Espanha vence Lituânia e é campeã do EuroBasket

A Espanha tinha desfalques importantes, começou o EuroBasket com duas derrotas em três partidas e por pouco não foi desclassificada já na primeira fase da competição. Mas o começo instável não importou em nada. O que valeu mesmo foram as seis vitórias nas seis partidas finais da competição, que levaram a seleção espanhola ao seu terceiro título continental nas últimas quatro edições do torneio.

Ao contrário das semifinais, quando a as partidas foram decididas apenas nos últimos segundos, a decisão em Lille esteve bem encaminhada na maior parte de tempo. Atrás no placar desde os minutos iniciais, a Lituânia praticamente não ameaçou a vitória adversária por 80 a 63.

Pau Gasol mais uma vez foi o líder da seleção espanhola, alcançando um duplo-duplo com 25 pontos e 12 rebotes. Pela seleção lituana, Renaldas Seibutis e Mantas Kalnietis anotaram 13 pontos cada, mas em nenhum momento conseguiram iniciar uma reação para a sua equipe.

Desde o começo da decisão a Espanha abriu uma liderança confortável. Com menos de oito minutos jogados, o placar já estava em 19 a 6, com oito pontos de Pau Gasol. Daí em diante, a diferença ficou em um dígito apenas durante alguns segundos. O terceiro quarto foi vencido pelos espanhóis por 19 a 10 e os últimos dez minutos de partida serviram apenas para os campeões controlarem o jogo.

Mais cedo neste domingo a França venceu a Sérvia por 81 a 68 e ficou com o terceiro lugar neste EuroBasket. Ao final da partida, o armador Tony Parker garantiu para o público francês que estava no estádio em Lille que vai seguir defendendo a seleção do seu país na busca por uma vaga para os Jogos Olímpicos do ano que vem.

  • TRUETHIAGO

    Excelente torneio, bom nível técnico e Gasol mostrando mais uma vez porque é um dos maiores jogadores de basquete dessa última década e também um dos grandes europeus da história. Carregou a Espanha numa primeira fase irregular, quando o bicho pegou nas fases finais também, bastou os companheiros ajudarem um pouco para levar sua seleção ao título. Lembrando que estavam sem Marc, Ibaka, Navarro, Calderon, Rubio…

    • Zack Batista

      É… Quase meio time fora.

      • Augusto Filho

        Mas só podem escolher um extracomunitário… O Mirotic foi o da vez…

  • Rafael Victor

    Espanha foi bem irregular no começo da EuroBasket, mas hoje se impuseram desde o inicio do jogo, não deram muitas chances pra ótima seleção da Lituânia que lutou o jogo todo, só que hoje jogadores que não vinham jogando tão bem (Llull, Mirotic, Rudy) tiveram boa atuaçao e o SUPER Gasol tem o DOM pra jogar Basquete, esse título da Espanha deve-se muito ao que ele jogou nessa EuroBasket! O Gasol foi INCRÍVEL!

    • Esteferson Matos

      Na semifinal e na final a Espanha foi superior não acha?
      Gasol fez a diferença nos dois jogos.

  • AlexT-Wolves

    A Briga pela prata da Olimpiada vai ser foda

  • Maelckson Bruno Barros Gomes

    Alguém sabe por que o Marc Gasol estava fora?

  • THE BULLS23

    Parabéns aos Lakers que dispensaram um dos melhores jogadores de basquete da ultima década.

  • Gasol é um gênio… quem dera a seleção brasileira tivesse um jogador assim, ás vezes eu acho que é o que falta, pois temos muitos bons jogadores, mas não temos um craque que coloque a bola debaixo do braço e resolva, assim como a Argentina tem Ginóbilli, França tem Parker e Espanha tem Gasol

  • Álvaro S.R.

    Muitos falam que o Dirk é o melhor jogador Europeu que já jogou na NBA e eu concordo com isso, porém Gasol não fica muito atrás dele, foi um dos grandes jogadores da NBA nos últimos 15 anos, a última temporada dele pelo Bulls nos mostrou que ele ainda tem muita lenha para queimar e esse EuroBasket só deixou ainda mais claro como Gasol é talentoso.

  • Alysson Alberto Elias

    Quem foi o MVP?

    • TRUETHIAGO

      Gasol MVP

      E o All-Team ficou: ele, Valanciunas, Maciulis, De Colo e Rodriguez (!!!)

      Piada Teodosic de fora, e para mim Bjelica ou Gallinari em uma das alas.

      • Alysson Alberto Elias

        O seu time ficou bem melhor mesmo.