Heat tem acerto verbal com Jimmy Butler e negocia troca com o Sixers

Jimmy Butler será jogador do Miami Heat a partir da próxima temporada. De acordo com Shams Charania, do site The Athletic, o astro renovará seu contrato com o Philadelphia 76ers para, em seguida, ser trocado com o time da Flórida em uma negociação de sign-and-trade. O vínculo terá os parâmetros máximos a que é elegível: receberá US$142 milhões em salários por quatro anos.

Já está certo que, no negócio, o Sixers receberá o ala-armador Josh Richardson da equipe de Miami. Outros atletas do Heat, porém, terão que ser envolvidos na transação para abrir espaço na folha salarial e uma terceira franquia está sendo recrutada para viabilizar o acerto. É especulado que o experiente Goran Dragic seja um dos jogadores a serem incluídos na troca.

O Dallas Mavericks esteve próximo de ser o terceiro time envolvido na complexa negociação, já nesse domingo. Segundo Ramona Shelburne, da ESPN, os texanos tinham interesse em Dragic e um acordo chegou a ser alinhavado entre as partes. A operação só não foi fechada porque, após melhor avaliação, a equipe concluiu que a aquisição comprometeria outras de suas prioridades no mercado.

A inesperada escolha de Butler coloca fim a uma breve passagem pelo Sixers, mas a motivação do veterano esteve longe de ser o possível relacionamento difícil com os jovens astros do elenco. Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, a ideia de ter um elenco montado em torno de seus talentos foi o que “seduziu” o craque sobre um novo e surpreendente projeto na carreira.

O ala-armador de 29 anos chegou ao Sixers por troca fechada em novembro, com o Minnesota Timberwolves, e reclamou do sistema ofensivo do treinador Brett Brown algumas vezes ao longo do ano. Mas, nos playoffs, ele acabou revelando-se o mais consistente jogador do plantel na épica série semifinal do Leste, que foi a sete jogos, contra o Toronto Raptors.

Múltiplas fontes confirmam que Heat e Sixers não terão problemas para encontrar parceiros que viabilizem o negócio até o próximo sábado, quando a troca deve ser concretizada. Quatro vezes all-star, Butler será a nova referência de Miami com a aposentadoria do ídolo Dwyane Wade. Ele obteve médias de 18.7 pontos, 5.3 rebotes, 4.0 assistências e 1.9 roubos de bola em 65 jogos na última temporada.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.