“Heat tem todos os ingredientes de um time campeão”, garante Pat Riley

Após uma sucessão de lesões deixá-lo de fora dos playoffs deste ano, o Miami Heat é uma das grandes incógnitas da NBA às vésperas da próxima temporada. O presidente de operações da franquia, porém, não tem dúvidas sobre o potencial do elenco que ajudou a montar. O lendário Pat Riley acredita que os resultados do primeiro semestre não refletem a qualidade do grupo e a equipe tem totais condições de brigar no topo da conferência Leste.

“Eu acho que o Heat possui todos os ingredientes de um time campeão. Se nós vamos vencer o campeonato depende de diversos fatores que todos conhecemos – saúde, os desempenhos individuais. Mas acredito que temos a oportunidade de sermos um dos candidatos ao título. É assim que me sinto e estou empolgado com essa nova temporada”, afirmou o ex-técnico, em entrevista ao programa Dan Le Batard Show, da ESPN Radio.

Além da chegada de atletas como Gerald Green e Amare Stoudemire, uma das negociações decisivas para manter o alto otimismo em Miami foi a permanência do astro Dwyane Wade. O ídolo da franquia, que chegou a considerar deixar o time da Flórida, renovou seu contrato por mais uma temporada e vai seguir com a única camisa que defendeu na NBA. Apesar do final feliz, Riley não esconde que temeu a saída do craque.

“Eu estava preocupado porque já perdemos jogadores antes. Depois do que aconteceu com LeBron, tudo é possível. O negócio da NBA e a agência livre ganharam ‘tentáculos’ que vão muito além das quadras. Mas a minha impressão sempre foi que Dwyane vai ficar aqui até o fim da carreira e iríamos acertar alguma coisa, mais cedo ou mais tarde”, contou o executivo, que não falava com a imprensa desde antes da offseason.

Ser competitivo na próxima temporada terá um gosto especial para Riley, que completou 20 anos trabalhando pelo Heat na semana passada e vive um ano festivo na organização. Ao todo, ele acumula quase 50 anos de carreira na NBA – como jogador, treinador e dirigente. Neste período, a lenda conquistou nove títulos e foi eleito um dos dez melhores técnicos da história da liga. Por que continuar, então? Por amor ao jogo e à competição.

“Sou abençoado por trabalhar no Heat, uma franquia com um grande dono e uma cidade com ótimas pessoas, há 20 anos. Eu e Micky [Arison, dono] viramos bons amigos. E eu continuo porque o basquete é minha primeira paixão. Amo competir e ser parte do esporte. Por mais que pense na aposentadoria e a liberdade para fazer o que quisesse, basquete ainda é o que devo e quero fazer”, encerrou Riley, que busca aumentar seu legado em 2016.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Vinicius Ribeiro

    kkkkk

  • Rafael Vieira

    Pat Mito. O heat ta confiando muito no whiteside. Se ele nao der certo vai ferrar com tudo. E o unico protetor de aro que temos. Se o time se mantiver saudavel eu acredito que podemos fazer uma final de conferencia sim

    • DamonHeat

      pois é cara. Se whiteside não der certo, vai ferrar mesmo. Bosh vai ter que voltar a jogar de pivô e o time vai ficar bem fraquinho no garrafão. Igual ao heat do lebron, só que sem lebron…

  • pedrokadf

    Não mentiu em nada !! #mito

  • D-WADE

    IN RILEY WE TRUST!

  • LionsCrown

    Se o Whiteside for bem, o Bosh (voltando) pode jogar na posição 4 – sem improvisos – e ainda por cima vai ter o Amare pra poupá-lo e fazer a rotação, O Heat já tem um bom garrafão titular. O bom prospecto que além de ser considerado o melhor ala do draft (de 2015) já chega com a posição 3 “vaga” e tem tudo pra ter um ótimo ano. E com D-Wade na 2, “torcendo” para que ele não se machuque “muito”, acredito que o Heat tem tudo pra chegar aos Offs e dar trabalho.

    Se é um time pra disputar a final ou não, já são outros 500. Mas que vem forte não há muitas dúvidas.

  • gabrielnba

    Wade é mito com lesão ou sem lesão, se Bosh e Dragic jogaram o que sabe e Whiteside jogando muito igual temporada passada, acrescentando o excelente banco que o Pat montou, a tendência é o Heat brigar pelo leste.

  • Tárcio

    Deixa o Wade descansando, da pra ir pros playoffs sem muito esforço. Quando chegar os offs ele descansado decide só.

    • DamonHeat

      wade tem que jogar no máximo 60 partidas na temporada.
      jogar duas partidas e descansar 1 partida.

