Grizzlies confirma favoritismo e elimina Blazers em cinco jogos

(1) Portland Trail Blazers 93 X 99 Memphis Grizzlies (4)

https://www.youtube.com/watch?v=97ylxhdUFB8

O Memphis Grizzlies é o terceiro classificado à segunda rodada dos playoffs da conferência Oeste. Atuando em casa, a equipe confirmou favoritismo e derrotou o Portland Trail Blazers pela quarta vez em cinco jogos para fechar a série entre os times. Agora, os comandados de Dave Joerger vão enfrentar o Golden State Warriors, dono do melhor recorde da temporada regular, na próxima fase.

Os locais começaram a partida em altíssimo nível e, com apenas cinco minutos de ação, já dispararam no placar ao anotar os dez pontos inaugurais da noite e 15 dos 18 primeiros do jogo. No entanto, o time relaxou com a dianteira e tudo mudou de mãos rapidamente: com impecável atuação nos quatro minutos finais do período, o Blazers recuperou-se do início péssimo e empatou o embate em 20 pontos.

O equilíbrio manteve-se no segundo quarto: o Grizzlies ainda seguiu no comando do placar na maior parte do tempo, mas nenhum dos times abriu mais do que quatro pontos de vantagem sobre o oponente. A pequena margem de diferença só foi quebrada nos dois minutos finais, quando o time do pivô Marc Gasol marcou oito dos dez pontos derradeiros e foi para os vestiários vencendo por sete (46-39).

No começo do segundo tempo, os donos da casa seguiram melhor e elevaram a dianteira para 13 pontos. Mas, aí, apareceu o jovem C.J. McCollum: o reserva anotou 16 dos seus 33 pontos (maior marca da carreira) na noite durante o terceiro período, trazendo o Blazers de volta para o jogo e até chegando a liderar a partida brevemente. Entrando nos 12 minutos derradeiros, a equipe local vencia por 68 a 66.

O duelo continuou equilibrado e os visitantes seguiram com chances de manterem-se vivos na temporada até a metade do último quarto. Então, a defesa do Grizzlies entrou em ação: o time deixou os oponentes sem pontuarem por quatro minutos e anotaram nove pontos no período, elevando vantagem de uma posse de bola para dígitos duplos. O Blazers conseguiu reduzir a diferença com uma série de cestas de longa distância no minuto final, mas, na linha dos lances livres, os locais asseguraram vaga na próxima fase dos playoffs.

Destaques

Portland

C.J. McCollum: 33 pontos
Damian Lillard: 22 pontos (1-8 3pt.), seis rebotes e seis erros de ataque
LaMarcus Aldridge: 14 pontos (5-18 FG) e nove rebotes

Memphis

Marc Gasol: 26 pontos e 14 rebotes
Courtney Lee: 20 pontos
Zach Randolph: 16 pontos e oito rebotes
Jeff Green: dez pontos e sete rebotes

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • danielzera

    Mais uma vez o Blazers jogou como nunca e perdeu como sempre.

  • Olavo #WeAreRipCity

    Apenas.peguem.o.maldito.rebote.

    Um dos jogos mais estranhos do Blazers nesse ano. A defesa estava bem compacta, fazendo ul bom trabalho dentro e fora do garrafão. Só faltou pegar os rebotes, infelizmente. No ataque, foi a parte mais estranha. O time jogou tão bem coletivamente no jogo 4, não entendi o porque do Stotts começar o jogo forçando bolas no LaMarcus, que claramente já não tinha condição nenhuma de atuar nesse final de temporada. Talvez com algumas decisões diferentes, o time poderia ter um jogo 6 ainda.

    Foi decepcionante, pelo jeito que foi a série. Mas aconteceu exatamente o que eu disse antes da temporada, queda na primeira rodada dos offs. Só não esperava que seria desse jeito.

    Mas enfim, no geral foi mais uma boa temporada. Agora é pensar na off season e trabalhar pra que o time possa se manter e,.quem sabe, aprimorar ainda mais. E como eu já disse algumas vezes aqui, eu estou muito, mas muito ansioso pra ver o CJ sendo l nosso sexto homem, caso o Wes continue no time, e ver o Leonard ganhar mais minutos nessa próxima temporada. Nós ainda temos algumas peças jovens, ainda vai continuar evoluindo.

    Parabéns ao Grizzlies e ao mito Z-Bo. Em Outubro, o Blazão tá de volta.

    #WeAreRipCity

    • AlysonEGomes

      Olavo, sou um simpatizante do Blazers, de verdade, mas aquela coisa, acho que todo torcedor sabia que não ia rolar passar. Ainda mais contra a máquina do mal do Grizzlies. O time tava todo remendado. O time do Blazers inteiro é um baita time, ainda mais agora que o CJ resoleu jogar e o Leonard vem mostrando seu valor. Eu acho que ano que vme eles podem ter uma ótima temporada, onde talvez (dependendo dos reforços) brigue pelo título, ou uma temporada de ida playoffs. Tudo depende do Aldridge.

