Gregg Popovich: “Ficarei surpreso se Kawhi Leonard voltar nesta temporada”

Kawhi Leonard vai retornar às quadras nesta temporada? Pela primeira vez, o San Antonio Spurs parece admitir publicamente que o astro da equipe pode ficar fora do restante da campanha por causa de uma insistente tendinite no quadríceps direito, que limitou-o a somente nove jogos até o momento. O treinador Gregg Popovich comentou o assunto com tom de pessimismo nesta quarta-feira.

“Eu ficarei surpreso se Kawhi voltar nesta temporada. Nós só temos certo número de partidas a disputar e ele ainda não está preparado para entrar em quadra. Se houver uma chance, já vai ser muito próximo dos playoffs. É uma decisão dura e, por isso, estou tentando ser o mais honesto e lógico possível. Ficaria surpreso”, reconheceu o técnico, no retorno às atividades após o Jogo das Estrelas.

A situação, porém, seria mais intricada do que Popovich dá a entender. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, Leonard já foi liberado pelos médicos do Spurs para voltar às quadras e estaria recusando-se a jogar porque ainda sente dores na região lesionada. Problemas físicos no quadríceps são vistos, historicamente, como questões traiçoeiras na medicina esportiva por casos assim.

Visando esclarecer a situação, o ala de 26 anos viajou até Nova Iorque na pausa do Jogo das Estrelas para buscar uma segunda opinião sobre sua atual condição. Ele esteve acompanhado de representantes do time texano, que estariam oferecendo apoio ao jogador, e continuou sua rotina limitada de treinamentos usando as instalações da Associação dos Jogadores, em Manhattan.

A única certeza é que, se decidir voltar a jogar nos próximos dias, Leonard estará o fazendo com dores. “Não estou pronto para anunciar que Kawhi não volta, mas nós temos que seguir em frente e competir. Essa precisa ser nossa mentalidade agora. A equipe precisa entender que somos o que temos – e desejar, torcer pelo retorno de Kawhi não nos fará melhores”, finalizou Popovich.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Pedro Franco

    Zaza melhor jogador do GSW

  • Albert Medeiros

    Mano, que merda….queria ver ele levar o MVP dessa temporada.

  • Caíque Paro

    O quê aconteceu com esse cara velho? Que lesão fudida é essa? Tomara que não vire um Derrick Rose 2.0, joga muito o Leonardo!

  • Kevin Faria

    Acho o Leonard (saudável, é claro) top3 da liga junto com KD e LeBron. O impacto dele no time do Spurs é muito grande, mas essas lesões são complicadas. Espero que volte a jogar em alto nível ainda nessa season, pois assim teríamos mais um time disputando o título.

    • wilker pereira

      reparou que o teu top 3
      jogam todos na mesma posicao???
      leonard (saudavel) estA ENTRE TOP 4 OU TOP 6
      POR MAIS QUE AS PESSOAS NAO ACEITEM O CURRY E TOP 3 DA LIGA!!!

      • Kevin Faria

        Sim, reparei, mas não posso fazer nada. Eu gosto de jogadores que ofensivamente pontuam de maneiras diferentes e que também são bons na defesa, podendo marcar 2, 3, 4 posições. Além disso todos que eu citei são jogadores confiáveis em momentos difíceis e são jogadores que não forçam muito o jogo.

        • Vitor Martins

          Cara, vc pode até achar que o Curry não tá no top 3, é sua opinião, e pode até criticar a defesa dele (mesmo que ela não seja de longe tão ruim quanto pintam) e o fato dele não marcar 4 posições (O.o), pra entrar no seu top, mas acho que vc erra ao avaliar que ele não pontua de maneiras diferentes e que força o jogo. Curry tá muito longe de ser apenas um arremessador (forçado) de 3. O cara tem um absurdo aproveitamento de FG, acho que é o terceiro armador da liga com melhor aproveitamento, apenas atrás de Daren Collison e do Elfrid Payton, caras que não chegam nem perto do volume de arremesso dele. Sem contar que pontua de diferentes formas.

          • Kevin Faria

            Entendo seu ponto e em nenhum momento disse que o Curry só sabe forçar bola de 3. Ele tem variações, mas comparando com os 3 jogadores que na minha opinião são os melhores, acho que ele está um pouco abaixo.

    • Frank Lucas

      Esse também é meu top 3!

    • Albert Medeiros

      Meu top 5 completa com o AD e o Cousins…

      • Rogério Rodrigues

        Esses podem até entrar num top 10, mas deixar Curry e Harden pra colocar eles num top 5 acho loucura.
        Curry, Harden, Lebron, Durant e Leonard não importando a ordem é um top5 muito com muito mais concesso.

