Flamengo é convidado para participar da pré-temporada da NBA

O Flamengo será o primeiro clube brasileiro a integrar o calendário de pré-temporada da NBA. A equipe carioca, atual campeã da Liga das Américas e finalista do NBB, foi convidada pela liga norte-americana para fazer duas partidas nos EUA contra times a serem definidos, em outubro. A informação foi confirmada pelo vice-presidente de esportes olímpicos do rubro-negro, Alexandre Póvoa, ao site Globo Esporte.com.

“Após a partida entre Wizards e Bulls no Rio, nós entramos em contato com os representantes da NBA no Brasil e começamos a tentar fazer uma parceria que envolvesse o nome do clube. Com o crescimento da nossa equipe e marca após o título da Liga das Américas, sonhamos mais alto e cogitamos a possibilidade de participar da pré-temporada. A ideia acabou sendo bem aceita por eles e o convite foi feito, para nossa alegria”, contou o dirigente.

Ainda segundo Póvoa, o Flamengo já assinou contrato com a NBA e só espera o anúncio do calendário de pré-temporada para conhecer seus adversários. “Esperamos que esse quatro jogos, dois do Mundial de Clubes e dois nos EUA, se transformem em um marco do clube. Queremos sonhar mais alto e, quem sabe, futuramente, trazer um time da NBA para nos enfrentar no Rio”, projetou.

O acordo também foi comemorado por Arnon Mello, vice-presidente e diretor executivo da liga norte-americana no país. “Esse é um momento histórico para o basquete brasileiro. O basquete passa por uma fase excelente e essa ação reforça a atuação da NBA no Brasil e a intenção de estarmos trabalhando pelo desenvolvimento do esporte aqui”, afirmou.

Embora seja um fato inédito com equipes da América Latina, times europeus são convidados para jogar partidas de pré-temporada nos EUA desde o fim da década de 1970. Na última temporada, o CSKA Moscou e Maccabi Haifa fizeram jogos em Minnesota, Phoenix, Detroit, San Antonio, Memphis. Os russos, inclusive, chegaram a derrotar o Timberwolves por 108 a 106.

Até o momento, o Vasco foi o único clube do país que enfrentou uma equipe da NBA. Na decisão do McDonald’s Open (extinto torneio que contava com a participação dos campeões continentais e dos EUA) de 1999, os cariocas foram derrotados pelo San Antonio Spurs por 103 a 68. O elenco cruzmaltino, que havia eliminado o campeão europeu Zalgiris Kaunas nas semifinais, contava com jogadores como Charles Byrd, Jose Vargas e Sandro Varejão.

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=mZYfh_2pYOQ]

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • MARCOS OKC

    VÃO PERDER FEIO ATÉ DO UTAH JAZZ HAHAHA’

    NBB UM LIXO !

    • Sabe de Nada Inocente !!

    • Lixo são os teus comentários

      • MARCOS OKC

        BLZ FERÁ A NBB É LINDO DEMAIS DE SE VER !!

        ESCUDOS LIXOS, UNIFORMES RIDICULOS, JOGO CHATO, LINHA DE 3 PONTOS DE JUVENIL !!!

    • Peter

      Da pra ver o quanto você não entende de basquete. Esse time do Vasco é histórico , maior time brasileiro que eu ja vi jogar , e provavelmente um dos melhores de todos os tempos. Conseguimos ganhar do campeão Europeu , um fato inédito na história , na verdade nós fomos os verdadeiros campeõs “mundiais” , pois todos sabemos o quanto o nível da NBA é absurdamente mais alto que o resto do mundo , imagine enfrentando o campeão SPURS….

      • MARCOS OKC

        EU NÃO DISSE DO NIVEL DO VASCO, POIS VI VIDEOS NO YOUTUBE E VI QUE O TIME DO VASCO ERA BOM.

        MAS TO DIZENDO DA NBB AO TODO ATUAL, NÃO TEM JOGO EMOCIONANTE, ERRAM CESTAS QUE UM PROFISSIONAL NÃO PODE ERRAR !

    • Roger

      NBB não é um lixo, mas é claro que perdem até dos Bucks e de lavada.

    • Fernando

      O marcos esta certinho. Nbb lixo.
      50 pontos vai ser pouco.

