GM do Hawks revela que teria selecionado Doncic com terceira escolha do draft

O Atlanta Hawks é contestado incansavelmente por analistas e torcedores por não ter selecionado o fenomenal Luka Doncic com a terceira escolha do último draft. A equipe preferiu envolvê-la em uma negociação com o Dallas Mavericks, descendo duas posições no recrutamento para ficar com Trae Young. O que poucos sabem é que, na verdade, o atleta esloveno estava (e muito) nos planos do time da Geórgia.

“Se tivéssemos permanecido na terceira posição, Luka teria sido nosso selecionado. Conversamos com seu empresário e ele até fez exames físicos para nós, na manhã do draft, em Nova Iorque. Eu sempre deixei claro que precisaríamos receber outra escolha de loteria para aceitarmos ‘descer’. E Dallas, então, apareceu”, revelou o gerente-geral Travis Schlenk, em entrevista a um podcast da ESPN.

O Mavericks entrou em contato com os executivos do Hawks horas antes do evento e, para subir da quinta para a terceira posição do recrutamento, aceitou abrir mão da escolha que teria no draft deste ano, com leves proteções. Favorito ao prêmio de melhor calouro da temporada, Doncic acumula médias de 20.7 pontos, 7.2 rebotes e 5.6 assistências em 53 partidas disputadas.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Everton Santos

    Vamos ver no que vai se tornar essa escolha que o Hawks vai pegar. Mas ainda assim, me parece que cederam muito fácil, ainda mais que o Doncic fez exames para a equipe.

  • Sheela

    Foi o cara mais burro do mundo fazer uma troca tosca dessa.

  • Dudu Ferrero

    Mas mesmo assim o Trae Young fazendo uma temporada bem acima do esperado, eu achava que ele era bem mais peladeiro, mas fazer uma primeira temporada com 17ppg mais de 7 ass é uma otima temporada, fora que ele é muito habilidoso, claro que o Doncic é melhor mais completo mas o Young foi boa escolha tbm

    • Marco Antonio Brasil

      Claro que o Doncic é um fenomeno, eu nunca teria trocado.
      Mas também fiquei surpreso com o Trae. Ele tem muita visão de jogo, acho que o garoto tem futuro.

    • #PG CLUTCH MASTER#

      E vão pegar uma Pick de loteria, não e tão ruim assim, feio ficou pro Suns.

      • Guilherme Rodrigues

        Ainda considero que ficou mais feio pro Hawks. O Ayton já tinha identificação com a cidade e a dúvida da primeira pick na época era muito válida entre ele o Doncic. Ayton provavelmente também será um grande jogador, como muitos dessa safra do Draft. Média por média, ele faz também uma ótima temporada e, pelo menos nas análises aqui do Jumper, não fosse o fenômeno esloveno, o Ayton seria o ROY.

        • Andre Nascimento

          Discordo, se não fosse Doncic o ROY iria para Trae.

        • Lucas Henrique

          Kings tbm vacilou muito

          • Otto Rocket Power

            Ele viria do banco no Kings e não teria o mesmo impacto.

          • Lucas Henrique

            Luka banco para quem pelo amor de Deus?

          • Bruno Macedo

            Pro Shumpert kkkkkk

  • Diego Costa

    Trae foi uma boa escolha, não tenho dúvidas que vai virar um ótimo jogador. Mas o Doncic é outro nível.

    É como tu passar o Messi pra buscar o Hazard. Hawks ainda vai se arrepender.

    • Marcelo Mavs

      exatamente como eu penso, Young é um baita jogador e tals, mas o Doncic é outra pratileira, gostei do exemplo haha.

