Detentor da terceira pior campanha da temporada, com apenas cinco vitórias em 24 jogos, o Chicago Bulls anunciou nesta segunda-feira a demissão do técnico Fred Hoiberg.

De acordo com o repórter Adrian Wojnarowski, da ESPN, o principal assistente de Hoiberg, Jim Boylen, vai assumir o comando do time de forma definitiva pelo menos até o final da temporada.

“Decisões como esta nunca são fáceis de serem tomadas. No entanto, senti que esta era a escolha certa para a nossa organização neste momento. Após uma avaliação completa, decidi fazer este movimento com o desenvolvimento global da nossa equipe em mente. Como uma equipe, acredito que é imperativo que nós possamos dar passos firmes na direção certa e construir os hábitos certos para ajudar a colocar os nossos jogadores na melhor posição para evoluírem não apenas agora, mas no futuro. Eu quero agradecer a Fred por sua dedicação e esforços, bem como por seu compromisso duradouro com a nossa equipe”, afirmou John Paxson, vice-presidente de operações de basquete do Bulls, em um comunicado enviado à imprensa.

Hoiberg, de 46 anos, deixa o Bulls com um retrospecto de 115 vitórias em 270 jogos, o que representa um aproveitamento de apenas 43%. Ele assumiu o time em junho de 2015 e tinha contrato até 2020, com um salário de US$5 milhões por ano.

Apenas na temporada 2016/17, o treinador conseguiu levar a equipe aos playoffs, quando o Bulls foi eliminado pelo Boston Celtics, na primeira rodada, em uma série de seis partidas.

Em 2018/19, o trabalho de Hoiberg foi prejudicado pelas lesões de jogadores importantes do time como o armador Kris Dunn, o ala Denzel Valentine e os alas-pivôs Lauri Markkanen e Bobby Portis.

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.
  • KlayMVP

    N adianta trocar o técnico se a direção é uma bosta…

    • Rafael lima NBA

      Melhor comentário até aqui , disse tudo !!! ….. Ahhhhhhh se o BULLS fizesse uma proposta pro técnico da Universidade de VILLANOVA jay wright .

      • Pablo Monteiro

        Queria mesmo Coach K por ele ser de Chicago… e um baita treinador… mas isso nunca vai acontecer. Lenda vai aposentar em Duke.

  • LeBrOSMAN⚔️O Draft é logo ali

    Não é nenhuma maravilha como treinador mas tbem a diretoria do Bulls não o ajudou com os jogadores necessários.
    Primeiro ficaram tentando adiar o inevitável (rebuild) e trouxeram jogadores q não encaixam com o jogo q fez o Hoiberg ser contratado (ataque rápido e baseado em 3 pts). Nesta temporada ele teve os desfalques de 2 titulares, sendo q um é o melhor jogador da equipe.
    NBA tá parecendo cada vez mais campeonato brasileiro. Sobra para o técnico quando a equipe não consegue segue jogar tendo desfalques importantes. Deve ter sido uma situação em q a diretoria tava de saco cheio dele, e esperaram a primeira oportunidade para demitir

    • Gustavo – #LeBronGOAT

      Discordo um pouco, direção do Bulls fez muita cagada mas o Hoiberg ja tava a 4 anos no cargo, tem nem comparação com campeonato brasileiro, quando um tecnico chega a ser demitido com 3 meses no cargo.

      • LeBrOSMAN⚔️O Draft é logo ali

        Desses 4 anos, a primeira temporada era com um elenco moldado para o Thibodeau, o completo oposto do Hoiberg. A segunda temporada dele foi outra vez com uma montagem terrível de elenco. Somente na temporada seguinte começou a ter a montagem mais condizente com ele (a escolha do Markkaneen diz mt isto, um dos melhores arremessadores daquele Draft.) e foi ano realmente de rebuild. Para esta temporada outro ano de rebuild com a volta de uma montagem ruim de elenco, gastando tanto dinheiro em um jogador nada a ver no elenco (Jabari Parker), sem falar nas lesões.
        Foram 4 anos, mas q em um contexto, para mim, foram 2 temporadas. Pouco tempo para um treinador de uma equipe em rebuild, e q teve isto atrasado nos primeiros 2 anos dele no comando.
        Só a dupla Gar-Pax para enxergar q aquele elenco moldado para o Thibs, daria certo com o Hoiberg.

        • Gustavo – #LeBronGOAT

          Concordo na parte da diretoria ter feito bobagem, mas 3 temporadas completas é raridade no futebol brasileiro, seja com elenco compatível ou n. Só achei a comparação nada haver, mas isso é o menos importante do seu texto.

