GM do Cavs defende abordagem radical na trade deadline: “Precisava fazer algo”

O gerente-geral do Cleveland Cavaliers teve a primeira prova de fogo da carreira nesta quinta-feira. Koby Altman orquestrou uma profunda remodelagem no elenco da equipe antes do final da janela de transferências, fechando três negociações, com quatro equipes diferentes e envolvendo dez atletas. É provável que nunca um elenco da NBA tenha mudado tanto em um único dia de campanha regular. Mas, para o executivo, a abordagem radical era obrigatória.

“Nós sentimos que estávamos marchando lentamente para a morte na temporada e não queria participar de algo assim. Eu precisava fazer algo. E acho que, de forma geral, conseguimos ‘ajeitar’ a cultura e fundação do plantel. Muitas pessoas viram a falta de energia e entusiasmo do nosso time. Era especialmente decepcionante para mim testemunhar isso”, justificou o executivo, em entrevista por teleconferência no fim do dia mais movimentado de sua vida.

Através das negociações acertadas por Altman, o Cavs trouxe quatro reforços e viu a saída de seis atletas da franquia em um intervalo de só meia hora. George Hill, Jordan Clarkson, Rodney Hood e Larry Nance Jr. desembarcam em Ohio nas próximas horas, enquanto Isaiah Thomas, Derrick Rose, Iman Shumpert, Dwyane Wade, Jae Crowder e Channing Frye estão deixando o time. Sobram ainda duas vagas abertas para contratações pontuais.

“Eu estou realmente empolgado com os jogadores que nós conseguimos, pelo que esses caras adicionam a nossa equipe. Acredito que trouxemos animação para a organização e a cultura que estou tentando estabelecer aqui. Seremos um elenco enérgico e divertido novamente. Não só divertido de se assistir, mas também de fazer parte no dia-a-dia”, garantiu o dirigente, confirmando que existia um clima “complicado” nos bastidores da franquia.

E, mais do que os reforços em si, Altman aposta que as mudanças vão ajudar a trazer “nova vida” ao grande jogador do time. “Eu acho que teremos um LeBron James rejuvenescido. Isso é o principal, pois ele dita o nosso sucesso. Não quero dizer que ele não acreditava no antigo elenco, mas eu queria vê-lo com um senso renovado de alegria e estar ao seu lado nas últimas 24 horas foi ótimo, passou-me essa sensação”, contou o gerente-geral de “primeira viagem”.

O Cavaliers vinha em uma péssima fase desde a rodada do Natal, sofrendo 13 derrotas em seus últimos 20 jogos. A série negativa incluiu derrotas arrasadoras contra equipes como Toronto Raptors, Minnesota Timberwolves e Oklahoma City Thunder. Altman reconhece que não gostaria de ter feito tantas mudanças de forma tão repentina, mas, para salvar os sonhos de título da franquia, nada menos do que um “choque” seria efetivo.

“Nós imaginávamos fazer tantas mudanças? Não. E você nunca sabe qual vai ser o impacto de tantas alterações em um time, mas sei que seremos um elenco muito mais atlético, jovem e empolgante. Com a janela competitiva que possuímos com LeBron aqui, nós descobrimos que era o momento de revitalizar esse grupo sem esquecer de um pensamento sustentável para o futuro”, finalizou o dirigente, apostando em novas chances de título para um novo Cavaliers.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Dudu Ferrero

    Foi bem , mas poderia ter sido melhor com um pivo como o D Jordan, ai teria fechado com chave de ouro… agora é aguentar o TT mordendo seu protetor bocal a cada cesta que faz

    • Lucas Antunes

      Ele morde o protetor bocal só duas vezes por jogo então

      • Poli Canassa

        Dps que ele (a porra do pivô) terminou o jogo com 3 rebotes eu não tenho nem o que falar mais.

    • Poli Canassa

      DaJ não ia rolar, clipao queria a escolha dos nets

  • Anders

    Tomou a decisão correta.

