Gregg Popovich afasta especulações e apalavra novo acordo com o Spurs

Gregg Popovich vai continuar no comando do San Antonio Spurs. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, o treinador de 70 anos apalavrou uma extensão de contrato de três temporadas com a franquia texana e deve assinar o novo vínculo nos próximos dias. O acerto, embora os valores ainda não sejam conhecidos, vai manter o veterano como mais bem pago técnico da NBA.

Era amplamente sabido nos bastidores da liga que “Pop” não mudaria de equipe e o alongamento contratual vinha sendo tratado como uma questão de tempo. O único entrave para a permanência do experiente comandante era a sua própria vontade, uma vez que chegou a especular sair do Spurs por conta de acumular o cargo de técnico da seleção dos Estados Unidos agora.

O contrato de Popovich com o time de San Antonio acabou com a eliminação dos playoffs deste ano, após uma equilibrada série de sete partidas diante do Denver Nuggets. Wojnarowski apurou que, apesar da nova extensão ser assegurada até junho de 2022, a tendência é que o lendário treinador decida sobre a sequência à beira das quadras da NBA ano a ano.

O veterano técnico, que também é presidente de operações da equipe, vai disputar sua primeira competição importante com a seleção norte-americana entre agosto e setembro deste ano: a Copa do Mundo FIBA, na China. O torneio acaba menos de duas semanas antes do começo da pré-temporada da NBA.

Popovich assumiu o comando do Spurs no começo da temporada 1996-97 e, assim, deu início a era mais vitoriosa da história da franquia. Ele levou os texanos a cinco títulos da NBA e 22 classificações seguidas aos playoffs, um recorde histórico da liga que segue ativo. Suas 1.245 vitórias como técnico são a terceira maior marca da liga em todos os tempos, só atrás de Don Nelson e Lenny Wilkens.