Heat tem acerto verbal com Jimmy Butler e negocia troca com o Sixers

Jimmy Butler será jogador do Miami Heat a partir da próxima temporada. De acordo com Shams Charania, do site The Athletic, o astro renovará seu contrato com o Philadelphia 76ers para, em seguida, ser trocado com o time da Flórida em uma negociação de sign-and-trade. O vínculo terá os parâmetros máximos a que é elegível: receberá US$142 milhões em salários por quatro anos.

Já está certo que, no negócio, o Sixers receberá o ala-armador Josh Richardson da equipe de Miami. Outros atletas do Heat, porém, terão que ser envolvidos na transação para abrir espaço na folha salarial e uma terceira franquia está sendo recrutada para viabilizar o acerto. É especulado que o experiente Goran Dragic seja um dos jogadores a serem incluídos na troca.

O Dallas Mavericks esteve próximo de ser o terceiro time envolvido na complexa negociação, já nesse domingo. Segundo Ramona Shelburne, da ESPN, os texanos tinham interesse em Dragic e um acordo chegou a ser alinhavado entre as partes. A operação só não foi fechada porque, após melhor avaliação, a equipe concluiu que a aquisição comprometeria outras de suas prioridades no mercado.

A inesperada escolha de Butler coloca fim a uma breve passagem pelo Sixers, mas a motivação do veterano esteve longe de ser o possível relacionamento difícil com os jovens astros do elenco. Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, a ideia de ter um elenco montado em torno de seus talentos foi o que “seduziu” o craque sobre um novo e surpreendente projeto na carreira.

O ala-armador de 29 anos chegou ao Sixers por troca fechada em novembro, com o Minnesota Timberwolves, e reclamou do sistema ofensivo do treinador Brett Brown algumas vezes ao longo do ano. Mas, nos playoffs, ele acabou revelando-se o mais consistente jogador do plantel na épica série semifinal do Leste, que foi a sete jogos, contra o Toronto Raptors.

Múltiplas fontes confirmam que Heat e Sixers não terão problemas para encontrar parceiros que viabilizem o negócio até o próximo sábado, quando a troca deve ser concretizada. Quatro vezes all-star, Butler será a nova referência de Miami com a aposentadoria do ídolo Dwyane Wade. Ele obteve médias de 18.7 pontos, 5.3 rebotes, 4.0 assistências e 1.9 roubos de bola em 65 jogos na última temporada.