        • Albert Medeiros

          Acho loucura você dizer que é loucura esses caras estar no meu top 5…

          • Rogério Rodrigues

            kkkkkkk
            de buenas

    • Guilherme

      Top 5 FÁCIL. Top 3, questionável, mas eu o colocaria mesmo assim.

  • vsr.snake

    A lesão do Leonard não parece ser “grave”, mas corre o risco de se tornar um problema crônico caso não for tratada com o devido cuidado. Já vimos como esse tipo de problema afetou a carreira de muitos grandes talentos. Spurs tá certo em não forçar uma volta, e o Kawhi tb em não confiar totalmente na liberação médica.

  • Marcos Oliveira

    Se ele voltar Vem, os offs serão bem animados

  • Kleber Ribeiro

    Olha…sinceramente eu temo e muito algo mais sério. Sem contar que o psicológico do jogador fica em frangalhos, pois seu corpo não respondo ao que sempre fez. Seria uma das coisas mais tristes se acontecer aquela lesão que limita o esportista pra sempre. O Spurs depende muito de Kawhi e ele hoje, é com certeza top 5 da NBA atual. Uma pena se não se resolver. Uma lesão grave no auge da carreira é de chorar. Mas vamos ser positivos, afinal, Duncan ficou de fora boa parte de uma temporada em sua carreira vitoriosa e depois voltou em plena forma, ganhado titulo. Força Kawhi, a nação Spurs está com vc!

  • Arthur B.

    Só ir pra Phoenix que nós resolvemos esse problema…

    • felipe fernando Oliveira

      Aqueles curandeiros são top mesmo viu

    • Marcos Gordinho

      Huahuahua!!!

    • Damon

      Time de médicos dos suns é de elite mesmo.
      Diferente do time em quadra kk

  • Daniel Azevedo

    Estranha essa questão dos médicos terem liberado, mas as dores continuarem.

    • Gustavo Santos

      Põe estranho nisso.. Conflito de interesses aí

  • Vitor Martins

    Será que a forma como foi gerida toda essa questão do Leonard, essa lesão estranha que não tem cura e ninguém fala nada, o pedido (?) de troca arranha a imagem do Spurs como franquia modelo?

    • vsr.snake

      Imagino que não, vide que é o primeiro caso de ingerência (se é que pode se chamar assim) em muitos anos. E também é querer demais que nunca aconteça nada fora do planejado. Preocupante seria se fosse algo recorrente, o que ainda não é, e duvido que se torne.

  • Evandro

    Impressionante, o DM do Spurs teve quase 1 ano para curar esta lesão do KL se pegar o tempo em que ele se contundiu, Offs da regular passada até o inicio desta temporada e nada!! Se KL voltar somente na proxima temporada o DM vai ter tido quese 2 anos para curar o cara, estão querendo se igualar o DM do 76..

    • Vinícius Maia

      Infelizmente, as vezes o corpo não responde ao tratamento como esperado. Não sou médico, mas não é a primeira vez que vemos isso na liga e eu também estou passando por uma experiência pessoal nesse sentido. Tenho um problema no joelho a anos, já procurei vários médicos, diferentes tratamentos, mas meu problema nunca fui resolvido. Claro que num caso como esse, o cara tem um acompanhamento melhor, existe toda uma equipe cuidando dele, além de seu salário permitir que ele busque alternativas de consultando com os melhores especialistas de seu país, mas isso não muda o fato de que as vezes o corpo não vai responder bem ao tratamento.

    • Leonardo

      Apenas a título de informação o Kawhi teve diferentes lesões, a que o tirou do jogo contra o Warriors nos offs foi no pé, depois teve essa lesão do quádriceps, uma lesão no ombro e voltou a sentir a lesão no quádriceps.Não foi um ano tratando apenas uma lesão.

  • Rafael Victor

    Mesmo que volte essa ja e uma temporada perdida pro Kawhi

    • Thiago / Coming up ASG

      E para o Spurs.

  • Vinícius Maia

    Estava pensando em algo: já houve casos de jogadores que tiveram autorização para treinar no espaço de outras equipes na offseason (na verdade eu só me lembro de um, que foi Roy Hibbert que treinou com Tim Duncan na offseason utilizando a estrutura do Spurs com aval do próprio Spurs). Me pergunto se as equipes não poderiam chegar em acordos financeiros para permitir que um jogador seja tratado pelo departamento médico de outra equipe. Levantei esse hipótese porque o departamento médico do Suns tem uma ótima reputação. O do cavs, eu não sei se é tão bom quanto o do Suns, mas também já teve um caso de sucesso interessante (Andrew bynum). Me pergunto se não seria uma boa o Spurs tentar, de alguma forma, submeter o Leonardo a uma avaliação de algum desses departamentos com boa reputação. Posso estar enganado, mas acho que não haveria tanto problema com isso, pelo menos não por parte dos médicos. No caso do Gordon Hayward, por exemplo, a equipe médica do cavs auxiliou numa avaliação prévia no momento em que ele foi retirado da quadra.

