Já vi esse filme antes

senna-prost-mansell-piquet

Você pode não compreender muito bem o que significa a imagem de quatro ex-pilotos de Fórmula 1 em um site de NBA. Ou, de repente, já entendeu o paralelo. E é justamente o que quero traçar aqui.

Em 1986, a categoria máxima do automobilismo tinha Ayrton Senna, Nelson Piquet, Nigel Mansell e Alain Prost, lutando pelo título, que no fim das contas, ficou com o francês. Mas a foto ficou famosa por trazer quatro ícones daquele esporte tão popular. Mais do que premiações, essa foto significou um marco na história. Eram não só grandes pilotos, mas principalmente sujeitos que marcaram gerações.

Prost era o mais técnico deles. Conseguia ser constante desde a largada até a bandeirada final. Sabia que, se um quinto lugar fosse o bastante, ele jamais lutaria pelo quarto e controlaria o seu ritmo até o fim. Foi assim que ele encerrou a carreira com quatro campeonatos. O francês tinha ao seu lado, ainda, o poder político.

Senna, que ontem faria 57 anos, era o mais jovem deles. Arrojado, destemido e imponente por característica, tornou-se queridinho. Era o que tinha o carro menos veloz, porém conseguia arrancar leite de pedra. Apenas para efeito de comparação, seu companheiro na época era o britânico Johnny Dumfries, que somara três pontos. O brasileiro, que venceu duas corridas naquela temporada, fez 55. Até então, Senna ainda não havia conquistado o seu primeiro título.

Claro que a pontuação daquela época era bem diferente dos números “bombados” de hoje. O vencedor levava nove, enquanto o segundo fazia seis e o terceiro, quatro, até chegar no sexto, que somava um. Era bem mais difícil conseguir uma virada nas últimas corridas. Durante algumas temporadas, a pontuação do último GP chegou a ser dobrada.

Piquet já era duas vezes campeão e fazia “jogos mentais” com o seu então companheiro, Mansell. O brasileiro, conhecido por ser ótimo acertador de carros, escondia informações do britânico e, não por menos, criou vários problemas internos. Mas a Williams sabia lidar com seus astros e separava toda a equipe e seus dados técnicos. Ainda assim, Piquet azucrinava Mansell apenas por prazer. E dava certo.

O “Leão” era rápido, mas inconstante e também tinha muito azar, como na última corrida de 1986. Senna já era carta fora do baralho. Piquet, Prost e Mansell, lutavam pelo título no GP da Austrália. O britânico liderava com 72 pontos, contra 65 de Prost e 63 de Piquet. Ele caminhava tranquilamente para o seu primeiro caneco. Herdou a liderança após o abandono de Keke Rosberg, pai do atual campeão, Nico. Mas na volta 63, seu pneu estourou. Piquet poderia garantir o título, porém a Williams o chamou aos boxes, temendo o mesmo destino de Mansell. Prost ultrapassou o brasileiro e conquistou o troféu.

A Fórmula 1 havia acabado de presenciar um ano inesquecível, em que alguns dos melhores pilotos de todos os tempos lutaram pelo título até os últimos instantes. Trinta e um anos depois, vejo isso acontecendo na NBA.

Claro que na Fórmula 1, o talento individual é mais importante. Mas isso sem contar com todos os avanços tecnológicos e que por trás de um piloto, existe uma equipe enorme, que controla cada um de seus passos na pista.

Sim, eu sei que o basquete é um esporte coletivo, mas os prêmios, nem sempre são.

Estamos vendo uma das melhores temporadas da NBA em sua história. E que o saudosista não tente misturar as coisas, por favor.

Westbrook Harden

James Harden, Russell Westbrook, LeBron James e Kawhi Leonard são hoje, os quatro maiores candidatos ao prêmio de MVP. Faltam cerca de 12 jogos para cada um deles e, pelo visto, não devemos ter grandes mudanças na classificação.

O Houston Rockets dificilmente perde o terceiro lugar, assim como não deve brigar pelos dois primeiros. São 49 vitórias e 22 derrotas. O San Antonio Spurs ainda briga pela ponta, mas o Golden State Warriors parece ter confirmado o mando de quadra em um eventual confronto nos playoffs. Por outro lado, o Oklahoma City Thunder segue lutando bravamente para superar seus oponentes e, assim, dar uma chance a Westbrook. Já o Cleveland Cavaliers vê o Boston Celtics bem de perto no retrovisor.

