França elimina Estados Unidos e alcança semifinal da Copa do Mundo

A França está nas semifinais da Copa do Mundo da China, depois de uma vitória histórica sobre os Estados Unidos. Na partida realizada em Dongguan, os franceses bateram os atuais bicampeões mundiais por 89 a 79. Essa foi a primeira derrota da seleção norte-americana, em jogos oficiais, desde 2006, encerrando uma série de 58 triunfos.

Além da classificação, a França assegurou uma das duas vagas europeias para os Jogos Olímpicos de Tóquio (a outra é da Espanha) que a Copa do Mundo dá direito. 

Três jogadores da França que atuam na NBA se destacaram na partida desta quarta-feira. O ala-armador Evan Fournier, do Orlando Magic, foi o maior pontuador francês, com 22 pontos. O pivô Rudy Gobert, do Utah Jazz, foi soberano no garrafão, nos dois lados da quadra, e alcançou o duplo-duplo: 21 pontos e 16 rebotes. Já o jovem armador Frank Ntilikina, do New York Knicks, chamou a atenção pela marcação sobre Kemba Walker, limitando o rival a apenas dez pontos, quatro desperdícios de bola e a um aproveitamento de 22% nos arremessos de quadra (2-9).

Em uma das semifinais, a França vai enfrentar a Argentina, que eliminou a favorita Sérvia. O duelo será disputado nesta sexta-feira, às 9h (horário de Brasília). Já a outra semifinal, entre Espanha e Austrália, terá início às 5h, no mesmo dia. Ambas as partidas serão realizada em Pequim e terão a transmissão do SporTV 2.

Já os Estados Unidos, que não levaram seus principais jogadores para a Copa do Mundo, terão que se contentar com a disputa do quinto lugar contra a Sérvia. O detalhe é que esta é a primeira vez na história que norte-americanos e sérvios não chegam às semifinais da Copa do Mundo. O jogo dos favoritos que decepcionaram será realizado nesta quinta-feira, às 8h.

França (89)
Evan Fournier: 22 pontos, quatro assistências e quatro bolas de três pontos convertidas
Rudy Gobert: 21 pontos, 16 rebotes e três tocos
Nando De Colo: 18 pontos e 9-10 nos lances livres
Frank Ntilikina: 11 pontos

Estados Unidos (79)
Donovan Mitchell: 29 pontos, seis rebotes, quatro assistências e 12-23 nos arremessos de quadra
Marcus Smart: 11 pontos

Outros resultados das quartas de final

Argentina 97 x 87 Sérvia
Espanha 90 x 78 Polônia
Austrália 82 x 70 República Tcheca

Semifinais

Espanha x Austrália (sexta-feira, 5h – SporTV 2)
Argentina x França (sexta-feira, 9h – SporTV 2)

Seleções que já garantiram vagas nos Jogos Olímpicos de Tóquio (8)

País-sede: Japão
América: Argentina e Estados Unidos 
Europa: Espanha e França
Ásia: Irã
África: Nigéria
Oceania: Austrália

Seleções garantidas no Pré-Olímpico (16)

América: Brasil, República Dominicana, Porto Rico, Venezuela e Canadá
Europa: Sérvia, República Tcheca, Lituânia, Itália, Grécia, Rússia, Alemanha, Turquia e Montenegro
África: Tunísia
Oceania: Nova Zelândia

OBS: outras oito seleções receberão convites da FIBA para a disputa do Pré-Olímpico, que será realizado em junho do ano que vem. Serão 24 equipes, divididas em quatro torneios, sendo que o campeão de cada torneio garante vaga nas Olimpíadas de Tóquio.