  • rodrigohawks

    Que lindo vai ser o Flamengo ser Humilhado que nem o Vasco foi contra o Spurs em 1999 kkkkkkkkkkkkkkk Por favor neh levar um Time da NBB pra jogar contra um da NBA e pedi pra virar chacota e ser Humilhado kkkkkkkkkkkkk Vou amar ver isso …. Lindo ainda seria se um desses 2 jogos fosse contra o Atlanta Kawks Seria perfeito kkkkkkkkkkkk Letss go hawksssssssss <3

    • RafaelRox

      Isso porque esse Vasco foi o melhor time brasileiro de basquete de todos os tempos. Mas não esqueça que esse foi um dos melhores Spurs tbm.. com as torres gêmeas.

      Tipo flamengo pode vir com ex jogadores da nba… Leandrinho.. Marquinhos… jogando com um time fraco da nba.. por exemplo Bucks.. podem perder de menos de 50 de diferença.

      • maia-bucks

        Meu Bucks fraco? Nao em outubro baby….Giannis, Sanders, Knight, Wiggins (parker ou embiid)….

        FEAR THE DEER

    • Augusto Pivô

      Esse Rodrigo é um bosta. O cara mais mal educado que já apareceu nesse site.
      Já vi ele arrumar confusão com várias pessoas por aqui(sou leitor antigo do site).
      Não existe como a administração barrar esse merda? Ou será que só vão fazer isso quando alguns pararem de ler o site por causa de imbecis como ele?

      • maia-bucks

        com tantos xingamentos vc esta chegando no nivel dele…

    • Humilhado igual o Hawks é toda temporada da NBA? kkkkkk.

  • Um grande avanço, não importa de quanto o flamengo perca.

    • Peter

      Exatamente . Sou Vascaíno e não gosto do flamengo . Porém isso é de fato um grande avanço pro basquete brasileiro. Imagine quantas crianças/adolescentes que nunca tiveram contato com a NBA vão acompanhar o jogo e começar a acompanhar a NBA , quantos vão começar a jogar basquete !!! vai ser um grande avanço , inclusive para clubes brasileiros voltarem , como o meu Vasco da Gama!!!

  • Harley

    É extremamente provável que perca, mas mesmo assim é importante para o NBB, e não só para o Flamengo. Vai trazer visibilidade. O campeonato aqui não é uma maravilha, mas dentro das limitações vem conseguindo evoluir.

  • Pessoal fica falando bobagem aí. Claro que as chances do Mengão perder feio são enormes, mas isso é um avanço pro nosso basquete que tá engatinhando ainda no NBB. Mais vale uma partida nos Estados Unidos contra times da NBA do que ficar sempre na mesmice e nunca ir pra frente.

  • Thiago Reis

    Vai servir ao menos para trazer a torcida do flamengo para a realidade, pois os mesmos, megalomaníacos como sempre, acham que esse time de basquete do flamengo é o que existe de mais maravilhoso no mundo rsrs!!

  • rodrigohawks

    O próprio campeonato NBB se Limita aqui …. A NBA e o melhor Campeonato de Basquete do mundo #Fato . Então por que a NBB não os Imita ? Digamos que nas coisas boas estou falando Tipo linha de 3 pontos do tamanho que a da NBA e . Jogos com 12 minutos de Duração e etc . Mas não coloca a linha mas perto jogo de 10 minutos ¬¬ e mesmo assim ainda e uma bosta … Sinceramente A NBB deveria se inspirar na Nba pra evoluir e nao no modo FIBA (que pra mim e ma porcaria ) … Letsss go hawksssssssss <3

    • MARTIN

      impressionante! mais* uma vez o genocida da lingua portuguesa profere seus coliformes fecais datilograficamente,genius 😮

  • Olha esse bando de sem noção…

    Não importa o resultado, o importante é a visibilidade que o Flamengo terá jogando contra equipes da NBA.

    Jogada de marketing sensacional!

  • fernando

    Aprendi q pra melhorar temos q treinar.jogar ou andar com os melhores.O fla ta fazendo isso.se vai ganhar sao outros 500.

  • bocada

    Acho válido pela “visibilidade”, mas existe um grande risco de passarem vergonha que nem o Santos quando foi jogar contra o Barcelona na estreia do Neymar.

  • AlexT-Wolves

    O Resultado vale sim. Pq se o flamengo for humilhado vai passar vergonha igual o Santos contra o Barcelona.
    Mas se pensar pelo lado positivo e o Fla perder com dignidade vai ser um bom projeto de marketing.

  • L.Avila

    Os times da NBA experimentam muito na pré temporada e também sem ritmo e já o Flamengo vai joga a vida, vão perde feio mas não tanto assim.

  • Leo

    Muito provavelmente o Flamengo vai ser surrado, mesmo assim a gente tem que se orgulhar disso, representa um avanço do basquete brasileiro, que aos poucos vai evoluindo, principalmente depois do NBB.