      Eai qual tua opinião parceiro?? Ele fica ou sai?

      • Olavo #WeAreRipCity

        Pois é, Alyson. Eu fiquei mais decepcionado porque a série foi relativamente fácil pro Grizzlies. É claro que as lesões atrapalharam o Blazers, mas eu tenho certeza que esse time ai, que jogou a série, é muito melhor do que isso. O matchup não ajufou muito também, nesses offs. O Grizzlies é um pedra no sapato do Blazers a muito tempo. Ainda não estamos prontos para enfrenta-los.

        Sobre o Lamarcus, cara, eu sinceramente ficaria chocado se ele saísse do Blazers, agora. LaMarcus já esteve em situações bem piores com esse time, e com melhores possibilidades de saida, mas mesmo assim ficou e acreditou na franquia. É claro que times como Spurs, Mavs e Knicks são sim uma possibilidade real, mas, tirando o time de San Antonio, eu não vejo nenhum outro time em uma posição melhor do que esses time do Blazers em termos de competir por título.

        O time e o próprio LaMarcus sofreram bastante esse ano, e ele sabe disso. Ele não pode e não vai fazer conclusões sobre o time em cima dessa série e desse final de temporada. O Blazers tem um dos melhores Starting 5 da liga. A base é boa. Temos jogadores jovens também, ainda em evolução. A tendência a partir de agora é só melhora. Se o Aldridge ficar, ótimo. Continuaremos um dos melhores times da liga. Se não,.o jeito é continuar o desenvolvimento do time e não abaixar a cabeça.

    • Diego

      Acho que as lesões foram cruciais, e isso não é pra justificar a derrota, mesmo completo o Grizzlies poderia vencer da mesma forma, só que o fim da temporada, muito em função de contusões, já vinha sendo bem ruim.
      Acho que com o quinteto titular a disposição e saudável essa série poderia ter sido mais bem disputada. ALGUÉM PAGUE O PAI DE SANTO LÁ EM PORTLAND.

      Quanto a próxima temporada, o Lamarcão deve pensar também que o portland pode oferecer mais qua qualquer outro time pra ele, há chances reais de título, mas tendo em vista a Maldição de Portland com as lesões, ano que vem o Stotts talvez deva fazer como o Pop e ir economizando os jogadores durante a temporada regular.

  • joaospurs

    Como eu disse aqui, com a perda de Matthews, Portland deixaria de ser um dos favoritos ao título, e passaria a ser mais um time nos playoffs, infelizmente.

    • joaospurs

      Só mais um time nos playoffs*

  • tiago

    Ontem o LaMarcus Aldridge jogou muito mal, na hora que o Portland mais precisou dele ele sumiu, ai fica difícil de passar. Parabéns ao Memphis e agora vão ter que jogar extremamente bem se quiserem passar para as finais.

    • Nenê Hilário

      cara, não viaja… o cara tava jogando com o dedo da mão fudido e fez várias boas partidas… bom mesmo deve ser a bailarina da camisa 13, argh! do teu time né?

  • indalencio

    Sacam nesse dribe do McCollum, ele chega ate me lembrar o Wade.

    http://24.media.tumblr.com/96aa2f7859025951c64699a87ea09152/tumblr_mpdjmxDMfB1roz7s1o1_500.gif

    E acho tb que esses lance da saida do Aldridge deu uma boa ajuda para esses pessimos jogos… sei la, nada bate.

  • lucas

    No 2k esse CJ eh chato pra cacete, odeio marca ele. Não acompanho muito o blazers mas sabia q lamarcus dificilmente sairia, porem parece que nos últimos tempos a situação mudou de figura. E SE ele sair sera que o Spurs tem cap pra paga-lo. E se ele tem mesmo este interesse de jogar lá.

  • Gabriel Almeida

    Aberta a época de caça ao LMA. Ate ele reassinar vai ser um monte de especulações. Como um fã de basquete espero q ele fique, um cara q joga 50 jogos machucado por um time deve amar muito esse time. Como torcedor do Spurs vem LMA, vem pro Texas, você é o meu segundo jogador favorito na FA. E acho um bom encaixe pro time. Mas sinceramente acho q ele fica. E torcedores do Knicks e Lakers o cara tem 30 anos ele se sair de Portland vai ser pra ir pra um contender, e não pra jogar com um calouro top-5, uma estela vinda de lesão e um tecnico questionável.
    PS questionável pq eu sou bonzinho, Scott é ruim. Fisher ta começando mas não trouxe muita experança

    • Como vc msm disse jogar um punhado de jogos machucado é pq ama a franquia e a cidade acho mto dificil ele sair.
      Então quem é o seu primeiro jogador favorito nessa FA?

      • gabriel almeida

        Gasol, acho ele excelente, talvez o LMA seja um pouco mais jogador, mas pensando no Spurs faz um pouco mais de sentido, pois assim daria pra trocar o Splitter + uma pick e abrir espaço no cap pra ficar tbm com o Green. E um garrafão q ao mesmo tempo tenha Diaw e Gasol vai crair milhares de bolas de 3.

