Giannis Antetokounmpo confirma que defenderá Grécia na Copa do Mundo FIBA

A Grécia vai ter seu principal jogador à disposição para a disputa da Copa do Mundo FIBA. Durante entrevistas no fim de semana do Jogo das Estrelas, o astro Giannis Antetokounmpo anunciou que pretende defender a seleção nacional no torneio, que acontecerá entre agosto e setembro deste ano, na China. Os gregos já garantiram vaga na competição por meio das eliminatórias europeias.

Segundo o próprio ala do Milwaukee Bucks, o único motivo que poderia mudar a decisão seria significantes dúvidas sobre sua condição física. Muitos atletas da NBA, de várias nacionalidades, têm declarado interesse em participar do Mundial, mas há uma preocupação entre os times da liga porque a final do torneio vai ser realizada a apenas uma semana do início da temporada 2019-2020.

Candidato a MVP da temporada, Antetokounmpo é a grande esperança da seleção grega na busca pelo inédito título mundial. O melhor resultado do país na história da competição foi um vice-campeonato em 2006, quando acabou derrotado pela Espanha na decisão. O ala e referência do Bucks registra médias de 27.2 pontos, 12.7 rebotes, 6.0 assistências em 53 partidas na atual temporada.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Thiago

    como dizer não para esse grande homem

  • I’m Back to be FP 🏀 TgO

    vai soterrar todo mundo das outras seleções, talvez só não a americana.

    • Lucas Henrique

      Nvl do mundial é alto, seleção grega vai penar contra Espanha, França, servia, Croácia, Itália, Canadá, Austrália, etc…

      • Lucas Henrique

        Na Sérvia por exemplo tem Teodosic, Bogdanovic, Jokic…

        • Guilherme

          Time da Espanha me parece o mais forte, sem contar que a mesma base joga junto a muito tempo.

          • Lucas Henrique

            Verdade, ainda esqueci de citar o Mirotic e os irmãos Willy e Juancho Hernangomes

          • Guilherme

            Bem lembrado… seleção fortíssima em todas as posições.

          • vsr.snake

            Escola da Espanha eh tradicional, mas o core eh muito velho. No último EuroBasket ficou bem evidente. Acho que não pegam medalha.

        • Julio Zago

          Canadá também pode vir muito forte, para alguns só fica atrás da seleção americana. E pode ser verdade. Shai-Murray-Wiggins-Olynyk-TT podem formar um time bem interessante.

          • Lucas Henrique

            Verdade,ainda tem Cory Joseph, Nik Stauskas, Dwight Powell e quem sabe o calouro sensação RJ Barret

          • Julio Zago

            Bem lembrado, ainda não é, mas tem condições para se firmar como segunda força do basquete.

        • Otto Rocket Power

          A seleção Servia vem bem forte. São 3 GENIOS rapaz.

        • Doug

          Faltou citar o gigante mítico da Sérvia: Boban Marjanovic!!

        • TRUETHIAGO

          Eslovênia não estará no Mundial, matematicamente sem chance de classificação no seu grupo, vão apenas cumprir tabela na rodada final.

          Croácia está numa situação bem delicada, vai precisar ganhar seus dois jogos e ainda torcer por combinação de resultados de outras seleções. Chances bastante consideráveis de ficarem fora.

          Sérvia e Letônia também não estão garantidas ainda. No caso dos sérvios, a tendência é classificar, já que enfrentam os dois piores times do seu grupo; enquanto os letões recebem a Espanha, embora já classificada sempre forte, e decidem a vaga num confronto direto contra Montenegro.

          Resumidamente, Espanha, Turquia, Lituânia, França, República Tcheca, Grécia e Alemanha estão classificadas, e outras 5 vagas estão abertas:

          – Montenegro, Letônia e Ucrânia brigam por uma;

          – Itália, Polônia, Hungria e Croácia disputando duas;

          – Rússia ou Finlândia;

          – Sérvia, Georgia ou Israel ficam com a última.

          Inclusive, os jogos decisivos acontecem justamente nessa semana, quinta/sexta e sábado/domingo.

    • Maicon Gomes

      Seleção grega é bem mais ou menos. Tem equipes mais fortes que ela.

  • Vitor Martins

    Mais uma seleção pra massacrar o Brasil (se se classificar, claro, Bial>>>>>Petrovic)

    • TRUETHIAGO

      Pois é, por via das dúvidas seria bom a Venezuela dar uma ajudinha, rs.

