Harden MVP? É bom o Rockets melhorar…

Na NBA, assim como em qualquer lugar, existem regras. E para que elas sejam legitimadas, eu já vi muitas injustiças nas premiações de fim de temporada. Nunca concordei com alguns nomes do passado, mas — novamente de acordo com elas, as normas — entendi os motivos.

E pensando exatamente nisso, e olhando no passado, é que eu vou cravar aqui: se o Houston Rockets não ficar pelo menos no terceiro lugar da conferência Oeste, James Harden não será o MVP.

Aproveitando um papo de um grupo no Facebook, o NBA Lab — provavelmente o de maior nível que já vi por aí — li um post que falava exatamente sobre isso. Em um levantamento, nenhum premiado como MVP nos últimos 30 anos esteve abaixo da terceira posição de sua conferência. Não existem precedentes no período e, conhecendo a liga e seus trâmites há tanto tempo, posso dizer isso sem medo.

Claro que se fosse para analisar o prêmio pelo melhor jogador, estaríamos falando provavelmente de Anthony Davis, Russell Westbrook, até DeMarcus Cousins, e claro, Harden.

Entretanto, é necessário analisar o fato de que desde 1988, nenhum jogador ficou com o MVP abaixo do segundo lugar de sua conferência. Existe uma exceção, porém. Michael Jordan foi eleito naquele ano, quando o Chicago Bulls foi o terceiro colocado do Leste. Eu tive de voltar 27 anos para confirmar essa informação. O detalhe é que para encontrá-lo, foi necessário achar ninguém menos que Jordan. Ou seja, é exceção mesmo, principalmente pela campanha: 50 vitórias e 32 derrotas (61% de aproveitamento). Depois disso, nenhum time teve menos de 65% de triunfos.  

É fato afirmar que o prêmio é dado, em sua maioria, ao melhor jogador do melhor time. Desde 1985, em sete ocasiões o premiado estava na segunda colocação de sua conferência. 

Hoje, o Houston Rockets briga pelo terceiro lugar e não lidera sequer sua divisão. O Memphis Grizzlies possui 46 vitórias em 66 jogos disputados e é o primeiro. O Portland Trail Blazers e o Los Angeles Clippers, disputam rodada a rodada pelos melhores lugares. Até o início deste domingo, o time texano é o quarto, com 66.2% de aproveitamento.

A volta de Dwight Howard pode ser essencial para que o Rockets consiga subir. O problema é que ainda não existe um prazo determinado para isso. Pode acontecer em duas ou três semanas e lhe restariam dez ou menos partidas até o fim da fase regular.

Agora, analisando pela questão técnica, quem poderia ficar com o MVP caso o time de Houston não consiga terminar entre os primeiros?

É difícil analisar, pois estamos na metade de março e temos menos de 20 jogos para cada time. Mas fazendo um exercício de dedução pura, o armador Stephen Curry pinta como o principal candidato. Ele passou por altos e baixos nas últimas rodadas e já esteve mais bem cotado. Pensando apenas nas regras, Curry é o próximo grande nome. 

E LeBron James?

O Cleveland Cavaliers pode até não ficar em segundo no Leste, porém não acredito muito. O Toronto Raptors teria de encaixar uma sequência positiva, mas neste exato momento, perdeu oito das últimos dez partidas. Portanto, vamos imaginar que o Cavs garanta essa segunda posição.

Nos últimos seis anos, o MVP ficou com LeBron em quatro ocasiões. Não me entenda de forma errada, por favor. Sou fã de James e o considero o melhor jogador em atividade, mas seria legal termos outro nome. Apenas para não ficarmos na mesmice. Além disso, o mais importante: LeBon faz toda a diferença para o Cavs estar ali, na luta pelos melhores lugares. Só que era esperado que o time estivesse no primeiro lugar, e ainda, com o camisa 23 brilhando desde o início da temporada, o que não ocorreu. E ainda, número por número, ele teve uma queda em relação ao ano passado em quase todas as estatísticas principais.

