Ídolo europeu, Teodosic crê que Doncic terá “carreira fantástica” na NBA

Já não há quem não conheça Luka Doncic na comunidade do basquete mundial. E um dos maiores ídolos da modalidade na Europa está quase tão empolgado quanto qualquer torcedor para ver o prodígio esloveno em ação pelo Dallas Mavericks. O armador Milos Teodosic é um dos vários fãs do terceiro selecionado do draft deste ano e acredita que ele terá uma trajetória brilhante nos EUA.

“Não tínhamos um jovem europeu tão talentoso desde Drazen Petrovic. Luka joga em transição, com rapidez perfeita para o basquete atual. É claro que precisará de tempo para adaptação, mas vai ter o apoio de Dirk Nowitzki. Ele veio para a NBA na hora certa e estou convencido de que tem uma carreira fantástica pela frente”, afirmou o atleta do Los Angeles Clippers, em entrevista ao site Eurohoops.

Nunca um atleta europeu inscrito no draft chegou tão condecorado à NBA quanto Doncic. Com 19 anos, ele tornou-se o jogador mais jovem da história a ser eleito MVP da Euroliga e da Liga ACB (o campeonato espanhol), comandando o Real Madrid na conquista das duas competições. Ele também foi titular da seleção da Eslovênia na campanha do inédito título do Eurobasket, em 2017.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Michel Moral

    Fato é que nenhum europeu chegou na NBA com o mesmo status e com o currículo que Doncic carrega com tão pouca idade.

    Por isso comentei ontem que estou com “um pé atrás” com esse time do Mavs.

    Falando de teto, é o time do Oeste que cria a maior expectativa, pelo menos pra mim.

    Vale lembrar que ele terá a bola nas mãos para produzir e o esquema com Smith Jr, Barnes, Nowitzki e DAJ, deve espaçar a quadra e favorecer o desenvolvimento desses talentos.

    Agora eu sei porque Dirk já tá pensando em jogar por mais dois anos rs rs rs

    • Vitor Martins

      Deixar de ser uma baba pra ser um time decente é “fácil”. É só dar uma ajeitadinha, ter um mínimo de organização, só olhar o caso do Nets, por exemplo. Agora nenhum time “decente” vai se classificar no Oeste, precisa ser muito bom, e dar esse passo é mais complicado, mesmo se o Doncic explodir.

      • Michel Moral

        Não estou falando de classificação. Realmente é difícil. Não apontaria como um dos oito.

        Mas é um time que cria uma expectativa diferenciada pela chegada de Doncic.

        O gringo já chega com uma vibe bem diferente do que o de “um prospecto comum”.

        Ser a quinta escolha do draft não condiz com tudo que envolve esse jovem. Apesar de o basquete FIBA ser completamente diferente, ele chega com um status de jogador “testado”, em termos de experiência.

        • Everton Santos

          Até hoje não entendo a escolha do Hawks. Young em vez do Doncic. Vejo um,a expectativa muito grande em cima de alguns prospectos draftados esse ano. E considerando que o GSW deve chegar pra atropelar em mais uma temporada, esse vai ser um dos fatores interessantes esse nao, acompanhar a chegada de alguns jogadores e ver o desenvolvimento de outros que já foram bem na última temporada.

        • Gustavo

          Ele foi a terceira escolha, o fato de ter sido trocado para o time que teria a quinta escolha não muda a posição em que foi escolhido.

          • Michel Moral

            É verdade. Tecnicamente vc está certo.

            Agora, o fato de ter sido renegado três vezes, com Suns, Kings e Hawks, já causa espanto. E acho que o Grizz também já tinha acertado com Jackson Jr.

            Isso não muda absolutamente nada em relação ao conteúdo do meu comentário.

            De qualquer forma, valeu.

  • Vitor Martins

    Impressionante como tem gente menosprezando o Doncic (desde as franquias no topo do Draft até o Michael Porter Jr! rs). Claro que ele não é perfeito, nenhum calouro é. Fultz encantava a todos, lembro até de uma matéria no Jumper falando que o cara era um prospecto quase perfeito e BAM: esqueceu como se arremessa (!). Nenhum rookie é garantia de sucesso, desde o Ayton até a escolha 60, mas o que tem que ficar claro é que NINGUÉM fez o que essa cara fez. Vi no twitter uns dias atrás uma galera no USA falando que nenhum MVP da Euroliga é tão bom assim, que não é garantia de nada, que Teodosic também chegou como o melhor jogador da Europa… Tá certo isso, mas dominar a NCAA também não é garantia! O fato é que o ineditismo do Doncic assusta, talvez ele só tenha chegado no teto muito cedo e não melhore mais (o que pode acontecer com todo calouro), mas ninguém ganhou tanto com 19 ANOS! É sim um absurdo o que essa cara fez. Mirotic, Ginobili, Marc Gasol só dominaram o continente com mais idade. Rubiu (talvez o último prospecto europeu tão badalado quanto) tinha números “tímidos”, não era nem o melhor armador do continente quando se transferiu pra NBA, Nowitzki, Porzings jogavam campeonatos inferiores e eram “só” promissores com a mesma idade. Talvez o Pau Gasol tenha tido um impacto semelhante, ainda assim tinha 20 anos na última temporada da Europa.

    • Guilherme

      O pessoal dos EUA tem uma má vontade danada com os prospectos de fora… Até na época pré Draft se colocava o Ayton como um talento muito mais “garantido” do que o Doncic, por ele ter disputado a NCAA em alto nível. E essa comparação com o Teodosic é completamente sem sentido, os dois vivem momentos muito diferentes na carreira, e fala aqui um fã do sérvio. Sobre o Michael Porter, o que ele disse? Não fiquei sabendo de nada.

