Goran Dragic ganha prêmio de jogador que mais evoluiu na temporada

Goran Dragic

O armador Goran Dragic foi anunciado nesta quarta-feira como vencedor do prêmio de jogador que mais evoluiu na temporada 2013-14. O titular do Phoenix Suns contabilizou 405 pontos em votação envolvendo 126 jornalistas e profissionais de mídia dos EUA e Canadá, superando o ala-armador Lance Stephenson (Indiana Pacers, 158 votos) e o ala-pivô Anthony Davis (New Orleans Pelicans, 155) – respectivamente, segundo e terceiro colocados.

Dragic liderou o Suns em uma campanha muito acima da esperada por analistas e 23 vitórias superior à registrada no ano passado, mantendo-se na disputa por uma vaga nos playoffs até a última semana de temporada regular. O atleta europeu teve as melhores médias da carreira em pontos (20.3), rebotes (3.2) e aproveitamento de arremessos de quadra (50.5%) e longa distância (40.8%).

Esta é a terceira vez que um jogador do Suns recebe o prêmio de maior evolução, sucedendo Kevin Johnson (1988-89) e Boris Diaw (2005-06). Além disso, o armador é o primeiro atleta de fora dos EUA a ser homenageado desde 2008, quando o turco Hedo Turkoglu levou o troféu atuando pelo Orlando Magic.

Outros dois companheiros de elenco de Dragic foram citados na votação: o ala-armador Gerald Green (4º lugar, com 117 pontos) e o ala-pivô Markieff Morris (10º lugar, 13 pontos). Los Angeles Clippers, Toronto Raptors, Sacramento Kings, Oklahoma City Thunder, Chicago Bulls, Portland Trail Blazers, Houston Rockets e Washington Wizards também tiveram mais de um representante recebendo votos.

Confira a votação completa para o prêmio de jogador que mais evoluiu na temporada 2013-14:

Jogador

Primeiro lugar (votos) Segundo lugar Terceiro lugar Pontos
Goran Dragic (Suns) 65 25 8

408

Lance Stephenson (Pacers)

13 24 21 158
Anthony Davis (Pelicans) 16 21 12

155

Gerald Green (Suns)

16 7 16 117
DeAndre Jordan (Clippers) 4 13 7

66

Kyle Lowry (Raptors)

2 8 9 43
Blake Griffin (Clippers) 6 1 6

39

DeMar DeRozan (Raptors)

1 4 11 28
Patrick Mills (Spurs) 0 4 2

14

Markieff Morris (Suns)

1 1 5 13
Isaiah Thomas (Kings) 0 3 4

13

Shaun Livingston (Nets)

0 2 5 11
D.J. Augustin (Bulls) 1 0 4

9

Reggie Jackson (Thunder)

0 1 5 8
Robin Lopez (Blazers) 0 1 3

6

Klay Thompson (Warriors)

0 2 0 6
DeMarcus Cousins (Kings) 0 1 2

5

Kevin Durant (Thunder)

1 0 0 5
Al Jefferson (Bobcats) 0 1 1

4

Bradley Beal (Wizards)

0 1 0 3
Mike Conley (Grizzlies) 0 1 0

3

Andre Drummond (Pistons)

0 1 0 3
Taj Gibson (Bulls) 0 1 0

3

LeBron James (Heat)

0 1 0 3
Terrence Jones (Rockets) 0 1 0

3

Jodie Meeks (Lakers)

0 1 0 3
LaMarcus Aldridge (Blazers) 0 0 1

1

Alec Burks (Jazz)

0 0 1 1
Paul Millsap (Hawks) 0 0 1

1

Chandler Parsons (Rockets)

0 0 1 1
John Wall (Wizards) 0 0 1

1

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Gerald Green, senhores, Gerald Green…

    • concordo. Dragic foi de um jogador 6 para um 9. Green e um 2 para um 7, é muita diferença.

  • Merecido! A escolha não foi apenas por números, mas por sua imposição no jogo. Dragic se tornou um franchise player mostrando seus atributos de liderança e impondo seu jogo dentro de quadra. All Star player dos próximos anos, creio no seu talento jogando num time mais fraco ou mesmo num time mais forte com a mesma eficiência. Essa evolução é muito graças a Jeff Hornacek. Talvez muitos achem que outros mereciam mais o premio, mas na minha opinião foi bem dado mesmo assim.

