Jeff Van Gundy votaria em James Harden para MVP da temporada

Quem será o MVP da temporada? James Harden, Russell Westbrook, LeBron James e Kawhi Leonard protagonizam uma das concorrências mais apertadas pelo prêmio nos últimos anos. O técnico e comentarista da ESPN, Stan Van Gundy, está entre os integrantes da imprensa com direito a opinar na votação oficial e, embora reconheça o equilíbrio na disputa, já parece ter decidido seu voto.

“Você pode fazer bons argumentos para três ou quatro jogadores neste momento, mas James teria meu voto. Sua capacidade não apenas de transformar o Rockets em um ataque poderoso, mas também criar um ótimo entrosamento entre todos, faz com que ele seja minha escolha”, avaliou o analista, em entrevista antes da vitória do Houston Rockets sobre o Oklahoma City Thunder.

Van Gundy acredita que os mesmos argumentos poderiam ser usados em favor de Westbrook, mas coloca Harden um degrau acima pelo desempenho e ambições do Rockets. “Da forma como James vem criando arremessos de três pontos, Houston pode vencer qualquer um na liga. Eles são susceptíveis a surpresas também, pelo mesmo motivo, mas podem ser campeões se tudo der certo”, concluiu.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Gui

    No fim, o west vai perder o mvp por causa do time…bad

    • Michel Moral

      É desmerecer o trabalho do Harden dizer que West não vai ganhar porque não tem um time.

      NA MINHA OPINIÃO, o Rockets e o Thunder têm elencos bem parecidos. Com todo respeito, dizer que Eric Gordon e Nene tinham mais potencial do que Oladipo e Enes Kanter para essa temporada, chega a ser bizarro. O Rockets montou um time praticamente com refugos da liga, podendo incluir até o Ryan Anderson nesse pacote.

      Agora, James Harden transformou a franquia. Tornou-a um contender sendo cirúrgico. Provou quem estava certo na queda de braço com Dwight Howard.

      Arrisco afirmar que, pelo contexto atual, Westbrook tem os números mais impressionantes da história da liga, ao lado de Chamberlain (que fez 50 ppg). Sim, pra mim, o número de TD de Russ nessa temporada pode ser mais impactante do que o de Oscar Robertson nos anos 60, mesmo que não bata o recorde. Claro, acho até bobo comparar as gerações e tal, mas afirmo isso porque porque o jogo de hoje exige muito mais. Os caras estão tendo que jogar não mais 100%, mas sim 110%, 120% ou mais de sua capacidade. Está surreal.

      Mas apesar de tudo, o Barba joga num nível de competitividade muito alto (o mais alto da liga). Tanto é que já abateu adversários que estão acima dele na tabela de classificação.

      #FearTheBeard

      • Gui

        Longe disso, jamais desmereceria a temporada do Harden, só acredito que essa será a justificativa da maioria dos votos – o desempenho final dos times.
        E, aliás, concordo com essa visão de que ele tenha transformado esse “Rockets de refugos” num time que pode vencer qualquer um na liga.

  • Ricardo Costa

    West perguntando quem é…

  • Dream Shake

    Fear the Beard!!!

    Ta jogando muito e sempre envolvendo o time nas jogadas, esse ano o premio é dele.

  • Rudin

    Acho um absurdo o Westbrook não ganhar esse MVP.. porra o cara tá pra bater um recorde de triple Double e quase triple Double de média e ainda existem dúvidas? Sem falar que o time do okc e bem inferior ao Houston.. e que harden e somente ataque.

    • Matheus Oliveira

      Não é questão só de TDs. Barba sempre fica a um rebote de fazer TD e ele tem 19 na temporada. O volume de jogo que o Barba impõe é surreal, maior que do Westbrook..
      Escolheria o barba como MVP mesmo se sei lá, Houston em quinto e OKC em sexto, por ex. Ficar em terceiro lugar então é um feito que só confirma..

    • Rogério Rodrigues

      Na temporada (61/62) em que o Robertson teve media de TD, o Wilt teve medias de 50.4 pontos 25.7 rebotes. Adivinha quem foi o MVP, Bill Russel com 18,9pts e 23,6rebotes. Isso pq o Celtics teve a melhor campanha, MVP é isso.

  • Bruno

    Jeff ou Stan

    • Michel Moral

      Jeff é ex-treinador e atualmente comentarista.

      Stan é o atual técnico do Pistons.

      As declarações foram de Jeff.

      • Bruno

        Boa, só corrige no copro do texto que tá constando como se fosse o Stan

  • Fernando

    Se o Spurs conseguir a primeira colocação no oeste, esta discussão entre Harden e Westbrook acaba.