foi mais vezes melhor do que o melhor time do Oeste.

      Um time do Leste ser campeão da NBA não prova que a conferencia inteira é forte, não há nenhuma ligação.

  • Paulo Victor

    Oeste bem melhor que o Leste tanto é que pelo menos 11 franquias do Oeste se classificariam no Leste mas eu não mudaria o formato não ia ficar muito desgastantes essas viagens.

  • Fernando da Silva de Lima

    Seria importante essas mudanças por causa do times que ser reforçaram em buscar do titulo chegar de ver o leste franco sem competitividades faz tempo veja 1999 até atual momento 2017 oeste 12 títulos vs leste 7 o leste nunca foi uma conferencia forte nesse período Detroit Pistons Miami Heat Boston Celtics fizeram um bom trabalho em equipe depois disso Miami Heat Cleveland Cavaliers montaram esquadrão mesmo assim só ganharam 3 títulos tem que existir competitividades hoje qual seria os 8 melhores times em busca do título ? será que leste teria 5 times contra 3 do oeste ?

    • Jean Brazuna

      GSW, SAS, Rockets, OKC, Timberwolves e talvez Clippers, já no Leste, Cavs, Boston e talvez Wahington ou Toronto…enfim acho que a última vaga teria uma briga entre Clippers Washington e Toronto, com uma vantagem a meu ver pro Wasington…seria um 5 a 3 no caso…para o Oeste

  • Dudu Ferrero

    Ai eu ja nao concordo.. ja mudaram o all-star e acho que ja tao mexendo aonde nao tem que ser mexido

  • Jean Brazuna

    Apesar dos pesares…é ciclico…eu não mudaria

  • Claudio R.

    Eu su totalmente contra essa mudança, vide que essa “força” de uma conferencia é temporaria e jaja muda, como foi na epoca do lakers de magic que a conferencia era extremamente desproporcional, tanto que tivemos celtics x lakers metade das disputas em uma decada. Essa mudança hj beneficiaria só as equipes do oeste. Se eu fosse dono de franquia do leste vontaria contra e ate ameaçaria sair da nba se fosse aprovado. Duvido que a NBA fosse pra frente com isso. A NBA ta querendo mudar demais em pouco espaço de tempo, pode sofrer um baque muito grande no futuro com isso, ta perdendo o tradiconal, ja saiu o leste x oeste no allstar game, agora nos playoffs??? eu sou contra.

  • Jefferson Cavalcanti

    Sou totalmente a favor e o argumento de que isso é cíclico é horrível. O Importante é que os 16 melhores estejam nos playoffs, não interessam em qual lado eles estejam no mapa.

    Hoje seria mais ou menos 10 a 6 pro Oeste. Ainda tem a distorção provocada pelas divisões, onde cada time enfrenta o “rival” de divisão 4 vezes.

    As viagens até que dá pra questionar, mas acho que isso está longe de ser um entrave. Cada time tem seu luxuoso jatinho hoje em dia. Dá pra fazer as séries mais espaçadas ou mesmo usar o formato 2-3-2.

    • Will

      “O Importante é que os 16 melhores estejam nos playoffs, não interessam em qual lado eles estejam no mapa.”

      Também penso por aí. Seria um formato que, mais que o atual, honraria o mérito.

  • Marcelo Desoxi

    Isso é algo que não deveria nem ter sido criado.

  • Thomazbrasil

    Sou contra por uma questão de história e tradição.

    Entendo os argumentos contrários, são até bem lógicos e fundamentados.
    No entanto ainda prezo pela tradição.

    E já tivemos situações em que o desequilíbrio era contrário e mantiveram como estava.

  • Marcinho Mueller

    São ciclos que vem e vão, isso muda sempre, agora tem gente que assiste basquete faz 3 anos e ta falando “Oeste ta muito mais forte que o Leste”, “Oeste selvagem”, já tiveram hegemonias do Leste que duraram quase 10 anos, e nunca mudaram o sistema de playoffs. Querem um exemplo? Na década que vem, tudo tende pra que os 4 melhores times sejam, Celtics, 76ers, Wolves, Bucks, se manterem o elenco e essa molecada virar o que tem que virar. E ai? 3 times do leste e 1 do oeste. Se mudarem mais isso, a NBA ta transformando coisas históricas que criaram as rivalidades de hoje e fizeram a NBA ser o que ela é hoje.