Eu já escrevi sobre isso há alguns dias aqui. Westbrook não possui chances de ser o MVP se o Thunder não conseguir um milagre na classificação. Não há precedentes para uma premiação a um jogador de um time que não esteja nos primeiros lugares de sua conferência. Podemos até questionar o fato de que a temporada que Westbrook faz é algo sobrenatural, com recordes a serem batidos e média de triplo duplo. Mas ainda assim, existe uma regra. Quinto ou sexto no Oeste não será o bastante. Nos 70 jogos disputados até aqui, o camisa 0 possui médias de 31.4 pontos (melhor marca da carreira), 10.5 rebotes (melhor marca da carreira), 10.3 assistências (segunda melhor), 1.7 roubada, 33.6% nos arremessos de três (melhor marca).

Daí, temos Leonard. Ele só será MVP se o Spurs superar o Warriors. Pode acontecer o que for, incluindo os recordes de Westbrook, que o prêmio fica com o ala. Basta o time texano terminar no primeiro lugar. Tarefa indigesta, eu sei. Mas veja o quanto esse sujeito evoluiu. Não se esqueça que o Spurs perdeu seu maior ícone (Tim Duncan) para a aposentadoria e, mesmo assim, está nas cabeças. Méritos de Gregg Popovich, claro, mas Leonard tem muito crédito nessa conta aí. Nos 63 jogos disputados, o ala possui médias de 26.0 pontos (melhor marca da carreira), 5.9 rebotes, 3.4 assistências (melhor marca pessoal), 1.9 roubada, 89.2% de aproveitamento nos lances livres (melhor marca) e 37.6% em três pontos.

Então, temos o MVP de todos os anos, LeBron James. Sim, você pode até odiar o cara. Não importa. Ele faz números de MVP há várias temporadas, queira você ou não. Sua equipe sempre está nos primeiros lugares. Porém, existem fatos que o “impedem” de ganhar mais uma vez, como essa sequência de pelo menos 25 pontos de média desde o seu segundo ano na liga. Em 63 jogos, James possui 26.2 pontos (melhor marca desde o retorno ao Cavs), 8.4 rebotes (melhor marca da carreira), 8.8 assistências (melhor marca da carreira), 1.3 roubada, aproveitamento de 54.3% nos arremessos (terceira melhor) e 38.5% nos tiros de três (segunda melhor).

Por fim, o “Barba”. Se você está cego por números, abra seus olhos agora e veja os de Harden. Sim, ele é quem tem mais erros de ataque e já bateu o recorde negativo, que era dele. Mas olha o que o Rockets faz. Era um time qualquer na temporada passada e agora luta pelos primeiros lugares. Tudo bem, seus números podem estar sendo inflados pelo esquema ofensivo de Mike D’Antoni, o mesmo que deu dois prêmios de MVP a Steve Nash. No entanto, o Rockets tornou-se um time de verdade. Em 71 partidas, Harden faz 29.4 pontos (melhor marca pessoal), 11.2 assistências (melhor marca pessoal), 8.1 rebotes (melhor marca pessoal), 1.5 roubada e 35.2% nos arremessos de três.

O fato é que, você pode torcer para qualquer um deles, o que é justo. Não podemos ignorar alguns detalhes que podem mudar o vencedor. Mas o mais legal de tudo é que estamos vendo a história sendo escrita. Isso, sem contar que Kevin Durant está lesionado e poderia estar na briga.

Existem argumentos favoráveis a todos eles, claro. E não seria nenhuma injustiça, ao fim da temporada, qualquer um deles eleito como o MVP. Assim como há 31 anos, em outro esporte, outra categoria, o vencedor nem sempre é aquele que brilha mais. Podemos apenas apreciar o restante da fase regular, pois igual a essa, nunca vi.

 

 

Gustavo Freitas
Gustavo Freitas
Mineiro de Uberaba, é co-fundador do Jumper Brasil e fã do Boston Red Sox.
  • Victor Chittolina

    Boa a comparação, Mastô. Difícil é fazer um paralelo em quem é quem, mas quatro gigantes brigando tão ferozmente por um prêmio nos lembra dessa épica temporada da F1.

