Festus Ezeli realizará cirurgia no joelho com doação de cadáver

O pivô Festus Ezeli vai recorrer a um procedimento pouco usual – talvez, inédito – entre atletas da NBA para tentar revitalizar sua carreira. O Portland Trail Blazers anunciou que o atleta de 27 anos passará por uma cirurgia no joelho esquerdo que vai envolver a doação de um cadáver, nesta semana. A intervenção deverá ser um tipo de transplante dos menisco e ligamentos do falecido.

O procedimento é mais comum entre não-atletas que sofrem lesões no joelho pelas exigências físicas envolvidas no esporte profissional e facilidade de compatibilidade. Segundo Chris Haynes, da ESPN, o jogador estaria atrás de um doador compatível há alguns meses e a cirurgia vai exigir um período de recuperação que pode exceder um ano.

Ezeli, que assinou contrato com o Blazers na última offseason, sequer estreou pela nova equipe por conta de problemas no joelho esquerdo. Ele tratou-se o local com injeções de sangue rico em plaquetas em julho passado, mas não se recuperou de forma ideal. Ele já foi declarado oficialmente como desfalque pelo resto da temporada no início deste ano.

Cirurgias com doação de cadáveres já foram vistas em outros esportes profissionais norte-americanos. O quarterback Carson Palmer, da NFL, é um caso célebre: após sofrer ruptura total dos ligamentos do joelho esquerdo nos playoffs de 2006 e ter a carreira quase encerrada, ele recebeu doação de uma mulher falecida quase dois anos antes e voltou a jogar cerca de 10 meses depois da operação.

Campeão da NBA pelo Golden State Warriors, Ezeli já passou por uma série de intervenções nos dois joelhos ao longo da carreira e até chegou a perder uma temporada inteira por conta de lesão no local. Ele possui 170 partidas disputadas em três campanhas na NBA, acumulando médias de 4.2 pontos, 4.3 rebotes e 1.0 toco em 14.1 minutos de ação.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Leonardo

    E eu achando que acordar com dor no ligamento colateral por tê-lo machucado há 9 anos e ter o LCA e o menisco operado é que estava mal…
    A realidade é bem mais bisonha que a ficção!

  • King Cuban #MFFL

    Assim ele vai ressuscitar a carreira dele…

  • A dor no joelho deve ser de matar.

  • Diz a lenda que o sonho do falecido era jogar na NBA e ele finalmente conseguirá.

  • Esse joelho já virá bichado.

  • Leonardo

    Galera aproveitando suas inclinações para o Humor Negro!

  • Leonardo

    E o melhor de tudo nos disse Mark Cuban “O egotista não apenas não é uma superestrela, como também não é o MVP dessa temporada!”

  • Thiago25-NBA

    Aposenta

  • Ballin!

    Olha, sorte dele já ser maior que o MELO como jogador, senão ai sim a carreira seria fracassada.

    • pedrokadf

      eita