A história da NBA

O basquete é um esporte bastante querido e praticado ao redor do mundo. Principalmente quando se fala dos EUA, onde o esporte está entre os mais populares do país. E justamente lá, no país apaixonado por basquete, que foi fundada a maior e mais importante liga de basquete do mundo, a NBA. A Associação Nacional de Basquetebol foi criada na década de 40, e desde então se mantém relevante e bem sucedida, lançando milhares de atletas conhecidos até hoje. Alguns atletas em falência atualmente, mas bem sucedidos em sua maioria.

O começo na liga de basquete

A NBA foi fundada no ano de 1946, na cidade de Nova York (EUA). Em sua primeira versão, ela contava com 11 times: o Boston Celtics, o Chicago Stags, o Cleveland Rebels, o Detroit Falcons, o New York Knickerbockers, o Philadelphia Warriors, o Pittsburgh Ironmen, o Providence Steamrollers, o St Louis Bombers, o Toronto Huskies, e o Washington Capitols. O primeiro jogo ocorreu em novembro do mesmo ano, entre os times Toronto Huskies e o New York Knockerbockers. Até 1949 a NBA não tinha esse nome, anteriormente era conhecida como Associação Americana de Basquete (BAA). Depois de absorver equipes de outra liga dos EUA, então se tornou a NBA que é conhecida até hoje. Essa nova liga já contava com 17 times, que foram reduzidos até 8 na temporada de 1953. Os times eram: o New York Knicks, o Boston Celtics, o Philadelphia Warriors, o Minneapolis Lakers, o Rochester Royals, o Fort Wayne Pistons, o Tri-Cities Blackhawks, e o Syracuse Nationals. Todos esses ainda estão na NBA. Nos anos seguintes, a liga passou por diversas evoluções, mudanças e expansões, até chegar ao formato atual, com 30 times.

Destaques e momentos de glória da NBA

A NBA sempre foi dominada pelos times da época, como alguns historiadores gostam de chamar. Times que brilharam e se destacaram por anos seguidos, com grandes números e estrelas em seus times. É o caso do Minneapolis Lakers e sua estrela George Mikan. De 1948 a 1954 o time venceu 5 campeonatos da NBA. Em seguida foi a vez do Boston Celtics, que venceu 11 campeonatos em 13 temporadas, de 1957 a 1969. Os anos 90 foram dominados pelo Chicago Bulls e o grande Michael Jordan. Até hoje Jordan ainda é considerado um dos melhores jogadores de basquete de todos os tempos. Os anos 2000 marcaram novos passos para a liga. Após a era Jordan, viu-se um grande aumento de jogadores internacionais ingressando na liga. Atletas de todas as partes do mundo se juntaram a NBA. Essa também foi a década que consagrou novos atletas do basquete como Lebron James e Kobe Bryant.

Até hoje a NBA ainda é a grande referência do basquete mundial, além de ser o sonho de consumo dos novos atletas. Definitivamente ainda há um caminho para a liga crescer e continuar a lançar jogadores de sucesso. E para quem quer acompanhar cada lance, a nova temporada começa no mês de outubro.