FC Barcelona perde invencibilidade na Liga ACB

Por Vinicius Fernandes Batista

Nesse domingo (6) teve fim a terceira rodada da fase regular da edição 2019/2020 da Liga ACB, nome oficial do campeonato espanhol de basquete masculino, com a realização de cinco jogos.

No mais destacado, o MoraBanc Andorra surpreendeu e derrotou o Barcelona, por 86 a 84, no M.I. Govern Andorra, diante de 4.414 torcedores. O pivô senegalês Moussa Diagne se vingou de sua ex-equipe e com 19 pontos, sete rebotes e 23 de eficiência foi o jogador-chave para por fim à invencibilidade do Barça, que teve como destaque Nikola Mirotic, com 17 pontos.

Os visitantes abriram logo 5 a 0, mas com uma parcial de 15 a 7, o time da casa ficou à frente, até uma bola de três de Álex Abrines encerrar o primeiro quarto em 21 a 20 para os azul-grenás. O duelo seguiu lá e cá no período seguinte, porém uma sequência de 7 a 0 no fim permitiu que o Andorra fosse para o descanso com 44 a 40 a favor. Com atuação destacada de Moussa Diagne, os mandantes ampliaram a sua vantagem no terceiro período, chegando a 59 a 50, antes de acabar em 62 a 56. No último quarto, após baixar a desvantagem para quatro (61 x 65), o Barcelona, com uma técnica a Malcolm Delaney por protestar, e a inspiração de David Jelínek, com sete pontos consecutivos, viu o placar ir para 63 x 73. Uma cesta de três de Kyle Kuric a 2’52” fez o marcador ficar em 73 x 77, mas os andorranos não se abateram e com uma bola de três de David Jelínek ficaram com 83 a 75, a 1’46”. O Barça não se entregou, encostou de novo e teve a seu favor três lances livres de Nikola Mirotic a seis segundos do fim. O montenegrino com passaporte espanhol, acertou os dois primeiros para o 84 x 86 e errou de propósito o último, porém a pouco mais de um segundo para o fim, Malcolm Delaney errou o arremesso de três que daria a vitória aos catalães.

Outros dois mandantes também venceram: o Montakit Fuenlabrada fez 93 a 85 (42 x 43) no Movistar Estudiantes, no Pabellón Fernando Martin, em Madrid, diante de 5.589 pessoas, apesar dos 22 pontos do cestinha Darío Brizuela, e o Valencia passou por cima do Coosur Real Betis, no Pabellón Fuente de San Luis, que recebeu 6.678 espectadores: 95 x 72 (44 x 35), com destaque para o duplo-duplo de Bojan Dubljevic (14 pontos e dez rebotes). Também do time da casa, Brock Motum foi o outro cestinha do duelo (14 pontos).

Duas equipes ganharam fora de casa, ambas por apenas um ponto de diferença. O Herbalife Gran Canaria bateu o BAXI Manresa, por 75 a 74 (36 x 29), no Pavelló Nou Congost, diante de um público de 3.900 torcedores, mesmo com os 28 pontos do cestinha Jordan Davis. E o Unicaja Málaga, com uma grande virada no segundo tempo, passou pelo Baskonia, na Fernando Buesa Arena, que recebeu 8.615 presentes: 78 x 77 (36 x 49), graças ao 23 pontos de Josh Adams, cestinha do jogo.

Assim, Real Madrid e San Pablo Burgos são os únicos invictos e lideram com três vitórias. Por outro lado, apenas o Joventut Badalona ainda não venceu e ocupa a lanterna (18º lugar).

Quer acompanhar o melhor do basquete europeu? A DAZN transmite vários jogos da Euroliga por semana. Primeiro serviço de streaming esportivo no país, o DAZN está disponível para degustação durante um mês. Você preenche os dados e instantes depois o conteúdo já está liberado para você acompanhar no computador, no celular, no tablet ou até no console do videogame. Durante 30 dias você terá acesso a todos os eventos da plataforma. Grátis!

Assinando o DAZN, você também poderá acompanhar o NBB, a Premier League, o Campeonato Francês, o Campeonato Italiano, a final da Copa Sul-Americana, a Libertadores feminina, a MLS, a Liga Americana de futebol, com presença de Zlatan Ibrahimovic, o Campeonato Japonês, e muito mais. Assine já!