Jimmy Butler confronta técnico do Sixers sobre papel no sistema ofensivo do time

Jimmy Butler está novamente envolvido em uma situação controversa dentro da equipe que defende. De acordo com Adrian Wojnarowski e Ramona Shelburne, da ESPN, o astro confrontou o técnico do Philadelphia 76ers sobre a sua função no sistema ofensivo do time. A discussão teria acontecido em uma recente sessão de vídeo, onde o atleta de 29 anos chegou a ser desrespeitoso com Brett Brown.

O ala-armador teria manifestado, de forma agressiva, a vontade de atuar em um esquema ofensivo mais tradicional – baseado em pick-and-rolls e isolations – em vez de buscar seu espaço no sistema mais fluido de jogo pregado pelo treinador. Diferente do que imagina-se, Brown não viu o episódio como um problema e crê que seja uma etapa natural do processo de adaptação do craque ao Sixers.

O técnico já admitiu que a inclusão de Butler ao time tem sido um desafio. “Não se coloca simplesmente um atleta como Jimmy na equipe e todos vão seguir jogando da mesma forma, com o mesmo estilo. Não é assim que funciona. Meu trabalho é construir uma equipe. Ben [Simmons], Joel [Embiid] e Jimmy podem realizar muita coisa em quadra, mas preciso fazer todos jogarem juntos”, contou.

O experiente all star deverá ser agente livre irrestrito ao fim da temporada e, nos bastidores da franquia, há dúvidas sobre mantê-lo em longo prazo pela postura instável mostrada nos últimos tempos. Ele já teve problemas de relacionamento com atletas e/ou treinadores nos dois outros times que defendeu na NBA, o que culminou em sua saída do Chicago Bulls e Minnesota Timberwolves.

Wojnarowski e Shelburne apuraram que, além da discussão em público com Brown, Butler já teve reuniões em separado com a comissão técnica do Sixers e o gerente-geral Elton Brand sobre seu descontentamento. Contratado em novembro, o ala-armador já disputou 21 jogos com o Sixers com médias de 18.7 pontos, 4.7 rebotes, 3.2 assistências e 1.9 roubos de bola.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.