    • Doug

      Vejo tb por aí. Não vislumbro termos para comparações entre os dois, o que soa até injusto. Doncic não joga como calouro e já entrou na liga chutando a porta com os dois pés. Pouquíssimos fizeram isso. E não precisam me vir aqui com exemplos como T. Evans e etc…a mentalidade do jogador influencia muito nisso e Luka demonstra uma natureza extremamente competitiva e ciente do seu papel…e ao contrário do que pode parecer hj, qdo ele já é festejado, enfrentou dificuldades no começo nos Mavs e conquistou o seu espaço naturalmente, por ser tão talentoso. O time ajudou muito pouco e muitas vezes o próprio Carslyle. Pra mim, são notórias as qualidades acima, bem acima da média do esloveno e ele é de fato distinto, daqueles caras que vc assiste e sente que é diferente da maioria…parece não ter limite…claro que é cedo e etc, mas a questão é que falamos de talento e do que já vimos dele em tão pouco tempo, do que ele já nos faz imaginar e não se ele será isso ou aquilo e etc…qto aos seus feitos e sua história só o tempo o dirá…fato é que o Doncic já está angariando uma série haters pelo simples fato de ser melhor do que a maioria da turma…natural, já que tanto se fala dele…eu prefiro esperar e ter o privilégio de assistir a essa cara jogar do que fazer juízos a seu respeito…#pas

  • Cavs&KingJamesaondeestiver

    Boa sorte com Trae e esta escolha do Mavs neste Draft, pois os Mavs não precisam desta sorte, já conseguiram um FP al star, H. da fama incontestável e que possivelmente se seguir na franquia ira superar o Dirk como maior jogador da franquia de todos os tempo…este moleque é mágico e Atlanta, Suns e Kings irão se arrepender eternamente.

    • KlayMVP

      Hall da fama incontestável??? Vc tá falando do Luka? Se sim, calma aí ele ainda é um calouro…

    • Otto Rocket Power

      Meu Deus, vocês tão julgando um MOLEQUE sub-20 POR UMA TEMPORADA. Trae vai se tornar ALLStar, Bagley tbm. O Ayton é um MONSTRO jogando. Vocês menosprezam demais os jogadores calouros, mas lembrando que o Doncic jogava numa liga mais competitiva.
      E todo jogador de basquete pode sofrer com fatores como lesões etc, o Trae se não engano sofreu, Bagley tbm… Parem de botar pressão e comparar nessa parada. Torço pelo Doncic mas ta nojento isso.

      • Diego Costa

        Ayton monstro? Menos, menos.

        • Otto Rocket Power

          Ayton é monstruoso, ele tem um FG bizarro mas o time não joga com ele no PnR. Se der 20 bolas pra ele, faz 18, garanto.

          • Diego Costa

            O fg dele é normal pra um Center de 2,16 de altura, que só faz cesta de perto. Ele é muito bom sim, mas ainda é anos luz inferior ao Luka e monstruoso é exagero

          • Otto Rocket Power

            Discordo… Observe a diferença dos times po. Doncic joga de PG/SG, Ayton de C. Espero q o Suns ajude esse time pq o Ayton é jogador de DD potential

          • Diego Costa

            Com certeza que ele é um Center de muito potencial, inclusive apostei nele pro ROY, mas peguei nojo pela sua preguiça idícula na defesa. O cara é uma peneira.. Sobre os times, o time do Luka atual por exemplo é tão ruim como esse suns. Muda o técnico que é muito melhor mesmo, mas no geral o Doncic já levou o Mavs a umas 6,7 vitórias no puro individualismo sendo clutch… e só não levou mais porque Barnes, Mathews tavam sabotando o time bonito.

            O DAJ eu defendia, mas é inegável que ele tava devendo em dallas especialmente na parte defensiva que sempre foi seu forte. . Era um time fraco do mesmo jeito e se hoje tem 5% de chances de ir aos offs, é por causa que o Doncic ganhou jogos sozinho.

          • Pablo Leite

            Matthews e Barnes estavam sendo nulos de tal forma que a vinda do Hardaway, que não é nenhum gênio, acabou sendo bom negócio.

      • Pablo Leite

        Acho que você não deve ver direito o Doncic. Já viu quantas partidas ele já definiu, tão cedo, na NBA? Não é só a respeito de habilidades físicas ou técnicas, essa última que, por sinal, não falta. O cara simplesmente já nasceu com aquele instinto matador que muitas lendas só aprenderam a ter com o tempo. O cara não treme na hora de decidir. Isso, nenhum cara desse draft além dele tem, pelo menos por enquanto. Isso é notável. Há muitos jovens excelentes nos dois últimos drafts, mas com essa mentalidade inabalável? O último que eu vi foi Tim Duncan.

        • Marcio

          E meu amigo, mais ele ja veio praticamente pronto, os outros também vão começa a decidir, então acho cedo fica comparado um e outro.. Doncic veio de uma liga forte, jogando em alto nível!