    Quero muito ver esse jogo, contra o time que for

  • joaocelta

    Independente do resultado, é uma grande conquista. Será ótimo para melhorar ainda mais a visibilidade do mengão!

    • Daniel Nogueira

      Não só do Flamengo joaocelta mas, da NBB como um todo. O ponto em questão não é o resultado do jogo mas, a visibilidade.
      O basquete brasileiro tem passado por uma época muito difícil nos últimos anos. Mas com a implantação da NBB temos colhidos resultados animadores. Torço pra que o Brasil volte a estar entre os melhores no basquete mundial. Acho que estamos no caminho certo.

      O que dói é ver algumas crianças que começaram a acompanhar basquete há uns dois anos virem aqui no post falar um monte de merda.

      • joaocelta

        Verdade, é um grande avanço para liga como um todo e pro basquete brasileiro. Falei do flamengo porque sou clubista mesmo. haha
        Quanto as crianças é só ignorar, infelizmente não tem como evitar, tem gente que a bunda tem inveja da boca.

  • marquin

    Piada.

  • Isso é um grande passo para que a NBB comece a se espelhar na NBA.

    A começar pelo formato da liga. Linha de 3pts mais perto, 10min cada quarto de jogo, playoffs de cinco jogos.. num dá né!

    Fora os uniformes, nomes dos times, escudo e afins. São muito amadores para um segmento que se diz profissional.

    Torço para que pensemos grande quanto ao basquete!

    • Caseh

      O problema é que as seleções nacionais disputam competições baseadas no sistema FIBA, seria um tiro no pé quanto a isso.

      • Caseh

        Com relação às demais sugestões, até que se poderia fazer algo sim.

      • Ou seja, disputam da maneira menos empolgante possível.

  • maia-bucks

    Ja eh uma evolucao… Acho que a NBA vai fazer uma analise do elenco rubronegro e por pra jogar com um time mais fraco, pra nao tomar uma lavada (como seria inevitavel com OKC, Miami, Spurs, Clippers…)

    Podia ser contra meu Bucks que esta em formacao e dificilmente tera um padrao de jogo bem estabelecido ate la. Bucks que por sinal jogara em Londres contra os knicks em 15 de janeiro de 2015.

    FEAR THE DEER

    He (Giannis) played hard,” Durant said. “He gave up his body for his team. I’d go to war with a guy like that any night”

  • como a mente de alguns aqui é pequena… Não é o Flamengo que vai jogar lá. É o campeão da América que é um time brasileiro (o q é importante já que nosso basquete ta anos atras do argentino) !!! NBA é o maior basquete do planeta sim, mas tem muito time e jogador meia boca. Digo mais… Alguns jogadores do Flamengo e da NBB tem vaga em alguns times da NBA… pelo menos no banco tem – facil facil !!! E grandes coisas se perder de uns 40 pontos… OKC perdeu de uns 40 pontos pro Spurs… Mto foda isso pro basquete nacional e que outros times possa ir tb em 2015 !

  • rodrigohawks

    NBB linah de 3 pontos Nivel Barbie …. ¬¬ nunca parei e jamais vou aprar pra assistir um capeonato tao tosco assim … fora que os jogos sao de apenas 10 minutos neh ¬¬ um cumulo isso ….. Seria lindo ve ro flamengo ser estrupado pelo Miami Heat ou pelo OKC seria lindo de mais um 110 x 43 e por ai vai kkkkkkkkkkk letsss go hawkssssssssss <3

    • CosmeCelta

      Em 3 comentários vc só falou da mesma coisa, linha de 3 pts e períodos de 10 minutos. Qual outro grande defeito do NBB senhor especialista? Nomes dos times? Uniformes? Isso realmente influencia a qualidade de jogo? O basquete FIBA é diferente da NBA, e não é porque é diferente que é ruim.
      A qualidade de basquete do NBB não é alta, isso é fato, mas o que já melhorou em suas 6 edições é absurdo. O público influencia muito no que se diz respeito a nível da liga, nos playoffs com quase sempre ginásios lotados os jogos tem sido muito mais bem jogados, com maior emoção.
      O problema é que como vc mesmo diz, vc não assiste, então como pode criticar algo que não assiste??? Simples assim. Não somos os EUA e não teremos uma liga no nível da NBA durante muito tempo, se é que é possível um dia chegarmos lá. Mas não é por isso que deve ser ignorado. NBB está crescendo, está cada vez mais sério. Claro que tem grandes defeitos, e o principal na minha opinião é o Marketing praticamente nulo, e também estar na mão da TV Globo, escolhendo até o formato das finais da competição. Mas enfim, está crescendo e isso é inegável.
      E com essa conquista do Flamengo em participar da pre temporada da NBA só tem a melhorar. Jogada de Marketing muito boa. Muitos que nunca ouviram falar de qualquer time brasileiro de basquete virá a conhecer. O Flamengo tem talentos jovens no elenco que podem ser vistos com bons olhos nos EUA ou até mesmo pela Europa ou China.

