Igor Kokoškov é demitido do comando técnico do Suns

O Phoenix Suns anunciou, na noite dessa segunda-feira, a demissão do técnico Igor Kokoškov, contratado no início da temporada.

“Após extensa avaliação, determinei que é melhor seguir em uma direção diferente com a nossa posição de treinador principal. Quero agradecer a Igor por seu trabalho na temporada e desejar-lhe o melhor com seus futuros empreendimentos”, afirmou James Jones, efetivado há poucos dias no cargo de gerente-geral do Suns, em um comunicado oficial enviado à imprensa.

Natural da Sérvia, Kokoškov, de 47 anos, foi o primeiro treinador não nascido na América da Norte a dirigir um time da NBA. Sob o comando dele, o Suns terminou a temporada como lanterna da conferência Oeste e com a segunda pior campanha da história da franquia, com 19 vitórias e 63 derrotas. Ele já havia trabalhado como assistente técnico do time de Phoenix, entre 2008 e 2013.

Em Phoenix, o treinador tinha a dura missão de comandar um jovem time, em processo de reconstrução, que vinha de desempenhos ruins nas últimas três temporadas. Contratado em maio do ano passado pelo antigo gerente-geral Ryan McDonough, após ter feito sucesso como treinador da seleção da Eslovênia, campeã europeia em 2017, e como assistente de Quin Snyder no Utah Jazz, Kokoškov tinha mais dois anos de contrato com a franquia do Arizona. McDonough foi demitido a nove dias do início da temporada e o Suns passou 2018/19 sem um armador confiável e com um elenco pouco competitivo.

Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, para o lugar do sérvio, o Suns estaria de olho em Monty Williams, ex-técnico do New Orleans Pelicans, que atualmente trabalha como assistente de Brett Brown no Philadelphia 76ers e que também é cobiçado pelo Los Angeles Lakers.

O detalhe é que Williams tem fortes ligações com a direção do Suns. Na época de jogador, James Jones trabalhou com ele no Portland Trail Blazers, quando Williams exercia a função de assistente técnico. E Jeff Bower, novo vice-presidente sênior de operações de basquete, foi o responsável pela sua contratação como treinador do time de New Orleans, em 2010.

O próximo nome a ser contratado será o sétimo treinador do Suns em oito temporadas. Desde 2012, a franquia teve Alvin Gentry, Lindsey Hunter, Jeff Hornacek, Earl Watson, Jay Triano e, mais recentemente, Igor Kokoškov, no comando do time. A última vez que a equipe de Phoenix chegou aos playoffs foi em 2010, quando perdeu as finais do Oeste para o Lakers, em uma série de seis partidas.

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.
  • Lucas

    #Brasilmentality

    • Celso Cachali Jr

      Pior que esta mesmo… Dão um grupo de jogadores para ele ruins e eles querem que o cara faça milagre… ja começou cagando na escolha do Ayton.
      Franquia chega a cogitar Ja morant se ficar em primeiro do Draft de vez de selecionar o melhor talento, tem que se explodirem mesmo franquia pequena

      • Vitor Martins

        Essa do Ja Morant ai é fake news

        • Celso Cachali Jr

          Torcemos que seja mesmo, pq seria a maior burrada hehehehehe

          • Vitor Martins

            bleacher report até deletou o tweet. O cara que teoricamente teria dito isso desmentiu, disse apenas que o Suns gostava muito do Morant, mas jamais que escolheria ele antes do Zion

  • Vitor Martins

    O Suns tem que acabar! Não que o cigano Igor tenha feito um bom trabalho, mas todo mundo pensou que o tinha sido contratado (e acho que até ele) pra trabalhor com o Doncic, ai escolhem o Ayton, contratam o Ariza achando que estavam prontos pra competir, dá tudo errado, entram em tank, péssima temporada, e o culpado disso tudo é o técnico? E quem contratou? E quem draftou? E quem assinou os cheques?

  • Celso Cachali Jr

    Eles nao so trouxeram o Ariza, ja tendo o Bridges, Warren e Jackson como trouxeram o Crawford tambem… heheheheh e quem arma o time pensaram na posição 2 e 3 e a 1 pessimo negocios… ainda vão acabar dando unns 18 milhoes para o ROZIER.

