Joel Embiid confirma saída de Kansas e inscrição no draft

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=P8_MDi2bZrU]

O pivô Joel Embiid é mais um prospecto da Universidade de Kansas que não vai retornar para sua segunda temporada na NCAA. Em entrevista coletiva concedida nesta quarta, o jogador camaronês anunciou oficialmente que está deixando a instituição para se inscrever no draft deste ano. Assim, ele se une ao ala-armador Andrew Wiggins como os novatos do elenco comandado por Bill Self a decidirem entrar no recrutamento.

“Eu só quero dizer obrigado aos meus treinadores, companheiros de equipe, fãs, mentores e todos que ajudaram nesta jornada”, agradeceu o atleta de 20 anos, apontado como um dos candidatos à primeira escolha do draft. Antes de definir seu futuro, o jovem revelou ter tido conversas e recebido conselhos de Hakeem Olajuwon, Nicolas Batum e o conterrâneo Luc Richard Mbah-a-Moute.

Self, que esteve presente ao anúncio, apoiou a resolução de Embiid e acredita que o agora ex-comandado deu um passo certo ao profissionalizar-se. “Eu não acho que alguém possa dizer Joel está tomando uma decisão ruim. Sob quase todas as circunstâncias, esta seria a escolha óbvia a se fazer”, cravou o técnico, dando a entender que aconselhou o talentoso jogador a deixar a universidade.

O pivô desfalcou Kansas em sete dos últimos 11 jogos da temporada, incluindo a participação da equipe no Torneio da NCAA, em decorrência de uma fratura por estresse nas costas. Times da NBA estão preocupados com a situação física do atleta, mas ele garantiu que não há nada a temer. “Minhas costas estão bem. Eu estou muito próximo de estar totalmente recuperado”, afirmou.

Embiid não era cotado para ser uma escolha de loteria já neste draft, mas acabou se tornando uma das sensações do ano no basquete universitário com sua rápida evolução técnica. Em 28 partidas disputadas na temporada, ele registrou médias de 11.2 pontos, 8.1 rebotes e 2.6 tocos em 23.1 minutos, convertendo mais de 62% de seus arremessos de quadra.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Nettmann

    Não quero agourar o rapaz e tomara que eu queime a minha língua, mas acho que vai ser um novo Anthony Bennett, até porque com 11 pontos e 8 rebotes de média no Campeonato Universitário, quando chegar na NBA vai ter 4 ou 5 pontos e 2 ou 3 rebotes de média…..
    Mas como eu disse tomara que eu queime a língua.

    • Ricardo Stabolito Jr.

      Pesa aí, Nettman, que ele só joga 23 minutos por partida. Para o tempo de quadra e o ritmo do jogo universitário, as médias do cara são ótimas.

      • Nettmann

        se for levar em conta apenas os números sou mais Jabari Parker, mas como hoje em dia pivô é artigo raro, o Embiid será um dos três primeiros, em outros tempos talvez nem na primeira rodada seria escolhido.

        Porque será que ele não jogou mais minutos, por exemplo o Jabari Parker e o Wiggins jogaram mais de trinta minutos por jogo, por que o mais cotado pra ser primeiro do draft joga “só” 23 minutos? será o físico? enfim fica a minha dúvida.

      • Isso mesmo Ricardo, o Mirotic mesmo é um exemplo, na seleção Espenhola teve jogo que ele jogou 40 minutos e fez coisa de 37 pontos e 15 rebotes, já no Real Madrid jogando 20 mpg as médias dele são de 15 pontos e 5 rebotes.

  • Zorg

    Mostrou muito potencial … se fosse GM mas não apostaria em top 3, possui pouco tempo de experiência e já teve problema de lesão ….

  • maia-bucks

    Nao duvido que ele seja uma bestialidade atletica com capacidade tecnica impressionante, mas tenho o pe atras em decorrencia da lesao nas costas… Nao que se esteja agourando o cara, mas pense bem, vem o Bucks com uma possivel primeira escolha, precisando dar um tiro certo pra escolher um cara que lidere o processo de reconstrucao da franquia, ai olha pro Draft e ve 5 caras em altissimo nivel e com potencial que nao aparece no draft desde 2002, e Embiid no meio, mas todos os outros saudaveis e Joel com a tao misteriosa lesao nas costas q o tirou do momento mais decisivo da temporada, vale o sacrificio? Nao acho que o Bucks estaria tao propenso a arriscar uma possivel primeira escolha, oportunidade que nao tem ha muitos e muitos anos.. Nem os 76ers fariam… depois de ter o Noel no estaleiro pela temporada inteira os caras devem estar vacinados. Nao me surpreenderia se o Embiid caisse pra quinta pou sexta escolha… Mais uma vez: nao por ser ruim, mas por ter uma concorrencia bizarra e completamente saudavel

    • maia-bucks

      Em tempo: a torcida parece ja se manifestar a respeito do cara que querem ver liderando o processo de reconstrucao dos Bucks: Wiggins.

      Ja tem gnt inclusive usando camisa com o nome do craque nas costas, como se flagrou na noite de quarta-feira no jogo entre Pacers e Bucks:

    • Acho que os Bucks estão mais propensos a escolherem Parker ou Wiggins. Eles já possuem o Sanders e o Patchulia na posição 5. Não precisam do Embiid.

  • RafaelRox

    Embiid em Boston..

  • sulinger também tinha problemas de lesões, e tá jogando bem

  • Embiiid no boston…. nunca!!! o cara é o novo GREG ODEN

    • nettmann

      E o Oden arrebentava, tanto é verdade que na época escolheram ele em primeiro e ninguém contestou, mas o destino se encarregou de destruir o Portland de novo.

  • Wiiggins é outro. ate tem POTENCIAL, mas não é confiável so olhar o ultimo jogo da NCAA de KANSAS, o cara sendo estrela sumiu do jogo e nao chamou a responsabilidade. terminou a partida com miseros 4 pontos.