    Harden é o meu favorito. Ainda que ele deva no mínimo pagar um churrasco pro D’Antoni depois de receber o prêmio. A junção dos dois foi melhor que o esperado. Um time mediano se tornou uma das principais forças. Um jogador que era praticamente apenas um grande pontuador, se tornou o maior assistente da liga.
    Essa combinação, somada a um terceiro lugar no Oeste, credencial o Barba ao prêmio.

    Westbrook tem, talvez, uma das mais espetaculares temporadas em números que eu já vi. Ele é o Thunder. Faz absolutamente tudo, já dá pra cravar que vai ter uma temporada com média de triplo-duplo, mas a campanha do time diminui as chances dele. Ainda assim, deve ser o segundo mais votado, devido ao quão excelente tem sido a temporada dele.

    Ainda assim, quem mais me SURPREENDE é o Kawhi.
    O cara foi a DÉCIMA QUINTA escolha. O Spurs trocou por ele pelo potencial defensivo enorme que tinha e, com um pouco de sorte e muita visão, viu o cara se transformar em um dos mais confiáveis pontuadores da NBA. E, como disse o Gustavo, se o Spurs pegar esse primeiro lugar, as chances dele crescem consideravelmente.
    O Spurs, aliás, é um absurdo. A franquia perde Tim Duncan, um dos FP mais icônicos da história, um cara que era o corpo e a alma do time, e um outro FP dos melhores da liga toma as rédeas da carruagem imediatamente.

    Quanto ao LeBron, não tem muito o que falar, na verdade. Quem assiste aos jogos do Cavs sabe que esses números característicos dele estão sendo feitos ao natural. Joga muito tempo, mas joga sempre entre a terceira e quarta marchas. Raramente ele engata aquela quinta, guardando o potencial todo pros playoffs. E MESMO ASSIM, lá tá ele de novo, brigando pelo prêmio por um motivo simples: ele não se trata apenas de o melhor jogador do mundo. É um dos maiores da história. Até por isso, o nível de excelência que ele atingiu, acaba fazendo com que números sensacionais pareçam só mais do mesmo.

    Mas resumindo a ópera, a briga tá linda.

    • Claudio R.

      ta lindo msm, queria muito o LeBron ganhando pela quinta vez, seria historico… Mas acho que dá o Harden… e o que falar dos Spurs, saiu de David Robinson, para Tim Duncan, e agora Kawhi Leonard, que é o pior dos 3 é claro, mas é um monstro atualmente…

      • É muito cedo pra afirmar, mas eu creio que o Kawhi tem chances de se igualar ou até ser mais ídolo da franquia do que o Almirante Robinson, só acho…

        • Claudio R.

          ah irmão, sei não, acho quase impossivel, o Leonard se tornar melhor que o pivo do texas… lembrando que estamos falando de 2 dos 50 maiores jogadores da historia… sendo que o almirante foi um dos 6 maiores pivôs das historia…. O Duncan é intocavel… Apesar do Leonard ser muito bom, ele não ta no nivel ofensivo do almirante… só se iguala na defesa… mas vamos dar tempo ao tempo.

          • Thalles Ferreira

            O próximo FP do Spurs vai ser um SG, pela passagem de bastão a lógica é essa né rs

          • Albert Medeiros

            Kkkkkkkk,vdd

      • Victor Chittolina

        Cara, eu acharia legal dar a ele mais um MVP. Empatar com o Jordan e Russell, duas lendas do esporte, mas parece que ele não está com tanta vontade assim. Notoriamente tem se poupado nos jogos da temporada regular. Ainda asism, o jogo dele, mesmo com o freio de mão puxado, é de MVP. Então, quem sabe, né?

        Quanto ao Kawhi, concordo com o The Claw. Acho muito prematuro cravar que ele não vai conseguir superar o Almirante, ainda que eu veja um caminho muito longo e árduo pra isso.
        Possível? Sim. Provável? Não.

  • Rogério Rodrigues

    E se o Celtics pegar a primeira posição do leste, Thomas não seria MVP? Segundo cestinha dá temporada. Isso com 1,75m.

    • Caio Braga

      Só que o Celtics não chegará nas cabeças pelo leste…

      • Rogério Rodrigues

        Claro que não chegará, ele já está na nas cabeças. Segundo do leste e o que?

