Grizzlies explora mercado de trocas pelo recém-adquirido Andre Iguodala

Um dos times mais ativos nesta offseason, o Memphis Grizzlies segue explorando o mercado de trocas da NBA. Desta vez, o franquia do Tennessee estaria tentando negociar o recém-adquirido Andre Iguodala.

Segundo o repórter Tim MacMahon, da ESPN, a direção do Grizzlies não planeja rescindir o vínculo com o ala de 35 anos antes do início da próxima temporada. Ainda de acordo com a publicação, Dallas Mavericks e Houston Rockets estão entre as equipes interessadas em contar com os serviços de Iguodala, que tem um contrato expirante de US$17.2 milhões.

Muito se especulou, no primeiro dia da agência livrequando foi fechada a troca entre o time de Memphis e o Golden State Warriors, que o veterano de 15 temporadas na liga seria dispensado por meio de um buyout e que ele se juntaria a um time postulante a título. MacMahon cita o Los Angeles Lakers como um dos times especulados, já que o atual gerente-geral da franquia angelina, Rob Pelinka, já trabalhou como agente de Iguodala.

Nona escolha do distante Draft de 2004, Iguodala atuou pelo time de Oakland nos últimos seis anos e conquistou três títulos (2015, 2017 e 2018). Na primeira conquista, ele ainda foi eleito MVP das finais. Além de defender o Warriors, o exímio defensor de perímetro teve passagens por Philadelphia 76ers (2004-2012 ) e Denver Nuggets (2012-2013).

Em 1.108 jogos disputados na NBA, 779 deles como titular, Iguodala angariou médias de 12.1 pontos, 5.1 rebotes e 4.4 assistências.

Movimentações do Grizzlies nesta offseason

Sob o comando do recém-pomovido vice-presidente de Operações de Basquete, Zach Kleiman, o Grizzlies tem acumulado vários ativos – jovens valores, escolhas de Draft e contratos expirantes  – nesta offseason. Na troca que envolveu a ida do armador Mike Conley para o Utah Jazz, a equipe de Memphis recebeu o ala-armador Grayson Allen, os alas Jae Crowder (expirante) e Kyle Korver (contrato não garantido), a escolha 23 do Draft deste ano (que viria a ser) e uma futura pick protegida de primeira rodada (1-7 e 15-30 em 2020 e 2021; 1-6 em 2022, 1-3 em 2023).

Nessa quarta-feira, a franquia do Tennesse fechou mais duas negociações: na primeira, com o Atlanta Hawks, livrou-se do ala Chander Parsons e recebeu o ala Solomon Hill e o pivô Miles Plumlee (expirantes). Na outra, finalizada com o Phoenix Suns, repassou Korver e o armador Jevon Carter, e, em contrapartida, recebeu o ala Josh Jackson, o armador De’Anthony Melton (expirante) e duas futuras escolhas de segunda rodada (2020 e 2021).

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.