          • Pablo Leite

            Sim, ele já era profissional, mas não é essa a questão. A questão é que não se vê nas ligas europeias ( nem das de qualquer outro esporte) caras fazendo o que ele fazia aos dezessete. Você não vê nas ligas outro Doncic. Quando tem, o que é raro, é porque o cara é especial.

      • Guilherme Ferreira

        Tb acho um tanto exagerado o hype em cima do Doncic, o garoto é muito bom mesmo, mas começou na liga ontem, e jogar em um time que não vai a nenhum lugar no momento torna a vida dele mais facil, mas o futuro dele parece incrível, mas o do Rose tb era….

      • Cavs&KingJamesaondeestiver

        Nada contra o trae, mesmo pq esta fazendo uma otima temporada de calouro, mas Doncic faz temporada de al star e não de calouro, mesmo pq ele não é calouro, com 18 anos já era profissional consagrado e MVP na Europa.

  • GoMavss

    eternamente grato aos hawks

  • Iuri Machado

    Talvez o Hawks nao acreditassem q ele sobraria ate a 3? A única explicação pra querer descer no draft com uma classe tao talentosa

  • Guy de Lombard

    Fez bobagem no draft e faz bobagem agora ao falar isso. Quis tirar o dele da reta e coloca o Trae ainda mais na fogueira. Melhor seria aceitar a cagada e valorizar seu jogador, que parece promissor.

  • Michel Moral

    E mais, poderia ser o Hawks agora com o Porzingis, mesmo abrindo mão de John Collins ou Prince.

    O prejuízo é grande. Eu não teria feito essa troca de forma nenhuma. Pode amargar muito esse negócio no futuro. Mas bola pra frente.

    O Hawks tem chances de pegar Barret ou Zion agora no próximo draft. Fora que tem um dos caps mais enxutos da liga. Enquanto os jovens desenvolvem, podem fechar com um JJ Redick da vida por um ano. Ou até pensar em se livrar do contrato do Miles Plumlee, que será expirante.

    Segue o jogo, Hawks!

    • João Víctor Matos

      Tira esse olho grande do J.J. Ele é nosso rs.

  • Pcsilva1

    Trae Young, no início da carreira, e já sofre com duas situações muito incômodas: surgir como o “novo Stephen Curry”(sim, alguns têm essa expectativa) e sendo comparado com o Doncic a cada partida por causa dessa troca.

    Em relação às comparações com o Curry, não precisa nem dizer que não possuem fundamento nenhum, é apenas uma loucura de alguns fãs, pois os pontos fortes do Trae são a habilidade pra infiltração e dar assistências.

    E as comparações com o Doncic também não possuem fundamento e provavelmente só são feitas por causa da troca. Não existe paralelo entre os dois. O esloveno já é uma realidade, sendo discutido pra ser Allstar na primeira temporada e tendo números praticamente iguais aos do LeBron na temporada de rookie.

    • No basketball to my life

      Arremesso do perímetro foi o forte dele a vida toda, é esperar ver se ele consegue converter isso na NBA. Ainda tá novo

    • Bruno Macedo

      Se você pegar os primeiros passos do curry na liga, não fica uma distância tão grande entre eles, lógico pegar uma carreira inteira e comparar com um novato é difícil, vamo ver mais pra frente como vai se sair o Young, como ele vem fazendo uma boa temporada, mas okafor, MCW, também fizeram grandes temporadas e agora são até esquecidos.

    • Emerson Lins

      O Doncic jogava no RM(mesmo o europeu seja diferente já é profissional), portanto até ser comparado com um ROY não dá…

  • No basketball to my life

    Tão tentando definir sucesso de jogador Sub-20. Deem tempo ao tempo, Trae é um monstrinho tb

  • KlayMVP

    Que bagulho feio, Hawks errou ao não selecionar luka?? Acho q sim, mas trae está se tornando um grande jogador, e ele meio q se incomoda com as comparações que ocorrem com ele e Luka( pelo menos parece) aí o GM manda uma dessa? O cara tem que ser muito incompetente pra lançar um bagulho desse…

    E outra, a temporada do trae é bem boa, ele provavelmente levaria o ROY se Luka n tivesse disputando, 16/7 é bem bom, só precisa melhorar o aproveitamento.