        • Vinicius Ribeiro

          o Celtics não passa do 2 round dos playoffs

          • Rogério Rodrigues

            Não é sobre isso que está sendo discutido aqui, mas penso que pode passar sim. Claro que o Cavs e favorito mas do segundo ao quinto está muito equilibrado e qualquer um pode chegar a final de conferência. E o Celtics é um dos favoritos pois é o segundo.

      • Baixinho Sensação #BC

        Segundo lugar não é cabeça?

    • índian!

      Não

  • Uncle Drew

    O q o Rockets faz nesta temporada é impressionante. Harden, Mike D’Antoni e Daryl Morey são favoritos para MVP, COY e Dirigente do ano. Transformaram aquele time q nem dava gosto de olhar, para um time extremamente competitivo.
    Se a classificação da equipe não fosse um dos principais critérios. .. ÓBVIO q o Westbrook seria o MVP. Mas como classificação importa, e a regularidade é algo underrated, não é levado em conta, mas devia (vide LeBron, e Bill Belichick na NFL. )… a virada do Rockets de uma temporada para outra e os bons números. ..devem presentear o Barba como MVP.

    • Vinícius Maia

      Acho que o que pesa hoje contra o LeBron é a campanha do Cavs. O time é o primeiro colocado na conferência Leste, porém tem mais derrotas que o Rockets do Harden, que é o terceiro colocado no Oeste. O Cavs é líder, mas não faz uma temporada regular de encher os olhos, diferente do Rockets, por exemplo, que vem surpreendendo. Se ainda estivéssemos nos tempos que LeBron jogava sozinho, ao lado de um elenco horroroso, provavelmente, ele seria o favorito, mas hoje ele está num time que poderia fazer uma campanha melhor do que a que vem fazendo. Não é uma crítica ao Cavs, pois todos já perceberam que o time joga voltado para os playoffs, mas é inegável que a temporada regular do time, considerando o elenco que tem, não tem nada demais.

      • Vitor Martins

        O Cavs sempre dá uma acalmada na temporada regular. Ganha o Leste com as mãos nas costas tbm. Se estivesse no Oeste, brigando com GSW e Spurs pela primeira colocação penso que até os números do Lebron seriam melhores e ele, mesmo se o Cavs terminasse em terceiro, ganharia o MVP. A conferência parece estar pesando negativamente para premiação individual, penso eu. Hoje, levando em consideração a melhora, o impacto, e o peso na liga, acho que o Harden levaria, mas tem mth jogos ainda.

      • Albert Medeiros

        Sobre isso penso q nem o parceiro abaixo, se o Cavs fosse dá Oeste estaria disputando com os Spurs pela segunda colocação e nesse caso o Rockets estaria em quarto, como o Cavs é dá leste faz o apenas o necessário para administrar a sua conferência

        • Vinícius Maia

          Também acho que o esforço do cavs seria maior se estivesse no oeste e o time estaria brigando pelo topo. Mas o meu ponto é: com o elenco que tem, o Cavs poderia estar com um aproveitamento muito melhor. Na última vez que LeBron foi MVP vestindo a camisa do cavs, ele liderou o Cavs não somente ao topo do leste, mas a melhor campanha da temporada tendo um time muito inferior ao atual. Hoje o Cavs tem uma equipe com 3 jogadores tops, um bom banco de reserva e ainda sim tem uma campanha mais fraca que o rockets, que nem tem um elenco tão bom, mas está na terceira posição da conferência mais difícil. Isso, para mim, já credencia o Harden para estar a frente do LeBron na briga pelo prêmio. Se o Cavs tivesse, pelo menos, a segunda melhor campanha da liga no geral, tenho certeza que a conversa séria outra.

          • Albert Medeiros

            Concordo em tudo, exceto na parte q o Houston não tem um time tão bom, porque tem,cara, não​ está cheio de estrelinhas, mas tem jogadores muito eficientes e profissionais nenhum time dá liga pode subestimar eles

      • Thiago25-NBA

        Dê para o Kawhi, a cada temporada o cara evolui, isso é digno de ser MVP tbm. É a imagem perfeita de um jogador que foi evoluindo a cara temporada, ganhando prêmios individuais até chegar em um prêmio individual máximo – MVP.

