Eric Gordon: “Se Chris Paul estivesse saudável, Rockets estaria nas finais”

Uma vitória. Isso foi o que ficou faltando para que o Houston Rockets atingisse o objetivo de uma temporada inteira. A equipe texana chegou a estar em vantagem depois de cinco partidas das finais do Oeste e quase eliminou o estrelado Golden State Warriors. O que impediu um triunfo nos últimos dois jogos da série, então? Para o ala-armador Eric Gordon, mais do que competência, faltou sorte ao time.

“Essa derrota é dura de engolir porque você sabe que nós poderíamos ter vencido a série se tivéssemos só mais um criador de jogadas. Se o Chris Paul não tivesse se lesionado no final do jogo 5, estivesse saudável e pudesse ter entrado em quadra, estaríamos nas finais agora e jogando na quinta. É simplesmente difícil de pensar”, lamentou o reserva do ano, logo depois da eliminação do Rockets dos playoffs.

Embora Paul não tivesse grande média de assistências no duelo contra o Warriors, o impacto de seu desfalque foi sentido nos números gerais do time. Nos primeiros cinco jogos do confronto, os texanos deram 84 passes decisivos para 65 erros de ataque. A equipe registrou 30 assistências e 33 desperdícios de bola nas partidas derradeiras da série, quando Gordon teve que substituir o veterano craque.

O técnico Mike D’Antoni acredita que, por mais que seja um fator para o resultado, a ausência do armador não pode ser vista como determinante. “Lesões acontecem. Isso faz parte do esporte. É devastador para os jogadores, torcedores e para mim, mas muito mais para Chris. Ele está mais desapontado do que qualquer um. E, no fim das contas, ainda acho que tínhamos o bastante para vencer”, analisou.

A maior parte dos atletas do elenco também não compartilharam da avaliação de Gordon e não acham que o Rockets não está na final porque Paul não jogou. “Eu não penso dessa forma, cara. Essa é uma liga de adultos, então não importa se estávamos desfalcados. Você precisa ganhar. Um atleta sai, outro precisa estar preparado para substitui-lo e vamos em frente”, cravou o ala P.J. Tucker.

O astro James Harden foi além e apontou o fato da equipe ter ido para o intervalo dos dois jogos decisivos da série com dígitos duplos de vantagem como a prova de que a eliminação não pode ser condicionada ao desfalque. “É evidente que Chris é uma grande parte do que fizemos nesta temporada, mas nós tivemos chances nos primeiros tempos das duas partidas. Simplesmente não aproveitamos”, admitiu.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Francimarques Lakão

    Tem a vantagem é não segura = culpa da ausência de CP3.
    É por isso q Gordon será medíocre pra sempre.
    Já concordo com a visão do Harden, não há como garantir baseado no achismo q CP ganharia a série, é muito exercício de adivinhação, até pq tudo mudaria, pontos q eles fizeram já não fariam com outro elemento em quadra, seria um futuro totalmente alternativo, negocio muito holywoodiano.

  • Saymon Xavier

    É o mesmo que dizer que se o Iguodala não tivesse se machucado, Cris Paul não faria diferença. Prefiro a versão do Harden que assumiu a derrota nos dois jogos mesmo com a chance clara de vencer…..

  • Renato

    Se o CP3 não tivesse se machucado… Se o Leonard não tivesse se machucado…
    Todos inventam uma desculpa para desmerecer o GSW, provavelmente a melhor equipe de todos os tempos da NBA, com seu jogo revolucionário.
    Porém, os Rockets deveriam estar orgulhosos, pois cairam de pé!
    E o CAVS também, pois jogaram uma boa partida ontem!
    Mas é inegável que estamos vendo história. O Melhor time de todos contra o melhor jogador de todos os tempos.

    • Rafael L

      O gsw é espetacular, mas esse problema de garrafão q todo mundo faz a festa, perdem rebotes bobos, tiram ele de lista de maior time…imagine o shaq contra esse time? Ia pegar 40 rebotes

      • Renato

        Esse ano o GSW está muito displicente. Não sei se é soberba, achar que pode virar a qualquer momento, etc. Que ano que vêm seja formado algum supertime para tirá-los da zona de conforto.