Russell Westbrook poderia ficar com o prêmio?

https://www.youtube.com/watch?v=xZW9Ew_EpMM

Não mesmo. Por mais que ele esteja barbarizando nas últimas rodadas, o armador do Oklahoma City Thunder teria, por obrigação, de levar sua equipe ao topo da conferência. São as regras, lembra? Mas se o foco ficar apenas nos números frios, Westbrook merece mais crédito. O Thunder jogou boa parte da temporada sem Kevin Durant, esteve fora da zona de classificação para os playoffs durante quase todo o tempo, só recentemente figurou entre os oito primeiros, e ainda está longe de garantir qualquer coisa. E tem outro detalhe: ele perdeu 15 jogos até o momento. Na história recente, Allen Iverson foi o que ficou de fora de mais partidas, com 11.

Outro nome que poderia figurar entre os principais é o do pivô Marc Gasol, do Grizzlies. O espanhol chegou a ser um dos mais cotados, mas perdeu fôlego nos últimos meses. Ótimo defensor, Gasol foi ainda titular do Oeste no Jogo das Estrelas, porém um quinto lugar no MVP parece ser o seu teto.

Poderíamos considerar algum jogador do Atlanta Hawks, mas a NBA deixou claro que isso não vai acontecer ao nomear o quinteto titular da equipe como os melhores do Leste no mês de janeiro. Não existe um jogador específico por ali. Claro que Al Horford e Jeff Teague ganham algum destaque, porém é o grupo — incluindo o técnico Mike Budenholzer — que faz do Hawks o líder da conferência.

O Jumper Brasil acompanha de perto a premiação desde o início da temporada. Liderados pelo metade jornalista, metade mito, Ricardo Stabolito, nós votamos todas as semanas para o MVP. Eu sou um fã inveterado de pivôs e acho que a liga está ajudando a piorar uma safra mediana. Mas isso é papo para outro artigo.

O fato é que na última, eu coloquei DeAndre Jordan na décima posição. Imagine só o que seria se o Clippers estivesse sem Jordan ao invés de Blake Griffin. Você acha mesmo que o time estaria entre os primeiros da conferência? Sua importância para o Clippers é tão grande, que depois da parada para o Jogo das Estrelas, ele possui médias de 14.2 pontos, 18.3 rebotes e um aproveitamento de quase 70% nos arremessos. O camisa 9 lidera a NBA em rebotes, porcentagem de arremessos convertidos e é o quinto em bloqueios. Não acho tão absurdo colocá-lo como o décimo.

Seja lá quem for eleito entre os principais nomes, representará bem o MVP. A temporada é sensacional, com muitas variáveis e não existe até o momento um candidato ao título com sobras. O que está bom, ainda vai melhorar mais nos playoffs. É só aguardar.

Gustavo Freitas
Gustavo Freitas
Mineiro de Uberaba, é co-fundador do Jumper Brasil e fã do Boston Red Sox.
  • gabrielnba

    Harden tá jogando muito, mas ainda sou mais o Curry, joga bonito, Warriors em 1:, se ele nao ganhar essa temporada não ganha mais, creio eu, o garoto merece, faz uma excelente temporada desde o inicio.

    LeBron tá jogando muito, mas seria injusto não entregar o MVP para um jogador que está muito bem desde o inicio, por Isso, pra mim Curry é o MVP, mas cao seja o Harden, será uma decisão boa támbem.

  • André Fagundes

    Puxando o histórico dificilmente o Stephen Curry não será o MVP. Mas gosto de considerar James Harden pela dinâmica que ele dá ao Houston e o número de jogos que ele foi protagonista que é quase 1/4 dos jogos da equipe na temporada.

  • Ernesto Che

    Curry e Harden o resto tá lá só pra dizer que tem disputa ainda.

  • DirkMito

    Em nome de Jesus o Harden não será MVP rs

  • ótimo texto, Mastô.

    Sinceramente, acho que nem se o Rockets ficar entre os 3 primeiros, Harden ganha o MVP. Não que ele não irá merecer, caso consiga levar o time a tal posição, mas eu acho que a mídia já virou uma espécie de “Bandwagon Fan” com o Curry. Curry pode fazer 20 jogo horríveis, mas quando ele fazer 1 único lance espetacular em uma partida, todos vão o chamar de MVP, porque além de jogar no time com melhor recorde na liga, ele é um “showman” muito melhor do que o Harden. Dificilmente esse prêmio não irá pra ele.