    • Albert Santos

      Verdade.

    • Marcos Gordinho

      No Suns não se pratica medicina. Se faz milagres. A pajelança lá resolve até dor de cotovelo. Nash teve os melhores anos, em termo de saúde, quando esteve por lá e já não era tão jovem. Stoudmire também se beneficiou, e creio que Hill foi o caso mais reconhecido de milagre no Suns, reza a lenda que valeu uma indicação a canonização aos componentes do DM. Brincadeiras a parte, algumas práticas consideradas “experimentais” parecem ser utilizadas com maior frequência por lá, e costuma dar resultados.

      • KleineBosch

        Shaq é outro que foi beneficiado. Se o Big Diesel tivesse ido para Phoenix ao invés de Miami na época (e se tivesse também não tivesse rachado todo o elenco do Suns), o auge do Shaq teria sido extendido tendo uma carreira maior, e um time com Nash, Shaq, Marion e Amar’e bem montado e com bom relacionamento só pode dar em múltiplos títulos.

  • Leilson Joaquim

    Se ele não voltar é bem, Spurs não passa da primeira rodada dos Offs. Não saem com o OKC, Denver ou Portland…

  • Thiago / Coming up ASG

    Complicado esse caso e essa temporada para o Spurs. Queda na primeira rodada dos offs não é nenhum descarte.

  • MDias

    Bom, tem algo estranho nessa história ai. DM libera mas o cara continua sentindo dores… Kawhi busca outras opiniões medicas.. Rumores de insatisfação do Leonard com o Spurs pela forma que foi tratado sua lesão… Rumores de trocas…

    Vejamos cenas do próximo capítulo…

  • Claudio R.

    Acho que estamos vendo o último ano de Davis e Leonard no Oeste , acho que Davis acabará no Celtics e se lebron ficar no cavs, tem uma chance muito grande de Leonard jogar com o King. Veremos !!!

    • Alex Alves

      Não sei acho duas trades complexas.

      • Claudio R.

        Não q vêm Kawhi é último ano de contrato e o Davis pode ficar sem o Cousins, será que ele não pedirá trade?. Já o Kawhi acho q sai do spurs nessa free agency agora

    • Diego Costa

      Loucura é pouco.

      • Claudio R.

        Falaram a msm coisa de KD no warriors, de Shaq no lakers e por ai vai

        • vsr.snake

          Falaram nada disso de nenhum dos dois, você que tá meio doido kkkkk

          No caso do Durant, todo mundo especulava que ele assinaria com Warriors ou ficaria no OKC, com Spurs correndo por fora.

          • Claudio R.

            Então vc não assiste programa de basquete não….

          • KleineBosch

            Mas ele tá certo, na época, KD ir pro Warriors não era absurdo. Todo mundo sabia que era uma probabilidade. Ninguém achava que era loucura, pelo contrário.

          • vsr.snake

            Do Brasil, não assisto nenhum, de fora poucos, pois eles mantém os mesmo vícios de outros programas esportivos, principalmente de especular um monte de notícia falsa. Pouca gente tem credibilidade pra dar “furos” de reportagem. Fora que prefiro outros gêneros de programa, os da TNT geralmente são muito bons, como Players Only e Inside NBA

    • Biano

      Passa o nome do seu fornecedor aí, tá num barato muito louco

    • vsr.snake

      Mais fácil o Lebron ir pro Suns do que o Kawhi ir pra qlqr lugar longe de San Antonio.

    • William

      Deixa eu advinhar, a troca será pelo Tristan Thompson e J.R. Smith? Kkkk

  • Dudu Ferrero

    Nao sei qual lesão é a mais estranha se é a do Kawhi ou do Fultz

  • David Ribeiro

    E eu querendo ver os Spurs brigando pelo título =/

  • Kaio_

    eu como torcedor to mais é torcendo pra perder os proximos 23 jogos kkk

  • Pablo Leite

    Bom, me preparando para ver os Spurs caírem na primeira rodada. Triste. Leonard é um grande jogador, sem ele, os Spurs não tem chances de chegar longe. O lado bom é que isso dá a oportunidade de continuar desenvolvendo alguns jogadores.

    • Luiz

      Sem Kawhi a temporada inteira estao em 3,nao acho que cai na primeira nao;

      • Pablo Leite

        Sei não. Pegar um Denver ou um OKC pela frente esse time aí se enrola.