      • Emerson Lins

        Cara é um opção…não ter o garrafão…até aqui deu certo…mesmo o Cavs modulando o Houston e o NO…um jogador dominante(NO)….marcação no perímetro(Houston)…claro que o Cavs conseguiu muitos rebotes ofensivos…acho que o que está prejudicando é o desgaste da 4 final…Qto Shaq…como chegaria ao 4 quarto tendo de jogar na velocidade atual…então acho impossível comparar épocas distintas…melhor só aproveitar o LB atual…o Harden…West…Curry…

    • Luiz

      CP3 é verdade, Leonard já nao sei, eu não tiraria conclusão já no primeiro jogo da série (metade do primeiro jogo na verdade)

    • jordan g.o.a.t

      o melhor time de todos os tempos? kkkkkkkkkk pfv né, o lakers de magic e kareem riu disso, o bulls de jordan o celtcs de russell o spurs de duncan e ai por diante, pra ser melhor da história ele teria q varrer a maioria desses times ai, e não foi oq vimos nesse offs,e bronha o melhor da história? hahahaha esses jovens de hj em dia…kkkkkkk

      • Playoffs Neném

        Que idiota… e ano passado esse Warriors fez o q? Eh muito haterismo…

        • jordan g.o.a.t

          ué não disse q o gsw é ruim ou algo do tipo, só não acho eles o melhor time de todos os tempos, flw?

          • Emerson Lins

            Nunca saberemos…pq Jordan…Magic…KObe…Bird…cada um jogou contra os que exitiam na epoca…por isso não acredito que exista melhor de todos os tempos…Vi Bulls de Jordan…mas não vi o Boston historico…então não existe essa de maior de todos os tempos…tem um cara que era dominante e tem 11 aneis…hoje seria muito dificil acontecer

          • jordan g.o.a.t

            sim!

          • dirct

            Exatamente, épocas diferentes, adversários diferentes, o mais justo é dizer que um time foi o melhor de sua época, querer dizer que um time que joga 20 ou 30 anos após o outro é pior ou melhor não passa de suposição.

        • dirct

          O cara tem memória de peixe ou seletiva KKK, ele esqueceu que esse time já fez 73-9 na regular e já fez 16 x 1 nos offs, quer usar memória seletiva pra tentar hatear

          • Nique

            Tem 16×1 nos offs jogando no Oeste e não naquela baba do Leste.

      • Renato

        Tudo na vida evolui, para melhor. Os atletas de hoje são mentalmente e fisicamente muito melhores do que no passado, graças aos avanços médicos e tecnológicos. E o GSW é um time que joga coletivo. Nunca o Durant ou o Curry vão ser um Lebron ou Jordan da vida, mas para quê? O esporte é coletivo, e a junção de jogadores que jogam com uma mentalidade coletiva como o GSW é algo raro. Como disse o dirct, 73-9 (recorde) e 16×1, além de 4 finais seguidas falam por si só.
        Por isso o Iguodala faz falta, um time que joga coletivamente é como uma corrente, cuja força equivale ao elo mais fraco.
        Esses times ai citados são bons, fizeram história, mas nunca enfrentaram os Splash Brothers.

    • Diego Costa

      Não é desculpa nenhuma, é apenas verdades. Nunca existiu outro time tão cagado como os warriors. Ninguém está tirando os méritos deles, mas desde 15 existem lesões e lesões nas outras equipes. Todos anos foram assim.

      E não Renato, não. O melhor time de todos os tempos e o melhor jogador de todos tempos já pararam.

      • jordan g.o.a.t

        falou tudo mano

      • Renato

        A diferença é o jogo coletivo do GSW. Que culpa o time têm se os adversários, totalmente dependentes de 1 ou 2 jogadores, não sabem jogar sem os mesmos? Alias, o departamento médico é tão importante para o sucesso quanto os próprios jogadores, e se o GSW não tem o mesmo ritmo de lesão de suas estrelas como outros times, isso só mostra que a staff por trás é muito boa.
        E outra, o jogo coletivo desse time não desgasta tanto as estrelas.
        São as chaves do sucesso, mas poucos conseguem enxergar nesse nível de profundidade.

      • Wilker Pereira

        Na final da NBA de 2017 tinha alguem lesionado?

        Aquele Spurs de 2017 era mais forte que o Cavs do mesmo ano?

