“Estou tentando aprender tudo com os mais velhos”, afirma Mudiay

Por Rodrigo Santos

Emmanuel Mudiay, novo armador do Denver Nuggets, estava se preparando para dar uma entrevista no Pepsi Center quando seu companheiro de equipe Will Barton apareceu correndo na sala.

“Você ouviu aqui primeiro”, disse Barton, gargalhando. “Ele vai ser o novato do ano”.

Agradecido e envergonhado ao mesmo tempo, Mudiay deu de ombros. Não interprete mal, ele adoraria ser o melhor calouro da temporada, mas em suas entrevistas ele tem sido contundente sobre sua principal prioridade: ganhar títulos.

“Com certeza”, disse ele. “Se você perguntar para qualquer um, todos vão dizer que sim, mas eu estou falando sério. Eu sempre fui meio que o primeiro a fazer certas coisas, então isso não seria uma novidade para mim. Se eu for abençoado e conseguir ganhar um título aqui, vou viciar. Vou querer ganhar mais campeonatos”.

Uma offseason agitada do Nuggets, que contou com a saída do armador Ty Lawson, garantiu que Mudiay vai poder começar a sua caminhada rumo ao objetivo mencionado. Com apenas 19 anos, Mudiay recebeu as chaves do time.

Quando a temporada começar para Denver, no dia 28 de outubro, em Houston, Mudiay vai ser apenas o segundo armador novato da história do Nuggets. Bobby Jackson, em 1997, foi o primeiro.

Selecionado com a sétima escolha do último draft, Mudiay ainda é um jogador desconhecido para muitos torcedores do Nuggets.

“Isso acontece pois eu não estava nos Estados Unidos. Fui para a China (depois do colegial)”, diz Mudiay, que nasceu no Congo e se mudou para Dallas em 2002. “Antes da minha ida para a China, muitos me colocavam como o melhor jogador desta geração”.

Saiba mais

Prospecto do Draft 2015 – Emmanuel Mudiay
Mudiay teria ficado aliviado por não ter sido draftado pelo Knicks
Prospecto colegial TOP 5, Emmanuel Mudiay vai iniciar carreira na China

Durante a Liga de Verão, o jogador de 1,96m e 91kg mostrou uma combinação de força, tamanho, velocidade e visão de jogo, arrancando elogios de seu novo técnico Michael Malone. Mesmo assim, Mudiay ainda se mostrou meio insatisfeito com seu próprio rendimento.

“Eu fui escolhido no segundo time ideal da Summer League, mas para mim isso foi uma loucura pois sei que posso jogar muito, muito melhor”, diz o jovem. “Sou meu maior crítico, então quis melhorar em tudo, finalizar a jogada perto da cesta, criar meu próprio arremesso”.

E ele não estava brincando. O verão americano de Mudiay foi recheado de treinos.

“Tem sido muito mais agitado que a maioria dos outros verões”, completa. “Mas eu pedi isso, então tem sido definitivamente divertido”.

Primeiro armador titular do Nuggets desde que Ty Lawson tomou conta da posição, Mudiay diz que vem trabalhando muito com os jogadores mais experientes.

“Estou tentando aprender com os mais velhos. Tudo que eles me passarem eu vou aprender”, afirmou. “É isso que eu vou fazer porque eles vão me ajudar a ser eu mesmo, se é que isso faz sentido. É assim que eu vejo”.

Gustavo Freitas
Gustavo Freitas
Mineiro de Uberaba, é co-fundador do Jumper Brasil e fã do Boston Red Sox.
  • Kleber

    Ainda é minha escolha favorita do Draft junto com o Okafor e na minha opinião o melhor PG da turma pra atual NBA. Se não tiver lesões, tem tudo pra ser uma estrela em 3 temporadas. Realmente gostaria do Mudiay no meu time.

    • Rubem Figueira.

      assino onde kk

    • Para mim o melhor PG da classe jogará no seu time – Jerian Grant.

  • Rafael Victor

    Mudiay me fará ver jogos do Nuggets, começando sexta-feira agora contra o Clippers, partida de pré-temporada!

  • Thiago

    Rookie of The Year! Vai deixar o lixo Russell no chinelo!

  • Lucas

    Se ele “subi-se” para SG .Acredito que teria um rendimento bem melhor .Potencial pra ser um “James Harden” .A falta de arremesso acaba com qualquer PG.

    • Lucas Ramos

      Ñ acho Westbrook e rose ñ são grandes arremessadores, são rápidos e sabem infiltrar o cara ñ pode ser um rondo ou um peyton sem nenhuma aema ofensiva

  • tiago

    Esse mlk joga muito, tem uma grande visão de jogo e é muito forte e rápido, acho que vai calar a boca de muita gente que o chamou de Bust. Caiu no time certo, vai poder aperfeiçoar seu jogo e se tornar a referencia da equipe.

  • Michel Moral

    O mais legal de ver o jogo dele é que, apesar de muita gente dizer que não está pronto e tal, ele joga com uma serenidade e controle de bola de quem já jogou pelo menos uns 2 anos na liga.

  • acho que ele é favorito na briga pelo premio de novato do ano com o Stanley Johnson e com o Myles Turner…