    E só uma coisa: Vi o nome do LeBron, Westbrook, Marc Gasol … Acho que o LaMarcus merecia uma menção honrosa ai. Não quero dizer que ele é um dos favoritos, mas ele poderia estar tranquilamente na mesma categoria do Marc. Muitos só olham o lado ofensivo, mas o Aldridge se transformou em um defensor muito bom nos últimos anos, além de ser o líder do time. E nós vimos em alguns jogos que ele ficou de fora, o quanto esse time do Blazers sofreu.

    • DirkMito

      Olavo meu grande amigo, não fique em cima Do muro, vem pro time dos que não gosta do jogo do Harden..

      • Eu não gosto, mas eu não sou cego …rs

        Se ele ganhar, vai ser merecido. MESMO eu não gostando dele.

        • Matheus Sensato

          Hahaha, esse DirkMito só é muito clubista.

    • Michel Moral

      Concordo. O aspecto mídia é de suma importância na escolha também. Curry, como eu disse aqui inúmeras vezes, caiu nas graças do pov. O barba por sua vez, não é querido e tem uma personalidade muito questionada.

      Eu só acho que, desde Derrick Rose, nós não temos um MVP de um jogador ainda em situação de se afirmar na liga.

      Curry e Harden não são absolutamente nada até hoje em suas carreiras. O primeiro ainda pio, já q o barba criou uma expectativa maior quando estava em OKC e saiu para confirmar o jogador que é. Curry jogou por anos com Monta Ellis e, embora talentoso, nunca ninguém esperava uma melhora tão significativ, assim como do próprio Ellis.

      Mas sempre me manifestei nease sentido: Curry é o MVP.

  • The Blazer Man

    Pra mim a disputa do MVP esta assim: nós temos dois “pelotões” de jogadores que estão acima dos outros. No primeiro pelotão, o trio de elite, Curry,Harden e Lebron. Pra mim esses 3 estão acima de todos os outros, tanto pelo que estão jogando, como pela posição de suas equipes na tabela. Depois temos o segundo pelotão, que conta com Westbrook, Marc Gasol,Anthony Davis e Aldridge. Esses 4 tambem estão fazendo temporadas muito boas, porem pra jogadores como Davis e West, a posição das suas equipes não ajuda muito. E se tem algum perdido ainda achando que West será MVP, mesmo sabendo que na historia na NBA nunca ninguem abaixo do 4° seed foi MVP, quais as chances de alguem na NONA seed conseguir o premio??? Praticamente nenhuma.

    Bom, dito isso,vou pra minha opinião: Curry é o MVP. Foi regular a temporada inteira, desde novembro, antes da pausa do ASG e depois tambem,embora em alguns meses Harden tenha se destacado mais. Mas é lógico, o premio esta em aberto, Harden ainda pode virar o jogo, mas vai ter que suar sangue,por que o premio vai aos poucos se aproximando do Tocha Humana.

  • Cavs2.0

    Pergunta: Quem é o melhor jogador da liga ?
    Resposta: King !

    Agora pra que tanta discussão em quem é o MVP ????

  • kkkk to chorando aqui, vendo o Noah armar o Bulls …rs

    • vitorhugo.j3

      kkk
      Pior é ter que aguentar Kyle Singler, Dion Waiters e Andre Roberson na rotação do seu time….

      Brooks e TT estação em uma disputa acirrada pra ver quem faz a pior rotação…

      Com certeza são dois dos piores e mais superestimados técnicos da liga…
      Até hoje não consigo entender como Scott Brooks ganhou o prêmio de técnico do mês… É brincadeira…

      • paulo

        porra, usar roberson, singler e waiters é foda. pior ainda é abandonar lamb e perry jones.

  • Thiago Salles

    Fui MVP no 2k carregando o Hornets em oitavo sem Anthony Davis com médias de 32 PTS e 11 assistências kkkkkk

    • vitorhugo.j3

      Também já fui MVP em oitavo e com médias de ‘four-double’, como dizem aqui no Jumper … rs

    • Gustavo Freitas

      Ah, no 2K.

