Enfraquecimento do Leste pode alterar chaveamento para os playoffs

Reforma classificaria as 16 melhores campanhas para os mata-matas

Fonte: Reforma classificaria as 16 melhores campanhas para os mata-matas

A NBA está preocupada com o que está acontecendo em sua liga, especialmente na conferência Leste. O enfraquecimento ocorrido nos últimos anos agravou-se nesta offseason, quando grandes astros foram transferidos para o Oeste, como os casos de Paul George (ex-Indiana Pacers) e Carmelo Anthony (ex-New York Knicks), contratados pelo Oklahoma City Thunder. Pensando nisso, o comissário Adam Silver está ponderando a possibilidade de fazer um novo chaveamento para os playoffs.

De acordo com o jornalista Nick Friedell, da ESPN, Silver pensa em colocar as 16 melhores campanhas nos mata-matas, independente das conferências. Caso existisse essa regra em 2016-17, tanto Leste quanto Oeste, teriam oito equipes na fase decisiva. No entanto, em 2014-15, dez times do Oeste passariam adiante. O mesmo Thunder, ficou em nono após obter 45 vitórias e 37 derrotas naquele ano e não se classificou.

Este processo, porém, ainda pode levar algum tempo para ser alterado, discutido e votado entre os donos das 30 franquias. A logística seria um problema, já que se acontecer um confronto nas extremidades do país, como em Los Angeles e Nova York, por exemplo, as viagens seriam muito mais longas e a possibilidade de um espaçamento maior entre os jogos seria necessário.

Publicidade

Para 2017-18, a NBA já tomou algumas decisões. As medidas visam mudanças na filosofia do tank. Ou seja, querem evitar que os times percam por querer parem ter chances maiores no sorteio do draft. Quanto ao Jogo das Estrelas, os 24 atletas mais bem votados (12 de cada lado) serão divididos por dois capitães, sem que as conferências sejam respeitadas.

Últimas Notícias

Comentários