Heat elimina o Bulls e reedita final de 2006 contra o Mavs

O Miami Heat é o campeão da Conferência Leste. Mesmo jogando fora de casa, o time da Flórida contou com a inspiração de seu Big Three para vencer o Chicago Bulls por 83 a 80, após uma virada incrível, e fechar a série em 4 a 1.

Com o triunfo, o Heat carimbou o passaporte para a sua segunda final de NBA e vai reeditar a decisão de 2006 contra o Dallas Mavericks. Naquela oportunidade, o time de Miami foi o campeão. O primeiro jogo da grande final será realizado na próxima terça-feira, dia 31, às 22 horas (horário de Brasília), em Miami.

A três minutos do final, o time de Chicago vencia a partida por 77 a 65 e a fatura já parecia liquidada. Dali em diante, LeBron James e Dwyane Wade entraram em ação e roubaram a cena. Cada um deles anotou oito pontos para que o Heat fizesse 18 a 3 no momento decisivo. Já o MVP da temporada, Derrick Rose, cometeu dois erros no final da partida e ainda errou um lance livre que empataria a partida a 26 segundos do fim. Na sequência, Chris Bosh acertou dois lances livres e deu números finais ao jogo. Rose ainda levou um toco de James no estouro do cronômetro, quando tentou um arremesso de três pontos que levaria a partida para a prorrogação. Um detalhe chamou a atenção: o Big Three marcou todos os 26 pontos do Heat no último período.

O cestinha do jogo foi LeBron James, com 28 pontos (17 deles no segundo tempo). Ele ainda pegou 11 rebotes e alcançou o duplo-dígito. Outro que conseguiu o double-double foi Chris Bosh, que marcou 20 pontos e pegou dez rebotes. Apesar de cometer nove erros, Dwayne Wade contribuiu com 21 pontos e seis rebotes.

Pelo Bulls, o cestinha foi Derrick Rose, com 25 pontos. O detalhe é que ele acertou apenas nove arremessos em 29 tentativas. Luol Deng contribuiu com 18 pontos (14 deles no primeiro tempo) e sete rebotes. O time de Chicago teve o baixo aproveitamento de 35.8% nos arremessos de quadra, com 29 acertos em 81 tentativas.

Confira os melhores momentos da partida.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=iLLO4NJUCsM&feature=feedu]

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.