        • Vinícius Maia

          Eu também gostaria de ver o Leonardo ganhando, principalmente se ele for DPOY de novo. Pensa o quanto seria incrível dois feitos históricos numa temporada: Westlouco com médias de triplo duplo e Leonardo se unindo a Jordan e Olajuwon no seleto grupo de jogadores que foram DPOY e MVP no mesmo ano. Porém, se o Harden ganhar, também estará em ótimas mãos.

  • Dudu Ferrero

    Eu acho que o Harden vence mas o Lebron deveria ficar em segundo (pelo Cavs ser o lider do Leste) e West em 3

    • Vinicius Ribeiro

      eu trocaria a posição Lebron e do West.

  • Albert Cavs

    Belo texto, a corrida está para esses quatros jogadores … boa sorte a cada um deles.

  • LeBron Mavs – Família Zyzz

    Acabei de baixar a atualização do lol 7.6 e o galio tá muito forte pqp

  • Mastô, seu texto está sensacional!

  • Viúva do Payne

    Texto foda, Mastô!

    Sou torcedor do OKC, mas eu já praticamente descarto o MVP do Westbrook, infelizmente. Não vejo, de maneira alguma, esse time pegando ao menos, um quarto lugar..

    Acho que fica com o Harden, mas seria legal ver o Kawhi vencendo

  • Jefferson Cavalcanti

    Tomei um susto aqui, kkkkkk. Sou fã de F1 também, achei o texto sensacional

  • Pedro

    Off Topic: Robert Williams projetado para ser escolhido no Top 10 vai continuar em Texas A&M na próxima temporada

    • Viúva do Payne

      Achei uma decisão precipitada. A classe desse ano é fraca em termos de Big Man, já a do ano vem, é fortíssima…

      • Pedro

        Também achei precipitado, ele vinha sendo o jogador de garrafão mais bem cotado nos Mocks (considero o Markkanen como Stretch 4).

  • Jefferson Cavalcanti

    Só uma correção bem simples:

    Em 1986 o que estourou foi o pneu de Mansell.

    • Rafael Tartaglia

      Foi o que ele disse, mano…Q o Mansell tava em primeiro e estourou o pneu na volta 63.

      • Gustavo Freitas

        Eu corrigi. Estava motor, mas não tive tempo de agradecer. Agora, sim. haha. Vlw, Jefferson.

        • Boca

          Eu tinha 9 anos na época. Era torcedor do marrento, mas grande campeão Piquet. Ele fazia a linha, “pergunta imbecil, tolerância zero”. Comemorei muito o estouro do pneu do Mansell, e a liderança do Piquet. Demorei pra assimilar a derrota do meu ídolo.

  • Tiago

    Eu particularmente acho que seria um ponto fora da curva o Westbrook ser nomeado MVP se o OKC terminar em uma posição que não esteja no pódio da conferência, esse prêmio segue critérios que levam em consideração a campanha do time, esses critérios devem ser seguidos para que não se cometa injustiças com tantos outros jogadores que fizeram números melhores que os números do MVP de sua respectiva temporada. Para mim em uma disputa e MVP , Westbrook merece apenas uma menção honrosa pelas incríveis médias que angaria. Em termos de coerência Isaiah Thomas merece mais estar nessa lista que o West. Se West for MVP , a liga deve pelo menos o MVP da 05-06 ao Kobe sem falar de tantos outros casos.

    • Vinicius Ribeiro

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, aonde o Thomas está jogando mais que o west?
      coloca o Thomas no time do Thunder e o West no time do Celtics, com toda certeza o Celtics seria 1 da conferência, e o Thunder tb seria primeiro, mas na briga para escolha de draft

      • Baixinho Sensação #BC

        Babaca você hein… não está melhor, é claro. Mas dizer que seria o primeiro na briga do draft????

        • Vinicius Ribeiro

          Babaca pq? por dar minha opinião? o único babaca aqui é vc que não sabe ouvir a opinião de terceiros.

          • Bruno Macedo

            Carai tá espirado em kkkk

      • Tiago

        Releia o comentário e perceba que o mesmo coloca a questão de jogar mais ou menos em segundo plano, condicionada a uma boa colocação na tabela da sua conferência.