  • tiago

    Candidato ao titulo eu vou ter que discordar. Lógico que o time se reforçou e tals, mas temos que concordar que o Cavs desponta como o favorito ao titulo não só da conferencia Leste, como da NBA. Playoffs é uma certeza, pode passar da primeira fase e chegar em uma final de conferencia dependendo da saúde dos seus jogadores, mas titulo acho pouco provável nessa temporada.

  • Felipe Monteiro

    O fato é que o quinteto titular do Heat, desde a contratação de Dragic no ano passado, já era bom. Whiteside (surpreendente)-Bosh-Deng-Wade-Dragic. As lesões atrapalharam muito. Sem contar o desempenho insatisfatório de Deng. O grande up do Heat para a proxima temporada, na minha opinião, é a qualidade no banco. Stoudemire, Winslow e green tem tudo para manter o Heat num ritmo constante. Ao contrário do que aconteceu na temporada passada onde o banco foi muito mal. Ou seja, Pat pode estar exagerando no otimismo, mas, se tudo conspirar a favor, não me surpreenderia com Heat x James nas finais do Leste.

  • Maurilei Teodoro

    O time estando saudável nos playoffs, acredito no máximo em final de conferência, o que não é pouca coisa.

    • DamonHeat

      qualquer coisa acima da 2° rodada dos playoffs no leste é lucro para o heat.

  • RennanLAL

    Heat tem um bom time no papel, vários jogadores de nome, mas na quadra não justificou nessa última temporada.

    Wade falando que estava na melhor forma dos últimos anos, perdeu 20 jogos nessa temporada. Stoudemire vem em um declínio faz tempo, assim como o Deng. Whiteside vai ser um Lin 2.0, que jogou metade de uma temporada e depois mais nada ?

    Eu gosto bastante dos jogadores que contrataram, principalmente pela ótima escolha do Winslow no draft. Mas acho que inicialmente, a briga do Heat vai ser por mando no Leste.

    • Arnaldo Ribeiro

      Vejo mais ou menos como você. Difícil falar em título antes do início do campeonato, mas Dragic, Wade,
      Deng, Bosh e Whiteside formam um quinteto, na teoria, de primeira
      linha.

    • DamonHeat

      Se o time se encaixar é top 3 no leste. Se não, nem playoffs vai novamente.
      Wade deve manter 20-5-5.
      Bosh 22p-8R e whiteside 11p e 13R.

      Só sei que no nba 2k16 o time do heat vai tá muito bom. 4 titulares acima de overall 80.

  • Kaio Hetkowski

    piada que o Heat é contender ? um armador razoavel, o wade sem joelhos q dificilmente fará um 20-5-5 , deng em declinio a anos , bosh ”unico jogador q saudavel pode fazer mais de 20 ppg ” e white que é uma incognita mto grande e q esta a anos luz atras de outros pivos na liga … no máximo mando de quadra se todos estiverem saudaveis a maior parte da temporada … entre 4-7 do leste !!

    • Hebert Lemos

      NUNCA LI tanta merda .

    • DamonHeat

      dragic razoável? por favor né… Dragic é top 15 PG da liga, na era de ouro de PG na nba. Tantos PG all star que é brincadeira…
      você viu os números do wade temporada passada? wade vem jogando sem joelhos desde 2010. e sempre matem médias acima de 20-5-5. Concordo com você sobre whiteside e deng.
      Deng dificilmente voltara a ser um all star e whiteside ainda é um mistério.
      No fraco leste, se heat não pegar top 3, é decepção.

  • Hebert Lemos

    alguém viu a noticia no fox sports dizendo que o comissário mudou a classificação dos offs por aproveitamento ?

  • Matheus Oliveira

    Tem times a frente.. o time do Heat saudável é ótimo. Mas tem outro time na mesma conferência que saudável é mais forte ainda.

  • Hebert Lemos

    esse time do heat dá pra brigar pela conferencia leste, desde que saudáveis.

  • Uncle Drew

    OFF:
    A partir dessa temporada, 15-16, título de divisão ñ garante lugar nos Playoffs. Saiu agora a noite e o Adam Silver junto com os donos da Franquias concordaram. Ou seja, aquele negócio q ocorreu com o Portland q teve menos vitórias q outras franquias e msmo assim continuava entre os 4 primeiros do Oeste, por ser líder de sua divisão, ñ vai ocorrer mais.

    • DamonHeat

      Acho melhor assim. Agora divisão não salva ninguém…

    • Olavo #RipCity #Emerging

      Deveriam acabar com as divisões então, afinal para que elas servem agora?

