Joakim Noah DPOY

A NBA anunciou nesta segunda que o pivô Joakim Noah, do Chicago Bulls, foi eleito o melhor defensor da temporada 2013-14. Em votação realizada entre 125 jornalistas e profissionais de mídia dos EUA e Canadá, o atleta de 29 anos foi escolhido para levar o troféu por 100 votantes e somou 555 pontos de 1.125 possíveis. Roy Hibbert, do Indiana Pacers, ficou com a segunda posição (166 pontos) e DeAndre Jordan, do Los Angeles Clippers, terminou em terceiro (121).

“Este prêmio não é sobre o meu trabalho. Mesmo que esteja o levando para casa, ele é um reconhecimento ao trabalho do time como um todo”, afirmou Noah, que dedicou o prêmio à memória de seu mentor, Tyrone Green, falecido na última semana. O jogador teve médias de 12.6 pontos, 11.3 rebotes, 5.4 assistências, 1.2 roubo de bola e 1.5 toco nesta temporada.

Cada um dos 125 profissionais consultados indicou os três primeiros colocados na disputa pelo prêmio de melhor defensor. Cinco pontos foram concedidos aos votos de primeiro lugar, três pontos ao segundo e um ponto para o terceiro.

Noah foi um dos pilares da defesa de Chicago nesta temporada regular, que sofreu apenas 91.8 pontos por partida (menor média do ano). “Joakim melhorou a cada ano em diferentes áreas – não apenas seu passe e defesa, mas também o arsenal ofensivo, profissionalismo e liderança. Acho que este é um reconhecimento à sua vontade e determinação”, exaltou o técnico Tom Thibodeau.

Esta é apenas a segunda vez que um jogador do Bulls conquista o prêmio de melhor defensor. O primeiro foi o lendário Michael Jordan, que recebeu a honraria em 1988.

Confira a votação completa para o prêmio de melhor defensor da temporada 2013-14:

 

JOGADOR TIME PRIMEIRO LUGAR (VOTOS) SEGUNDO LUGAR  TERCEIRO LUGAR PONTUAÇÃO
Joakim Noah Bulls 100 17 4 555
Roy Hibbert Pacers 8 36 18 166
DeAndre Jordan Clippers 8 23 12 121
Serge Ibaka Thunder 2 17 18 79
Andre Iguodala Warriors 1 7 21 47
LeBron James Heat 2 5 6 31
Paul George Pacers 0 5 15 30
Anthony Davis Pelicans 1 4 8 25
Dwight Howard Rockets 1 3 11 25
Andrew Bogut Warriors 1 1 3 11
Kawhi Leonard Spurs 0 3 0 9
P. J. Tucker Suns 1 0 1 6
Tim Duncan Spurs 0 1 2 5
Chris Paul Clippers 0 1 2 5
Trevor Ariza Wizards 0 1 1 4
Marc Gasol Grizzlies 0 1 1 4
Patrick Beverley Rockets 0 0 2 2

 

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.
  • O melhor defensor da melhor defesa, não tem o que discutir.

  • rhafaheat

    Justo,muito justo.

  • AlexT-Wolves

    até o meio da temporada eu votaria no Roy Hibbert( Acho q todo mundo) depois o Pacers caiu muito e o Bulls subiu demais( Graças ao Monstro do Noah)

  • leonardornbd

    Merecido

  • joaocelta

    Nada mais justo, temporada fantastica do Noah, não só na defesa, como também no ataque.

  • Raphael Mascarenhas

    Ele realmente mostrou isso quando defendeu ontem contra o Nene (ironic mode = on).

    • LFC

      Hilário hahaha Brincadeiras à parte, foi merecidíssimo

  • Ramon

    É merecido , mas eu votaria no Hibbert.

  • luan

    Nao gosto do Noah. Mas só de saber que o Hibbert nao ganhou eu fico satisfeito. CHUPA HIBBERT LIXO OVERRATED

  • Guilherme Martins

    Nenê manda lembranças hahahah to brincando, merecido demais mesmo

  • M Dias

    o Cone Hibbert ainda ficou em segundo… colocaram torcedores do Pacers para votar? mandou muito mal nessa temporada, até o Ibabaka teve muito mais méritos na defesa do que o poste ambulante… Tão ridículo quanto, foi o Jordan ficar em terceiro… Esses jurados, bando de sem noção!

  • Carlos Eduardo

    Noah merece, claro. Mas espero que um dia o prêmio volte a ser “Defensor do Ano”, pois atualmente é “Bigman Defensor do Ano”. Não tem jogador de perímetro dentre os mais votados!

    • Concordo. Pena que a visibilidade do BobCats seja pequena, porque o que o MKG defendeu essa temporada, foi brincadeira! Na minha opinião foi o melhor e mais consistente defensor de perímetro na temporada e não seria nenhum absurdo ele ficar entre os três mais votados.

    • Eu já achei Tony Allen BEM melhor nesta temporada do que MKG, mas isso não tira o mérito de Joakim Noah ter ganhado o prêmio de Defensor do Ano, nenhum defensor de perímetro foi páreo para tirar o prêmio de Noah.

  • Michel Moral

    Indiscutível. No entanto, acho que a “folga” na dianteira se deu muito pela ausência de outros jogadores que fizessem frente.

    Hoje, em se tratando da valorização do basquete defensivo, ver o melhor jogador eleito com tanta diferença, é algo para se repensar.

    A cada 10 pivôs, no mínimo 8 tem como nota característica o aspecto defensivo. Cada vez mais dfícil também achar um jogador de perímetro que se destaque pelos arremessos de longa distância, ou ofensivamente diretamente. Diante disso, ter um jogador apenas com esse rendimento de alto nível, é ruim.

  • Fernando

    Injusto. Lebron melhor defensor.

    • Só é justo quando um jogador do Heat ganha… Para, velho…

  • Nicolas Rodrigues

    Votaram no PJ TUcker???? hahahha

  • Jonathan Marques

    Foi muito merecido, porém o melhor defensor de perímetro na liga é o Tony Allen ..

  • CosmeCelta

    COMO O TONY ALLEN NÃO FOI CITADO? Que absurdo…

  • Merecido,Noah esse ano destruiu.