Jahlil Okafor acerta vínculo parcialmente garantido com o Pelicans

O pivô Jahlil Okafor tentará uma reviravolta na carreira atuando na Louisiana. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, o terceiro selecionado do draft de 2015 fechou contrato de duas temporadas com o New Orleans Pelicans nesta quarta-feira. É especulado que o primeiro ano de vínculo será só parcialmente garantido, enquanto o segundo é uma opção da franquia.

O jogador de 22 anos lutava por uma oportunidade de continuar na NBA, após um começo de carreira muito decepcionante. O jovem terminou a temporada passada com uma fraquíssima passagem pelo Brooklyn Nets, que não tinha interesse em sua permanência. Ele também recebeu sondagens de múltiplas equipes chinesas, mas sua prioridade era permanecer nos EUA.

Outra opção disponível no mercado estudada pelo Pelicans para reforçar o garrafão era Greg Monroe, mas seu acordo com o Toronto Raptors fez com que a direção de Nova Orleans voltasse sua atenção para Okafor. O pivô participou de 131 jogos em suas três primeiras campanhas na NBA, registrando médias de 12.9 pontos e 5.3 assistências – impulsionadas por uma boa temporada de estreia com um pífio elenco do Philadelphia 76ers.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • JASPION DA MASSA

    QUE FASEEEEEEEEE!!!!!!!

  • Tales

    Tinha tudo pra dar certo e estar em Philly até hoje, mas jogou a camisa dos Sixers no chão, desrespeitando uma franquia tão tradicional na liga, e hoje ele luta para se firmar em times medianos. E no fundo pensei que ele iria dividir o garrafão com o Embiid, ou ser um reserva de luxo dele.

    • João Víctor Matos

      No ano de calouro quando ele de certa forma estava retado por estar na equipe foi o melhor ano dele. No segundo ano engordou e começou a temporada com má forma física. No terceiro entrou em forma mas ja era tarde demais para continuar na equipe por causa do desgaste, ainda mais que Embiid retornou e Holmes estava conseguindo dar mais resultado que ele vindo do banco. É dificil saber o que passa na mente do jogador. O cara esta entrando numa das ligas mais midiáticas e bem organizada de qualquer esporte no planeta e em vez de pelo menos no início baixar a bola para demonstrar o seu pontencial prefere ficar de birra e escolher time. Não tenho pena não, no fim esta colhendo os frutos que plantou. Não está contente, jogue de forma profissional o contrato de calouro e depois segue o rumo.

  • Marcos Oliveira

    Precisa ter a Estima levantada, mostrar vontade em dá certo, ele tem todas as características de um pivô de ponta… precisa deixar de ser um projeto.

  • Gustavo

    Vou repetir o comentário que fiz em off em outro tópico: Se não funcionar ao lado do Davis, pode encerrar sua carreira na NBA.

  • Michel Moral

    Muitas vezes o jogador não tem escolha, como parece ser o caso, mas não acredito que NOLa seja o melhor lugar para que ele tenha uma reviravolta na carreira.

    É uma grande oportunidade ser reserva de Davis, mas não acho que o esquema o favoreça. Espero estar enganado.

    Para ele, seria melhor ir para um Pacers ou um Spurs.

    Mas fica a torcida. É um talento.

    • Joabe#VamoSpurs

      Realmente nos Spurs ele poderia dá certo, Mas a classe de jogadores q são ruim defendendo já ta cheia, com DeRozan, Belli e Rudy, portanto o curso de aprendizagem defensiva ministrada pelo Tio Pop ja está com vagas esgotadas. Então sem chances do Okafor lá no Texas, rs😬

      • Brinell Arcanjo

        Temporada passada eu ate queria que o spurs fizessem uma proposta ao sixers porem vejo hj que foi bem melhor nao ter feito. Deixa nosso garrafão com Gasol e Poeltl, e Aldridge de C num smallball.

        • Michel Moral

          Com certeza. Meu comentário foi direcionado especificamente ao que seria melhor para O JOGADOR. Acredito que ele teria mais respaldo para tentar se reerguer.

          Agora, pensando exclusivamente nas franquias, para nenhuma das duas é interessante. O Pacers tem o Turner e o Sabonis. Os dois jogam muito e o segundo teve uma temporada excelente, em termos de evolução.

          O SAS, além dos três que você citou, tem o Bertans (que seria esse pivô do Small Ball), um jogador que já mostrou potencial e está de contrato renovado.

          • Brinell Arcanjo

            Não gosto muito do jogo do Bertans, ele é muito lento na defesa, não consegue acompanhar jogadores mais velozes e ainda não é um bom rim protector, no ataque só fica parado na zona morta, o que não é ruim pois serve pra espaçar a quadra, na minha opinião ele joga melhor como um stretch 4.

            Mas se renovaram o contrato é pq o POP acredita nele e se POP acredita eu tb. Mas tenho q confessar que to com medo da defesa do spurs próxima temporada.

          • Joabe#VamoSpurs

            Tbem estou receioso com a defesa, só não estou muito, pq o Pop é o treinador

    • Gustavo

      Se ele for reserva do Davis vai ser uma tragédia. Se jogar ao lado do Davis pode funcionar já que o Davis conseguiria esconder bastante os problemas defensivos do Okafor.

      Eu sei que o titular deve ser o Randle, mas acho que eles tem que tentar montar uma rotação onde o Jahlil divida minutos com ele, e que Emeka Okafor seja o backup do Davis.