    • AlexT-Wolves

      Fui MVP sem se classificar pros offs kkkkk no Lakers tinha media de 43 pts mas era o unico com duplos digitos (o segundo melhor jogador do time era o Jordan Hill), fui confiar no nome da franquia mas no 2K não é assim…

      • vitorhugo.j3

        KKKkkkkk

      • More

        Putz aí você o chutou o balde hein

        • AlexT-Wolves

          Ai comecei outra kkkk tinha sido a minha primeira nem entendia muito do jogo mkkkkk pensei que o Lakers ia trazer vários FA.

    • Eduardo Saraiva

      nivel very easy qqer um vira MVP! hahahaha

  • Leonardo

    Concordo quase em tudo, tirando a última parte.. é sim um absurdo colocar DeAndre Jordan em uma lista de MVP kkkk!

    Ainda mais porque você não botou CP3,que é o melhor jogador do time, seguindo seu argumento..você acha que o time estaria entre os primeiros da conferência sem ele ? não faz sentido

    Eu acho que Curry leva pela campanha, mas se Harden ganhar seria merecido.

    Lebron começou tarde demais, West tá jogando muito mas o time dele tá lutando pra ir pros offs..não tem nem chance.

  • More

    O Curry desde o começo da temporada é o meu favorito, ele está liderando o Warriors ao primeiro lugar na conferência avassaladoramente mais forte, creio que o prêmio irá para ele. O Harden ainda está na briga, bem acirrada por sinal, mas só leva se o Rockets for MUITO foda daqui pra frente.
    Uma coisa que adorei: Alguém da staff dizer que o R. West não tem chances de MVP, por mais que no presente momento seja o melhor jogador da liga. Quem sabe agora o pessoal desiste dessas ideias rs´

  • MVP: Stephen Curry
    Rookie of the Year: Andrew Wiggins
    Most Improved Player: Jimmy Butler
    Defensive Player of the Year: Draymond Green/Marc Gasol/Deandre Jordan/Tim Duncan

    Harden vai ter de se contentar com a All-NBA First Team que já é muito se não fosse a carência de super jogadores na posição ele ficaria somente com o prémio de maior quantidade de FT tentados (150 FT a mais do concorrente mais próximo) e convertidos ….

    • R15

      Hater, vai assistir futebol man, já que não entende nada de basquete.

  • Matheus Sensato

    MVP: Stephen Curry
    Rookie of the Year: Andrew Wiggins
    Most Improved Player: Jimmy Butler
    Defensive Player of the Year: Draymond Green

    All-NBA First Team

    Stephen Curry
    James Harden
    LeBron James
    Antony Davis
    Marc Gasol

  • Que defesa ridícula do Bulls agora …

  • Wanderlan

    Harden merece ser Mvp pq o resto do time eh horrível comparado ao warriors

    E se juntar o time inteiro do Dallas num da um james harden a inveja é foda,To começando até a ter raiva do Dallas torcida chata

    Go wolves. Torcer pro Dallas modinha é fácil quero ver torcer pro Wolves kkkk abraco

  • Dream Shake

    Sem o time estar em 2º/3º muito dificil harden ganhar MVP, fora seu rendimento na regular na temporada o time precisa estar na briga pelo top de sua conferencia. Do jeito que vai ficara para o Curry.

    Obs: Torcida do dallas pode zuar a vontade mais o “clutch” Ellis nunca será melhor que o The Beard.

  • Marcelo

    Sem duvida nenhuma o MVP deve ser RW. Todos, eu disse todos, que tentam marca-ló ficam pelo caminho. Um jogador extraordinário. Hoje, mais uma vez, jogou uma partida grandiosa. Ate pensei que ia meter as bolas entre as pernas da animadora de torcida com pompons cor de rosa, que do este ensaiou tentar marca- ló. Já vi grandes jogadores jogarem. Depois de uma entresafra ruim, pois ficou polarizado entre Lebron e o resto, com o resto tendo Wade e Rose se arrebentando, vemos agora jogadores muito bons a se contra orem ao sensacional RW. Em seu propriomtime existe um fenomeno. O cara e muito bom. Comete erros, verdade, mas seus acertos sao infinitamente superiores. Nunca vi marcar um ponto em lance livre e cometer 5 TO e 5 faltas. 0-3 também nao vi. Logo, se eu sou o GM de qq lugar vou busca-ló.
    Sr. Rambulls, aquele malandro d ontem e um do importados. Sr. More e o grande caseh, estao de olho. Só confusão. Abs

    • felipe

      CP3 discorda

    • MDias

      Quanto fanatismo por uma mula empacada que chuta até a mãe se duvidar…

  • Marcelo

    O Bulls faz um grande jogo, as a defesa capitaneada pela armadora francesa joaqueen, botou tudo a perder. E esta e a única vc do nefasto palhaço desengoncado no time. Nem defender consegue. E se vi bem, pato lou o negao do OKC que nao tenho idéia de quem seja.

