Jimmy Butler formaliza pedido de troca à direção do Timberwolves

Está confirmado: o astro Jimmy Butler quer deixar o Minnesota Timberwolves. De acordo com Shams Charania e Jon Krawczynski, do site The Athletic, o jogador de 29 anos teria formalizado um pedido de troca à direção da franquia em reunião realizada na tarde desta terça-feira. A solicitação acontece menos de uma semana antes da reapresentação do elenco para o início dos treinos de pré-temporada.

Os repórteres ainda apuraram que o ala-armador já entregou uma relação de três equipes com quem estaria disposto a assinar uma extensão de contrato antes de ser negociado, assegurando sua permanência além da offseason do ano que vem. Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, a (surpreendente) lista seria composta por: Brooklyn Nets, New York Knicks e Los Angeles Clippers.

A solicitação de Butler parece confirmar rumores de que o Twolves teria problemas de relacionamento no vestiário. Especulava-se que o veterano não tinha interesse algum em comprometer-se com o time em longo prazo por restrições à postura dos jovens em quadra – Andrew Wiggins, em especial. O irmão do ala de 23 anos, não por acaso, manifestou-se de forma sugestiva no twitter ao saber da notícia.

Outro desdobramento do pedido de troca envolve o atual presidente de operações e treinador da franquia, Tom Thibodeau. Pessoas próximas da organização revelaram a Darren Wolfson, da filial de Minnesota da ESPN Radio, que o dono da equipe, Glen Taylor, estaria furioso com a notícia. Para muitos, o trabalho do executivo/técnico pode ser colocado duplamente em perspectiva pela provável saída do titular.

Wojnarowski apurou que, a princípio, o Timberwolves não se predispôs a atender a solicitação do all star e Thibodeau estaria muito reticente em fechar uma troca tão próximo do começo da temporada regular. A escolha por Nets, Knicks e Clippers é estratégica no sentido de que trata-se de equipes capazes de oferecerem contratos máximos a dois agentes livres de elite já na próxima offseason.

Butler foi adquirido pelo Twolves em negociação acertada com o Chicago Bulls, na offseason em 2017. O time de Minneapolis abriu mão do armador Kris Dunn, o ala-armador Zach LaVine e o calouro Lauri Markkanen. O quatro vezes eleito para um dos quintetos ideais de defesa da liga disputou 59 jogos em sua passagem por Minnesota, anotando 22.2 pontos, 5.3 rebotes, 4.9 assistências e 2.0 roubos de bola.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.