    • Claudio R.

      Exatamente

    • Llipe LeDrain

      Viajando cara, não tem como projetar algo para daqui 10 anos, ate porque seguindo a lógica, o melhor mercado de todos citados por você seria Boston pela história. Times muitas vezes mudam do dia para noite, então o sistema das 16 melhores campanhas seria o mais justo para a liga como um todo.

      • Marcinho Mueller

        Respeito a opinião, mas se fosse as 16 melhores campanhas, teriam passado os mesmos 16 times na temporada passada!

  • Marcinho Mueller

    Levem em base a NFL, os playoffs são uma merda, onde um time muito superior que outro, em um dia ruim pode perder toda uma temporada. Já foram discutidas milhares de vezes a mudança dos playoffs e por que não mudaram? TRADIÇÃO

  • Valdecir Gehrmann

    Seria necessário mudar toda a temporada regular, pois as equipes enfrentam 2 vezes adversários da outra conferência e se enfrentam 4 vezes dentro da divisão. Caso tenha esta diferença de qualidade dentro de cada conferência jogar mais vezes contra times mais fracos seria vantajoso.

  • Marcos Gordinho

    Posso sugerir a mudança para um corte transversal e em temporadas alternadas ser divisão sul x divisão Norte? Embora cíclica, nas últimas décadas o Oeste realmente têm sido mais “selvagem” que o Leste. Como a liga ganhou proporções globais uma mudança no formato era de se esperar. Inclusive o ASG seria, para mim, mais interessante time mundo x EUA. O jogo de cumadis tá chato. Chegaram ao ponto de pedirem para o grego pegar leve para não levar o MVP do ASG no lugar do atleta da casa. E uma premiação extra para os vitoriosos pois o evento tira dias de descanso dos atletas e rende uma fortuna aos bolsos da liga. História e tradição me parecem desculpas insustentáveis para manter a disparidade atual.

  • Thiago pereira dos santos

    Sou à favor, é nítido a diferença de nível da conferência Oeste pra Leste,mas tem que ver o jeito que vai fazer para encontrar o melhor encaixe,só não pode ser feito de qualquer jeito!

    • Claudio R.

      Pode mudar o q for…. a final continua do msm jeito. Cavs x warriors de novo…. acho nada a ver essa mudança . Só perde em tradição e rivalidade.

      • Thiago pereira dos santos

        Concordo, também acho que a final continuaria do mesmo jeito warriors vs cavs,mas sobre a tradição e rivalidade acho que seria uma boa dar uma mudada nem que seja só para fazer um teste e ver como ficava!

      • dirct

        Depende, se a nova fórmula fizesse eles se encontrarem antes da final isso iria mudar porque os CAVs ano passado não fizeram sua parte que era ser a segunda melhor campanha no geral, em uma fórmula que ignorasse a conferência e apenas considerasse a campanha os CAVs encontrariam o GSW antes da final pelo chaveamento, quem faria a provável final seria os Spurs que fizeram a segunda melhor campanha no geral e só pegaria o GSW na final.

  • Soldier

    Poderia manter o formato atual na regular e liberar os 16 melhores nos playoffs onde o 1 pega o 16, o 2 o 15 e por aí vai. Quebraria a previsibilidade e a liga teria jogos muito mais emocionantes e equilibrados no mata mata. Se essa forma existisse antes fatalmente já teríamos visto um lebron x kobe nos offs entre outros. O que aconteceu season passada deve ter deixado o Silver preocupado com a qualidade dos playoffs

  • luiz h matos

    seria um sonho.

  • tiago

    Povo fala tanto do oeste selvagem….se valesse os 16 melhores ano passado teriam passado os mesmos 16 que foram…e no retrasado o oeste teria perdido uma vaga do houston que iria ficar com bulls

    • tiago

      a não ser que como falaram ai mudem a disposição de jogos da regular….mas ai voce teria que mudar toda logistica e provavelmente reduzir em muito esses 82 jogos…

    • Tárcio

      Mas os times do Oeste jogam entre si 4 vezes na maioria dos casos!
      E apenas 2 contra os do leste!