    • Michel Moral

      Ainda sobre as besteiras da diretoria, o que eu estou sem entender até hoje foi a formação da rotação da posição 1.

      Teve um momento que o Bulls rodava três, quatro armadores sem chute e velocidade, dois atributos indispensáveis para os armadores de hoje em dia. Aliás, é um time que quase não tem chutadores.

      Para dar jeito mesmo, eles precisam urgentemente de um Anthony Davis e mais um SF all-star. Daí o time começa a se desenhar.

      • Gustavo

        Um Anthony Davis e mais um SF all-star dão jeito em qualquer time da liga.

        • Michel Moral

          Por mais óbvio que possa parecer, o comentário é um pouco mais profundo.

          Davis é de Chicago. Joga de Center e é bom defensor. Seria um encaixe perfeito para o Markkanen, que jogaria espaçando a quadra e metendo bola de fora (veja como Mirotic cresceu ao lado do “monocelha”).

          Mas ainda que AD chegasse, o time ainda precisaria de mais um nome. Uma estrela solitária torna o jogo previsível e inconsistente. Precisaria de mais um nome para distribuir a responsabilidade.

          Sério. Penso que o Bulls possa ser um destino a ser considerado por Davis na FA 2020. O problema é essa diretoria incompetente que não faz um trabalho minimamente decente que fizesse o cara se sentir atraído pelo projeto.

          • Gustavo

            Entendi o ponto, mas se listarmos quais são os SF AllStar da liga, temos Lebron, Durant, Kawhi, PG, Giannis e Butler. Qualquer um deles junto com Davis garante no mínimo mando de quadra.

          • Michel Moral

            Tá.

            Então, esquecendo a questão de ser um SF all-star. Basta ser um jogador de nível all-star. Não precisaria nem ser um desses que vc citou. Por exemplo, um Tobias Harris.

            Eu me refiro exatamente para ter um time competitivo e para brigar por playoffs. Não acho que um time com AD + PG ou Butler seja mando de quadra com absoluta certeza. Brigaria por playoffs certamente, mas ter 2 all-stars no time hoje já não coloca ninguém em muuuita vantagem.

            Penso mais na questão tática, do que em qualquer outra coisa.

            Agora, Durant e LeBron são outros 500. Aí é o Davis que fica em segundo plano rs rs rs rs.

          • Gustavo

            Sobre o futuro, o Bulls já tem 3 bons jogadores pra desenvolver: Lavine, Lauri e Carter. Esse ano tem que focar em adicionar mais um bom SF (RJ, Reddish ou Nassir Little), que tenha potencial para ser FP desse time.

            Já seria um alento pro futuro.

          • RalfLakers

            Cara ele já tem um all star junto no Pelicans que é melhor que o Tobias Harris e nem assim ele consegue chegar perto de brigar pelo titulo.
            Então apenas um all star nivel Durant ou Lebron que faria dos Bulls diferente dos Pelicans atuais.
            Logo tudo que a galera disse pra ti ai embaixo ta certo… AD + SF all star da proxima FA, resolve QUALQUER TIME DA LIGA

          • Marco Antônio DE Paula

            Davis está cansado de não ganhar nada em NO, vai fazer o que no Bulls? Apanhar ainda mais?. Davis busca um time contender para brigar pelo anel.

          • Llipe LeDrain

            Duvido muito, se for para sair do pelicans ele vai para um time que tenha alguém para ajudá-lo, se for para carregar o piano sozinho ele deve ficar no pelicans. Bulls não tem atrativos como outras franquias, se o negocio for dinheiro tem os times de nova Iorque e los angeles e se for time para brigar por títulos ele se junta a caras como: kl, durant, lebron, irving etc, lógica é mais ou menos essa.

        • RalfLakers

          comentário mais obvio só se citasse diretamente Lebron ou Durant…. kkkkkkkk

      • LeBrOSMAN⚔️O Draft é logo ali

        O estilo do Hoiberg é conhecido como Pace and Space. Mt movimentação, velocidade e arremessos.
        Ele tentou aplicar o q fez com q ele fosse contratado. Por isso a confusão em quadra, o elenco pouco tinha a ver com o sistema q ele foi contratado.

    • Cassio Lopes

      Esse teu comentário se fosse em 2017 seria perfeito, porém mudaram todo o elenco pra se encaixar na filosofia de ataque rápido e chute de 3 dele. Tanto é q o Bulls foi o sexto time q mais chutou de 3.