        • Diego Costa

          Não tinha ngm. Tinha do Spurs, que o animal do Pachulia tirou o Kawhi.

          E sim, o Spurs era mais time que o cavs.

          • Wilker Pereira

            Numa suposta final do ano passado Cavs(qye veio como campeao) com Lebron Irving e companhia contra os Spurs de Leonard e POP
            Voce apostaria o seu dinheiro nos Spurs?? e acha que eles eram mais fortes? serio?

          • Diego Costa

            Apostaria sem dúvidas nenhuma. Spurs é muito mais coletivo e organizado que essa bagunça do Cavs.

          • Wilker Pereira

            Ok entendi o teu ponto!! embora se essa fosse a suposta final eu apostaria no Cavs!!

          • dirct

            Não, não era, o CAVs do ano passado era superior ao Spurs, o único craque do Spurs era Leonard enquanto CAVs tinha LeBron e Irving voando, Spurs tinha 1 allstar (Lamarcus foi tão ridículo que não conseguiu nem ir para o allstar game) enquanto CAVs tinha 3 allstars (2 deles top 10) o GSW ano passado bateu o segundo melhor time da NBA na final sem nenhuma lesão então sem choro.

          • Diego Costa

            Spurs tinha 1 all star.

            O kawhi virou role player agora.

          • dirct

            Kkkk agora vi que vc não é irônico vc interpreta mal texto mesmo KKK, o 1 allstar do Spurs que eu citei é exatamente o Leonard e ainda deixei entre parenteses que ano passado Lamarcus NÃO foi allstar e mesmo assim vc não conseguiu entender?

          • Diego Costa

            Pra mim vc estava contando que o Leonard estava machucado. Li rápido e errei. Você está certo, mas só dessa vez.

  • danielzera

    Se o JR Smith fosse um cara saudavel os Cavs estariam com 1×0 nas finais… rs

    • Marcelo Desoxi

      Swish

    • Danilo Celtics #Banner18

      saudavel da cabeça né?

    • Emerson Lins

      Se o JR fosse saudavel…não estaria no Cavs..assim como Irving…

  • João Víctor Matos

    Se vocês não tivessem errado 27 chutes de 3 pontos seguidos estariam na final… P.J Tucker mitou na resposta.

  • Will #lakaodamassa

    Esse Gordon é um babaca,fassa como o barba e o Tucker,seja homem e admita que fracassaram.

  • Daniel Alves

    Se isso, se aquilo… Gordon, o tal “se” não existe!

  • Nique

    Achava q só no Jumper q tinha chorão, mas o Gordon se justificando chega ser ridículo.

  • dirct

    Se formos entrar no “se” quando Iguodala se machucou a série estava 2 x 1 para o GSW então todo mundo pode usar uma desculpa, CP3 jogando poderia ganhar como poderia perder, as maiores surras dentro da série foram com o CP3 em quadra.

    • Diego Costa

      Super coerente comparar Iguodola com CP3. Nao preciso dizer quem faz mais falta. Surras? Sim… e quando ele saiu tava 3 x 2.

      • dirct

        Procure pesquisar antes de querer contestar os outros, Iguodala ficou fora do jogo 4 quando o GSW vencia a série por 2 x 1 e jogava em casa para fazer 3 x 1, quem está comparando um jogador com o outro? Iguodala é um jogador do quinteto ideal é um dos melhores defensores não só do GSW como de toda a NBA, a tentativa de alguns de desvalorizar o desfalque do Iguodala é patético, qualquer jogador capaz de incomodar LeBron é MUITO bom e é um grande desfalque.

        • Diego Costa

          Não adianta você espernear. Iguodola hoje é um role player defensivo apenas e o CP3 um dos melhores armadores da liga. Não existe comparação sobre quem faz mais falta ao seu time.

          • dirct

            Mas quem está comparando um com outro? A matéria diz sobre um jogador choramingando a derrota por perder um titular, seguindo a mesma choradeira Iguodala também é um titular, “Iguodola hoje é um role player defensivo” tirou o dia pra falar besteira? Um dos melhores defensores da NBA e titular do melhor time da liga é role player? O fato de vc dizer que quando Iguodala ficou fora estava 3 x 2 Houston mostra que vc não sabe nem o que está dizendo, não perca tempo tentando me provocar porque não vou perder tempo com quem só quer começar uma discussão.