    “”Aquele”” time não ia a lugar algum, vestiário provavelmente rachado, falta de velocidade, intensidade, vontade, marcação, vibração, tática (Isso não deve mudar muito visto quem está no comando) faltava tudo para se almejar algo na pós-temporada e fatalmente nem chegaria as finais.

    Não sei se com “”esse”” novo time da pra ganhar o anel, porém, provavelmente os recorrentes massacres devem terminar e farão jogos muito mais duros.

    • Diego Pereira Dos Santos

      Só faltou técnico?

      • Poli Canassa

        Com certeza, Lue nunca foi um grande planejador de jogadas ou bom em tirar o melhor dos jogadores.

  • Albert Medeiros

    É um sujeito inteligente, até aqui estou satisfeito de ter ele como o GM do Cavs…

  • Marcinho Mueller

    Eu achei que com as opções de mercado ele contratou mal. Cavs não foi estuprado em nenhum troca, até fizeram sentido algumas. Mas podia trazer gente melhor, pagando menos e até se livrando de alguns contratos ruins. Se era pra ir pro tudo ou nada, então trouxesse alguém pro garrafão, trocasse a pick nets também. Agora trouxe jogadores que não vão elevar o nível do time, CAP ta mais engessado que antes, e cconseguiram mais um contrato que ao meu ver é ridículo, que é o do Hill. Se o Lebron sair na temporada que vem, não tem o que fazer pra trazer alguém na FA. E por trocas vão ter que achar alguém que aceite os contratos ridículos, que eu acho muito difícil, só se envolverem a pick Nets. Sei lá, pra mim as trocas não foram ruins. Mas não foi nem tão agressivo pra ser campeão esse ano e nem partiram pra rebuild com a possível saída do Lebron…

    • Luiz Henrique

      Bem relativo isso, porque o Cavs tinha um elenco e não tinha um time, isso na minha opinião tem uma parcela de culpa do Lue mais nao toda dele como pregam ele nao é bom isso é verdade… mais com as opções de banco que o Cavs tem se o contrato do Frye nao fosse tão alto ele poderia ter ficado mais o IT Drose, Shumpert e Krowder nao estavam sendo relevantes se o relacionamento do IT fosse bom com o resto do time dava pra segurar mais ele, pra renovar o ano q vem dependendo do que ele rendesse… o Wade foi um perda sentida pq esta vindo muito bem mais isso foi opção dele entao nao tem como contestar… mais vindo do banco hoje korver, green, hood, e o nance… se renderem bem o elenco ta mais forte mais saudável e querendo ou não essa trade foi boa pro cavs… em relacao a pivo, TT é bem fraco ofensivamente no ataque e defensivamente nao tem como dizer nessa session pq ninguém tava defendendo…. Olhando o jogo de hoje contra o hawks eu gostei do q vi sem os caras que foram contratados… na minha opniao um bradley pro lugar do JR era mais importante do que pegar um pivo all star… pro time obviamente se fosse o Jordan o impacto dele seria gigantesco mais o Cavs não joga para os pivos nem na época do Kyrie (sdds)

      • Marcinho Mueller

        Foi o que falei, as trocas não foram ao todo ruins, porém não mudou o patamar do time! Se fosse pra ir pro tudo ou nada, então fosse com tudo. Dava pra trazer Deandre e Bradley por pick nets + TT e JR. dava pra ter tentado trazer o Howard e KW, dava pra ter se livrado de alguns contratos ruins. Dava até pra trazer o Lopez do Lakers. Sei lá, não vi nada de tão ousado assim nas trocas, muito pelo contrário. Não limpou o CAP nem pras próximas temporadas que podem ser ser o Lebron, e nem foi pro tudo ou nada e trouxe alguém pra mudar o patamar do time. Só foi ousado porque ele admitiu que errou em trazer um monte de jogadores velhos e bichados, porém que tem nome na NBA