  • xmaah

    pior de tudo é ver como Kings e Nets vieram essa temporada sem metade das escolhas e oportunidades que o Suns teve.

    • Jefferson Cavalcanti

      O Kings teve até mais. O time não vai aos playoffs faz uns 13, 14 anos.

      • Gustavo

        Mas quase sempre esteve no limbo, né? Foram poucas escolhas top 5, e não lembro de nenhuma top 3, a não ser o recém chegado Bagley

        • Jefferson Cavalcanti

          Você tem razão. Top 3 só o Bagley agora.

          Mas desde 2009 eles escolheram 10x no top 10. Destes 10, apenas 2 são titulares da NBA. Cousins, Cauley-Stein e Fox.

          A lista tem nomes como: Thomas Robinson, Biombo, Ben McLemore, Nick Stauskas.

          Eu vejo Suns e Kings com trajetórias parecidas, mas como o último ano do Kings foi superior, aparenta que o Kings é diferente.

          • Gustavo

            Sim, com certeza são dois trabalhos parecidos. Não à toa os dois tiveram a proeza de deixar passar o Doncic.

      • xmaah

        mais não foram picks boas como as do Suns, embora com a direção o Kings tbm faria merda, sendo que só agora estão tomando rumo.

    • Celso Cachali Jr

      Nets nem escolhas teve hehehehehehehe… que trabalho maravilhoso, trocaram o Taddeus Young por pick 22 do pacers e selecionaram o Lavert. depois selecionaram o Allen acima dos 20. Trocou o ate então maior Idolo ja velho por um jogador de 21 anos com potencial enorme ainda para evoluir…
      Foi o melhor trabalho que eu ja vi de uma direção. claro que tambem foram tudo apostas… podia ter dado errado. E eles ainda tiveram o OKAFOR que ai eu acho que eles mandaram mal, poderiam ter tentado recuperar ele pq eu acho ele um bom jogador.

      • xmaah

        agora podemos afirmar aqui Nets > Knicks.

  • Gustavo

    Don’t follow me, I’m lost too

  • Bruno Da Silva Francisco

    As franquias da NBA parecem com este time de empresários… Sempre aparece algo do tipo, fulano cotado é amigo de siclano diretor… Achava que estados unidos era o país da meritocracia hahahha

  • Jefferson Cavalcanti

    Ryan McDonough, ex gm, trouxe Kokoskov pra selecionar Doncic e eles trabalharem juntos. Sarver, que é o dono, não só determinou que Ayton fosse selecionado como demitiu o GM antes da temporada começar. Ou seja, só fazia sentido continuar com o técnico se ele tivesse feito um trabalho sensacional. O que não aconteceu.

    Não achei a decisão ruim.

    • Vitor Martins

      É parecido como os torcedores dos Knicks analisaram a troca do Porzingis, o cara ntava insatisfeito e queria ser trocado, “então não foi uma decisão ruim”, pensaram. O problema, nos dois casos, é o antes. Demitir um técnico (aparentemente) ruim não é um mau negócio, mas foram tantas decisões erradas antes de chegar nesse ponto que fica difícil não criticar.

      • Jefferson Cavalcanti

        Eu tô tentando ser pragmático e isolar esta decisão depois de tudo o que aconteceu.

        Se for falar das decisões passadas eu vou ficar aqui a manhã toda. rs

  • Gustavo

    Trabalho dele foi péssimo essa temporada, mas uma temporada apenas é muito pouco. Suns ta indo por um caminho perigoso, ficar trocando de técnico assim na esperança de encontrar um salvador que vai transformar essa equipe em contender é burrice. Tem que escolher um cara confiar e deixar ele trabalhar.

