Indianápolis receberá comemoração de 50 anos da extinta ABA

A extinta ABA, associação que se fundiu à NBA para criar a liga como conhecemos hoje, completaria 50 anos de existência neste ano e a data não passará em branco. A Bankers Life Fieldhouse, arena do Indiana Pacers, vai ser sede de um grande evento especial para lembrar e celebrar o legado da American Basketball Association, em 07 de abril de 2018.

Toda a arrecadação com a festa vai ser revertida para a fundação Dropping Dimes, fundada para prestar assistência a ex-jogadores, técnicos e funcionários da ABA com dificuldades financeiras e/ou de saúde. A instituição tem sede em Indianápolis e foi criada por um dos grandes ídolos do Pacers e da liga, o falecido integrante do Hall da Fama Mel Daniels.

Lendas do basquete que trabalharam na ABA já confirmaram presença no evento, como Julius Erving (foto), Spencer Haywood, George Gervin, Artis Gilmore, George McGinnis e Dan Issel. “A ABA era simplesmente muito divertida e posso garantir que essa reunião será mais dessa diversão”, afirmou o ex-técnico Slick Leonard, tricampeão da liga e membro do Hall da Fama, outra presença confirmada.

Durante o evento, a Dropping Dimes também revelará a relação dos 50 melhores jogadores da história da ABA votados pela imprensa especializada – atualizando a lista do TOP 30, criada pela NBA em 1996.

A ABA durou nove temporadas e trouxe inovações ao basquete norte-americano, como o uso de bolas coloridas e a implantação da linha de três pontos. Pacers (1970, 72 e 73) e Nets (1976) foram dois dos times que conquistaram títulos na extinta liga. Denver Nuggets e San Antonio Spurs são as duas outras equipes que vieram da ABA para a NBA.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.