“Esquecido”, Anthony Davis luta por vitórias para voltar ao topo da NBA

Anthony Davis viveu o melhor momento da carreira profissional em 2015. O astro do New Orleans Pelicans foi escolhido para o Jogo das Estrelas e o quinteto ideal da temporada, mas, ainda mais importante, classificou-se aos playoffs e chegou a ser apontado como um candidato ao prêmio de MVP. Foi, até hoje, um ano inédito na vida do pivô. Pena que três anos podem passar rápido demais na NBA.

“Só faz duas temporadas que estive nos playoffs, mas parece duas décadas. Vocês podem falar o que quiserem, mas tudo gira em torno de vitórias e conquistas aqui. São por elas que somos julgados. Nós podemos pontuar, dominar as partidas, mas todos sabem que o nosso valor sempre é calculado pelo que ganhamos”, afirmou o craque, em longa entrevista ao repórter Adrian Wojnarowski, da ESPN.

A pós-temporada, em especial, tornou-se só uma lembrança para Davis: depois de ser eliminado pelo Golden State Warriors, na primeira rodada, ele não conseguiu reconduzir o Pelicans ao mata-mata da liga. O astro chegou à sexta temporada da carreira, assim, tendo disputado só quatro jogos de playoffs (e ainda sem vitórias) – um retrospecto que o atormenta profundamente.

“Eu vivo ouvindo as pessoas dizerem que sou um bom jogador, mas nunca ganhei nada. É claro que isso me incomoda, pois todos fazemos tudo em nosso poder para tentar vencer. Jogamos com lesões, “mergulhamos” em quadra para salvar bolas, mas, às vezes, isso simplesmente não é o bastante para chegarmos aos playoffs”, disse o pivô, sugerindo que atletas nem sempre são reconhecidos por seu esforço.

A temporada 2014-15 terminou com Davis sendo apontado por muitos até como o favorito para o prêmio de MVP da campanha seguinte. No entanto, como já citado, o tempo passa rápido na NBA. Hoje, mesmo tendo só 24 anos, ele vê a maioria da liga “esquecê-lo” ao falar de futuros grandes astros da NBA em favor de Kristaps Porzingis, Giannis Antetokounmpo, Karl-Anthony Towns e Joel Embiid.

“Eu acompanho os programas de televisão e as redes sociais falando de Porzingis, Giannis, Embiid. E isso é normal. É o basquete. Mas, como já disse, tudo gira em torno de vitórias. O que eles já venceram? Não me importo tanto assim com isso, mas, no fim das contas, o que eu quero dizer é que todos estão no mesmo barco que eu”, analisou o jovem de Nova Orleans.

Davis sabe o caminho para voltar a ser mais reconhecido e retomar o prestígio que adquiriu em 2015. O Pelicans é o atual oitavo colocado do Oeste e, com 2.5 jogos de vantagem sobre o Utah Jazz, e parece muito seguro na zona de classificação aos playoffs. Para o jogador, já passou da hora de seguir a história de onde parou, chegando aos playoffs pela segunda vez na carreira.

“Eu fui candidato a MVP em meu terceiro ano. Nós classificamos para os playoffs, fomos varridos e meio que ‘desapareci’ muito rápido. Você pode ter os números que quiser, mas vitórias são o que move tudo. Nós queremos fazer barulho aqui, sermos vistos como ameaças, e o momento é agora para DeMarcus Cousins e eu”, concluiu Davis, que tem médias de 25.1 pontos e 10.4 rebotes na temporada.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • LeBron James mvp

    Firts

  • Marcelo Desoxi

    Você não está no mesmo barco monstro, você é melhor que eles. GGG

  • Vitor Medson

    Pra mim melhor PF da atualidade e pega muito fácil top 10 quiça um top 5

  • Yan ”Banido” Alves #Suns

    Sei como é, acontece com o Booker no Suns

  • Dudu Ferrero

    o Cousins ta jogando tanto que tirou umm pouco o foco do Davis em relação a midia

    • Gabriel Ximenes

      Também acho que é um pouco disso. O Cousins tá surreal essa temporada.

  • Claudio R.

    Tudo gira em torno de vitórias , é o objetivo do jogo… fosse ele, se não se classificar pros offs esse ano , daria o fora de new Orleans…

  • djwhites

    concordo plenamente…..davis em termos de talento só fica atras de lebron e durant…….o problema é que jogando num time horrivel ele não aparece muito………apesar que pelicans esse ano ta surpreendendo…..

    • Francimarques Lakão

      Leonard é muito mais jogador que Davis, por favor né.

      • djwhites

        em termos de talento não é não……….kawhi só virou o que virou pq teve muita sorte de cair num time certo e com o treinador certo………..davis tem muito mais talento puro………..

  • Matheus Coelho

    Davis é o melhor jogador dessa nova geração, disparado. Ele é completo. Sabe defender, sabe atacar, sabe pegar rebote, sabe armar. Se não fosse as lesões, seria o melhor jogador da nova NBA.

    • Gabriel Ximenes

      Armar também?

  • Kevin Faria

    Já está em sua quinta temporada na NBA. Pelo talento que tem, precisa de um time competitivo para mostrar até onde pode chegar. E sinceramente, não acredito muito nesse time de New Orleans pode proporcionar isso (principalmente no Oeste).

  • Rogério Júnior

    Dá até dó de ver o Davis em um time que há muito não ganha nada como o Pelicans. É um monstro. Defende muito bem, ataca muito bem, é bom reboteiro. Tem que ser lembrado independente do time mesmo.

  • Saymon Xavier

    Davis tá testando o mercado? Heheheheh

  • Ele joga tanto que nem dá pra lembrar que é tão novo assim. Basquete de veterano.