Ainda não foram definidos os finalistas da NBA nesta temporada, mas um detalhe chama a atenção. Pela primeira vez, nos últimos 13 anos, a grande decisão não terá a presença de Kobe Bryant, Tim Duncan ou Shaquille O’Neal.

A última vez que isso aconteceu foi em 1998, quando o Chicago Bulls, de Michael Jordan, decidiu o título contra o Utah Jazz, de John Stockton e Karl Malone.

Em 1999, Tim Duncan, em seu segundo ano de NBA, foi um dos responsáveis pelo primeiro título do San Antonio Spurs na Liga. Duncan voltou a ser campeão pelo time texano em 2003, 2005 e 2007.

Nos anos 2000, 2001 e 2002, Kobe Bryant e Shaquille O’Neal levaram o Los Angeles Lakers a um tricampeonato. Em 2004, eles foram vice-campeões após o time angelino perder a decisão para o Detroit Pistons. Na temporada seguinte, Shaq deixou o Lakers e foi para o Miami Heat, jogar ao lado de Dwyane Wade. Em 2006, a dupla levou o time da Flórida ao seu primeiro e único título.

Já Kobe Bryant voltou a disputar uma final de NBA em 2008, ano em que o Boston Celtics conquistou o anel de campeão. Nos dois anos seguintes, ele ajudou o Lakers a ser bicampeão.

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.