    • Celso Cachali Jr

      E pagando as multas em quebras de contratos… muito burros

  • Zazi10

    Antes do draft eu disse: cobre a oferta do Rockets no Capela e pega o Doncic no Draft.
    Resolveria a falta de um armador e pegaria um pivô bom pra fazer aquele serviço braçal (proteger o aro, pegar rebote e completar ponte aérea). Além de Doncic ter mentalidade de vencedor, ele teria diversas opções já que teria Capela pra alley oops e ainda teria caras como Booker e JJ pra receber passe e arremessar/infiltrar. Bastaria nesse draft investir em PF, mesmo que numa escolha mais baixa. Mudaria completamente o cenário do Suns.
    O problema deles é o mesmo do Lakers, começa muito mais em cima na administração, não adianta ficar demitindo técnico e pegando 1st Pick e a ADM estar zoada.

  • Diego Costa

    Assisti alguns jogos do Suns e sinceramente, o trabalho dele foi medonho. Pelo que falaram abaixo ele esperava o Doncic e não o cone das Bahamas, pode dar uma relevada nesse ponto mas nada justifica a ruindade.

    É incrível como essa franquia fede a 10 anos e nada muda.
    Várias escolhas de técnicos ruins, escolhas altas de draft jogadas no lixo como Len,Bender,Marshall e agora tem o Ayton que provavelmente será mais lembrado por estar na frente do Doncic do que qualquer outra coisa e o Jackson que vive altos e baixos, mas corre um risco real de afundar na franquia. Fora as trocas que acabaram sendo ruins pro time, como Dragic,IT,Morris,Tucker..

    • Celso Cachali Jr

      Acho Jackson bom jogador… ele em uma franquia tipo PELICANS, PISTONS poderia evoluir mais. Só que ele reserva do Warren e Bridges. Nao estão sabendo evoluir o garoto. Bender foi um erro, mas todos falavam o novo KP… ate mesmo os especialistas.
      Eu so acho que para as necissidades dos Suns, no draft do Jackson nao era a solução FOx sem duvida era a escolha certa.

      • Vitor Martins

        Ele já teve milhares de oportunidades. Sei não…

        • Celso Cachali Jr

          Mas quando ele teve como titular eu vi ele fazendo varios jogos de acima dos 20 pontos. ele é novo ainda precisa de regularidade… Tatum nao é todos os jogos que vai bem

        • Celso Cachali Jr

          Terminou o mes de abril com medias de 19 pontos e 8 rebotes… nao são numeros ruins

          • Vitor Martins

            Abril, na liga inteira, virou um tremendo garbage time, né? Cheio de jogadores bizarros com estatísticas, os classificados já estavam decididos, então virou um monte de amistosos.

    • Jefferson Cavalcanti

      Era um trabalho complicado de se fazer, pois jogar sem armador deve ser um desafio e tanto pra qualquer técnico, mas no todo, Kokoskov foi mal.

      Não sei se o Ayton tem algum problema físico, ou ainda está se adaptando ao ritmo da NBA, mas ele jogou poucos minutos (30 por jogo). As vezes, ele estava matando o outro time no garrafão e o Kokoskov o tirava de quadra pra jogar no Heroball de Booker, Crawford.

      Suns tem sérios problemas administrativos, mas a falta de vontade do time é trabalho primário do técnico. O time tomava 140 pontos pelo menos uma vez na semana. Ele sequer parecia respeitado pelos jogadores. Mikal Bridges, um novato, o desrespeitou no meio de um jogo na frente de todo mundo.

      Suns é um time mais talentoso do que alguns que terminaram a frente dele na classificação,
      É uma pena, pois pode ser mais um bom profissional que foi queimado na máquina de triturar de Phoenix, mas essa mudança pode ser boa para o Suns.

  • Jefferson Cavalcanti

    Eu fico imaginando o James Jones fazendo uma proposta pra uma free agent, qualquer um.

    “A proposta é x milhões de dólares”

    O jogador vai querer saber como é a franquia e liga para: Isaiah Thomas, Eric Bledsoe, Goran Dragic, Markieff Morris, Marcus Morris, Amare Stoudemiere ou até mesmo Steve Nash, que deveria ser o rosto da franquia, só que, por ironia do destino (tretas com o dono) trabalha no Warriors.

    O cara pede 2x milhões de dólares na hora. Isso, se o cara se aceitar a reunião né.