          • Diego Costa

            Iguodola jogador de 6 ppg, com um excelente papel defensivo. Num time de 3 jogadores que fazem +20ppg e outro que é candidato a DPOY.

            CP3 – UM dos melhores armadores da liga e de todos os tempos, tendo apenas o Harden de All star do seu lado.

            É simples meu amigo. E vc precisa aprender a interpretar, eu não disse que o Iguodola saiu quando estava 3-2, me referi ao CP3. AceitE os fatos.

          • Emerson Lins

            Com Iguodala no time …contra Harden e CP3 estava 2%…mas claro só um defensor…o mesmo que colocar o JR como responsavel pela derrota…tipico

          • Diego Costa

            Desculpa, mas não entendi nada do que tentou dizer.

          • Nique

            É meu camarada, acho q teus argumentos não colaram 😒

          • Diego Costa

            Não é cola pra colar.

      • Nique

        Gordon é vc?!?!?!! Kkkkk

        • Diego Costa

          Não, sou o Nique. O caça

          • Nique

            😩😴

      • Wilker Pereira

        Eai parca? tambem acha que os foguetes perderam por causa da lesao do Cp3?

        • Diego Costa

          Não sei. Mas certamente não seriam aquele lixo de time que foram nos 2 jogos.

          • Wilker Pereira

            Os caras tinham tudo para ganhar… tomaram virada nos dois jogos!! por causa do abuso da bola de 3… se fizessem pontos seguros de 2 levariam a serie!! por isso eu nao acho que perderam por causa do CP3

          • Diego Costa

            Com o CP3 não teria tantos chutes precipitados e tantas jogadas mal trabalhadas.

    • Nique

      Fato, com o Iguodala em quadra defensivamente o GSW é muito mais forte.

  • thiago

    na realidade ele queria dizer isso : “Se Chris Paul fosse saudável, Rockets estaria nas finais”

    • evandro de medeiros bacelar ba

      Nunca sera!!

  • Nique

    Se o papai Lebrao tivesse tentado o game winner ao invés do passe para o Hill estaria 1×0 Cavs

    • Luke Cage Walker

      Game Winner seria se o Jr Smith passasse a bola.

      • vsr.snake

        Mas aquela jogada do James foi uma broken play ferrada, teve muita sorte do KT ter feito aquela falta medonha no Hill. Tbm acho que o James deveria ter tentado um GW, mas são coisas da vida, n dá pra acertar sempre.

        • Nique

          Eu achei q ele mandou um tijolo pro Hill

    • Puts, eu achei sensacional o passe dele, ia pegar todo mundo de surpresa dando uma assist linda para um potencial game-winner…

      • vsr.snake

        Mas ele errou o passe

    • Rafael L

      Lebron só tenta a winner qd o jogo está empatado…

  • Marcelo Desoxi

    Só para sair um pouco da caixa.
    Magic e Thomas desfilando basquete
    https://www.youtube.com/watch?v=REVG7p31fbI

  • Playoffs Neném

    Se…

  • Pedro Henrique

    Se sua mãe fosse homem vc teria dois pais.

    • Gabriel De Oliveira Meira

      mentira, você não teria nascido…ou seria adotivo, dai mesmo assim teria uma mulher na jogada…

  • minha esposa quer transar

    Se o harden nao tijolasse tanto já ajudaria

    • Emerson Lins

      Se o Iguodala tivesse saudável …seria 4×1…

  • Andrew Stevens

    Tears, tears everywhere.

  • Daniel Nogueira

    O desgaste físico é muito grande quando se usa apenas 6 jogadores na rotação. Dai já viu…contusão. Pode jogar a culpa da lesão do CP3 na conta do D’Antoni. Cara burro.

  • evandro de medeiros bacelar ba

    Se vcs forem depender do CP3 para chegar a algum lugar está ferrado!! CP3 durante a temporada sempre se lesiona, pior que ele deixa a equipe na mão sempre nos momentos decisivos…Clippers que o diga, que ainda tinha o Griffen para ajudar

  • Luke Cage Walker

    Talvez…Mas mesmo sem CP3 no jogo 6 e principalmente no jogo 7 o Houston vacilou muito no segundo tempo!