  • Guilherme Martins

    Eu falei que pra mim ele era o MIP num post aqui sobre quem não iria aos offs no Oeste. O Gerald Green mereceu tambem? Sim, mas o impacto positivo que o Dragic causou na armação do Suns foi muito grande. Quem pensava que ele e Bledsoe dadiam certo juntos? E isso só aconteceu porque ele evoluiu, e evoluiu muito. Merecido!

  • filipe ramires

    O q eu não entendo e o Anthony Davis receber 155 votos . o cara recém foi draftado esta em sua 2º temporada sem contar q ele foi pick 1…..é claro q ele teve uma evolução no seu jogo , os números não mentem mais isso é meio estranho …..na minha opnião ele esta em sua evolução normal 1 temporada para adaptação é 2 jah mostrando porque foi pick 1.

    Outro jogador q poderia ser lembrado nessa lista = Isaiah Thomas Uma pena foi não ter um time competitivo para conseguir vitorias ,talvez ele estivesse nessa lista

    • Caseh

      Ele tá na lista, mas após os 10 primeiros.

  • E o GM do Rockets se livrou dele pra acertar com Jeremy Lin, o time podia ser muito melhor, compreendo que a evolução dele foi improvável, mais em todo caso, um grande GM não se faz só de trazer estrelas pro seu time, e sim avaliar o potencial dos jogadores promissores que estao no time.

  • CosmeCelta

    Claro que foi merecido, acontece que ele já tinha um potencial, no campeonato de seleções da Europa ele ja arrebentou. Foi bizarro nessa temporada o quanto de jogador ressurgiu dos mortos pra começar a jogar muita bola. O premio de MIP desse ano deve ter sido um dos mais difíceis de votar. Só no Suns, uns 4 poderiam vencer sem dever nada pra ninguém.

  • Gerald Green em 4°?
    Fala sério!!!

  • Ramon

    LeBron foi citado , mas por que ?

    • Ricardo Stabolito Jr.

      Boa pergunta. O cara que votou nele em segundo, ao menos, manteve o critério e deu o primeiro lugar pro Durant.

      • Nicolas

        O cara achou que Tava votando pro MVP! Nao é possível! Hahahaha

    • CosmeCelta

      Até entendo. Ele evoluiu demais mano, o aproveitamento dele nos arremessos de quadra subiram bastante. O arremesso de 3 pontos então.. MUITO mais consistente. Ele não para de melhorar. Entendo que o voto foi por isso, por ele ter evoluído ainda mais alguns fundamentos. Mas também concordo que não merecia ser citado no prêmio já que essa foi a temporada que muitos jogadores “mortos” ressuscitaram para jogar um basquete bem acima do normal (Gerald Green, Lance Stephenson, DJ Augustin, Isaiah Thomas, Alec Burcs, Miles Plumlee e muitos outros).

  • robertolakers

    Pra mim esse premio deveria ser do dj augustin q nesse ano anda fazendo medias de 20 pontos

  • LFC

    Muito merecido. Dragic tornou-se um grande jogador, a ponto de eu afirmar que é o Franchise Player do Suns. Gerald Green também merecia. O que me impressiona é o Lebron e KD na lista rs

  • Fernando

    Putz… Dragic? Que piada!

  • michael braga

    Putz Ninguém votou no Monta Ellis ! ele pode não ter evoluido suas medias , mas evoluiu bastante seu Basquete em Dallas . Deixou de ser um jogador egoista , se tornou um jogador de equipe . Quem sabe ele possa ser um Franchise player do Mavs quando Dirk se aposentar . Claro com umas boas peças no Elenco para Ajudar

  • Nicolas

    O suns merecia ganhar algum prêmio! Hornacek ficou entre os melhores treinadores e não ganhou, mas ainda bem que deram o MIP pro esquecido all star Goran Dragic. Saiu de um jogador mais ou menos pra ser protagonista de um time com boa campanha. Queria ve-los nos playoffs!