James Harden minimiza possibilidade de ser eleito MVP: “Objetivo é o título”

Dizem que a terceira vez dá sorte. James Harden deve estar torcendo para que o ditado popular tenha sua parcela de verdade. Segundo colocado em duas das três últimas votações para MVP da temporada, o astro do Houston Rockets começou mais uma campanha com ótimas atuações e entre os favoritos ao prêmio. O troféu finalmente virá em 2018? Ele não parece muito preocupado com a questão.

“Para ser sincero, meu foco está no título da temporada. O objetivo de todos aqui é o título neste ano e isso é algo que se constrói ao longo do ano. Cada dia traz um novo desafio para superarmos. Nós sabemos que vamos ter alguns altos e baixos, mas, contato que mantenhamos o grande prêmio em vista e sem distrações, nós estaremos bem”, afirmou o ala-armador, minimizando o prêmio individual.

Até agora, o Rockets caminha com segurança como um dos melhores times da liga. Os texanos lideram a conferência Oeste com 18 vitórias em 22 jogos, à frente do atual campeão Golden State Warriors e com o mesmo número de derrotas da melhor equipe da temporada (Boston Celtics). Além disso, é o único time que figura entre os cinco melhores ataques e defesas mais eficientes da NBA.

“Tudo vai bem, mas nós não podemos relaxar. Sabemos qual é nossa grande meta. Precisamos ser agressivos, atacando e jogando com energia, porque nem todas as atuações serão perfeitas. Queremos vencer sempre e vencer todos os jogos é algo impossível. Há dias em que as coisas não darão certo e teremos que arrancar as vitórias ‘na marra’. Isso é o que os campeões fazem”, alertou o craque.

Harden, focado ou não, parece destinado a ser o favorito ao prêmio de MVP. Ele foi escolhido o melhor jogador de outubro/novembro no Oeste e já ganhou o prêmio semanal da conferência em três oportunidades. O ala-armador lidera a temporada em média de pontos (31.7) e possui a segunda maior marca de assistências (9.7), tornando-se o primeiro atleta da história a anotar (mínimo de) 20 pontos e cinco assistências nas primeiras 20 partidas de uma campanha.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Gabriel Pereira Barbosa

    MVP moral do ano passado.
    Vencerá esse ano.

    se o equino deixar..

  • rdiniz

    Impressionante o alto nível de atuações que o Harden vem mantendo nos últimos anos, isso é indiscutível. Porém acredito que pela essência intrínseca do prêmio MVP, eu acho que mantendo o ritmo atual, o Lebron merece mais ainda. Digo isso pois, se tirarmos o harden do HOU, asseguro que ainda assim manteriam uma campanha positiva, brigando por mando no competitivo oeste, por outro lado, tira o lebron do CAVS, digo que o time nem offs pegariam. Mas, harden ganhando, será justíssimo pelo conjunto da obra das últimas temporadas.

    • Diego Gondim

      Cleveland não pegaria playoffs por ser uma bagunça, não por falta de elenco. No Papel, Thomas, Rose, Wade, Tristan, Smith, James, Love, o Cavs é um time até melhor que o Houston. O Barba vem fazendo por merecer ser o MVP…

      • Erick Aguiar

        Todo mundo no time do cavs já passou há muito tempo do “prime”. O cavs é um time de velhos, a maioria não consegue jogar na defesa direito. Sem o lebron, esse time talvez não fosse nem pros playoffs mesmo. O lebron tá carregando o time nas costas durante toda essa winning streak, tanto no ataque quanto ate na defesa. Outro ponto também é que o harden cede 20p por partida e marca 30, pq a defesa dele é extramente podre, acho meio esquisito dar mvp para um cara que não tem impacto nenhum na defesa ;/

    • Adson Silva

      Cara os Cavs tem uma das maiores panelas da história, já o Rockets desde o ano passado tem um time que na minha opinião é fraco mais muito por conta do barba ficam falando que o time é forte.
      Quem são esses ótimos jogadores que os Rockets tem que eu não vi.
      Arisa bom defensor mais só
      Anderson bom nas bolas de 3 só
      É aquele pivô que eu esqueçi o nome mais não é um ótimo pivô.
      Ano passado quem salvava o time era o Barba e o Gordon e esse ano chegou o Paul mais de resto o time é mediano pra ruim

  • Marcelo Desoxi

    Surpreende muito esse Rockets até aqui. O time está se esforçando bem mais na defesa e também deve ter um certo impacto do Chris Paul.

    Ano passado a defesa fedia. Rockets era o quinto que cedia mais pontos, 109.6 por jogo, e apenas o 18 º melhor defensive rating.
    Já este ano, possuem o 5º melhor defensive rating e permitem 102 pontos por jogo, oitava melhor marca da liga.

  • Lucas SEP

    MVP vai ficar entre o Barba e o LeBron.

  • Guilherme Petros

    Ta jogando pra isso até agora. Tanto ele pra MVP qndo o Rockets pra titulo. Que timaço azeitado o D’Antoni montou.