      Extremamente válida a experiência!

    • Fernando

      Se fosse o fluminense ainda teria chances de vitoria. Perdia lá de 70 pontos, chegava no brasil, acionava o STJD e pronto!!! Campeão da temporada 2014/2015.

    • Daniel Nogueira

      Chorei no “estrupado”.

    • will13

      pô bicho… quanta ignorância… não dá nem pra ficar irritado com comentários rasos e limitados como os desse cara…

    • MARTIN

      Serial killer da lingua portuguesa ataca mais uma vez!!! Sua sorte é que o aborto de anacéfalos foi aprovado só agora! mas vamos lutar para essa lei retroagir!

      • MARTIN

        anencéfalos* é contagiante 😮

  • Felipe Martins

    Até aqui nos comentários tá facil diferenciar os usuarios mais sensatos, os que gostam mesmo de basquete, das crianças/adolescentes totalmente infelizes que só sabem provocar e cornetar, os chamados “modinhas”.
    Enquanto uns veem nessa noticia uma bela oportunidade de crescimento da nossa liga nacional e de aos poucos se aproximar da NBA, outros preferem comentar “huehueheuehue vao la pra ser humilhados kkk brasil sux, tudo aqui é um lixo e la na nba tudo e perfeito maravilhoso”

  • Carlos Eduardo

    A maioria dos caras que estão chamando a NBB de lixo não tem capacidade de jogar basquete nem contra a creche do bairro…

  • RafaelRox

    Bom… eu tive a ideia de uma liga brasileira estilo NBA.
    Mais uma liga de futsal.. o brasil é o país onde todo mundo joga futsal.
    Seriamos o mais dominante no jogo… como Usa é no basquete.

    Draft estilo NBA de universitários.
    Time formado por regiões e tal.
    É uma ideia pra vingar.

  • Odeio o nome Flamengo,mas se depender do time que enfrentarão posso até torcer por eles,rsrsrs..bacana ver o basquete brasileiro evoluindo aos poucos.

  • Jota

    Achei muito legal essa notícia.

    Mas importante que o jogo e o placar, é o que pode gerar para a NBB, e o quanto o flamengo e os outros times podem aprender com essa viagem e esses jogos.

    Algumas coisas que podem melhorar são as regras para se tornar global o jogo, como o futebol. Não entendo a FIBA… Se a NBA é a liga mais famosa e vlaiosa do mundo, tem que se adequar a ela e tornar um jogo do mundo todo, porque do jeito que tá parece até um esporte diferente com tantas diferenças.

    Acredito que os times aqui poderiam ser também de regiões ou estados… Isso levaria mais torcida às quadras, e cresceria muito mais rápido. Ter o time do Rio de Janeiro, outro de São Paulo, outro do interior, de minas e por aí vai. Sei que isso é difícil, mas quem sabe um dia… Pelo menos teria menos problemas de salários, patrocínios e etc. Ter também uma liga que cuide dos times como a NBA, trabalhar violentamente o marketing, das camisas, bolas, quadras e etc.

    Tudo isso pode sim ser aprendido, porque não é o “flamengo x algum time da nba”. E sim NBB x NBA. hoje é o Flamengo, mas amanhã pode ser o Brasília… Ou outro time. Manter a relação estreita é extremamente importante para que a NBB cresça.

    Que dê muito certo.

  • Samuel Lakers

    Os haters do NBB e do basquete brasileiro, devem ser os Kobe’s das quadras em que jogam(se é que jogam)para achincalhar tanto o basquete jogado aqui. Por que essa galera não se reune e monta um time que irá jogar nos “padrões NBA”?Adoram esculachar o basquete brasileiro e no fundo não jogam menos da metades dos profissionais que jogam no NBB. Quanto a notícia, ótimo para o nosso basquete, vai ser histórico!

  • Paulo

    Tem muito adolescente modinha da era Lebron que acha que basquete é so Nba e só faz acompanhar Nba e só fala merda,todos sabemos que a diferença da NBA para o NBB é absurda,a questão é a evolução não só do basquete e tb do mercado da nba no Brasil,com jogos realizados aqui e clubes saindo.