      • Paulo Henrique

        MPJ curtiu um comentário no Instagram dizendo o Doncic era superestimado. Mas isso já foi resolvido, ele disse que foi sem querer rsrs

        • Vitor Martins

          Sei… Sem querer! Deve ter sido uma das contas fakes dele, já que tá na moda! rs

        • TRUETHIAGO

          Heheheheh, ainda mais ele mandar uma dessa. Tipo, não que não tenha potencial, pode ser até melhor que o Doncic futuramente, porém a única base que temos dele é pelo que mostrou no High School…

          Pronto, só falta alguém falar que os melhores times do HS também são melhores que os times europeus, aí eu parei, rs.

      • Tulio Machado

        Kentucky brincou com o melhor time da América do Sul, acredito sim universidades com times melhores que o melhor time da Europa, querendo ou não, os melhores prospectos, técnicos estão no EUA, então os melhores campeonatos são de lá tambem

        • TRUETHIAGO

          Ah, mas existe uma diferença considerável entre os melhores times europeus em comparação aos sulamericanos… Real Madrid, Fenerbahçe, CSKA, etc, são tranquilamente superiores a um San Lorenzo, Flamengo, Bauru e cia ltda.

          Para a América do Sul acaba sobrando mesmo os jogadores de nível inferior, os principais naturalmente acabam indo para a Europa, sejam os sulamericanos, americanos que são não-draftados ou os próprios stashs.

          E, se formos nos basear em amistosos preparatórios, vira e mexe um time da Europa ganha um jogo ou dá trabalho para alguma equipe da NBA nessas partidas de pré-temporada. Nem faz muito tempo, OKC foi jogar na Espanha, ganhou apertado do Barcelona e, depois, perdeu do Real.

          Obviamente que isso não significa que eles estejam no mesmo patamar que os times da NBA, nesses jogos, geralmente costumam dar muitos minutos para reservas, fazer testes e tal. Agora, também não vamos forçar a barra e dizer que eles não são melhores nem que os principais times do College, né?! Me parece seguro que o nível médio de uma ACB ou Euroliga não fica devendo para a NCAA ou G-League.

        • Gustavo

          Cara, com todo respeito, não poderia discordar mais disso. Acho que os melhores times da Euroliga estão em um patamar bem acima dos times da NCAA.

          Poderia argumentar a respeito, mas por mais que eu escreva não consegueria ser melhor que esse excelente artigo do Gabriel à cerca do assunto, sobretudo na parte em que analisa por onde andam os titulares dos times campeões da NCAA entre 2011 e 2014. Então fica o link como sugestão de leitura.

          https://medium.com/@GabrielAndPaula/como-contextualizar-luka-doncic-9a45820c0b48

          https://uploads.disquscdn.com/images/0cc04f6f0d38b3021db139e7c90bfd545fb35096b947ba62d45ec74768563020.png

          • Guilherme Petros

            Os melhores times da NCAA ainda não são profissionais. Fim.

  • Tomara que faça história. Sempre bom ver alguém conseguindo atingir as expectativas.

  • Rafael Victor

    Vamos ver!

    Pelo menos vai trabalhar com um técnico competente!

    Boa sorte pra ele jogando pelo Dallinha!

  • Marcinho Mueller

    Esse moleque vai fazer torcedores do Suns, Hawks e Kings (esse já acostumados) chorarem muito ainda. Em questão de talento, digo que é o melhor prospecto da década e vai fazer história na NBA. Estou falendo de talento nato, genialidade, sabe quando você olha pro cara e sabe que ele nasceu pra fazer aquilo? E não do conjunto do pacote, como envergadura, força física, talento, QI de basquete. Falando de talento, não tem prospecto melhor que ele NA MINHA OPINIÃO.

    • Luiz Henrique Moura Matos

      Ainda bem q é na sua OPiNiAo .
      Cara é bom,mas pra ser esse monstro todo ,ainda tem q esperar um pouco .

      • Ed Cavalcanti

        Com 19 anos ele foi MVP da Euroliga, campeão com a seleção da Eslovênia… Pode ser que demore um pouco, mas eu não apostaria contra ele…

  • Sormani o entendido

    Se eu seguir a Hype que os torcedores do Brasil dão a ele, estarei pra ver o novo Lebron James. Se eu seguir o que os americanos falam, vem ai um jovem com potencial absurdo mas que ainda vai sofrer muito no primeiro ano.
    Agora com todo meu conhecimento e experiência eu cravo aqui que o menino Doncic vem pra uma temporada dura, com começo complicado e possivelmente deslanchando após o ASG.
    Técnico bom, elenco de apoio bom, bom parceiro(DSJ) e bom mentor(Dirk) ele terá, além de um ambiente sem extrema pressão mas com uma mentalidade vencedora. Com isso, após o ASG ele ja deve estar adaptado ao estilo e ai sim poderá mostrar tudo que pode, espero que tenham paciência com a inconsistencia inicial dele.

  • Danilo Correia

    Vai jogar nada no começo, mais ou menos que nem o teodozic, se tiver o mental forte pode deslanchar e se tornar um dos maiores estrangeiros da liga.

  • Flavio Cristiano Saldanha

    15pts 5ast 5reb vão ser as médias dele! anotem ai por favor!

  • LeoBp

    Independente de onde vá esse Mavs, ele vai ser, no minimo, curioso de se assistir…