Franquias da NBA disputam contratação de ala-armador russo

Andrei Kirilenko pode não ser o único jogador do CSKA Moscou a deixar o basquete russo para atuar na NBA. Segundo Jonathan Givony, do site especializado em recrutamento DraftExpress, o ala-armador Alexey Shved é outro vice-campeão europeu que pode estar seguindo para os EUA. Vários times estariam interessados na contratação do atleta de 23 anos para a próxima temporada.

Givony, que cobriu o Final Four da Euroliga na Turquia, afirmou que as três franquias mais ativas na tentativa de adquirir o jovem russo são: Minnesota Timberwolves, Oklahoma City Thunder e Memphis Grizzlies. O “preço” para tirá-lo do CSKA, que já não contaria mais com seu retorno, é uma oferta de US$10 milhões por três temporadas.

Shved é observado por olheiros da NBA desde adolescente, quando se destacou no cenário europeu e foi comparado com o ex-armador Anfernee “Penny” Hardaway. Automaticamente elegível para o draft de 2010, ele acabou – de forma surpreendente – não sendo escolhido por nenhuma equipe. Desta forma, tornou-se agente livre para o basquete norte-americano.

Profissional desde 2005, Shved teve papel importante na rotação do CSKA nesta temporada. No Campeonato Russo, o ala-armador esteve em 18 partidas e anotou médias de 11.1 pontos, 3.2 rebotes e 3.0 assistências. Os números não se alteraram muito nos 21 jogos disputados na Euroliga: 10.6 pontos, 2.6 rebotes e 3.0 assistências.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Thiéres Rabelo

    Shved tem um futuro excepcional na NBA.