  • Elber

    Agora é Ursinhos x Warriors. Essa serie promete, espero que o Conley se recupere a tempo.

    • RafaelRox

      Se recuperar Bye Golden…
      O time do Memphis joga bem mais organizadinho.. bem melhor no garrafão e vindo do banco pode tentar igualar ou chegar proximo da pontuação de 3.

      • lucas

        Também acho, Conley sera fator determinante nesta serie, boto muita fe no grizz, acredito que este possa ser o ultimo ano deles com chances de algo. Fora que seria muito bacana, ver Vince Carter conquistar um anel.se o Memphis perder do warriors acredito que ele possa testar o mercado.

        • lucas

          Ele ni caso Marc Gasol

    • Psé Elber tomara que não seja só esse duelo e que os outros sejam sensacionais tambem tanto da conferencia leste quanto da oeste. Pq essa primeira rodada está sendo fraca.

    • Também espero que ele se recupere totalmente pra ter um grande jogo.
      Mas eu não consigo ver o Warriors perdendo para o Memphis em Oakland…

  • #Cavs

    Kevin love fora por 4 ou 6 meses!

  • #Cavs

    * 4 a 6 meses

  • Albert

    Duelo duríssimo agora, série pra no mínimo sies jogos, mas acredito que vá ser decidida no jogo 7. Vejo um ligeiro favoritismo pro Warriors apenas pelo mando de quadra a mais.

  • Cleberson

    Warriors ganha essa serie por 4 x 1

  • De positivo pro Blazers nessa série foi a boa atuação do McCollum, é um ótimo jogador, e vai ser trabalhado pra vir do banco com qualidade, mas alguns foram muito mal na série como Nick Batum que foi muito apático em vários momentos que o time precisava dele pra desafogar o Aldridge, o Memphis mereceu a vitória mas eu espero que o Conley esteja bem e com a cara desinchada pro jogo contra o Warriors pois quero ver uma série disputada, o Grizzlies teve eficiência nessa série e se tiverem um Gasol jogando muito e se conseguirem contestar os arremessos e dar pouco espaço pro jogo veloz e dinâmico dos Warriors podem até complicar alguns jogos mas será muito difícil pra eles…

  • Marcelo

    Uma coisa que ficou bem clara na série, é que Robin Lopez não tem recursos para defender sobre Marc Gasol. Uma pena, pq o Blazers têm muito talento e joga um BB muito agradável de assistir.

  • Álvaro S.R.

    Sobre o Blazers, mesmo com as lesões eu esperava mais desse time, o grande problema é que o time do Grizzlies é um matchup ruim para quase todos os times da conferência oeste,e com o Blazers não foi diferente. Foi bom ver C.J. McCollum aparecendo bem e ver Leonard contribuindo mais, caso Wes fique em portland, com mais uma ou duas peças para uma melhor rotação esse time pode vir a ser um dos favoritos ao título na próxima temporada, calro se conseguir ficar saudável. Lillard mais do que ninguém precisa se provar na próxima temporada, é um ótimo jogador mas tem um defeito, ele acha que já é uma grande estrela e se acha injustiçado quando não entra na seleção americana ou é chamado para o ASG, precisa melhorar sua capacidade de envolver os companheiros e criar jogadas para eles, precisa também escolher melhor seus arremessos, ele tem todas as ferramentas para um dia ser uma super estrela na liga, mas hoje ainda não é. Quanto ao Lamarcão, acho muito pouco provável que saia de Portland, claro que a procura por ele vai ser grande, mas ele já teve oportunidades melhores para sair antes e continuou na franquia, acredito que ele mais uma ves fique em portland, afinal tudo que eu falei sobre o time ter chances de brigar pelo título da próxima temporada depende de sua permanência.

    • Álvaro S.R.

      vez*

  • Kleber

    Vem pro Knicks, Gasol.

  • QuaseNada

    Portland tem tudo pra ter uma boa temporada seguinte.

    Matthews e Aldridge saudáveis, McCollum evoluindo (já foi muito bem essa temporada), Leonard se mostrando útil, é candidato ao título.

    Mesmo perdendo o Aldridge dá pra se manter competitivo com as opções do mercado.

  • ANTI-SPURS

    O Blzers fez o que foi possível. Muitas contusões. Parabéns.

    O time da terra de Elvis é muito cascudo. Jogo chato, lento, mas extremamente eficiente.

    GSW que se cuide.

  • O garrafão do Memphis é melhor. Mas eu confio na agilidade do quinteto titular e do banco pra vencer um time que o principal é a força.
    Na regular o Curry e o Klay mataram o Memphis dentro e fora de casa com arremessos rápidos, saída rápida no contra-ataque.
    Acho que esse é o ponto fraco deles..
    Eu aposto em 4 x 2 Warriors.