    O Suns nunca foi o Knicks ou o Lakers, é claro, mas o time conseguia competir por FA. Steve Nash, por exemplo veio na FA. Há pouco tempo atrás o Suns quase conseguiu LaMarcus Aldridge, só o perdeu porque Popovich interviu e convenceu o jogador a assinar com o SAS.

    • Vitor Martins

      Difícil mesmo, muita coisa tem que mudar.

      • Jefferson Cavalcanti

        Tem que por alguém com comando. Um rogerinho do ingá salvaria o Suns, certeza.

        • Vitor Martins

          Talvez nem mudar o Jones, mas Suns tem presidente de operações? Um cara acima, que tivesse mais malemolência pra tratar com o time e deixar o Sarver calado.

          • Jefferson Cavalcanti

            É uma boa ideia. Sério mesmo. Só não sei se o Sarver aceitaria ficar de longe. Já ouvi relatos de que ele já foi até os vestiários no intervalo, ensinar como o Bledsoe deveria marcar um armador adversário.

            Tá com saco pra ler sobre tragédia? vê isso aqui: https://bolapresa.com.br/phoenix-suns-dono-excentrico-muitos-erros-e-algum-otimismo/

          • Vitor Martins

            hahahahaha o caso das cabras é bizarro!

        • Gustavo

          Rogerinho já deu declarações no sentido de que tem que acabar o Suns.

          • Guilherme Petros

            ta certa a indignação

  • Lucas Araújo

    Acredito que essa demissão tenha partido mais do Sarver do que do próprio Jones, apesar de que os jogos do Suns é de dar arrepios. Qualquer treinador que treine esse time um pouco melhor já é um grande progresso.
    O James Jones tem feito um trabalho ok durante esse período de GM.
    Tirou os veteranos que não agregavam em nada (Chandler, Knight e Dudley) tirou também esses “jovens promissores” como Len, Wiilians, Ullis (Bender é o próximo). E conseguiu o Oubre Jr, que encaixou muito bem no time.
    É só não fazer cagada nessa offseason que base pra um time competivo tem

    PS: o problema é a franquia evitar fazer cagadas kkkk

    • Jefferson Cavalcanti

      Suns tem a chance de ter um roster mais ou menos assim:

      Ty Johnson, Booker, Oubre, Zion e Ayton
      Cory Joseph, Bridges, Jackson, Warren e Holmes (Bender).

      Definitivamente, o Suns não fez nada para merecer isso. Nem tentar perder o time tentou. Só foi ‘premiado’ por incompetência.

      • Lucas Araújo

        Sim jeferson, mas acho que essa offseason tem PGs muito mais atrativos:
        Walker, Beverley, Collison, Dragic e até o Irving (sonhar não custa nada kkk)
        Ou até mesmo pegar o Morant no draft

      • Zazi10

        Se o Suns ficar com a 1st de novo eu iria no Zion pra dar uma equilibrada no garrafao pq o Ayton é uma mãe na defesa e ofereceria todo o dinheiro do mundo no Kemba como primeira opção, falhando ele, tentaria Irving e Dragic, respectivamente.
        Um bom PG melhora muito já.

        • Jefferson Cavalcanti

          O problema é que nem todo dinheiro do mundo seria suficiente pra convencer Walker ou Irving. Outros times farão isso, e podem oferecer, imediatamente, mais competitividade.

          A não ser que qualquer um dos dois acredite que com eles, o Suns se torne um time forte.

          Dragic saiu do Suns brigado com o dono, acho que ele só voltaria por mto dinheiro. Sendo assim, não compensa.

          Via troca o time pode tentar Holiday ou Conley. Mas dúvido que saia barato por um preço que o Suns possa pagar.

          • Gustavo

            Não sei se Jrue e Conley saem tão caro assim… E acho que eles encaixam melhor com o Booker que Irving ou Kemba.

            Conley inclusive eu acho que é o encaixe ideal, baita playmaker e ótimo defensor, tudo que o Suns precisa.