    • Bruno Macedo

      Verdade, não intendi o porquê o GM da uma declaração dessas, pode da uma motivação maior, como também pode desmotivar o cara, já que tá claro que ele tem birra com o doncic, pelas declarações e no desafio de habilidades que ele ficou com cara de bunda pro doncic.

      • KlayMVP

        Acredito mais em desmotivação, pq quem falou isso foi o GM da sua própria franquia, quem deveria te apoiar tá falando q vc e pior q o outro q ele n draftou….

  • Marcelo Desoxi

    Que burro.
    Esses GM’s não conseguem ficar de boa.

  • Ricardo Faria

    O Hawks pode ficar com um time bem bacana com duas duas escolhas de loteria do próximo draft. Comentário desnecessário do GM.

  • Alexandre Wagner

    Tem tbm a burrada do Sacramento, Marvin Bagley III é inferior ao Doncic, Tray e o Ayton, eu acho a decisão do sacramento pior ainda, até pq veio antes que a do Atlanta.

    • Pablo Leite

      Suns, Kings e Hawks são três piadas. Quando se tem um jogador jovem que teve sucesso, ainda que fora dos USA, tão precocemente, não é para pensar.

      • Alexandre Wagner

        Pois é, Doncic pelo que vinha fazendo valia a pena correr o risco e levar ele.

      • Doug

        Como diria Bob Dylan: “don’t think twice, it’s allright”! Ou mesmo o bordão da Nike: “Just do it”.

      • Zazi10

        Os caras estão perdendo o senso de que o draft e sobre o maior talento e não sobre o talento que te serve.
        Quando um Doncic aparece vc pega, dps vê o que faz. Não dá pra deixar passar jovens brilhantes (e já testados!) por birra com jogador europeu ou por precisar mais de outra posição.

    • Hurin #HeatNation

      Meu amigo, imagina o Doncic nesse Kings com o Fox? mds…..

      • Alexandre Wagner

        Verdade cara, teria um núcleo jovem mais absurdo do que já tem hj, além de ter um FP, até pq a franquia tem dificuldade em atrair grandes jogadores e o Doncic ainda ajudaria a atrair esses caras.

        • #PG CLUTCH MASTER#

          Ego de jogador estrela de NBA é MT inflado, por melhor que o Doncic seja, não é tão simples assim atrair grandes jogadores, ou vc acha que o Cousins tbm não tinha tentado?

    • Brinell Arcanjo

      Sacramento eu até entendo, todos os jogadores falaram abertamente que não queria ir pra Sacramento, exceto o Bagley que disse que queria ir pra lá.

    • Guy de Lombard

      Que eu me lembre, o Doncic disse que se fosse selecionado pelos Kings, continuaria jogando na Europa

      • Hurin #HeatNation

        Não, ele disse que adoraria ir pro Kings jogar com o Bogdanovic

  • Pablo Leite

    Achei uma explicação imbecil: teria selecionado se tivesse em terceiro, mas porque trocou, se estava em terceiro? Se eu sou patrão de um cara desses, demito na hora. É tanto GM imbecil, que estou começando a achar que não precisa ser brilhante para se dar bem nesse trabalho. Basta não ser burro!

    • Marcio

      Pois e, parece que tentou dar uma satisfação e não conseguiu encontra palavras e acabou por não fala nada com nada!

    • Ser_Humano_Vivo

      Ele explicou. Só optou descer porque ganhou outra escolha de loteria para o ano seguinte.

      • Pablo Leite

        Explicou, só foi uma explicação burra. A não ser que essa pick sirva para pegar o Williamson, o único realmente fora de série desse draft, o que não vai acontecer, ainda assim foi mal negócio.