      • LeBrOSMAN⚔️O Draft é logo ali

        Mas não existem jogadores q saibam fazer isso no elenco. Tirando o elenco da 1° temporada (aquele elenco era do Thibs) e o da temporada seguinte com Wade, Rondo e Butler, q realmente não iria dar certo nisto, na temporada seguinte os melhores shooters eram Ala Pivôs, o Markkanenn e o Mirotic, q vinha numa excelente temporada nos arremessos e foi trocado. Sobrou o finlandês, Justin Holiday e Paul Zipzer como jogadores sendo ameaça no perímetro, e somente os 2 primeiros são confiáveis, e o LaVine mal jogou.
        Para esta temporada sobrou o Justin Holiday (um 3 and D) como possível arremessador disponível… e só! Como se não bastasse, trouxeram o Jabari Parker, outro jogador nada a ver com esse sistema do Hoiberg. A montagem do elenco foi horrível, e não é de hoje. O Hoiberg é o tipo de treinador q pelo jeito trabalha com seu estilo, não é tão adaptável ( e maioria é assim mesmo), por isso a quantidade de arremessos q vc citou, e o aproveitamento péssimo, msmo a equipe não tendo especialistas para desempenhar esse sistema dele.

        • João Víctor Matos

          Se não esta dando certo o seu jeito de trabalhar com os jogadores que possui parte do técnico mudar seu estilo de jogo para se adequar ao time e conseguir vitórias agora que o time não está em tank. O cara ganha 5 milhões para ser refém de um estilo de jogo? A culpa também é dos GMS mas infelizmente ninguém demite esses caras…

          • LeBrOSMAN⚔️O Draft é logo ali

            Aí é q tá, dá para contar nos dedos quem se adapta aos jogadores q possui. E ñ culpo tanto o Hoiberg por isto, pq ele foi contratado por causa do estilo de jogo q ele aplicava em Iowa State. Imagina se ele muda seu estilo de jogo e ñ dá certo?
            Seria ruim de todo jeito, com ainda o problema de dizerem q ele tá querendo inventar.

    • Diego Costa

      Não é primeira oportunidade, o Bulls foi paciente demais com ele. O cara está a 4 anos e nunca conseguiu nada demais .

      Esse ano o time está 5-19. Aí é só escolher, ou você continua no que é certamente ruim, ou aposta no duvidoso. A segunda opção é sempre a melhor.

      • LeBrOSMAN⚔️O Draft é logo ali

        Esses 4 anos para mim precisa de um contexto maior como eu disse abaixo. Ele nunca teve a oportunidade de realmente colocar seu esquema de jogo com jogadores q pudessem fazer isso. A campanha dessa temporada não surpreende quando vc tá sem 2 titulares, outros jogadores importantes lesionados, e seu elenco é ruim.
        Assistente técnico assumindo a equipe no meio da temporada, para mim é atestado de fim de temporada. Raramente fica, eu msmo não lembro de alguém recentemente q se manteve no cargo.

        • LcDiniz

          O Lue no Cavs era assistente técnico, mas o todo mundo sabe que quem mandava era o Lebron

          • LeBrOSMAN⚔️O Draft é logo ali

            Pô mas isso aí é uma grande exceção, rs. LeBron carrega qualquer treinador. Seja ele qual for, o LeBron eleva a equipe de patamar, e só existe um LeBron! rs
            Isso não aconteceu com Harden por exemplo, q teve o McHale demitido num período parecido a este da temporada e o Houston caiu na primeira rodada dos Playoffs, quando até “fez força” para não ir para a pós temporada de tão ruim q tava o clima da equipe com o Harden e o DH12 e de como tava jogando mal tbrm.

          • Pablo Monteiro

            Tirando o Erik Spoelstra q é um excelente treinador, acho q ele carregou todos nas costas msm.

    • Carlos Humberto Nobre

      Falou exatamente o que eu penso! Essa diretoria já vem prologando o inevitável por pelo menos 03 (três) temporadas. Infelizmente é hora de cortar na carna por algumas temporadas. Só assim Chicago deixará esse marasmo pós Rose!

  • Pablo Monteiro

    George Karl seriam boas escolha na proxima temporada. Ja que perderam Fizdale…

    • Dudu Ferrero

      prefiro o Lue, Bulls precisa de experiencia de tecnico campeao

      • Mas oq

      • Daniel Monteiro

        Seria ótimo para o rebuild

      • Pablo Monteiro

        Pra perder Lue é uma maravilha msm kkkk

    • Daniel Monteiro

      Tem o Stan Van Gundy

  • Tulio Machado

    Depois de deixar o Dirk 2.0 no banco na sua volta, foi demitido por justa causa… Nada de errado

    • Daniel Monteiro

      Qualé, o Markkanem tava voltando de lesão

  • Marcelo Fernandes

    Quem quer apostar que vão mudar para pior ?

