Gasol iguala Kresimir Cosic como maior vencedor de MVP em Eurobasket

Com seis ausências para o Eurobasket 2015 (Carlos Navarro, José Calderón, Ricky Rubio, Marc Gasol, Serge Ibaka e Alex Abrines), a Espanha chegou como incógnita no torneio europeu, mas contou com atuações de gala do ala-pivô Pau Gasol para garantir seu terceiro título nas últimas quatro edições, e sua vaga nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Maior pontuador da competição com 230 pontos totais em nove jogos, Gasol foi eleito o melhor jogador do torneio de 2015, alcançando assim, sua segunda premiação de MVP em Eurobasket, e igualando o ex-pivô iuguslavo Kresimir Cosic. Além de cestinha, Gasol ficou na 4ª posição no quesito rebotes, com 8.8 por jogo. No mata-mata, o jogador de 35 anos teve médias de 30.5 pontos, 9.7 rebotes e aproveitamento geral de 60% nos arremessos de quadra.

Em entrevista após receber o prêmio, Gasol se mostrou contente com o recorde e suas atuações: “Este prêmio tem significado especial, com certeza”, afirmou Pau depois da vitória sobre a Lituânia. “Ser capaz de jogar nesse nível neste ponto da minha carreira, após tudo o que eu e este time conquistamos, é sempre para se orgulhar sempre. Tenho uma grande paixão por esse jogo, e atuar pela Espanha é algo realmente especial”.

Leia mais
Espanha vence Lituânia e é campeã do EuroBasket
Astros do Eurobasket, Vesely e Satoransky querem jogar na NBA em 2016
Tony Parker torna-se maior pontuador da história do EuroBasket

Presente em seis campeonatos europeus na carreira, Gasol foi escolhido para o time ideal em todas as edições, que em 2015, é completado pelo compatriota Sergio Rodríguez, o francês Nando De Colo, e os lituanos Jonas Valanciunas e Jonas Maciulis.

Grandes líderes da vice-campeã Lituânia, Valanciunas e Maciulis lideraram a equipe em pontos, 16 e 13.8, e rebotes, 8.4 e 6.3 respectivamente. Aos 30 anos, Maciulis também foi o maior roubador de bolas do Eurobasket com quase dois roubos por jogo.

Diferentemente da época de San Antonio Spurs, De Colo não ficou atrás de Tony Parker, e teve papel decisivo para o terceiro lugar conquistado pela seleção francesa. Atualmente no CSKA Moscou, o armador de 28 anos foi superior à Parker em todas as médias de arremessos, e ainda foi o cestinha da França com 13.1 pontos por jogo.

Parceiro de Gasol, Rodríguez foi titular em apenas dois jogos da seleção espanhola, mas ainda assim, foi terceiro jogador com mais minutos em quadra da equipe, perdendo apenas para Pau e Sergio Llull. Terceiro maior pontuar da Espanha com 9.9 pontos por jogo, Rodríguez também contribuiu com 4.4 passes decisivos por partida.

Com o final do torneio, Espanha e Lituânia garantiram presença nas olimpíadas do Rio de Janeiro, enquanto França, Sérvia, República Tcheca, Grécia e Itália disputarão três vagas com mais 13 seleções nos torneios pré-olímpicos mundiais.

  • TRUETHIAGO

    MVP indiscutível do Gasol, mas como essa Seleção do campeonato é bastante discutível. Nunca que o Rodriguez fez um EuroBasket melhor que o do Teodosic ou mesmo que o do Kalnietis. E o Gasol jogou de claramente de C, logo o Valanciunas rodaria na minha opinião; caberia tranquilamente o Gallinari ou Bjelica ali. De Colo, ok, mas também não seria nenhum absurdo colocar o Gentile nessa briga. Enfim, um pouco distorcido esse All-Team Tournament.

    • Gustavo Santos

      não fez melhor mas jogou demais o Sergio Rodriguez, mas eu sou suspeito a falar dele, sou fã demais do basquete dele.

      • Zack Batista

        Essa é uma verdade. Sérgio Rodriguez jogou muito na maioria dos jogos mesmo, principalmente no mata-mata. Ele foi o cérebro(envolver o time) da equipe espanhola, ficando de coadjuvante do grande e brilhante Pau Gasol.

      • TRUETHIAGO

        Jogou em alguns jogos, em outros não; o único jogador regular mesmo da Espanha no torneio foi o Gasol. Não questiono a qualidade do Rodriguez, é sem dúvida um dos melhores da posição atualmente na Europa, mas se pegarmos essa edição do Eurobasket ele não merecia entrar no time ideal da competição.

        Teodosic, antes das semifinais, aparecia inclusive como “sombra” do Gasol para o MVP. Aí a Sérvia faz a pior partida deles no campeonato (estavam invictos), perdem e o cara não entra nem na seleção do torneio?!

  • Rafa

    Aproveitando a materia…Alguma chance de jogadores que se destacaram na Euro jogar na NBA? Lembro do Bjelica que deve integrar o Wolves ja essa temporada.

