Ídolo, Tim Duncan é anunciado como novo assistente-técnico no Spurs

O genial Tim Duncan está de volta à NBA. E, logicamente, trabalhando na franquia onde fez história. O San Antonio Spurs anunciou que o ex-ala-pivô foi adicionado à comissão técnica de Gregg Popovich como um de seus assistentes. O ex-jogador retorna a sua casa para substituir a saída de dois auxiliares importantes do time: Ettore Messina (Olimpia Milano) e Ime Udoka (Philadelphia 76ers).

“É uma reviravolta adequada que, após servir como um leal assistente de Tim por 19 anos, ele agora venha retribuir o favor”, declarou o experiente treinador, com seu habitual humor, por meio de nota oficial. A contratação do futuro membro do Hall da Fama para trabalhar ao lado do veterano promove a reedição de uma parceria que conquistou cinco títulos da NBA para os texanos.

Desde que confirmou a aposentadoria das quadras, na offseason de 2016, Duncan tornou-se uma presença esporádica nas instalações do Spurs para ajudar a aplicar e até participar de treinos no auxílio ao desenvolvimento dos pivôs mais jovens da equipe. Adquirido junto ao Toronto Raptors, Jakob Poeltl é um dos declarados beneficiados pelo trabalho pontual com o ídolo de San Antonio.

O ex-jogador de 43 anos sempre deu sinais de que gostaria de ser treinador ao fim da carreira, mas, como sempre, era muito discreto sobre seus planos. Discreta, no entanto, não é a palavra para definir a sua carreira na liga: além de cinco anéis de campeão, ele ganhou dois prêmios de MVP da liga, foi escolhido para 15 Jogos das Estrelas e eleito para o quinteto ideal de dez temporadas.

Dono da camisa aposentada no Spurs, Duncan acumulou médias de 19.0 pontos, 10.8 rebotes, 3.0 assistências e 2.2 tocos em quase 1.400 jogos disputados na NBA.