  • Doug

    Acho que nesse caso, o gerente-geral não deveria tecer esses comentários publicamente, seja para o bem do time (afinal, o Young já está bem estigmatizado com toda história), cuja unidade pode ficar afetada com esse tipo de declaração (pois mexe com o ego e a ideia de rejeição de um jogador tão jovem), seja para manter seu emprego intacto…foi vacilo, foi, independentemente de quem veio a ideia…Luka era pedra cantada desde sempre, o prospecto mais preparado do draft (e de uns bons anos p cá) e os Hawks simplesmente ignoraram tal fato por alguma razão que não consegue ser sustentada…qto mais se fala a respeito, mais piora…de toda forma, é passado e o negócio é trabalhar pensando no presente e futuro…Young tem se mostrado um bom jogador e é preciso desenvolvê-lo sabiamente, inclusive para não correr o risco de perder ainda mais com essa fatídica manobra da noite do draft…declarações públicas como essa, certamente, não ajudarão em nada nesse processo e no sucesso do time…

    • Emerson Lins

      Se até o Luka foi rejeitado em Dallas…que teve de trazer um outro europeu e mandar os “experientes” para lua…imagina o que está ocorrendo com Young no Hawks, se até o GM não acredita nele….

  • Rodrigo Morais

    O Trae não é Burst, perdeu a chance de ficar quieto invés de causar um incomodo no plantel

  • pedrokadf

    Declaração infeliz, deveria ter ficado calado, mas já que abriu a boca deveria ter dito: ” Se tivéssemos permanecido na terceira posição, AINDA SIM Trae teria sido nosso selecionado… acreditamos no seu potencial e vem demostrando isso, está em grande evolução ”
    Dava aquela moral para o mlk, mesmo sabendo que deixar passar Doncic foi um erro (analisado HOJE).
    Mas o Hawks tem duas boas escolhas no próximo draft, quem sabe o futuro não seja tão ruim…

    • Guy de Lombard

      O que me deixa mais espantado com a imbecilidade dessa declaração do gm é que na época do draft a troca parecia muito pior do que parece hoje, pois o Trae está jogando bem. Então realmente ele poderia até mandar um ‘eu já sabia’ mesmo.

      • Adson Silva

        Não é mesmo eu tendo um ranço absurdo do Young por ele ser o especialista de 3 com o chute mais feio e ineficiente e mais feio ainda que eu já vi, mais se tratando de visão de jogo e encontrar os companheiros em boas condições de finalizar coloco ele a frente de todos neste draft e no anterior, acho que como criador de oportunidades ele seja até superior ao Simmons.

  • Monstrão

    A luta pelo prêmio de pior GM do ano está bem acirrada nesta temporada!!!

  • Lucas Callado França

    Trae Young + pick top-10 2019 ou 2020 ainda é um pacote bem pior que ficar do Doncic.

    • Lucas Henrique

      Na verdade tem que esperar, Young ainda n tem experiência que o Doncic tem, e nem sabemos quem virá com essa pick, já imaginou se o Atlanta acha um Donovan Mitchel com uma pick top10? Ai já acho o pacote do Atlanta melhor… E de qualquer forma temos que esperar umas 2-3 temporadas para ver o nível que o Young vai atingir, se já tem esses números como calouro que nunca tinha jogado um jogo profissional, imagina nas próximas temporadas, pode ser seguramente um jogador para 22-25ppg, 8-10 apg

      • Ed Cavalcanti

        Você fala como se o Doncic já estivesse em seu auge, ele ainda tem muito a evoluir…

        • Lucas Henrique

          Doncic está na sua 4° temporada como profissional, foi campeão nacional mais de 1 vez, campeão europeu de clube e com a seleção, então ele está num estágio muito acima do Young que tá na 1° temporada como profissional…
          Óbvio que o Doncic vai evoluir ainda, mas a tendência é que o Young evolua mais e encurte a distância entre o basquete deles

          • Ed Cavalcanti

            Isso só aumenta o mérito do Doncic, pois ele é mais novo do que o Young, pode ser que a distância encurte, ou pode ser que ela aumenta ainda mais…

          • Lucas Callado França

            Doncic alcançou tudo isso sendo mais novo que o Young. A tendência, na vdd, é que Doncic aumente a distância entre os 2. Young será um bom jogador, mas não tem o potencial de Doncic e todos sabíamos disso na época do draft. O teto do Doncic é maior que o teto do Young.