  • Marcello #Benny the GOAT

    Até a lesão do CP3, Rockets e Warriors tinham se enfrentado 8 vezes na temporada, sendo que em 7 desses confrontos os principais jogadores de cada time (CP3 e Harden vs Curry, Klay, KD e Green) jogaram. E o Rockets saiu vencedor em 5 jogos, perdeu outros 2. Claro que não da para prever o futuro e falar que o Rockets venceria a série com ele em quadra, mas a chance de chegar a final seria MUITO maior. E por favor, sem vir falar que o GSW estava sem Iguodala, sei que ele é importante e defende muito, mas mesmo sem ele ainda tinha 4 all-star no time, tem nem comparação.

    • Paulo Henrique

      Os dois jogos q o Warriors perdeu sem ele foram apertados, provavelmente com ele seria diferente sim

    • Carlos Augusto Conceição

      Ouxe, como assim, Igodala é argumento sim senhor…

    • Luiz Henrique Moura Matos

      engracado q no primeiro jo q o ariza ficou lotado de faltas ,isso fez uma diferenca enorme. andre igor de dallas fez falta sim no jogo,nao igual cp3, mas fez diferenca sim

      • Lucas Dias

        Kkkkk, Igor de Dallas foi boa.

        Si divirto com esses aportuguesados

    • Emerson Lins

      Vamos lá de onde vc tirou que jogaram 8 vezes…se jogaram 3 vezes na regular…2-1…nunca com o time titular do final da temporada…nos dois primeiros Iguodala não jogou e na vitória sem KD…alias também o Harden não jogou …onde veio os outros jogos…não entendi.

  • Eliézer Alves

    Se não tivessem errado 20 e tantas bolas de 3 seguidas tmb estariam na final

  • Renato

    Se o pai do Lebron não tivesse conhecido a mãe do Lebron, o Cavs não estaria nessa final. É muitos SE’s, mas a realidade é única: GSW merecidamente na final.

    • Eliézer Alves

      E o cavs não teria 70% dos torcedores que tem

      • ADL

        Falou nada mas falou tudo

  • Carlos Eduardo

    A velha história do SE.

  • Quem já jogou sabe que as contusões são parte do esporte… você deve contratar jogadores que se machucam menos e também deve contar com a sorte, isso sempre fez parte do esporte!

  • Damon

    Se tivesse acertado pelo menos 20% das infinitas bolas de 3 que chutaram durante o jogo.
    rockets estariam nas finais.
    mas o SE não joga.

  • André Spurs

    Os caras erram 27 bolas de 3 seguidas e o Gordon ainda vem com desculpa, é muita cara de pau.

  • Carlos Souto

    Me desculpem os torcedores do Rockets, mas não dá para deixar uma série final de playoffs nas mãos de um cara que, embora seja um dos melhores armadores da liga (se não o melhor), tem um histórico enorme de lesões em momentos cruciais. Sejamos sinceros Chris Paul é um craque, mas está longe do seu auge físico, jogar toda a responsabilidade nas costas dele é furada, o Clippers já fez isso e deu mal.

  • Thomazbrasil

    SE J.R. Smith tivesse tentado a cesta a franquia LeBron Cavaliers teria ganho o primeiro jogo da final;

    SE K Irving e G Hayward tivessem jogado Boston estaria na final;

    SE Hill tivesse acertado o lance livre…..

    SE … SE …

    Meu isso é campeonato, vencer diante das adversidades!!!!!

    SE vc não tivesse nascido não teria falado esta frase…. fui!!!!!

  • Dawison Andrade

    Um time treina tanto pra quê? Pra errar daquela forma, não né. Caras a tanto tempo na liga deveriam ter adquirido um pouquinho de QI suficiente do jogo. Pelo amor de Deus…. Num jogo de basquete todo mundo sabe o óbvio. Quando o arremesso não está caindo, força o jogo no garrafão para obter o máximo de pontuação possível e sobrecarregar o oponente de faltas…..10, 20 e 100 anos de Nba é pra saber kkkkkk

  • Mauro Vitor

    Celtics vai no mo bamba neste draft! Vai colocar Rozier e Brown e picks por ele… Tô achando muito coisa por ele.