          • Lucas Araújo

            Warren + Jackson já é um baita upgrade pra quem tá em rebuild.
            Se eu fosse Memphis ou Pelicans aceitaria fácil

          • Maicon Gomes

            Creio que Warren + JJ + pick 2° round dê pra conseguir o Holiday.

            Aí ficaria Holiday, Booker, Oubre, draft/FA, Ayton.

            Dar pro Suns melhorar bastante pra próxima temporada, inclusive negociando a pick alta se não puder pegar o Zion e ou Morant. Acho o Barrett bem melhor que o Morant, mas não o vejo encaixando no Suns por ter um estilo de jogo muito parecido com o do Booker.

          • Zazi10

            Então, eu tbm acho difícil. Porém, tem que tentar, o Suns tinha que tentar pegar um armador mais experiente pra guiar a mlkada.
            Um time precisando tanto de armador não pode se dar ao luxo de não fazer uma proposta com KI e Kemba no mercado.

  • Eder bicalho

    Kokoskov nao fez um bom trabalho. Escolheramo ayton no lugar do doncic? Sim, mas o ayton é bom e foi mto mal aproveitado. Tem excelente aproveitamento nos chutes e o koko nao soube aproveitar esse fundamento.
    Koko tem responsabilidade direta no inicio na temporada horripilante q tivemos, ele colocava o canann de armador (ele era horrivel) e mais atrapalhava do q ajudava. Ae o booker tinha q armar e pontuar ao mesmo tempo ja q o canann n pontuava…demorou uns 20 jogos pra perceber isso e so acsbpu pq o jones mandou o canann embora. Ae depois inventa o melton no lugar do canann q defende melhor (cobre o booker) mas é uma tragedia anunciada armando. Resultado, mais uns 20 jogos com melton q tmbm n pontua. Pra nossa sorte conseguiram trocar o anderson pelo bangela… Q n é um genio na armaçao mas faz defesa e atsq bem melhor q canann e melton, tanto é q se inturmou rapido.
    Koko ainda era pessimo ao pedir tempo. O time tomava uns 15, 20 pontos direto ate ter q pedir tempo. Se perdi mto rapido.
    Enfim foi tarde a sua demissao. So ficou ate o fim da temporada foi ia ficar feio mandar embora no meio da temporada.

    • Guy de Lombard

      E claro que tudo isso é culpa do técnico e não de quem montou uma equipe sem armador e mandou o técnico se virar. Uma dica: leva tempo para uma rotação encaixar, principalmente uma tão cheia de buracos.

  • Maurão de Seattle
  • PC91

    Acho que ele tinha certeza que iriam draftar o Doncic. Quando isso não aconteceu, o negócio já começou com o pé esquerdo entre ele e a diretoria.

    Mais ou menos o que aconteceu com o treinador do Timberwolves tbm.

    • LeBrOSMAN⚔️22 dias pra Loteria

      Essa questão do Doncic tá trazendo efeitos colaterais, e nem terminou a temporada direito, rs. Saiu recentemente q o Joerger ficou puto, pq queria q o Kings escolhesse o Doncic em vez do Bagley, e isso estremeceu a relação dele com o Divac.
      O Joerger tbem quando teve oportunidade, já elogiou bem o esloveno.
      https://www.theplayoffs.com.br/nba/joerger-lamenta-kings-nao-terem-escolhido-doncic-infelizmente-nos/

      • Gustavo

        Tem que ficar puto mesmo, não é sempre que aparece um talento tão óbvio desses no draft.

  • LeBrOSMAN⚔️22 dias pra Loteria

    O Suns tá pedindo mano. O Booker vai ter o 5º treinador, em sua 5ª temporada de NBA. O dono tá vendo Campeonato Brasileiro demais! Como é q o cara ñ vai ficar puto, e pedir para ser trocado em breve?
    1 ano de trabalho, sem armador de ofício confiável, tendo q usar o Booker de forma improvisada como Combo-Guard no estilo Harden (algo q obviamente vai levar tempo, pq o Booker no início da carreira foi um shooter q virou um pontuador mais completo, e teria q aprender mais sobre armar a equipe), teve a 1ª escolha do Draft e ñ escolheu o melhor jogador disponível e q poderia preencher essa vaga na armação (e q, veja só, trabalhou com este treinador na seleção do país dele e foi mt bem), e com uma organização cheia de problemas no topo dela, q demite o GM com menos de 10 jogos na temporada. É para fazer mágica, queria q fosse para os Playoffs?
    Ridículo! Eu entendo q é um novo GM e q ñ foi o treinador q estes executivos escolheram, tem toda essa questão. Mas demitir treinador com 1 ano de trabalho, no status de franquia q tá o Suns, é amadorismo.