  • suiciniV_Vascão

    Fica entre ele e o Lebron mesmo, e se nenhum dos dois conseguir emplacar uma média absurda até o final (como o Harden já tá fazendo com esses 20 p por jogo) vai depender muito da posição dos times… Mas não dá pra descartar o Curry por exemplo, ou até o Durant… cedo pra dizer quem vai levar

  • Victor – Aqui é Grêmio

    Como eu digo. Acho que o Harden PODERIA já ter 2 MVPs(2014-15 e 2016-17), mas que DEVERIA ter ao menos um (2016-17).

    A revolução do basquete proposta pelo GSW há 3 temporadas referendou o prêmio pro Steph, ainda que eu, se fosse um votante, daria meu voto pro Barba.

    Ano passado parecia que ele era ainda mais favorito. Levou um desacreditado Rockets (no começo da temporada) a uma digníssima terceira posição, foi o líder em assistências e o jogador que mais contribuiu diretamente nos pontos da equipe. O problema é que ele estava em uma disputa injusta. Não era apenas Harden x Westbrook. Era também Harden x Robertson e a mítica temporada de triplo-duplo que acabou sem o MVP. Era uma situação que não poderia acontecer novamente.
    Não quero ser mal compreendido. O que o Westbrook fez foi mais histórico, mas quem jogou mais foi o Barba.

    Esse ano ele luta com um outro gigante. LeBron é tão bom que é um dos raros talentos a serem devidamente reconhecidos enquanto ainda estão em atividade. Para alguns, é o maior jogador da história, é praticamente uma unanimidade como o melhor jogador do mundo há uma década e tem “apenas” 4 MVPs. Há, aqui, mais uma dívida que a NBA pode querer pagar. Se as atuações continuarem parelhas e os recordes dos times também, a tendência é que o manga-larga saia com o prêmio pela quinta vez.

    Eles vão ter que decidir qual injustiça é maior: Harden ainda não ter um MVP ou o melhor jogador do mundo não vencer o prêmio pela quinta temporada consecutiva.

    • Maurilei Teodoro

      Totalmente de acordo

    • Paulo Henrique

      Se o West terminasse com 9,8 rebotes, o Harden seria o MVP

  • Rafael Victor

    Ta certo ele! Tem que focar no titulo mesmo ou em pelo menos chegar na Final, porque disputando contra o Equino nao tem a menor chance de levar o MVP nessa temporada!

    E se o Bucks começar a subir (e se manter), o Grego tambem entra na parada!

    Aí o Barbarella nem em segundo fica!

    • Eduardo Samponi

      Nao tem chance e ta bem na frente? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • ThunderSPD-SuperPatrulhaDelta

    TRADE ALERT OKAFOR VAI PROS NETS JUNTO COM STAUSKAS E UMA PICK DE SEGUNDO ROUND PELO TREVOR BOOKER.

    • Gustavo – DefendTheLand

      Hahahah pqp.

      • Gustavo – DefendTheLand

        É engraçado mas é triste, pq o nets deve melhorar.

      • ThunderSPD-SuperPatrulhaDelta

        Esse GM dos Nets é muito bom.

    • Leo

      GM do Nets tirando leite pedra, reconstruindo sem picks. Russell e Okafor juntos (pick 2 e 3 do draft 2015 descartados de seus times). Vai ser interessante, mas acho que Okafor vai sofrer um pouco com a falta de ritmo

      • GuiperHeat

        foi isso que pensei , kkkkk nets reconstruido com picks mesmo sem picks , e ãojogadores com potenciais ….

    • Pedro Cortez

      que porra de troca louca foi essa?

  • Paulo Henrique

    Acho que o Lebron vai diminuir o ritmo quando o IT finalmente estrear e o Cavs ficar inteiro, com isso o Harden vai ficar com uma mão no MVP

  • dirct

    Estou vendo muita gente já decretando qual vai ser a disputa final pra MVP mas eu acho ainda muito cedo, 25 jogos de 82 é muito pouco pra garantir isso, uma lesão por exemplo poderia tirar completamente qualquer jogador da disputa já que não jogaram ainda nem metade da temporada, ainda tem oscilações entre as campanhas dos times e desempenhos individuais, isso tudo pode fazer muita coisa mudar após o final da temporada regular, qualquer grande jogador dos times contender ainda estão na disputa, o maior prejudicado entre estes jogadores com potencial de MVP é o Leonard por já ter perdido 1/4 da temporada, eu não vejo possibilidades de jogadores como o grego concorrer não pelo jogador mas por onde ele joga, a tendência é os Bucks não conseguirem nem mando de quadra e ai fica difícil, West conseguiu isso mas precisou de média de TD e ainda é um dos MVPs mais contestados por isso (pra mim foi o Barba desempenho individual que refletiu no desempenho coletivo) o grego não tem chances de concorrer com as estrelas de GSW, CAVs, Spurs, Celtics e Rockets que deveram ter campanhas dominantes.

  • Doug

    Phoda p o Barben é o Papai ter resolvido jogar…mas, q ele está merecendo, está…