  • Doug

    Ruimberg!

  • Dudu Ferrero

    O que adianta? ta parecendo futebol brasileiro kkk um cara aonde os melhores jogadores sao mt novos sem experiencia alguma e o time num geral é fraco, nao da pra fazer milagre

  • Lucas Antunes

    A considerar que o melhor momento do Bulls com Hoiberg, foi justamente quando ele resolveu não interferir e deixou butler, wade e rondo se acertarem pra comandar o time, dá pra se justificar a (tardia) demissão…

    Jamais, em momento algum, mostrou qualquer esboço ou característica positiva do padrão tático que queria para o time e, no geral, ficou a mercê do desenvolvimento natural e da qualidade individual de seus jogadores para ganhar jogos durante esse tempo.

    Como falaram aqui, a diretoria realmente não ajudou mt, mas acertou em cheio na troca do butler (quero dizer, rendeu bons ativos para o futuro da equipe, o que vai ajudar na rebuild). E também, deu tempo mais que suficiente para Hoiberg apresentar qualquer qualidade que justificasse tamanha confiança (a ponto de se desfazer do FP e fazer outros diversos movimentos), o que obviamente não se justificou.

    • Vitor Martins

      Convenhamos que a troca a do Butler foi muita sorte, né? Beleza, se deram bem e tals, mas Markannen não tinha mostrado tanto na NCAA pra valer a troca, e nem a mãe do LaVine podia esperar que ele fizesse uma temporada com mais de 25pts de média logo de cara…

      • Lucas Antunes

        Claro, com certeza.. mas ainda assim, o técnico chegou a ter esse material humano em mãos e nunca teve qualquer influência no desenvolvimento desses caras…

      • Cassio Lopes

        Sorte tb não né?! Que os comandantes do Bulls merecem as pauladas q levam, não tenho dúvidas. Paxson tá aí a anos e fazendo burrices como trocar LaMarcus por Tyrus Thomas ou montar um perímetro q não chuta p um treinador baseado em tiro de longe, como disse a lista longa. Mas na troca do Butler eles foram bem convictos q Dunn e LaVine eram os caras certos. A troca não concretizou na temporada anterior talvez pq faltasse mais um prospect e foram certeiros em Lauri (q enfim batia com as características desejadas pelo treinador).

        O irônico é q agora sem Hoiberg, Bulls pode ter Butler jogando com todos esses caras temporada q vem. Há ainda um leve boato q Bulls poderia oferecer Dunn, Bobby Portis e futuras picks por Irving q deixará Boston de mão vazias temporada q vem.

  • Dudu Ferrero

    Poderiam atras do Tyronn Lue, o Bulls precisa d experiencia de um tecnico campeao e acustumado com playoffs

    • Llipe LeDrain

      Você esta falando sério ou é zoeira? Porque quando alguém fala em técnico e citam o TL parece que é uma piada.

  • eder bicalho

    No Suns tem um técnico muito bom, o COCOskov, apostaria nele!

  • O banido

    Jair demitido e Fred também. No mesmo dia. Segunda feira boa demais.

    • Beto cargnin

      Eu não podia mais ver o Jair Ventura com a camisa Corinthians.

      • Luiz Fernando Azevedo

        Somos 2…kkkkk

        Mas não adianta só vir o Carille e não trazer jogadores bons, por que ele não é mágico…kkk

  • Carlos Humberto Nobre

    Sinceramente, já passou da hora dos Bulls rumarem para o TANK oficial. Ficar no meio do caminho já não dá mais. Esse marasmo pós Rose precisa acabar. A última tentativa não deu certo (Wade, Rondo, Butler). Agora é hora de negociar os valores que restam por picks e cortar na carna por 1, 2 ou até 03 temporadas. Uma decisão precisa ser tomada em Chicago.

  • MICHAEL JORDAN 23 #GOAT

    já vai tarde, técnico limitado, rotações ruins, não sabe desenhar uma jogada em finais de partidas, o time quase não tinha jogadas e vivia muito do individual dos jogadores, só acho que tinha que ter sido antes essa demissão, na free agency tinha vários nomes interessantes, mas essa season é tank mode.

  • Mavscelo

    Frank Vogel tá sem time? Bulls poderiam investir nele.

  • Danilo Celtics #Banner18

    se o projeto é tankar pra q demitir o tecnico?

