Hawks inaugura estátua em homenagem a Dominique Wilkins

Dominique Wilkins estátua

O maior cestinha da história do Atlanta Hawks agora tem sua imagem eternizada na entrada da Phillips Arena. A franquia inaugurou uma estátua em homenagem a Dominique Wilkins nesta quinta-feira, em cerimônia de gala que contou com personalidades históricas do time, antigos amigos/rivais do lendário jogador e o comissário da NBA, Adam Silver. Visivelmente emocionado, o integrante do Hall da Fama jurou amor eterno à equipe.

“Nós falamos sobre ser imortalizados em vida. Qual seria uma melhor situação do que ter uma estátua na frente da franquia e do ginásio que se ama? Não conheço ninguém que ame mais essa organização do que eu. Eu sangro e respiro Hawks. É engraçado, mesmo quando joguei por outras equipes foi assim”, contou o ex-ala, que atuou pela franquia da Geórgia por 12 anos (entre 1982 e 1994).

O escultor Brian Hanlon disse ter concebido a obra analisando várias imagens e vídeos, além de ter conversado com o próprio Wilkins. O momento captado foi definido pelo artista como a “antecipação da enterrada”. O monumento de bronze, com base em granito, tem cerca de quatro metros de altura.

Além de Silver e o atual elenco do Hawks, a cerimônia teve ícones como Bob Pettit, Bernard King, Karl Malone e Clyde Drexler entre os convidados de honra. Wilkins subiu ao palco com apresentação do lendário Julius Erving. Em vídeo produzido pelo time especialmente para o evento, outros ex-jogadores elogiaram a carreira e comprometimento do “Human Highlight Film” (veja acima).

“Você não foi apenas um tremendo jogador de basquete, mas também uma grande pessoa. Eu tenho muito orgulho de ser parte da franquia Hawks ao seu lado”, exaltou Pettit, líder do elenco que conquistou o único título da história da equipe (em 1958, quando ainda estava situada em St. Louis).

Wilkins anotou 23.292 pontos com a camisa do time de Atlanta e, além de maior cestinha, também é o segundo em roubos de bola (1.245) e quarto em rebotes (6.119) da história da organização. Sua camisa (#21) já está aposentada, no teto da Phillips Arena. Escolhido para nove Jogos das Estrelas e sete vezes eleito para um dos quintetos ideais da liga, o craque ainda ganhou dois Concursos de Enterradas e travou competições memoráveis no evento com Michael Jordan.

O Hawks recebe o Cleveland Cavaliers nesta sexta-feira e são esperadas mais homenagens a Wilkins. O jogo fecha a “’Nique Week”, semana temática de comemoração ao legado do ex-ala em Atlanta.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • rubem

    Jogaco …do Atlanta.

  • More

    “I’m pretty sure it wasn’t made of you in a defensive stance.”
    Bird, Larry.

    • Ricardo Stabolito Jr.

      O jogador para, o trash talk continua.

      • More

        Ainda bem, né haha

  • Luiz Henrique Santos

    Logo na inauguração da estátua do Nique na Phillips Arena, o Cavs ainda mandou mais duas estátuas para Atlanta uma do Kevin Love e outra do LeBron…

    • joaospurs

      Kkkkkkkk Lebron sofreu com Carroll hj!

  • Joao Rafael Barros

    Ele é SF do meu time segundo da NBA.

    PRIMEIRO TIME DA NBA:

    Ewing
    Barkley
    Pippen
    MJ
    Iverson

    SEGUNDO TIME DA NBA:

    Olawujuwon
    KG
    Wilkins
    McGrady
    Kidd

    TERCEIRO TIME DA NBA:

    ???
    Webber
    Carter
    Wade
    Derrick Rose

    • rafael lima

      João o Shawn Kemp pode estar nessa sem sombra de duvidas.

      https://www.youtube.com/watch?v=HQeMhYJe5JA

      • Joao Rafael Barros

        Rafael Lima, eu já vi esse e eu sei quem é.

        Puta jogador e sou fã. Ele só enterra e lembra muito o fraco Blake Griffin.

    • 55marcoac

      Cara, quem sou eu pra discutir um opinião dos outros né, mas tu colocou Derrick Rose na frente do Magic Johnson, Kobe na frente do McGrady, Carter na frente de Larry Bird e de LeBron James. Sem contar Abdul-Jabbar e Wilt Chamberlain fora da lista. Se a opinião for dos que você já viu, considere apenas as observações do Kobe e do LeBron, aí o Shaq pode entrar no terceiro time também.

      • 55marcoac

        McGrady na frente do Kobe*

  • Nicolas Dias

    Acho bem legal esse reconhecimento que as franquias norte americana tem por seus ídolos, não importa o tempo que passe eles nunca são esquecidos, são verdadeiramente imortalizados, estão sempre em eventos da NBA e talz.

    Ps: Exceto algumas exceções como Malone e Stockton que devem estar isolados em uma cabana em wisconsin caçando hahaha

    • Nicolas Dias

      Sério, foi um milagre Malone ter ido nessa, tem atletas que se aposentam e somem e ai uma vez a cada 4 anos dão sinal de vida e olhe lá

  • RodrigoHawks

    Mito monstro vc mereçe. Como eu sempre digo nao precisa por um anel em um dedo para se tornar uma lenda. Precisa jogar basquete. Nao e Malone, Iverson, Wilkins e tantos outros.

    Bom posso dizer que respiro atlanta tambem wilkins sei como vc se sente

    Letsss goooo hawksss

    #TRUE #TO #ATLANTA

  • rafael bastos

    A blusa do Hawks era linda quando ele jogava.
    Deveriam usar de novo