  • Lucas Ottoni

    É o que vivo dizendo. O prêmio de MVP não leva em conta o mérito individual do atleta. Pra ser MVP, além de jogar muito bem, o cara precisa atuar num time bom, com técnico bom, GM competente para montar esse time bom, ter companheiros que muitas vezes se sacrifiquem para que o jogador em questão se destaque, etc… É um prêmio que não valoriza o que o jogador faz e nem o real talento que ele possui. Esse prêmio é equivocadíssimo, pois dá muito mais valor ao que o jogador tem à sua volta do que ao seu próprio talento. Por exemplo: peguem o Michael Jordan, que é o maior de todos os tempos, e coloque ele pra jogar num quinteto com Brian Scalabrine, Adonal Foyle, Charlie Villanueva e Carlos Arroyo. Técnico: Derek Fisher + banco de reservas atual do Knicks. E me digam se, mesmo sendo o melhor de todos os tempos e jogando no seu mais alto nível, ele terá qualquer chance de ser MVP de qualquer coisa… Esse é o ponto. Esse prêmio é extremamente equivocado, pois não premia quem é melhor, e sim quem tem o melhor suporte à sua volta. Essa é a minha opinião.

    • felipe

      Mas o cara jogando num time mais raco, a chance dele ter médias melhores é mais alta também. Vamos ver se o Westbrook vai conseguir manter essas médias quando o KD voltar, o que eu duvido muito.

      • felipe

        fraco*

    • LeBron discorda disso.

    • RodrighoN

      Nesse caso ele seria a única arma ofensiva, no mínimo bateria recorde de pontos por partida e poderia ser um divisor de águas, imagina com recorde de 40pts por jogo nesse time se classificando em 8 no leste.A liga poderia mudar um pouco os requisitos nesse caso.

    • Erich

      não discordo…mas tente ver por esse angulo…o mais valioso é aquele que, além de ser excelente individualmente, eleva o nível do jogo dos companheiros de time…ou seja…parte de uma visão de ser imprescindível pra equipe…ex..o MJ no time que vc falou…dentro ou fora da quadra nao faria tanta diferença na temporada…o time poderia ganhar uns jogos ou outros com ele dentro…mas mesmo assim nao iria pros offs…nao brigaria por vaga, vide o Lakers, o Kobe n faz diferença nenhuma pro resultado do time no ano…Já um time como o GSW, Cavs, Kings, Rockets, sentem muita falta dos candidatos a MVP nos seus times pra ganhar aquele jogo complicado que pode levar ao 1o ou 2o lugar da liga p exemplo…o MVP nunca se restringiu ao melhor individualmente…até pq se fosse só isso o nome seria esse Best Individual Performance hahahaha e nao…é o mais valioso…

  • Marcelo

    O armador do clippers perdue o jogo hoje para o barba, por que nao conseguiu municiar adequadamente o griffin. Depois de um primeiro quarto primoroso, o houston já botou 15 na frente.

  • JoaoFJ

    Seria legal se tivesse um fórum do site pra ir comentando durante os jogos

    • Elber

      Ta aí Joao! Concordo contigo e ia escrevendo isso.

      Nao tendo forum poderia ter um post anunciando as partidas da rodada pra gente trocar ideia no decorrer dos jogos, o que acham?

  • Não tenho nada contra Harden e nem so hater dele, mais porra, chutar 15 FT e muita coisa :s

    Houston so ta ganhando com esses malditos FT kkk pqp, com FG de 39% contra 43% do Clipers

  • Meu deus do céu mais como esse Blake Griffin e burro PQP, praticamente mato o time do clipers no final do jogo, que falta ridicula se loco

    • Cleberson

      18 FT para o harden.

  • Pipoca Harden

    • E o Chris Paul consegue pipocar mais ainda …rs

    • Harden erro denovo o ultimo FT igual contra Cavaliers, mais teve sorte que Blake deu uma vacilada kkkk e que vacilo pqp e Chris Paul deu um Air ball rs

      • Elber

        Os 2 estavam mal (Harden e CP3) na partida mas tamanha qualidade que carregaram ambos times depois. Porém, eles conseguiram falhar nos ultimos lances decisivos, rs.