    • Daniel Monteiro

      Para vacilitar o tank

    • Doug

      Acho que td o que der para atrapalhar o time, ajuda no tank…toda mudança causa um desconforto e talvez eles achassem o Roiberg muito bom para tankar…devem ter apalavrado com o Lue para garantir o tank…kkk

  • Vitor Martins

    Nessas horas eu lembro de watchmen: “quem vigia os vigilantes?”

    Hoiberg é ruim? Muito, um dos piores da NBA. O timing para a demissão era bom? Não sei, Bulls não tem objetivo nenhum que não seja desenvolver os garotos, então tanto faz. O meu maior problema nessas demissões é colocar toda a responsabilidade técnica em uma só pessoa. Hoiberg é claramente um dos culpados, mas nem é o maior, acho o front office de Chicago um dos piores da liga. Há anos isso, inclusive. Tirando um breve respiro com o Rose essa franquia nunca de fato se consolidou entre as grandes depois do Jordan. Talvez seja uma das mais conhecidas no mundo e não conseguem capitalizar o sucesso mundial da marca em uma dominância técnica. E eu me pergunto, qual a responsabilidade dos dirigente? Deram um time ruim pra um técnico ruim, sendo o que o time mudava todo ano, não só em nomes, mas em perspectivas, nunca foi favorável pro Hoiberg implementar algo. Alguma forma de accountability deveria existir para os executivos, algo mais forte do que cobranças do dono. Talvez seja difícil tornar, sei lá, o Bucks relevante, mas não o Bulls. Pelo menos não deveria.

  • Marcelo Desoxi

    A cultura de “a culpa é do técnico” definitivamente se instalou na NBA.

    Não defendendo o Hoiberg, mas a diretoria das Vacas faz tudo errado há anos. A começar por montagens de elenco totalmente aleatórias.

    Olhando casos como o do próprio SVG no Pistons, que era cobrado muito mais do que tinha em mãos.
    Ou do Casey, em Toronto, ou de qualquer técnico do Thunder nos últimos anos.
    A vida desses jogadores é muito moleza. Por isso são medrosos, mimados, softs. É isso.

    • KlayMVP

      Bom cara nos 2 primeiros casos que vc citou ai os times evoluiram( Pistons e Raptors) e o Walton também é um técnico bem mais ou menos na minha opinião…

      • Marcelo Desoxi

        Primeiro que eu me refiro à críticas, e não as demissões em si.

        Segundo que:
        Não creio que essa evolução do Raptors seja por conta de troca de técnicos, sinceramente.
        E também, eles sempre dominaram em temporada regular. Temos que esperar os playoffs.

        E no caso do Detroit, o SVG não tinha um cara como o Griffin durante seus anos. Ele pegou somente metade do período. E Detroit demitiu ele no timing correto, quando Casey estava no mercado. Diferente do que o Bulls fez agora.

  • Paulo Henrique

    Até acho q ele devia ser demitido, muito fraco, mas é óbvio q o Bulls tá totalmente perdido em relação ao futuro, não sabe se aposta no Lauri como FP se tanka pra ter uma pick alta, ou tenta competir. E o técnico não tem culpa nisso

  • Luiz

    Dunn.Denzel e Markannen machucados a temporada inteira, sim. Mas não acho que Hoiberg seja técnico pra NBA não,quando tinha em time bom em 2015-16 e 2016-17 perdeu o vestiário,

  • Pablo Oviedo

    O time não tem chutador de 3 e o cara insistia nesse esquema. Bulls desperdiça muitos ataques nesses chutes bizonhos de 3, isso já e motivo suficiente pra demitir o cara. Mas não muda o fato que a defesa do time é uma várzea, não tem um PG decente que arme o jogo e o time se apoia em jogadas individuais de seus melhores jogadores…

  • ADL

    Nao vou entrar no merito de que se devia ser ou nao denitido. Mas a nba nos ultimos 3 anos esta parecendo o brasileirao

  • Santista

    Enquanto isso Doc Rivers lidera o Oeste Selvagem com o Clippão.

  • Marcelo Bulls #SeeRed

    apesar dos Bulls não terem dado os melhores rosters para ele trabalhar, o Hoiberg é muito fraco, rotações duvidosas, defesa pifia, e sem movimentações no ataque, agora é cair de cabeça no tank nessa temporada e draftar um SF e tentar bons agentes livres na próxima free agency.

  • Rafael lima NBA

    Ahhhhhhh se o BULLS fizesse uma proposta pro técnico da Universidade de VILLANOVA jay wright.
    TANK 2019 …..

  • Era o que faltava para o Felício finalmente virar All Star