Ex-treinador de Cleveland State admite ter adulterado a idade de Manute Bol

Kevin Mackey, treinador da Universidade de Cleveland State nos anos 80, abriu o jogo sobre uma polêmica que sempre rondou a NBA: a verdadeira idade de Manute Bol. Em entrevista ao jornalista Adam Zagoria, do ZagsBlog, o ex-técnico admitiu que seu antigo jogador era bem mais velho do que informado.

De acordo com os registros no site oficial da liga, Bol, o mais alto jogador de todos os tempos, com 2,31 metros, teria nascido em 16 de outubro de 1962. Mackey confirmou que o ex-atleta, falecido em 2010, teria mais de 40 anos quando foi levado por ele para os Estados Unidos e pode ter jogado na liga até os 50. Nascido no Sudão, ele nunca soube a sua idade verdadeira.

“Bol não tinha a menor ideia de quantos anos ele tinha e o rapaz que veio com ele também não sabia sua idade”, disse Mackey. “Ninguém sabia a sua idade verdadeira”.

O fato colocaria Bol como o jogador mais velho a atuar na NBA em todos os tempos. Nat Hickey jogou aos 45 anos em 1948. Em atividade, Vince Carter, do Sacramento Kings, está com 40 anos e 299 dias. Ele vai terminar a atual campanha como o oitavo da lista.

Por conta de seu inglês, Bol acabou não conseguindo entrar em Cleveland State. Invés disso, ele foi para a Universidade de Bridgeport, onde ficou por apenas um ano, em 1984-85. Na temporada seguinte, foi selecionado no draft da NBA pelo San Diego Clippers, posteriormente Los Angeles, e Washington Bullets [Wizards]. Foi para o time da capital dos Estados Unidos.

“O pessoal da imigração gostou da ideia [de criar uma idade para o então atleta]”, afirmou. “Eles amaram. E eles eram grandes fãs de Cleveland State, eles iam ver os nossos jogos. Eles queriam se assegurar porque Manute estava aparecendo demais. Ele estava nos noticiários porque ele era alguém diferente de todo mundo. Naquela época, ninguém havia visto algo assim”.

Bol jogou na NBA por dez temporadas, passando ainda pelo Golden State Warriors, Philadelphia 76ers e Miami Heat. Em 624 partidas, ele obteve médias de 2.6 pontos, 4.2 rebotes e 3.3 bloqueios. Ele liderou a liga em tocos em 1985-86 (5.0 por jogo) e em 1988-89 (4.3). Além disso, foi eleito para o time ideal de defesa em seu ano de estreia.

“Todo jogador tem a porta aberta aos 19 anos, mas elas se fecham quando você tem 35”, disse. “Ele provavelmente tinha 40, 50 anos quando estava jogando na NBA”.

Bol Bol, filho de Manute, assinou na última segunda-feira uma carta de intenção com a Universidade do Oregon. Nascido no Sudão, em 1999, ele deverá participar do basquete universitário a partir da próxima temporada.

Já Mackey, segue como consultor do Indiana Pacers, posição que ocupa desde 2004, quando foi contratado por Larry Bird.

Gustavo Freitas
Gustavo Freitas
Mineiro de Uberaba, é co-fundador do Jumper Brasil e fã do Boston Red Sox.
  • Thiago26 // NBA GAME

    5.0 pontos em blocks…eita porra!!!

    • Marcelo Desoxi

      5 tocos por jogo , jogando somente 26 minutos. shushs
      Se jogasse 36 , daria uns 8 por jogo.

  • João Simplicio

    Esse aí deu a sequência de tocos mais linda da história! 4 numa mesma jogada!

    • João Simplicio
      • Will

        Show!
        Esse aí é um legítimo “You shall not pass!” Rsrs

        • João Simplicio

          Kkkkkk! Queria ver o Rómulo, da ESPN narrando essa jogada!!! Kkk

          • Will

            Acredito eu que a emoção seria tanta que teriam que chamar os paramédicos para reanimá-lo. Rsrs

  • Marcelo Desoxi

    O cara pra jogar basquete com 2.31 tem que ter um corpo muito diferente dos outros.
    Bol Bol mesmo com um físico diferenciado, não passou de 26 minutos por jogo, é muito difícil suportar tudo isso.
    Pra quem vê o Marjanovic jogar com seus 2.21, se forçarem ele a ficar 30 minutos em quadra ele se quebra , é muita carcaça.

    • Warrg

      Cara discordo de você.. Porzingão tem 2.21 e joga mais que 30 minutos… Agora quando o ele tiver 40 anos não vai aguentar jogar 15 vide Dirk… Eu achava o Mamute muito mongol, só servia pra toco devido seu tamanho… Hj mudei de idéia, o cara jogou a nba aposentado. Já pensou se ele fosse achado 20 anos mais cedo?