      • Michel Moral

        Gustavo, acho que ele não vai jogar com Davis.

        Por sinal, acho que o Pelicans deve usar a mesma estrutura que teve sucesso na última temporada, com Mirota na 4 e Davis na 5. É, sem dúvidas, o melhor encaixe, ainda mais em um time que usa muito bem o espaçamento com Holiday e Moore.

        Nesse sentido, Randle seria o reserva imediato na 4 e Okafor (novo) na 5.

        Nem mesmo Cousins e Davis renderam juntos. O time sempre se deu melhor quando um ou outro estavam fora.

        • Diego Costa

          Randle não veio pra bancar. E ele é muito mais jogador que o Mirotic. Mirotic tem 6 homem tatuado na testa

          • Michel Moral

            Faz sentido. Porém, ele jogou muito na última temporada, tanto em Chicago como em NOLA.

            Minha análise é tática. Acho que para a rotação e espaçamento praticados pelo Pelicans, Mirotic é um encaixe melhor do que o Randle.

  • Guilherme

    Mesmo que o encaixe não parece ser dos melhores, fico na torcida. Era um grande talento em potencial quando foi draftado. E não foi aquele jogador acometido por lesões graves, a ponto de travar sua ascensão na liga. Parece que o problema é mais mental e de comprometimento do que qualquer outra coisa.

  • Alex Alves

    Potencial ele possui, é focar e chegar bem fisicamente para essa temporada (possivelmente sua última chance na NBA).

  • Skills

    Tem umas coisas muito louca em Philadelphia os caras jogam uma barbaridade na primeira temporada depois parecem que desaprendem a jogar Okafor,Michael Carter Willians até certo ponto Noel.

    Enquanto os que não jogam na primeira temporada viram jogadores nivel All Star Embiid,Simons quem sabe Fultz nessa temporada

    • Brinell Arcanjo

      Noel tb nao jogou primeira temporada.

      • TRUETHIAGO

        Exato, ele sofreu uma lesão grave no joelho ainda em Kentucky.

  • Se dar certo pode ser o pote de ouro do NOLA. Pouco risco, alta recompensa.

  • LeBrOSMAN #YoungBull

    JahLOL Okafor, assim como o Greg Monroe tá na época errada, com o conjunto de habilidades q ele possui.
    Se não aprender a arremessar de 3 pts, saber jogar para a equipe, e se esforçar na defesa.. acho q dificilmente fica no Pelicans. Não a toa o contrato dele é cheio de restrições.
    Atualmente é uma versão do Al Jefferson, só q sem a fisicalidade do Big Al para realmente dominar no low-post.
    Precisa repensar no q faz, pq pode ser uma das últimas oportunidades na NBA. E até em nível europeu, com essa defesa horrível q ele possui, e com a severidade maior dos técnicos da Europa, ñ vai dar para ele continuar do jeito q tá. Defesa e trabalho em equipe são requisitos básicos na Europa.

  • xmaah

    alguém sabe os valores ?

  • Marcinho Mueller

    Eu defendi um monte, cheguei até discutir com alguns torcedores do 76ers sobre ele ser muito bom, cheguei até falar que ele tinha teto pra ser top 10 pivô da NBA. Porém quiemei minha língua e decepcionou no Nets. Não coloco mais minha mão no fogo por ele. Na época queria até que o Celtics tentasse contratar ele, hoje já não acho interessante. Mas fico indignado como alguns jovens não conseguem corresponder às expectativas, não da pra falar que ele não tem talento, até porque ele jogou bem e na NBA e não na NCAA somente. Fica a torcida pra ele se recuperar porque eu gosto de pivôs assim do estilo dele.

    • Aquino L.A.

      Ele teve 17 pts de média na temporada de rookie com 51% de aproveitamento de quadra, são excelentes números para um novato, não sei como esse cara caiu tanto de produção, pois eu tb o achava muito bom e com um futuro brilhante na liga.

      • Marcinho Mueller

        E com uma baita potencial pra evoluir defensivamente, tem envergadura, altura, tempo de bola. Tinha tudo pra ser um defensor de aro decente. Tomara que volte a jogar bem, é sempre bom ver pivôs se destacando nessa era de small ball.

  • Gabriel De Oliveira Meira

    Vai ter uma boa temporada!

  • Pablo Leite

    Okafor tem talento, mas precisa ser menos encrenqueiro e se esforçar mais, e aprender a defender o garrafão.

  • Cavs&KingJamesaondeestiver

    Está temporada vai ser o recomeço ou o final da carreira do Okafor na liga…se for mal e dispensado pelo Pelicans no final da temporada nenhuma franquia assina mais com ele.

  • TRUETHIAGO

    Também não vejo muito encaixe dele nos Pelicans, assim como não via no Nets, foram dois dos times que jogaram com pace mais alto na temporada passada. Por outro lado, é realmente difícil imaginar outro jogador de garrafão que poderia cobrir melhor as deficiências do Okafor, na defesa e nos rebotes, do que o Monocelha.

    Enfim, vamos ver, eu não tenho nada contra o jogador, tomara que encontre um lugar onde fazer parte da rotação pelo menos. Minhas críticas a ele sempre foram fundamentadas, tendo como base o seu desempenho, incluindo a temporada de rookie, onde suas falhas já eram bastante evidentes, apesar dos bons números gerais.