O Boston Celtics perdeu uma de suas lendas na noite desta terça-feira. O ídolo e bicampeão da NBA (1974, 76) pela franquia, Jo Jo White, teve sua morte confirmada aos 71 anos de idade. De acordo com uma de suas filhas, Meka, o integrante do Hall da Fama faleceu em decorrência de complicações de um quadro de demência que sustentava desde a retirada de um tumor benigno no cérebro, em 2010.

“Nós estamos profundamente entristecidos pela perda de um incrível pai e marido. Ele foi um jogador de basquete, mas um homem ainda melhor. Agradecemos sinceramente o amor e preces de todos, mas pedimos que a privacidade seja respeitada na reflexão e celebração da vida de Jo Jo”, declarou a família White, por meio de nota oficial.

O Celtics também manifestou seu luto com o falecimento de um dos seus grandes ídolos. “Nós estamos extremamente tristes com a morte do grande Jo Jo. Ele foi um campeão e cavalheiro, talentoso e brilhante em quadra, mas também benevolente fora dela. Foi peça-chave em dois títulos, MVP das finais da NBA, medalhista de ouro olímpico e membro do Hall da Fama”, lamentou a organização.

O ex-armador teve a camisa #10 aposentada pelo Celtics em sua homenagem, em 1982, somente um ano após deixar as quadras. Ele foi eleito para sete Jogos das Estrelas consecutivos e, depois de décadas de elegibilidade, entrou finalmente no Hall da Fama em 2015. Já bastante debilitado física e mentalmente na época, mesmo presente na cerimônia, precisou gravar um agradecimento em vídeo.

“Sua contribuição para o legado vencedor de nossa franquia só pode ser superada pelo profundo impacto que teve em nossa comunidade. O Celtics oferece suas condolências e todos os sentimentos à família White”, concluiu a franquia. Em 837 partidas disputadas na NBA (sendo 717 delas, ao longo de dez temporadas, pelo time de Massachussets), a lenda obteve médias de 17.2 pontos, 4.0 rebotes e 4.9 assistências.

Gustavo Freitas
Gustavo Freitas
Mineiro de Uberaba, é co-fundador do Jumper Brasil e fã do Boston Red Sox.
  • Daniel Nogueira

    R.I.P. Jo Jo.

  • Hilton Silva

    Ele representado no filme Estrada Para Glória.