      • Marcelo Desoxi

        Zings é uma exceção que confirma a regra, e ele tem só 22 anos.
        Boban já tinha 28/27 quando chegou a NBA e Bol Bol, Deus sabe quantos tinha.

        • Thalles Ferreira

          Manute.

  • Victor Chittolina
    • Chimbinha

      Kkkk tem aquele “adolescente” da Lazio também

    • “KOBE” -Thank You Kyrie.

      KKKKKKK. Me parece verídico. Se ele tem 12… eu tenho 9 anos então. rs

      • Victor Chittolina

        Sim! Dizem que, na verdade, ele tem 12 em cada perna, totalizando 36.

        • Marcelo Desoxi

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Guilherme Petros

        tipo isso rs

      • JOSE MARINHO

        Esse é um fenômeno, ele realmente tem 12 anos, tem fotos dele com 10 anos que parece uma criança de 10 anos mesmo. A matéria explica isso.
        http://espnfc.espn.uol.com.br/borussia-dortmund/muralha-amarela/16173-12-anos-moukoko-e-personagem-de-uma-polemica-desnecessaria

        A matéria ainda explica que a mãe dele tem 28 anos e engravidou dele com 15.

        • “KOBE” -Thank You Kyrie.

          Porra! Tomou muito Biotônico Fontoura o muleque então, rs. Ou então tomou leite materno com “adubo”, pra crescer tão ligeiro assim, rs.
          Esse é diferenciado. rs

          • JOSE MARINHO

            Pior que eu conheço uns moleques que com 14 anos parecem fisiculturistas kkkkkkkkk mas esse moleque tem chocado os alemães, é o nosso queridinho dos alemães, inclusive ja ta programado pra subir pro profissional com até 15 anos. Mas quando se assiste um jogo dele, vê que ele ta muito cru ainda.

  • Vinícius Maia
  • “KOBE” -Thank You Kyrie.

    Só lembro do Joseph Minala quando vejo esse tipo de notícia. Assim como o Thon Maker…. é visível o quanto ele é jovem. Na época dessa foto, dizem, DIZEM, q ele tinha 17 anos. Se disseram isso…então eu acredito. rsrs. Não sei de onde saiu essa cultura de africanos quererem adulterar idade. É mt estranho.
    https://i2-prod.mirror.co.uk/incoming/article5616688.ece/ALTERNATES/s615/Screen-Shot-2015-05-01-at-143834.png

    • Marcelo Desoxi

      Esse aí é absurdo. Me lembro do Galão da Massa quando lançou o Marion , diziam que ele tinha 20 ou 19 na época, nunca acreditei.

      • jetnba

        E o Greg Oden??? 19 anos??? hahahah

    • Guilherme Petros

      Não é quererem, é como diz na matéria, muitas vezes nem o cara sabe a propria idade. Aí a adulteração ocorre lááááá atras, o empresário mete o cara de 25 pra jogar contra os de 17, ele se destaca e é vendido como uma promessa pro futuro, que com 17 ja joga como se tivesse 25…
      Não sei se fui claro hehehehe

  • 2,31 de altura e 4.2 rebotes? WTF?

    • Claudio R.

      Em compensação 5 tocos por jogo jogando 26 min

      • JOSE MARINHO

        Teve duas partidas seguidas com 15 tocos, isso mesmo QUINZE tocos. Kkkkk

    • Gabriel Pereira Barbosa

      O cara era um bonecão de posto mesmo.
      Não pontuava direito,não rebotava direito..
      Mas em compensação protegia um aro que era uma beleza com essa envergadura

  • Nic

    Muito africanos adulteram a idade, para terem mais oportunidades nos esportes.

    Agora no Brasil isto também acontece direto, o famoso gato também é normal no futebol brasileiro.

    • Guilherme Petros

      no futebol é MUITO comum.

    • JOSE MARINHO

      Na África, eles, geralmente, não aduteram pq querem, aduteram pq tem países e regiões que vc só tira a certidão de Nascimento quando precisa dela pra algo, muito a garotos não sabem sua idade mesmo. Olha so, esse ano o Brasil enfrentou o Níger pelo mundial sub 17, e 7 atletas estavam como nascidos no dia 1 de já já de 2017, o técnico explicou essa situação, não é como se eles escolhecem ser mais novos, eles não sabem a idade correta, ai acabam colocando a idade de precisam.

      http://globoesporte.globo.com/blogs/especial-blog/na-base-da-bola/post/adversaria-do-brasil-no-mundial-sub-17-tem-sete-jogadores-nascidos-em-1-de-janeiro.html

      • chateadi

        Vc tem razão em partes. Morei 2 anos na gâmbia e durante esse período trabalhei somente com futebol de base. Tinha realmente alguns garotos que não sabiam sua idade real, mas tb haviam muitos que adulteravam sua certidão de nascimento para jogar em alguma categoria mais nova. Na verdade, praticamente todos eles faziam isso e de forma consciente, uma loucura!impossível saber a idade real dos caras.
        Tinha marmanjo de 30 anos jogando no sub 14 e por aí vai. Tudo para ter uma chance de se destacar e poder jogar profissionalmente na europa. E como lá a corrupção corre solta, era muito fácil mudar os dados de nascimento.

