Maior técnico da história do Twolves, Flip Saunders morre aos 60 anos

O mundo da NBA está de luto. O técnico e presidente de operações de basquete do Minnesota Timberwolves, Flip Saunders, faleceu na tarde deste domingo aos 60 anos de idade. Ele lutava contra um câncer linfático há cerca de dois meses. A informação foi divulgada pela franquia há pouco, sem maiores detalhes.

O veterano treinador havia sido diagnosticado em agosto deste ano com linfoma de Hodgkin, uma forma de câncer que ataca os órgãos e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade e vasos que conduzem estas células através do corpo. Ele estava afastado de suas obrigações no time desde então para tratar-se da doença.

https://instagram.com/p/9RVaduiaMx/?taken-by=johnwall

O dono do Twolves, Glen Taylor, já havia confirmado durante a última semana que Saunders não retornaria às suas atividades na temporada que se aproxima. Auxiliar da comissão técnica, Sam Mitchell foi nomeado treinador interino da equipe e o gerente-geral Milt Newton assumiu a presidência de operações da franquia ainda em agosto. É esperado que os dois profissionais sejam efetivados definitivamente nas funções.

Saunders assumiu o comando de Minnesota pela primeira vez em 1995, logo após a seleção do jovem Kevin Garnett no draft. Juntos, eles lideraram o time a oito aparições seguidas nos playoffs e à final de conferência Oeste de 2004 – melhor resultado da franquia em todos os tempos. O incontestável maior técnico da história do Timberwolves seria demitido no ano seguinte e, desde então, a equipe nunca mais chegou aos playoffs.

R.i.p Flip Sanders. You will be truly missed . 🙏🏿 Still cannot believe it.

A post shared by Richard Hamilton (@ripcity3232) on

“A morte de Flip deixará um buraco no coração de nossa liga. Ele era uma figura adorada ao redor da NBA, muito mais do que apenas em Minnesota, por sua demonstração genuína de paixão por seus jogadores, times e pelo jogo. Em nome da NBA, nós oferecemos as mais sinceras condolências à família de Flip e ao Timberwolves por sua inestimável perda”, declarou o comissário Adam Silver, por meio de comunicado oficial.

Prestes a completar 40 anos de carreira à beira das quadras, Saunders trabalhou no basquete universitário, na extinta CBA e em outras duas franquias da NBA (Detroit Pistons e Washington Wizards). Ele possui 654 vitórias em 1.248 partidas como treinador na liga (52.4%) e alcançou quatro finais de conferência em sua trajetória, além de ter comandado a seleção do Oeste no Jogo das Estrelas em duas oportunidades. Ele deixa esposa e quatro filhos.

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.