  • Gabriel De Oliveira Meira

    Olhando alguns jogos do Oscar e observando o K.T, só eu que acho o jogo deles muito parecidos?

    • Wilker Pereira

      Oscar nao infiltrava!! e acgo que nao fazia dunk

  • Will

    Se o time não tivesse errado 27 bolas de três seguidas o Rockets estaria nas finais.

  • Marcelo Desoxi

    Parece que o técnico do Michigan Wolverines, John Beilein, é o favorito para assumir o cargo de head coach em Detroit…
    não conheço o trabalho dele. #medo

  • Parece desculpa de quem ainda está frustrado com a derrota, e talvez seja um pouco disso, mas esse comentário é crível, CP3 cadencia o ritmo do time, é um jogador muito inteligente para ver seu ataque arremessar 20 e tantas bolas de longa distância sem convertê-las, CP3 faz brotar do nada aqueles arremessos de média distância quando os de 3 não caem, é o cara que movimenta o ataque para enfrentar pivôs que sofrem com sua agilidade, ou seja, Eric Gordon talvez esteja certo.

    Mas não dá para dizer que é só isso, seria muito difícil vencer com apenas o Harden de estrela, mas o time teria tido uma melhor chance se não tivesse usado um plano de jogo suicida.

  • João Simplicio

    Papo furado! Tomaram um coro dentro de casa logo no primeiro jogo, com CP3 e td! Deveria ser homem e admitir que perderam pq foram inferiores e pronto, igual o barba fez!

  • Brockbell

    Nada de CP3, o Rockets teve total condições, mas ficam dando tijolada por cima de Tijolada, um jogo que infiltrar ou passar para Capela poderia ter sido muito mais efetivo que tijolada de 3.
    .
    Isso para mim impacta diretamente no técnico, pq se ele diz, reduz bola de 3 e tentem mais FG e infiltração, o time poderia tentar e ver, se não der certo, volta para as bolas de 3. Mas nem o técnico nem o time tiveram essa inteligência, ai CP3 faz falta, ele pensa no jogo como um todo.
    .
    Ai muita gente diz, “Ah, mas foi assim que jogaram a temporada inteira, é como ele sabem jogar…” E eu digo que o time tem que ter um plano B em offs para que possa ser campeão. O próprio GSW é um exemplo, LBJ evoluiu esse lado, Pop, Manu, Kerr, o Celtics e o Jazz mostraram isso esse ano.
    Enfim, para mim o GSW é campeão, pq além de talento, os jogadores tem inteligência estratégica em quadra, e Kerr sabe tirar frutos disso. E que LBJ procure uma nova, e talvez, última casa. Acredito que próxima temporada vai ser muito boa, caso não tenha lesões em jogadores importantes de vários times.

  • Thiago pereira dos santos

    kkkkkkk,Tiveram as sua chances de vencer e passar,mas subestimaram o time do GSW e amassaram o aro legal no ultimo jogo,e agra querem colocar a culpa pela falta do C.Paul;e cada uma. se o Iguodala nao tivesse machucado,a coisa teria sido muito melhor para o Lado do Warrios,e eu duvido que eles teriam sofrido tanto assim pra passar.

  • Arthur Oliveira Santos

    e se vc não fosse um robô programado exclusivamente para arremessar de tudo quanto é jeito no 3º quarto, também poderiam estar nas finais

  • Daniel Leite

    nem precisariam do CP3, bastava o Harden selecionar melhor os arremessos, nunca vi tanta burrice assim , o time estar ganhando e querer jogar em transição e chutando bola contestada, sendo que só precisavam amarrar o jogo e marcar bem em meia quadra.

    Infelizmente harden nunca vai ganhar um título como franchise player, o psicológico dele é fraco

  • Allan Lopes Soledade

    Houston tem um bom time,é difícil mas tem que pensar na frente.Ano que vem tem tudo pra disputar o título de novo.O que faltou esse ano foi o Harden assumir a liderança do time.

  • Isso não dá pra afirmar Gordon cara de bolacha rs, mas certamente com o CP3 em quadra acredito que o Rockets ia errar bem menos naquele segundo tempo do jogo 7 e seria mais parelho, mas afirmar com certeza que iam vencer com ele é apelar demais, calma calma…