  • Edneira Penaldo

    TEM QUE ACABAR ESSA FRANQUIA.

    Poderiam vendê-la e mudar para Seattle, Maurão agradece

  • LeBrOSMAN⚔️21 dias pra Loteria
  • Guilherme

    Off topic: queria sugerir a equipe do jumper uma análise dos brazukas nesse draft da NBA. Parece q mais uns 4 se inscreveram

    • Luis Miguel Beraldo

      Cara eu fiquei bem surpreso pelo André Dikembe, ele estudou comigo em Osasco kkkk muito foda isso torço por ele

      • Guilherme

        kkkk imagino cara, estudou com o cara e agr ele no draft

  • Daniel Tavares

    OFF – E aqueles artigos sobre times fortes que nunca foram campeoes? Lembro que tava na vez de falar do Suns e nunca mais vi sobre… 🙁

    • Gustavo

      Se n me engano eles publicaram todos os textos, pelo menos me lembro de falarem do Suns.

      • Daniel Tavares

        valeu; vou dar uma pesquisada aqui entao

    • Jefferson Cavalcanti

      Falaram do Suns de 1993.

      Tem um post antigo muito bom que fala sobre a temporada de 2007 também. E o roubo que fizeram contra nós ao suspender meio time do Suns contra o Spurs. Sendo que o Horry foi bandido com o Nash.

      Toda vez que eu lembro disso eu fico puto. Aquele time seria campeão.

      • Daniel Tavares

        Somos dois, irmão! Não vi esse post ainda

      • My respect pelo Suns de Nash, Stoudmire e cia…

    • Daniel Tavares

      Agora que eu fui ver que eu já li o do Suns de 1993… ficou faltando o do time de 2005 que foi prometido. Pelo menos, nao achei por aqui

  • Guilherme Petros

    não dá nem pra saber se foi acertado ou não
    as vezes parece q o suns ta só no ponto morto, oq acontecer, aconteceu…. rs

  • Hugo Noronha

    tank eterno

  • Franchise 🏀 !! – ThiaGO

    Querem alguém que resolva as coisas para ontem, sendo que o problema está internamente rsrs.

  • Alan Um Musashi

    Agora vai.

    • Cello Bulls

      tu “roubou” meu comentário hahaha

  • Renan Castro

    Não era um bom técnico, mas não era o problema do time. Assim como o Kings são de longe as duas piores franquias da NBA, é cagada atras de cagada, diversos problemas internos. Poderiam fechas as portas que ninguem iria sentir falta.

  • Maicon Gomes

    É mais fácil mandar embora o treinador que trocar o time todo, a gerência e o dono também. Espero muito que o Suns volte a brilhar, mas com esse dono não consigo imaginar a bagunça acabando.

  • Cello Bulls

    mas falando sério, o Suns não merece um dono tão incompetente, Sarver é péssimo e arrogante, desde há não escolha do Doncic no draft, passando pela má montagem do roster, o James jones também não fez nada de mais no comando, enfim, se o Suns depender do Sarver para o sucesso eles vão ficar mais tempo ainda no limbo.

  • Pablo Leite

    O Suns é uma franquia top four entre as piores da liga. Queriam o quê, ir aos Playoffs com essa molecada e deficiente em várias posições? É difícil até saber o que a franquia quer. Se eu fosse técnico, só aceitaria proposta dela se não tivesse outra alternativa ou em troca de uma bela grana. Cruz credo.

  • Vou falar baixinho… e se tudo for para estimular a alguns pseudoallstars pedirem para sair???