        Mas, de longe o Blake hoje estragou o jogo do Clippers. Sem contar o momento sem noção do Barnes que vinha muito bem na partida hein!

        • Muita cagada que Blake Briffin, ele fez falta e ainda reclama kkkkkk burro demais

          Barnes jogo demais hoje

  • More

    E agora o Dallão empatou com o Clippers em vitórias-derrotas, se vencermos amanhã viramos 5th seed. No final das contas, a tabela do oeste é bem equilibrada com exceção do GSW.

  • PedroHEAT

    MVP tem que ser para o melhor jogador, não para o melhor time. É um erro pensar dessa forma. Por isso acredito que o MVP moral de 2008-09 foi o Wade (sem clubismo), mesmo com um time fraco. E APESAR DE ESTAR TORCENDO PELO CURRY, acho que o MVP dessa temporada, até aqui, não deve ser ele, por mais que o GSW esteja fazendo uma campanha fantástica. Os Warriors têm o melhor time da temporada, mas não o melhor jogador individualmente.

    Obs.: apesar disso sou muito fã do Curry, gosto do seu estilo de jogo e torço para que ele leve o prêmio. Mas tenho que reconhecer que individualmente alguns merecem mais

    • Tuhã Schmitt

      Discordo. É bem mais simples um jogador qualificado se destacar em um time razoável ou ruim do que ser um líder em uma equipe qualificada. Isto é notado sempre que um big three é formado, como ocorreu em miami, Bosh reduziu drasticamente seu protagonismo, e o mesmo agora com Love. O West também está com números absurdos, mas e se o Durant estivesse jogando, ele estaria jogando assim? Provavelmente não.

      Concordo que o fato de estar em um equipe menos qualificada não diminui o talento do jogador, mas eleva seu impacto em quadra. Liderar uma equipe ao topo é sempre mais valorizado do que liderar ao meio da tabela.

      Por isso ainda fico com: 1º Curry, 2º Harden, 3º L. Aldridge, 4º Gasol, 5º Lebron.

  • Álvaro S.R.

    Minha opinião é, hoje temos dois jogadores brigando pelo MVP, um é Curry e o outro é Harden, Lebron e West estão fora, já deixei claro aqui que o jogador que HOJE está mostrando melhor basquete é West (minha opinião), mas a colocação de OKC é ruim para que ele seja um candidato direto ao título e ele ainda ficou muitos jogos de fora, quanto ao Lebron, só começou a jogar depois da sua lesão, antes disso estava mal, e inclusive essa temporada ele tem sido um tanto quanto displicente, por isso não concordo com o prêmio sendo dado para ele.

    Entre os dois que para mim brigam pelo MVP, tenho preferência por Harden, foi muito mais decisivo do que Curry, não que Curry não seja decisivo, mas em alguns jogos do GSW quem decidiu foi Klay Thompson e não Curry, e na minha avaliação isso pesa, eu não concordo muito com o fato de o prêmio ser dado com base na campanha, afinal é o prêmio dado para o melhor jogador e não para o melhor time, só pegar de exemplo Kobe, ele foi durante um bom tempo o melhor jogador da liga, mas só conseguiu faturar o prêmio quando colocou seu time entre os primeiros, acho isso meio errado, pois você se baseia no coletivo para dar uma premiação individual, mas enfim as regras são essas, por tanto mesmo eu tendo preferência por Harden, acredito que Curry vai levar, afinal além de estar jogando em alto nível a mídia especializada já se rendeu ao seu talento, e claro a apesar da minha discordância a campanha pesa.