  • Vitor Martins

    Young já é muito bom pra um calouro. Tá no top 10 de assistências do campeonato, por exemplo. Fizeram burrada? Óbvio, mas já deu isso. Tratam o Luka como um coitadinho, e querem a todo tempo lembrar essa fato, provavelmente foi a primeira e a última vez que ele foi “rejeitado”. As franquias fizeram besteira, como sempre fazem, mas não como se tivessem pegado uns Busts. Os mlks tem qualidade, não tá na hora de ficar relembrando isso, mas sim concentrar esforços pra eles se desenvolverem ainda mais.

  • Paulo Henrique

    Essa discussão já deu

  • Gabriel De Oliveira Meira

    Perdeu mas pode ter ganho, Draft deste ano.. Vai que surge um Klay Thompson por ai

  • Pablo Leite

    Uma coisa que eu acho que quase ninguém percebeu é que os Mavs, no momento, tem a menor folha salarial da NBA. Eles podem trazer um FA de peso nessa temporada e formar um big three para disputarem o título já temporada que vem.

    • Andre Nascimento

      Eles ainda vão ter que renovar com o porzings e essa negociação ainda deve ser uma incógnita, porem ainda vai sobrar espaço pra um contrato máximo.

    • Zazi10

      Se eles fecharem o FA antes do contrato do Porzee da pra pegar um cara grande pelo Max.
      Doncic-Porzee-allstar com Kleber e o brunson vindo muito bem do banco.
      Se colocar mais uns role players bons dá pra brigar a em cima já.
      Óbvio que dependendo de como volta o Porzings.

  • Gustavo Dias

    Todo mundo fala do Trae Young, mas não acho um negócio tão ruim dependendo de quem venha no draft pro Atlanta. Eles podem não sair tão no prejuízo. Agora quem saiu pra mim foi quem escolheu Bagley na 2° rodada podendo escolher o Doncic.

    • Albert Santos

      Concordo !

    • Thiago Pinto

      Bagley vem jogando muito bem! Temporada que vem deve assumir a titularidade e vai dar muito trabalho!

    • Zazi10

      Mas o Kings eu até entendo mais ou menos (pq já tem Fox, Hield e Bogdanovic de alas), caberia o Doncic lá (como em qq time) mas é mais compreensível.
      Agr Suns e Hawks não tem desculpa, Suns podia muito bem oferecer um contrato bom no Capela (Houston não cobriria o Max de jeito nenhum) e pegaria o Doncic pra armar junto com o Booker, o esloveno tem mentalidade de vencedor e jogou pro técnico do Suns na seleção. E o Hawks pela reconstrução.

  • Rickson

    Donkic no Ibirapuera contra o Bauru em 2015 mostrou q jamais será do nível do meu ídolo Alex Garcia

  • Zazi10

    Foi uma declaração muito infeliz, agr que há pegou o Young tem que abraçar seja pra crescer ou pra afundar. E olha que o Young vem bem.
    Claro que o Doncic era a melhor escolha, mas fizeram a escolha de pegar o Young e ter duas picks de loteria esse ano.
    O Young já é puto com o Doncic (nos eventos do allstar ficou bem claro) só ficam alimentando ainda mais isso. Pode dar certo ou pode dar muito errado, acho que não vale o risco.

  • Andre Messetti Christofoletti

    É, falar agora é mais fácil, acho que pro momento a decisão foi correta. Ainda acho que em 3 anos ambos os times estarão na briga por leste e oeste.

    • Michel Moral

      Três anos é pouco. Para os dois inclusive, por mais que o Mavs tenha o Dončić.

      Times jovens não costumam atrair jogadores consagrados, como hoje elegeriamos Durant nesse perfil, por exemplo.

      • Andre Messetti Christofoletti

        Mas acho que em 3 anos a configuração da NBA vai mudar… Final de 22, veremos como estará Dallas e Atlanta.

  • Edson Eu

    E pra que serve essa justificativa? Conversa sem propósito. Luka era o melhor prospecto, vocês erraram e acabou-se. Segue o barco. Agora o momento é de fortalecer Trae, que pode ser um jogador fenomenal daqui a alguns anos. Esse tipo de declaração não serve a nada.

  • Ígor Neves Patrocínio

    Engraçado que todo mundo trata o trae Young como se fosse a pior escolha. Que isso, qualquer um que não vê como o trae Young é sensacional não sabe nada de basquete. Os Hawks estão bem de futuro, Young, se evoluir, vai ser um armador sólido e até ALL star algum dia.