        • Evandro

          QUE isso cara!! Ia para o tudo ou nada, cedia uma ótima moeda dectrca com contrato excitante baixo que é o Thomas e a Pick por dois jogadores com contratos expirantes sendo um deles de quase 30 milhas e no final da temporada fica sem time e sem moeda de trocas com estes atletas indo embora??? Arrego GM !! O cara fez um excelente movimento, pois adquiriu 3 jovens promissores já prontos na liga e um armador de primeira linha com boa marcação.. .o contrato do Hill e de 20 milhas somente este ano com uma óptim na próxima temporada de apenas 1 milhão, ou seja na próxima temporada ele receberá apenas 1 milhão e sera excelente moeda de troca,, lembrando que Acaba se livrou do contrato do Shumpert que ainda tinha mais 20 milhas a receber justamente as 20 milhas que vai ser paga ao Hill, sendo que Shumpert não serve para nada como moeda e se for colocar o contrato de 8 milhas do Fyre Cavs trocou 28 milhas de Fyre e Shumpert por 20 milhas do Hill…os outros três tem contratos ainda longos e baixos, principalmente Nancy e Hood que recebem menos de 2 milhas….no meio da temporada adquirir duas bombas para tentar um título improvável já que GSW e Houston estão prontos e são muito fortes e ferrar o futuro do time seria muito amadorismo não acha?? E ainda temos o fator LJ que pode pegar está molecada e quem sabe o que pode acontecer se entrarem com sangue nos olhos…complicado pegar jogadores que foram durante anos líderes de suas equipes e já veteranos (WADE, Rose e IT, sendo que dois vindo de grande inatividade por contusao) exigir sangue nos olhos sendo coadjuvantes de outro jogador…infeluzmrnte não deu liga, mas quem sabe agora…ja vimos LJ chegar forte na primeira final com Shumpert, Moscov, Jr Smith e Delavedova como titulares e praticamente sem rotação nenhuma pois geral estava contundido…vamos ver!!

          • Marcinho Mueller

            Eu falei isso, se fosse pra meter o louco, metesse de vez. Não vejo motivos pra que Deandre e Bradley não renovassem com o Cavs. O bird rights seriam deles mesmo, e multa o dono do Cavs ta pagando faz tempo kkkkkk então podiam renovar por qualquer valor. Se o IT fosse uma “ótima moeda de troca”, Cavs conseguiria algo mais do que Clarkson e Nance Jr, no mínimo nem precisariam mandar a pick de primeira rodada. Quanto ao contrato do Hill é só na temporada 19/20 que tem esse 1M garantido, temporada que vem ele tem seus 19M garantidíssimos. Quanto ao que você falou de trocar um salário por outro não faz sentido nenhum kkkkkk tem o salário de 12M do clarkson também, e o 20M do Shumppert são divididos em 2 temporadas e não 1 como do Hill. Fora que o menor dos problemas pros donos de franquias é pagar os salários dos caras, o problema é o CAP pra conseguir trazer jogadores. Eu preferia que fosse atrás de jogadores com contrato expirante e já começassem a pensar no futuro da franquia, e não metesse o louco. Foi o que eu falei, CAP ta engessado pras próximas temporadas, com Lebron ou sem Lebron. Os principais contratos que tinham que se livrar, não se livraram. Pode ser que o time melhore, até porque pior não fica, mas a chance de título é bem baixa. Ou seja, não mudou o presente e ainda deixou o futuro bem complicado.

          • Jefferson Lucas

            Clippers não aceitou as trocas. Tony Allen e Bellineli no mercado.

        • Diego Costa

          Ele não errou. A maioria das opiniões na época era de que o Cavs tinha um elenco muito bom, conseguiram o melhor possível pelo Kyrie, não deu certo, mas não adianta dizer que foi um erro. E jogadores como Wade e Rose por exemplo, vieram como coadjuvantes apenas, não vieram pra se matar em quadra. Isso de elenco velho é falácia,Cavs não estava mal por isso. Estava mal porque não tem técnico, é simples. Esse cara é um dos piores técnicos que já ganharam título na liga, talvez até seja o pior da história.