        • Gabriel S Monteiro

          A galera prefere se fazer de burra aqui! hahaha

          • Vinicius Ribeiro

            Realmente, inclusive você que não consegue entrar em uma discussão sadia sem ofender o terceiro.

          • Gabriel S Monteiro

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkk deve ser!

        • Vinicius Ribeiro

          Releia o meu comentário no qual eu faço um comparação (West no Celtics e Thomas no Thunder) coloca-se esses respectivos jogadores e verás quem consegue fazer o seu time competitivo.

      • Hugo Thunder

        E tinha nego no começo da temp insinuando que o Thunder deveria trocar o West pelo pick nets e jujubas kkkkk

      • Gustavo

        HSUAHUSHAUHSUA Afirmar isso é muito coisa de fanboy.

  • Dream Shake

    Só o fato de ter 4 jogadores em alto nível disputando o prémio já torna mais interessante acompanhar a liga, do que apenas um jogador “on fire” e ser eleito unânime.

    • fazer oq se o jogador ”on fire” levou o seu time a melhor campanha da história enquanto os outros se matam pra pega um playoff

      • Dream Shake

        Não estou desmerecendo o Curry, mais é muito melhor ter uma temporada com vários jogadores voando pelo mvp do que já saber na metade da temporada quem é o vencedor.

        • Fabrício Azevedo Abadia

          Concordo mano, mas o que o Curry fez na temporada regular do ano passado foi surreal. Não foi MVP unanime à toa.

  • Hugo Thunder

    Se o West ganhar… vai ser a pior coisa que aconteceu pra alguns amantes da nba kkkkkkk

    Vai ser West(sim, esse papo todo de classificação e bla bla bla) ou Harden

  • Rogério Rodrigues

    Harden e West apesar dá temporada incrível não devem ser o MVP. Último terceiro colocado em sua conferência que foi MVP foi um tal Jordan. Pra mim fica entre Leonard, LeBron e Thomas

  • Edson Eu

    Cara, eu não concordo com nada disso. Acho que a atuação de grandes esportistas existem pra quebrar paradigmas na história de seus respectivos esportes. Pode ser difícil… mas espero que alguns dos votantes pensem como eu.

    • Thiago25-NBA

      vendo por esse lado e que concordo, West MVP, o que eu gostaria de ver.

    • João Dones

      Exatamente como penso.
      West MVP.

    • Flamengo Eliminado

      Média de triple double e não ser MVP ?!?!? ABSURDO !!!

  • Bruno Macedo

    Engraçado isso o LeBron joga no nível dos caras quase com dois scorers e dois reboteiros que tiram muitas stats dele, fora que nem arma só ele arma é um monstro mesmo, já West e Harden só não carregam a bola quando não estão em quadra fora que chuta ate o técnico se deixarem, e não é uma crítica é o que eles tem que fazer mesmo é o papel dele no time e mesmo assim o LeBron continua lá em cima brigando com esses caras, fora que quando você assiste o LeBron jogar não vê nada de forçado ele joga ne uma naturalidade já o Harden e principalmente o West se matam em quadra pra fazer o time ganhar.
    O bom é que quando eu ficar velho vou falar eu vi essa temporada e o LeBron que vai ser pra mim no fim dá carreira top3 no mínimo melhor jogador dá história (se já não é kk) e principalmente o mais completo.

    • Albert Medeiros

      E ele não é um PG ou pelo menos um SG, as pessoas esquecem isso,kkkk

      • Bruno Macedo

        É kkk

  • MDias

    A briga será entre Leonard e LJ. West não tem chances pela campanha bem abaixo do OKC e Harden também não tem chances pelo fato dá 3ª posição. Como o colega mencionou abaixo, o último que ganhou com um 3º lugar na conferência foi nada menos que Jordan, então levando a tradição em conta penso que Harden não levará também.

  • Gustavo

    Será que se San Antonio ficar em primeiro na conferencia isso promove Leonard automaticamente a MVP?
    Ele esta fazendo uma temporada muito boa e é o principal motivo do Spurs estar em segundo no Oeste, mas acho que dizer isso é precipitado, principalmente por West e Harden estarem fazendo uma temporada tão especial, e Popovich ser um dos grandes responsáveis do sucesso da temporada do Spurs (o que n anula a boa temporada de Kawhi).

  • Marcelo Desoxi

    Essas stats do West são bestiais pqp.
    Acho que vai pro Barba o MVP.