    • TRUETHIAGO

      Já saiu matéria aqui no Jumper que o Wizards provavelmente irá “chamar” o Satoransky para a próxima temporada (2016/17); e o Vesely parece que irá tentar uma “2ª chance” futuramente.

      Gentile fez um EuroBasket muito bom. Confesso que nunca tinha reparado nele direito, e daí era natural aquela “comparação” com o Belinelli, porém achei ele com um teto bem interessante e até mesmo mais completo. Não depende tanto dos arremessos, gosta de atacar a cesta e defende razoavelmente. Parece que os direitos dele estão com o Rockets, vale observar seu desenvolvimento e o Daryl Morel não costuma dar ponto sem nó.

      Outro que eu não conhecia muito bem e me chamou atenção foi o Kuzminskas (Lituânia), ala bem alto e atlético. Não é mais tão garoto assim, 25 anos, mas achei promissor.

      E, claro, Milos Teodosic (armador). Esse obviamente tem nível jogar ou no mínimo ser testado na NBA, pois não fica devendo em nada para Rubio, Calderon, Burke, Chalmers , Jarrett Jack, entre tantos outros da posição que atuam na liga.

      • Rafa

        Tinha esquecido do Satoransky, os videos que tinha visto ele só sabia enterrar, mas vendo os jogos da Euro me pareceu ser um bom playmaker e ainda mete umas bolinhas de 3, ainda tem vantagem pelo tamanho e nao dever nada em requisitos atleticos.

        Kuzminkas ja conhecia, mas era muito timido em quadra, acho ele alguma coisa parecida com o Kleiza.

        Teodosic é melhor que esses que vc citou mesmo e merece uma chance, sem contar que ele é a cara do João Cana Brava kkkkkkk

        • Zack Batista

          Também acho o Teodosic melhor q esses jogadores da NBA citados, e não é de agora.

          Ele até recebeu uma proposta do Memphis para ser reserva do Conley na qual foi prontamente recusada. Ele poderia ser titular de algumas equipes da NBA sim, fácil, fácil, não tenho dúvidas.

      • ThiagoLakers

        So nao concordo em uma coisa como assim esse Tedosic e melhor que nossa lenda Chalmers, desrespeito total com ele, …

        • TRUETHIAGO

          Rs, eu nem usei o termo melhor/pior para não causar polêmica. São jogadores que tem seu valor, só que o Teodosic não está abaixo para nenhum deles e merece ser cogitado.

          Mas teria que ser algo planejado, não adianta fazer tipo Spanoulis que ficava como 3ª opção nos Rockets e o Jeff Van Gundy quase não dava tempo de quadra para o grego. Nem também deixar para vir em decadência, com 30 e tantos anos nas costas (como o Prigioni ou agora o Huertas)

          Particularmente, acredito que tendo espaço ele poderia se tornar um PG num patamar similar ao Dragic.

  • tiago

    Mitou no Eurobasket, agora esta chegando a hora de mitar pelo Bulls haha Não sei como o Sergio Rodríguez não era titular, muito melhor que esse Sergio Llull KKKK

    • Zack Batista

      Vai arrebentar no Bulls novamente, meu caro, é só esperarmos… Ele, Butler e o Rose, serão os pilares da equipe. Vai ajudar bastante o Mirotic q vem para sua segunda temporada. É verdade q o montenegrino não fez um bom eurobasket, até por conta do sistema de jogo do técnico italiano, que não o favorecia, mas acredito q ele terá um papel importante nesse time do Chicago já na próxima temporada. O prefeito gosta muito dele e já pensa em utilizá-lo como titular, ao lado de Gasol. Vamos aguardar.

  • Uncle Drew

    Esse EuroBasket foi excelente. Nível técnico mt bom e ainda bem q durou mt tempo pq GRAZADELS o Training Camp começa já na próxima terça-feira para todas as equipes, o/, e o Global Games é daqui a 2 semanas . Aceitaria até uma partida entre Nets x Kings numa boa, tamanha a abstinência de NBA q eu tô tendo hahahah

    • Fabrica de Vassilo

      Temporada passada TEVE Nets x Kings no global games, e eu assisti tamanha abstinencia que eu tava hauehauehuahe
      mas falando serio, até que não foi um jogo ruim

  • Matheus Oliveira

    Esse Espanhol é um monstro do basquete pqp.. Esse cara é demais.
    Pena que foi queimado no Lakers

    • jc

      Queimado? O cara ganhou dois títulos da NBA jogando em Los Angeles, sendo peça fundamental.
      Gasol entraria no meu time ideal de estrangeiros na NBA.

      • Matheus Oliveira

        Ele foi moeda de troca muitas vezes, jc. Para com isso..
        Esse cara é lenda, deveria ser tratado como tal

  • Rafael Victor

    Quem achou que o Gasol iria ladeira abaixo depois do Lakers, se enganou muito, aconteceu o contrário!