    • Diego Costa

      Que jogador o Cavs poderia trazer pra elevar seu nível? IT está completamente desvalorizado e ainda será FA, a pick do Nets é a única segurança que o Cavs tem pra próxima temporada, e o nets vive uma péssima fase por sinal, podemos ter aí quem sabe o Cavs num top 5. Individualidade não dava pro Cavs trazer, mas trouxeram coletividade, que na teoria eles já tinham, mas não estava funcionando.

  • Pablo Leite

    Até então, eu tinha certeza que o Cavs era o melhor elenco da conferência leste. Agora, tenho certeza que o Cavs é a terceira força do leste. Vai ter que superar Raptors ( que estão voando baixo) e Celtics.

    • Luiz Henrique

      Creio que o Cavs no playoff vai está muito forte e não vejo tanta força assim nos Celtas, eles são sólidos apenas isso… o raptor tem mais talento mais geralmente em playoff eles andam em quadra… tenho mais receio do indiana do que do Boston e o Toronto….

      • Brinell Arcanjo

        Grande parte de eles “andarem” em quadra em playoffs é que a maioria das jogadas eram em situação de ISO, tinham pouquíssimo chute de fora e não lembro bem mas acho que eles foram a equipe com menos assistências temporada passada, ou seja era um time extremamente previsível e todos os times estudavam pra anular essa jogada deles, daí não conseguiam jogar.

        Pra quem assiste raptors esse ano sabe que o time, apesar das peças deram praticamente as mesmas, nem de perto joga parecido com o time do ano passado, então não será fácil jogos contra eles. Concordo com o Pablo acho que esse cavs não ganha de raptors.

        • Luiz Henrique

          Bora ver acredito q será uma varrida pra variar

    • Diego Costa

      Ainda tem o melhor elenco tranquilamente. “Apenas” não tem técnico

      • Pablo Leite

        Posso errar, como todo mundo, mas para mim, esse time aí não elimina nem Raptors nem Celtics.

        • Diego Costa

          Pode ser que não, mas continua com um elenco fortíssimo no papel. Não vou falar do lebron que já é óbvio, mas o time tem vários jogadores com potencial pra 12-15 Ppg. Hopd, Hill, JC, Jeff Green, osman parece que vai entrar de vez no time, tem o Love overrated pra voltar, Korver e ainda o morto do JR que vamos ver se renasce depois da troca. Elenco não é um problema

        • Marcelo Desoxi

          De acordo

      • Poli Canassa

        Cavs sofre mt com o Lue, ele é mt ruim mesmo.
        Porém, apesar de tudo, eu nunca subestimo a vontade do LeBron de fazer algo, então só resta ver se ele vai fazer os 48 min dele em offs.

    • Tárcio

      Se o Raptors tivesse conseguido do DA Jordan seria, pra mim, o favorito ao Leste.

      Não sei o que o Clippers pediu, mas acho que deixaram uma grande chance passar!

      • Poli Canassa

        Clipão queria a escolha dos Nets, mas não valia.

        • Tárcio

          Mas a escolha é do Cavs né??
          Sei que eles também tentaram, mas houve uma hora que o comentário era que o Raptors estava muito próximo de chegar à um acordo pelo DAJ.

  • Rafael Machado

    Boa movimentação. Aquele time não iria a lugar nenhum. Agora ao menos eles tem a possibilidade de mudar.

  • vsr.snake

    Grande problema ainda permance, Lue, pelo menos o GM tirou o dele da reta, ninguém pode falar que nunca fez nada. Agora, a esperança do pessoal é que o time do Cavs magicamente se dê bem dentro de quadra, pq se depender do técnico….

  • Rafael Victor

    Essa abordagem é que vai fazer toda a diferença no final das contas, enquanto outros GMs seguraram escolhas de drafts em vez de foratalecer seu time, o GM do Cavaliers foi ousado e vai colher bons frutos mais pra frente ainda nessa temporada!

  • Henrique Silva

    Vejo um monte de gente falando que Cleveland podia ter feito trocas melhores e poderia ter se livrado dos contratos do TT e JR, isso é obvio seria o mundo perfeito, mas quem pode garantir que o cleveland nao tentou isso ??? falam com o se fosse facil passar os contratos do TT e JR para frente. Quanto aos jogadores que sairão apenas o wade poderia ser importante em algum momento, em offs para fechar algum jogo afinal mesmo velho é craque. Quanto aos demais não sinto falta de nenhum, não mostraram nada. Mesmo que o cleveland nem chegue a final pelos menos tentou algo pq aquele time era morte anunciada.

