Ídolo do Mavericks, Dirk Nowitzki renova contrato para provável última temporada na NBA

O maior jogador da história do Dallas Mavericks está confirmado para a disputa de mais uma temporada. A franquia anunciou nesta segunda-feira que o contrato do experiente Dirk Nowitzki foi renovado para aquela que deverá ser sua última campanha na NBA. De acordo com Shams Charania, do portal Yahoo! Sports, ele vai receber US$5 milhões em salários no período.

O novo vínculo confirma a intenção do ala-pivô de 40 anos em jogar mais um ano na liga norte-americana e, fazendo-o pelo Mavericks, torna-se o primeiro atleta da história a disputar 21 temporadas seguidas por uma mesma equipe. Além disso, o veterano será o único jogador a começar a próxima campanha com uma cláusula integral de veto de trocas prevista em contrato.

E, salvo um desastre, a marca inédita de 21 anos consecutivos não vai ser o único feito alcançado por Nowitzki neste ano: ele está a só 233 pontos de ultrapassar o lendário Wilt Chamberlain e tornar-se o quinto maior cestinha da NBA em todos os tempos. Ele deverá perder uma posição nesse ranking em breve, porém, pela rápida aproximação do astro LeBron James.

A temporada ainda tenderá a trazer uma potencial grande mudança no status do ídolo dentro do elenco. Segundo Marc Stein, do jornal New York Times, o técnico Rick Carlisle pretende conversar com o “quarentão” e pedir que passe a começar partidas do banco de reservas, com a contratação de DeAndre Jordan. Ele já estaria aberto à ideia desde o ano passado.

Nowitzki é o indiscutível maior jogador da história do Mavericks, sendo o líder da equipe na conquista do primeiro e único título da NBA em sua história (2011). Ele é o líder histórico do time de Dallas em diversos quesitos, incluindo: pontos anotados (31.187), rebotes coletados (11.331), arremessos de quadra convertidos (11.034), tiros de longa distância (1.918), tocos distribuídos (1.263), lances livres acertados (7.201), minutos de ação (50.573) e jogos disputados (1.471).