      • As divisões no meu ponto de vista é chave pro calendário que a NBA tem hoje. Elas já estão ajustadas para que os times atuem o máximo de jogos dentro de um perímetro curto de viagens sem perder a qualidade do espetáculo.

        Dá pra pensar um sistema de classificação sem divisões, mas não um calendário sem a presença das divisões. Até porque as franquias estão muito mais próximas costa leste (subindo da Florida passando por Wisconsin e caindo em Toronto) que na costa oeste (onde Minnesota fica bem distante de Oregon que também não é perto do Texas).

        • Olavo #RipCity #Emerging

          Mesmo assim, essas divisões são bem confusas. Como você citou o Wolves, existem divisões em que os times ficam bem distantes uns dos outros. Repaginar as divisões não daria certo, pois ai poderia dar interferência nas Conferências. Acho que deveriam realizar o calendário com um pouco mais de equilíbrio, com os times de uma conferência enfrentando os outros da mesma em uma quantidade maior.

          • Imagina a disparidade que ia dar caso houvesse (já existe) uma dinastia na conferência do leste!!! Ainda mais está equipe podendo ser beneficiada de atuar mais vezes contra equipes do que hoje é a divisão do Atlântico.

            Nos EUA eles tem o mesmo “problema de logistica” que nós para formalizar um calendário, pela mera questão territorial. É uma mudança pequena, mas o efeito é drastico. No college tem muito isto quando uma universidade troca a sua conferência: Ela enfraquece a conferência que está saindo e fortaleça a que está sendo inserida ou do contrário. Apesar de o sistema classificação ser totalmente diferente da NBA, enfim. Acredito que o sistema de classificações pode ser alterado a exclusão das divisões é dificil.

    • Justo. É um prêmio a campanha mesmo, apesar que um título de divisão tem sua importância, mas não esteve acima de uma campanha com parâmetro pra definir mando de quadra e isso já definiu Playoffs – Um time com campanha melhor perdendo o mando pra um campeão de divisão que se poupou por circunstâncias do jogo.

    • Acho que é boa essa mudança, pois um time numa divisão mais forte com campanha melhor poderia ser injustiçado e ficar de fora por causa de um líder de uma divisão mais fraca com campanha pior naquele sistema…

  • King Cuban
  • Jefferson Jesus

    Muitos falam do bulls e do raptors mas para mim, se tem um time que pode tirar o leste do cavs e o Heat. Tem um ótimo quinteto inicial ( se o Deng não melhorar o winslow pega a vaga dele), um banco bom, dois all stars…

  • Rafael Victor

    Pat Riley sabe das coisas! O time do Heat inteiro e saudável, acredito que possar chegar numa final de conferência e até mesmo bater o Cavaliers!

  • com o time inteiro acho que é TOP 4 no leste sim, e além do fato que melhoraram bem o elenco em relação a ultima temporada com um ótimo banco de reservas, minha dúvida maior é em relação ao Deng que não fez uma boa temporada, mas o Winslow pode suprir bem alguns buracos no time…

  • Talento individual este time tem bastante, também possui uma boa mescla de jovens e veteranos, mas vamos ver em quadra o quanto a falta de entrosamento da temporada 2014/2015 vai atrapalhar a sequência de 2015/2016. Alguns fatores precisam serem levados em conta:

    1) Bosh & Dragic se quer jogaram juntos!!!

    2) Bosh – Deng – Wade atuaram juntos em apenas 26 jogos de 82!!!

    3) Dragic – Wade – Deng aturam juntos em apenas 23 jogos!!!

    Levando em conta apenas a questão do entrosamento, tem time para vencer 50 jogos tranquilamente (talvez não alcance o teto por culpa da conferência do Oeste) e levar a sua classificação no banho-maria. Agora os Playoffs, passa muito pela campanha dentro casa deste time na fase regular – Heat caiu muito de desempenho de 2014 para 2015.

  • Galvão – EL HEAT #305 🔥

    Contender acho que não, mas vamos dar trabalho! O time é bom!

    • Dubnation

      deve chegar nas finais de conferencia talvez e fazer uma serie de 6 ou 7 jogos com os cavs

  • Mattews HeatNation

    P o Heatão conseguir algo além de uma final de Conferência nosso Banco vai ter que trabalhar muito ! Tem uma garotada cheia de energia lá mas na NBA sabemos que as coisas são mais complicadas !

  • Renan Domok

    Se o Chalmers ficar é capião!!!

  • Vicente Machado

    Nesse leste tudo pode acontecer. Da pra perfeitamente ser o 2, e contra o Cavs é tudo ou nada.. Mas acho difícil alguém fazer frente p/ Lebron e compania