O Memphis Grizzlies anunciou o acerto de uma troca com o Dallas Mavericks na tarde desta segunda-feira. O time do Tennessee adquiriu os direitos sobre o armador grego-americano Nick Calathes, que jogou a última temporada no basquete russo. Em contrapartida, a equipe anulou a proteção existente em uma escolha de segunda rodada do draft de 2016 que deve aos texanos.

O Mavs tentava negociar os direitos de Calathes desde o início de julho. Vindo de uma grande temporada na Europa, o atleta de 24 anos teria informado a direção de Dallas no mês passado que estava preparado para jogar na NBA a partir do segundo semestre. No entanto, a franquia preferiu contratar o israelense Gal Mekel e comprometeu-se a trocar o 45º selecionado do draft de 2009 com um time onde houvesse interesse nele de imediato.

O armador possui contrato com o Lokomotiv Kuban até julho de 2014, mas a multa rescisória teria sido arquitetada com valores possíveis de serem cobertos por equipes da NBA. Ainda assim, não se sabe ao certo se o Grizzlies pretende trazê-lo para o basquete norte-americano ainda em 2013.

Calathes viveu o melhor momento de sua carreira profissional na temporada 2012-13. O atleta foi eleito o MVP da Copa Europa, segunda maior competição do continente, anotando médias de 12.9 pontos, 5.9 rebotes, 6.7 assistências e mais de 52% de conversão nos arremessos de quadra em 17 jogos. Já no campeonato russo, o armador manteve 12.6 pontos, 5.3 rebotes e 4.2 assistências. Além disso, ele já defendeu a seleção adulta da Grécia em 41oportunidades.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Hugo Nathan

    Parece ser bom jogador eim…

  • Talvez vire alguma coisa

  • Carlos Eduardo

    Com tanto jogador americano ruim sendo reservas imediatos, não entendo tanta restrição pra dar oportunidades a talentos estabelecidos na Europa… E olha que muitas vezes o talento na Europa tem mais experiência e são mais baratos…

  • Dede

    concordo e muito com vc carlos!!!!!tambem sou favoravel a jogadores europeus.

  • Zorg

    Nick é americano com dupla cidadania americana-grega e jogou pela Univeridade da Florida