Jabari Parker acaba com mistério e anuncia inscrição no draft

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=ZPODkmhoDVc]

A passagem de Jabari Parker pelo basquete universitário não terá um segundo ano. O jogador de 19 anos anunciou na última quinta-feira que está deixando a Universidade de Duke para entrar no draft da NBA. Sua decisão foi divulgada por meio de um artigo que escreveu para o site da revista Sports Illustrated.

“Este ano foi um capítulo estimado da minha vida. Tenho muita sorte por jogado aqui e sempre carregarei as lembranças de Duke. Agora, é hora de escrever um novo capítulo. Sei a honra e privilégio que é atuar na NBA e vou fazer tudo o que puder para ajudar o time que selecionar-me a ganhar títulos”, afirmou o ala, que deverá ser uma das três primeiras escolhas do recrutamento deste ano.

Muitos recrutadores receberam a notícia da decisão de Parker com alívio. Após a inesperada eliminação de Duke no Torneio da NCAA, ele disse não sentir que sua trajetória universitária estava completa e deu a entender que poderia continuar na universidade. A possibilidade de atuar ao lado do pivô Jahlil Okafor – melhor prospecto colegial dos EUA e um amigo próximo – só reforçava os rumores. No fim das contas, porém, o sonho de jogar na NBA falou mais alto.

Apesar do tom de despedida, o treinador Mike Krzyzewski fez grandes elogios ao agora ex-comandado e preferiu não lamentar sua saída. “Jabari não poderia ter sido melhor. Ele é o exemplo do que se quer de um atleta: um jovem muito humilde que tem um desempenho fantástico em quadra e na sala de aula. Fez um grande ano conosco e merece a chance de jogar profissionalmente”, exaltou.

Parker chegou ao basquete universitário como o segundo melhor jogador colegial do país e correspondeu às expectativas em quadra. Com médias de 19.1 pontos e 8.7 rebotes, o ala liderou Duke ao longo do ano e foi eleito para o quinteto ideal da temporada da NCAA (All-American). Ele é apenas o quinto freshman da história a deixar Duke para entrar no draft, fazendo companhia a Corey Maggette, Luol Deng, Kyrie Irving e Austin Rivers.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Alan

    Vem pra Philly!

  • joaocelta

    Aleluia Parker, os celtas te esperam!

    • Maia-bucks

      Ficaram esperando por um longo tempo. Bucks, 76ers e magic nao o deixara passar da terceira escolha, ou segunda. Ainda nao confio na plena superacao da lesao de Embiid

  • Eu sou a favor de o jogador ficar pelo menos 2 anos na universidade. Assim, poderá ganhar mais experiência e, não chegará na NBA tão cru.

  • L.Avila

    Concordo que deveriam ficar duas temporadas, mas já que não fica cairia bem em Boston

  • M Dias

    Tem enorme potencial para ter um futuro brilhante na NBA!!!

  • wrsilva33

    Este cara seria muito bem aceito para jogar ao lado de Oladipo no Orlando Magic… Mas acho que somos carentes de um bom armador que seja criativo e ousado, que saiba armar mais do que simplesmente pontuar.

  • Thiago Reis

    Se sou GM do Magic escolheria o Exum independente da posição no draft, Magic já tem Vucevic, Afflalo, Oladipo e Harris, o que falta mesmo é um armador explosivo e habilidoso, leia-se Dante Exum.