Início de temporada e nada são quase a mesma coisa

Em 1997-98 o Atlanta Hawks começou a temporada arrasador com uma campanha 11-0, terminou com 50-32. Mas a equipe liderada por Steve Smith, Dikembe Mutombo e Christian Laetner foi eliminada logo na primeira rodada dos playoffs pelo Charlotte Hornets. No mesmo ano, o Los Angeles Lakers também teve um início 11-0, com Kobe Bryant e […]

Fonte:

Em 1997-98 o Atlanta Hawks começou a temporada arrasador com uma campanha 11-0, terminou com 50-32. Mas a equipe liderada por Steve Smith, Dikembe Mutombo e Christian Laetner foi eliminada logo na primeira rodada dos playoffs pelo Charlotte Hornets.

No mesmo ano, o Los Angeles Lakers também teve um início 11-0, com Kobe Bryant e Shaquille O’Neal começando a se entender. No fim, foram varridos pelo Utah Jazz nos playoffs.

Em 1996-97, o Houston Rockets abriu a temporada com uma sequência de 15 vitórias e apenas uma derrota. Turbinado com a chegada de Charles Barkley, que já contava com Hakeem Olajuwon e Clyde Drexler, perdeu para o mesmo Utah Jazz em seis jogos na fase decisiva.

Em 2008-09, o Boston Celtics teve um início de campanha com arrasadores 27-2, para no fim perder para o Magic na final do Leste depois de ter 60-22. Um ano antes, a franquia havia obtido 29-3, terminou com 66-16, e foi campeã.

Por fim, em 2002-03 o Dallas Mavericks teve 14 vitórias consecutivas, terminou com 60-22 e perdeu para o San Antonio Spurs na final do Oeste.

Esses cinco exemplos, que estão entre os melhores inícios de temporada da história da NBA, só são para ilustrar que o início da temporada regular não quer dizer nada.

Muitos comentários estão sendo feitos sobre o início de temporada do New York Knicks, por exemplo: ela é a última franquia invicta em 2012-13, e já estão começando a falar de título. Mas o Knicks só jogou quatro partidas, enquanto outras equipes já disputaram o dobro.

Além disso, sempre bom perguntar: e quando Amar’e Stoudemire voltar? Pensar que só porque ele é um bom jogador com médias altas vai ajudar a equipe é inocência, no mínimo. Toda a rotação quem vem dando certo (em apenas quatro jogos, repito) terá que ser refeita.

Além disso, o banco é praticamente uma unidade de geriatria móvel, com tantos jogadores com mais de 35 anos por lá e sendo importantes na rotação, como Jason Kidd. Eles vão aguentar?

Outras franquias, como Minnesota Timberwolves e Memphis Grizzlies estão vivendo uma ótima fase no início, mas não só de “fase” vive uma equipe na NBA. O Wolves acaba de perder mais um jogador por lesão, o pivô Nikola Pekovic, que vinha sendo importantíssimo. E o mesmo argumento sobre Amar’e Stoudemire vale para quando Ricky Rubio e Kevin Love voltarem.

O Grizzlies só enfrentou um sério candidato ao título até agora, o Miami Heat, e venceu. Mas perdeu para o Los Angeles Clippers, um dos prováveis adversários da franquia nos playoffs

Empolga? Claro que sim. Mas temos que ser realistas e pensar que nem 25% dos jogos da temporada regular foram disputados até agora, e que no fim ela só é importante para decidir mando de quadra nos playoffs, que é a hora em que os meninos se separam dos homens.

Incrível como essa frase de Michael Jordan é verdade.

Claro que não podemos esquecer de citar o Orlando Magic. Após impressionar a todos vencendo seus dois primeiros jogos em 2012-13, já perdeu quatro partidas seguidas, mas será que os torcedores realistas acharam que a franquia ia surpreender esse ano baseados nesses dois jogos? Acho que não.

Acho que, antes de se fazer qualquer tipo de análise, deve-se esperar no mínimo que 30 jogos tenham sido disputados, porque só aí um padrão poderá ser detectado. Demitir um treinador em tão pouco tempo, por exemplo, é indício de desespero e falta de planejamento.

Infelizmente, se você é torcedor do Toronto Raptors, aqui vai um dado curioso: a campanha da franquia, estatisticamente falando, já pode ser incluída entre as piores de todos os tempos em uma temporada de 82 partidas. Fazendo uma previsão, sua temporada seria de 12 vitórias e 70 derrotas. A ESPN faz essa atualização, então você pode acompanhar o progresso dele, e torcer para que ele saia de lá, é claro.

Washington Wizards e Detroit Pistons não podem ter previsão porque ainda não venceram, oras.

Últimas Notícias

Comentários