    • PedroHEAT

      “eu não concordo muito com o fato de o prêmio ser dado com base na campanha, afinal é o prêmio dado para o melhor jogador e não para o melhor time, só pegar de exemplo Kobe, ele foi durante um bom tempo o melhor jogador da liga, mas só conseguiu faturar o prêmio quando colocou seu time entre os primeiros, acho isso meio errado, pois você se baseia no coletivo para dar uma premiação individual”

      falou tudo cara, também penso exatamente assim. Kobe merecia mais MVPs, Wade não poderia aposentar sem um. quanto ao LeBron acho que foram justos os três ultimos, o primeiro é do Wade

    • O prêmio não é necessariamente dado ao melhor jogador. Se fosse assim, Kobe e LeBron teriam muito mais MVP’s

      O MVP, como o próprio nome diz, é dado ao jogador mais valioso para o seu time. Por isso que a maioria dos MVP’s vão para jogadores que jogam nos times melhores colocados nas temporadas. Afinal, do que adianta você ter um DeMarcus Cousins mitando, e o seu time nem se quer ir aos playoffs? O MVP é aquele jogador que transforma seu time de regular/bom a um dos melhores da liga.

      Veja o exemplo de KD ano passado e do LeBron na primeira passagem pelo Cavs. Thunder e Cavs tinham times razoáveis e se tornaram uma das principais forças da liga por conta desses 2 jogadores. Hoje, Westbrook tem um time bem melhor do que o KD tinha ano passado, e mesmo assim o Thunder vem perdendo alguns jogos.

      Por isso que, pra mim, Westbrook, Anthony Davis e outros nomes não merecem ganhar esse prêmio.

      • Álvaro S.R.

        Então Olavo, entendo isso, também não acho que um cara que fica de fora dos Offs não mereça vencer o MVP, mas também dar o prêmio para quem fica entre as duas melhores campanhas, as vezes dar para quem fica com a terceira melhor, para mim é errado, acho que se o seu time atinge ao menos a quarta posição e você está decidindo os jogos, você deve ser um candidato direto ao prêmio, afinal você decide jogos e carrega seu time aos offs de qualquer forma, mas enfim, apenas não concordo com isso, mas sei como o sistema funciona, e concordo com você, West e A.Davis não merecem o prêmio. Abraço.

        • Nessa parte eu concordo com você, e é o que está acontecendo hoje. Harden está na briga pelo prêmio, mesmo com o seu time sendo o 4º colocado no Oeste. E é o que eu disse mais acima, hoje já foi criada essa imagem de “MVP” pro Curry pela mídia, por isso que eu acho que dificilmente Harden irá vencer, mesmo ele merecendo ou não. Abraço.

          • Álvaro S.R.

            Exatamente cara, a mídia meio que já deu ao Curry o prêmio, até por isso acho difícil algum outro jogador levar, e se ele vencer não serei eu que vou questionar, afinal ele está jogando muito de fato, apenas tenho preferência pelo Harden, mas entre os dois o que ganhar está legal para mim. Abraço.

        • Álvaro S.R.

          também não acho que um cara que fica de fora dos Offs mereça vencer o MVP*

  • vitorhugo.j3

    Anthony Davis perto de um QUADRUPLE DOUBLE !!!
    Torcendo pra ter mais uma prorrogação pra ver se sai…

  • Leonardo

    Barnes deu um golpe de judô no Barba que isso ahahuahu

  • Rafael

    br >>>>> nba lab

    Não posso deixar em branco….”Claro que se fosse para analisar o prêmio pelo melhor jogador, estaríamos falando provavelmente de Anthony Davis, Russell Westbrook, até DeMarcus Cousins, e claro, Harden.”

    Mastô dando uma de Pedro eterno. DeMarcus Cousins???

  • Tiago Colombo

    Povo fica de mimi contra west falando que chuta ate a mãe o cara tem 21 arremessos por jogo contra 17 do curry…sendo que um tem klay thompson do lado enquanto outro tem andre roberson..acho que isso justifica 4 arremesos a mais ne??

  • Tiago Colombo

    a questão do choro tambem vale pro harden…falam que so bate FT o cara vai pra cima e obvio q vai sofrer faltas, ele bate 9,8 ft contra 9,4 do west… lebron tinha temporadas de cleveland que o lebron batia mais de 10…

  • Erich

    hahahaha baboseira demais…parece difícil pra alguns aceitar que o premio só nao fica com o Curry por uma providência divina…discussão inócua…

  • Erich

    Jogador mais valioso é diferente de melhor jogador individualmente…quem não entende…se fode ai na discussão…