        • JOSE MARINHO

          Sempre tem os maus intencionados em todos os cantos, ne? A gentw fã de la, mas quem tem título título com gatos somos nos tbm, incrivel como isso passa ate nivel Internacional em pais como o Brasil.

  • Vitor Martins

    Acho essa um polêmica vazia, pelo menos no caso do Manute Bol, não é como se tivessem mentido sua idade, simplesmente não sabiam! Isso é normal com crianças de áreas de conflitos. Claro que existem casos sandrohiroshinianos, principalmente com atletas africanos de alto rendimento, mas nem o cara que “lançou” a polêmica nos aspas da reportagem soube precisar a idade do cara. Provavelmente era mais velho, mas 50 anos? Não cai nessa não.

    • “KOBE” -Thank You Kyrie.

      sandrohiroshinianos. HAHAHAHAHAHAHAHA

    • Guilherme Petros

      O West, lateral nigeriano dos anos 90/00, jogou com a idade adulterada em 12 anos a carreira toda. Ou seja, quando ele se aposentou com 34 anos, tinha 46 na verdade. E venceu as olimpíadas com 34, não 22 (oq ele tinha no documento na época em que jogou – dentro da idade limite)
      Essas diferenças gritantes podem sim acontecer. É bizarro, mas pode ser verdade.

      • Victor Chittolina

        Pior era quando ele tinha 17, jogando com as crianças de 5.

        • Guilherme Petros

          hahahahaha
          Com essa idade, provavelmente ele jogava com os de 12, né…

          • Victor Chittolina

            A galera estranhava ver um guri de 5 anos, 1,80m, que chegava fumando, acompanhado da esposa e dos dois filhos.

          • Guilherme Petros

            Mas ai eles mostravam documentos ~oficiais~ e deixavam passar né… Incluindo o documento do filho, que era mais velho que o próprio pai na ocasião.

          • Chimbinha

            Kkkkkk

      • Vitor Martins

        Ah cara, sei lá. 50 é muita coisa, e a idade pesa MUITO pra jogadores maiores. Só ver o Yao Ming. Difícil ter mobilidade com 50 anos e essa altura toda para jogar basquete. Os esportes são diferentes nesse caso.

        • Guilherme Petros

          Verdade, mas tbm o Bol nunca foi um jogador de nível fantástico, de repente, pra um jogo mais lento e menos físico (como ele fazia), deu rpa aguentar. Mas vc ta certo, os esportes exigem de forma diferente e 50 pode ser muito mesmo..

    • FSilva

      Concordo. Dei a mesa opniao sem ler a sua. Eles simplemesnte nao sabiam quantos anos ele tinha.

  • Vinícius Parreira
    • “KOBE” -Thank You Kyrie.

      O maior e o menor jogador da história da NBA. Essa foto é sensacional.

    • DNT

      Olha o tamanho da mãozinha do Manute Bol……

      • Marcelo Desoxi

        Maior que a cabeça do Bogues

        • DNT

          Acho que uns 4 palmos do Manute Bol dá a altura do Bogues

  • jetnba

    E o Greg oden??? 19 anos em Ohio State??? hahahahah .. conta outra

  • Marcinho Mueller

    Bol Bol é a mesma coisa, parece um bonecão do posto jogando, só se destaca porque é MUITO maior que a molecada que ele joga, mas também com 18 anos e 2,17m, podendo crescer mais alguns cm ainda. Raras exceções de jogadores muito altos que estão na liga por merecer e não só por causa da altura. Yao Ming MITO, Porzingão da massa e que eu lembro é só. Uma pena que jogadores altos assim começam ter complicações nas articulações precocemente.

    • Vitor Martins

      Como assim a mesma coisa? Bol Bol é gato pq é alto?

      • Lucas Ricardo Vidori

        Acredito que ele se refira ao físico.

      • Victor Chittolina

        Bol Bol é gato porque é um pedaço de mau caminho. Lindo.

    • JOSE MARINHO

      Bol bol ja tem 2.21cm pelo que li recentemente, mas tbm li que ele consegue arremessar. Se tiver bom arremesso, pode ser bom protetor e nao ser um deandre jordan no ataque.

  • Vinícius

    Lenda a matéria me veio o nome do Thon Maker…

  • FSilva

    Pela reportagem eu entendi que ele não adulterou a idade…ele simplesmente deu uma idade pro Bol ja que ninguem sabia quantos anos ele tinha.

    Adulterar seria trocar as informações na certidao de nascimento.

  • suiciniV_Vascão

    Quem não se lembra do Sheik???