      Se a decisão ficar para o último jogo, no confronto direto contra a República Dominicana, também não coloco minha mão no fogo…

      E olha que vai levar uma boa vantagem para Santo Domingo, vitória de 18 pontos na partida de São Paulo. Ou seja, se perder por 17 ainda classifica.

      • Vitor Martins

        Pra falar a verdade eu tô com saudades daquela seleção das olimpíadas, pelo menos fomos pra duas seguidas. Prevejo uns 30, 40 sem ir pra uma (no mínimo).

        • TRUETHIAGO

          Sim, até porque nas Olimpíada são bem menos vagas. Ainda não parei para pensar tão distante assim, mas é perfeitamente possível ficar de fora por bastante tempo. Mesmo nessa última só classificou porque era país sede e tal. Na Copa America (2015) que definiu as outras vagas para o continente foi um fiasco, terminando em último do grupo, com direito a derrotas para México, Panamá, Uruguai…

          Agora, no Mundial, para ficar com uma vaga em Tóquio terá que terminar entre as duas melhores seleções das Americas. Ou seja, alguém acha que vamos ficar na frente dos EUA e Canadá?! Nem vou citar Argentina, por exemplo.

          Depois vai ter uma repescagem que eu ainda não entendi direito como funciona exatamente, os critérios, mas provavelmente só terá pedreira.

          • Vitor Martins

            Acho que vai ser um pré-olímpico mundial de repescagem. Ou seja, com várias seleções européias fortíssimas. Ficou ainda mais difícil se classificar. O foda é que a CBB quer resultados agora, o ideal era chamar um técnico brasileiro que bote a molecada toda pra jogas (Yago, Didi, Caboclo, Siewert, Túlio, Oscar) e esquecer de vez os veteranos (que foram ótimos, mas se Leandrinho, Alex e Varejão já não conquistaram muita coisa juntos no auge imagina com todos acima dos 35?). Se é pra perder, eu prefiro perder com um time de garotos que pode se desenvolver e amadurecer no futuro do que perder com os mesmo há duas décadas.

  • Zé Ninguém

    Caboclo marca ele

  • Flavio Cristiano Saldanha

    Lendo os comentários notei a seleção canadense, que monstruosidade ela pode ser tornar!

    • Leandro Augusto

      Nem cavalo aguenta kkkkk, jogador igual a esse não tem kkkk

  • Vai ser lindo ver os europeus tentando marcá-lo.

    • Zazi10

      Acho que os jogadores que apanham mais na defesa da Europa, nesse momento, são os armadores (Curry, Harden, etc), especialmente o Harden que precisa de volume de jogo pra render e naquela defesa FIBA não teria.
      Agr quando são James, Durants, Antetokounmpos. Aí já é foda prs caras acompanharem kkkkk

  • Danillo Fernandez

    A partir do momento em que um dos principais jogadores da NBA resolve jogar esse campeonato , a Grecia se torna sim uma das favoritas. Vão ter que fazer um rodízio de faltas para marca-lo não sei o que farão. Mas ele vem , se bem fisicamente , pra ganhar esse competição

  • Doug

    Vale citar que a Austrália, já classificada, tb tem uma galera que forma um time até decente, embora, obviamente, não seja candidato a título…Simmons, Ingles, Mills, Maker, Exum, Baynes, Delly…se ainda tivesse o Irving aí sim, seria bem interessante…mas, não sei como ficou tb depois daquela confusão generalizada contra Filipinas…

    • Zazi10

      Se Austrália jogar completa é um timinho pra dar trabalho. Ingles e Mills na 2 são caras chatos de jogar contra (Mills pq é doidão mesmo kkkkkkkkkkkkkkk).

  • Zazi10

    Seleções europeias vão vir fortes nesse mundial. Croácia, Servia, Eslovênia (foi campeã da Euroliga recentemente), França (talvez a maior frente pro Anteto pq tem o Gobert no garrafão), Espanha etc.
    EUA pode até ganhar se for com seleção de allstar mas vai ter que dar uma suada.

    • Toninho

      Eslovenia nao vai para copa do mundo manin

  • Lucas SEP

    Westbrook
    Curry
    Harden
    Klay Thompson
    Lebron
    Durant
    Paul George
    Kawhi Leonard
    Griffin (Irving)
    A.Davis
    D.Green
    Cousins

    Imagina USA com o time completo, iria da nem graça..Mas acho que vão com um time B.