  • Rafael Victor

    A posição do OKC vai atrapalhar o Westbrook de levar esse MVP!

    Kawhi só se o Spurs assumir a primeira colocação no Oeste!

    Harden apesar de tudo, o Rockets tá na terceira posição da conferência!

    Por isso, o LeBron vai levar esse MVP!

    • Victor Chittolina

      LeBron não. Equino. hahahaha

  • Que fique entre Kawhi e LeBron.

  • Thiago25-NBA

    Bom, como a posição na tabela vale e MUITO, então ou é Lebron ou Kawhi na briga por MVP. 1º colocado no Leste e 2º no Oeste, respectivamente.

    • Tárcio

      Boa lembrança, Acho que se o Celtics liderar o Leste, Thomas passa a ter reais chances.

      Acho que o Cavs faz uma campanha segura, estudada, mas pior do que se previa, ficar atrás do Rockets e não liderar com folga o leste não era uma possibilidade no inicio da temporada. Acho que isso pode prejudicar o Lebron!

      • Thiago26-NBA

        Acho que o lebron nem quer mais mvp, só anéis

  • Tárcio

    GSW baita campanha, mas tem 4 allStars, os últimos 2 MVPs (com 3 títulos somados). E querendo ou não, mesmo com um time melhor (adicionar Kevin Durant, faz campanha pior que a do ano passado!

    Cavs tem 3 estrelas, não seria nada de outro mundo colocar o Irving na briga pelo MVP também, mas acho que a campanha ta abaixo da esperada, ser ameaçado por 2, 3 times na liderança do Leste, e ficar só com a quarta melhor campanha, é pouco pra um time tão bom, atual campeão e que tem o melhor jogador da atualidade.

    O Rockets quase não se classifica no ano passado pra os playoffs, e esse ano ta com a terceira melhor campanha no geral, com a saída de alguns jogadores importantes, e a chegada de um novo treinador, isso tudo com apenas uma estrela, um craque. Não gosto dele, mas o prêmio esse ano é do Barba por merecimento.

    O Spurs tem um baita elenco, ótima segunda unidade e o melhor treinador da liga, mas o K Leonard pra ganhar vai ter que superar a campanha do GSW, exatamente por não ser um ator tão solitário quanto J Harden, ele vai ter que fazer mais.

    OKC faz o que se espera de um time que só tem uma estrela, classifica pros playoffs com esforço, mas sem brilho coletivo, só individual! O Kobe fez o mesmo quando ficou só em LA e não levou o troféu. Não é falta de merecimento, mas se sempre foi assim, não vai mudar dessa vez!

    Hoje o premio é do Harden, se o Spurs liderar ao final, o Leonard tem muitas chances.

    • Thiago26-NBA

      Tira o Kawhi e deixa só o lamarcao e Gasol que você vai ver se o time será o msm e competitivo

      • Tárcio

        Sem Leonard o spurs se classificaria pra os playoffs, sem mando de quadra talvez.
        Sem Harden o Rockets táva de 10 pra baixo

  • Kleber Ribeiro

    Palpitão para o fim da temporada regular:
    – o Barba será MVP. A colocação do OKC não ajuda West neste quesito…vai ter que ficar pra outra vez.
    – Kawhi Leonard vai ter que se contentar com o Melhor Defensor novamente.
    – As 4 primeiras colocações de ambas conferências serão mantidas até o final.
    – OS 8 times dos playoffs do Oeste já estão definidos e não terá alteração.
    – A ultima vaga do Leste será dos Bulls.
    E aí pessoal…o que acham?

    • Tárcio

      Acho que o Leste vai ficar assim, com Chicago e Detroit fora!
      E acho que o Portland vai passar o Denver no fim!

      • Guilherme Prates

        Acho que Denver fica, mas tbm acredito que Bulls e Pistons rodam…

  • LP

    O premio é de jogador mais valioso, na minha opnião tem que ficar realmente entre Lebron e Harden pois eles são realmente os mais valiosos para suas equipes. Houston e Cleveland sem seus principais astros dificilmente seriam times de playoffs, assim como o OKC(aí que a questão da campanha entra), o Spurs sem Kawhi acredito que estaria na segunda posição da mesma forma a diferença é que os outros jogariam mais.