Gerente geral do Spurs, R.C. Buford ganha prêmio de executivo do ano

Demorou, mas o dirigente por trás de um dos times mais bem sucedidos da história recente da NBA ganhou o devido reconhecimento. O gerente geral R.C. Buford, do San Antonio Spurs, foi eleito executivo do ano pela primeira vez nesta quarta-feira. Ele totalizou 58 pontos em votação envolvendo os 30 GMs da liga.

Buford começou no Spurs como olheiro, em 1994, e assumiu a gerência geral da franquia oito anos depois, quando o treinador Gregg Popovich decidiu não mais acumular a função. Desde então, ele conquistou três títulos da NBA (2003, 05 e 07) e foi um dos principais responsáveis pela manutenção do time entre os melhores da liga na última década.

“Nós estamos todos empolgados com a notícia aqui. R.C. faz um grande trabalho e merece um prêmio há anos. Tem sido um prazer estar e trabalhar ao seu lado nas últimas temporadas”, elogiou Popovich, que costuma receber a maior parte dos créditos ao se falar do longo período de sucesso do Spurs.

Ryan McDonough, gerente-geral do Phoenix Suns, terminou a votação em segundo lugar (47 pontos). Neil Olshey (Portland Trail Blazers), Masai Ujiri (Toronto Raptors, atual vencedor) e Pat Riley (Miami Heat) fecham o TOP 5 selecionado pelos GMs. Por não ser promovida, mas apenas reconhecida pela NBA, a eleição não teve seus votos divulgados.

Buford é o terceiro executivo do Spurs a conquistar o prêmio, fazendo companhia a Angelo Drossos (1978) e Bob Bass (1990). Apesar de estar feliz com o reconhecimento do trabalho, o gerente não esconde que está mais interessado em outro troféu. “Não estou neste ramo por prêmios. Nós estamos aqui para ganhar campeonatos. Este é o título que todos queremos”, cravou.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Caseh

    Nossa, achei que ele já tivesse ganho esse prêmio em alguma outra temporada. Enfim, merecido.

  • Daniel Nogueira

    Finalmente!!!