  • É difícil avaliar porque não sabemos dos detalhes da deadline e os prováveis cenários de troca que o Cavs tentou, mas pelo histórico da liga é extremamente improvável que o Clarkson, Hood, Hill e Nance tenha sido o primeiro e único cenário de troca que o Cavaliers tentou. Podemos falar de Deandre, Bradley e o que for, mas não sabemos se o Cavs não sondou esses caras. A pick dos Nets é a única segurança e achei correto não trocá-la, o CAP é o de menos, se o LeBron sair o Cavaliers já perde poder atrativo independente do CAP.

  • Marcelo Desoxi

    Acho que a bobeira foi ter trocado Thomas por dois jogadores mézinhos, por que primeira troca foi muito boa.
    Clarkson é até útil, mas o Nance, acho fraco. Não valem o Thomas nem de perto ( e isso porque não acho o Isaiah nem 70 % do que falam).
    Hill poderia ser facilmente o SG do time, ainda mais com o JR nessa draga.
    Ficaria : IT – Hill – LeBron – Kevin Soft – Gordo Thompson
    Talvez Hill conseguisse dar uma encobrida no IT, igual JR fazia nas finais com o Kyrie.
    Não acho que o Wade fará falta, tava tão mal quanto os outros… já foi um gênio , mas precisamos superar, são outros tempos. O problema foi perdê-lo por bostaria nenhuma.

    • The King James

      Será que o Grizzlies aceitariam IT + JR + Frye e pick Nets por Gasol + Tyreke Evans?

      Cavs ficaria Evans/Hood/LeBron/Love/Gasol
      Hill/Korver/Osman/Green/TT

      Seria uma troca melhor ao meu ver usando IT como ativo, talvez aceitassem com uma pick de first round ao invés da pick Nets, mas as chances seriam bem mais remotas

  • Tárcio

    IT seja bem vindo a maior franquia esportiva da America!

    • KleineBosch

      Ele voltou pro Celtics?

      • Tárcio

        Não,
        Estreia hoje pelo time que tem mais títulos do Oeste do que todos os outros atuais concorrentes juntos.
        Veste hoje pela primeira vez a regata que quase todos os maiores da história vestiram!
        Maior finalista da história da liga!

        Que tal essa comparação
        https://uploads.disquscdn.com/images/565854d927b38e1f2fb10d1e2da234c72c1ec2d41513702724c90f16943a2c66.jpg

        • KleineBosch

          tu leva a sério as piadas? kkkk, to nem ligando que entre os dois tem mais sei lá o que.

          • Tárcio

            Não, to brincando também!!!
            Desde o começo,
            Só coloco pra provocar os antis.
            Mas que é verdade, é!
            kkkkkkkkkkkkkkkk

        • Tiago

          Faltou só o de maior campeão…ops!! kkk

    • Alexandretti

      Ele foi jogar beisebol pelos Yankees?

      • Tárcio

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        Tem uma imagem aí, olha ela!

    • Claudio R.

      Tá no Flamengo ?

      • KleineBosch

        pensei que fosse o Boca Juniors

      • Tárcio

        esse só ganha tútulo de divisão…, ops, digo… Campeonato Carioca!

  • The King James

    Será que o Grizzlies aceitariam IT + JR + Frye e pick Nets por Gasol + Tyreke Evans?

    Cavs ficaria Evans/Hood/LeBron/Love/Gasol
    Hill/Korver/Osman/Green/TT

    O que acham?

    • Dudu Ferrero

      pra mim jamais mexeria nessa Pick do Nets,… o Nets a cada dia se afunda mais,…. imagina ano que vem o Cavs com Doncic ou Trae Young? muito melhor que Gasol com seus quase 34 anos, futuro da franquia junto com Hood e cia