      Exemplo: o Lakers vai pegar GSW, OKC, Spurs, Wolves e Rockets 4 vezes cada, são 20 jogos dificílimos! O Sixers contra esses só joga 2 vezes, reduz pra 10!

      • Tiago

        Mas como disse aí teria que mudar a regular inteira e não daria para ter 82 jogos…fora que falam como se todos do oeste sobrassem..Memphis e Portland ano passado foram aos offs com campanhas de 50% ou menos contra times do leste

        • Tiago

          Detroit horrível fez uma campanha de 45%…se considerar só equipes do oeste aproveitamento do Detroit sobe para 54% quase…esportes não é ciências exatas que sempre os “melhores” vencem

    • Gustavo

      Acho que o impacto maior seria nas quartas de final. Não da para garantir nada, pois como você mesmo disse abaixo, a ciência não é exata, mas se o emparceiramento for tipo libertadores (1 x 16, 2 x 15, etc), a tendência é ter mais times do leste que do oeste. Acredito que seria possível uma realção 5/3, 6/2 não seria nenhum absurdo.

  • Marcinho Mueller

    Se querem mudar, então mudem o calendário, diminuam as partidas, e faz igual o brasileiro quase! Tem time que joga até 5 vezes em uma semana, mas vamos falar que seja 4 jogos por semana. Ai você pega o Boston, vai jogar la contra o Lakers em Los Angeles, ai volta pra Boston pra jogar em casa, depois pega o Blazers, la em Portland, e volta pra Boston, tem que cruzar o país inteiro 4 vezes em 7 dias? Então faz igual o brasileirão, cada time joga contra o outro 2 vezes e os 16 melhores passam pros playoffs, mas a NBA quer isso? Não quer né? Imagina a receita de transmissão que eles vão perder. Querem mudar isso, mas não querer parar de faturar os milhões por ano né? Já fizeram merda no ASG, agora não vem estragar os playoffs, estragar os 4 jogos contra os maiores rivais, e várias rivalidades, que parecem dia de jogo de Palmeiras e Corinthians aqui no Brasil. Ou diminui drasticamente o número de jogos, ou deixa como está.

  • Renato

    Fiquem tranquilos que essa mudança não passa, pq os times do leste vão ser todos contrários provavelmente

  • #LetsGoHeat

    frescura do kralho, qualquer coisa que acontece na liga tem que mudar as regras tnc ¬¬

  • Mateus

    A questão pra mim não são os 16 melhores da nba, como muitos citaram ano passado por exemplo o top16 seriam 8 de cada conferência. A maior diferença pra mim tá na segunda rodada em diante, o desequilíbrio é bem maior. Numas temporadas aí pra trás tínhamos Gsw,Sas,Okc (e Hou era o 4o time acho) como grandes candidatos no lado oeste e no leste eram cavs e raptors (kkkk)(nem me lembro dos outros 2). Ai que fica claro a diferença, se fizéssemos várias simulações de chaveamento poderíamos ter finais entre Gs x Sa, Gs x Okc, Sa x Cavs… ou seja, do leste mesmo só o cavs era candidato de verdade enquanto o pessoal do oeste está se matando. Naquele ano específico,na minha opinião o raptors perderia pros 4 times do oeste.

  • mavs

    Para selecionar os 16 melhores times e deixar de lado as conferências, deveria mudar tbm a forma dos confrontos dos times.
    hj um time joga 4 ou 3 vezes com os times da mesma conferencia. Isso teria que mudar, para a disputa ficar mais justa.

  • vsr.snake

    Isso soa mais como uma demagogia boba, todos sabem que a a liga sempre passou por ciclos em que houveram desequilíbrios nas conferências, isso se estendendo aos demais esportes americanos, especialmente a NFL. Mudar esse esquema beira a falta de respeito até.

  • – Tiago

    chato pra caralho esse adam silver, querendo acabar com a tradição da liga.