Joel Embiid passará por cirurgia na face e deve perder jogos de playoffs

O Philadelphia 76ers pode começar os playoffs desfalcado de seu principal atleta. A franquia anunciou que Joel Embiid vai passar por cirurgia nesta sexta-feira para reparar uma fratura no osso orbital do olho esquerdo. O pivô, que também sofreu uma concussão no lance que originou a lesão, está oficialmente afastado da equipe por tempo indeterminado.

De acordo com Zach Lowe, da ESPN, o procedimento a que o astro será submetido tem previsão de retorno – a depender da gravidade do dano ósseo, que ainda não foi revelada – entre duas e quatro semanas. Uma liberação para voltar ao time no menor dos prazos colocaria o jovem à disposição do treinador Brett Brown no dia exato que antecede a estreia nos playoffs.

“Eu acho que preciso confiar no ‘processo’ que venho pregando. Foi um acidente estranho, infelizmente, mas ficarei mais do que bem. Já estou esperando as piadas comigo sobre lesões”, lamentou Embiid, que disputou mais jogos nesta temporada do que em suas três primeiras campanhas somadas na liga, sem nunca perder o já característico bom humor.

Como descrito, a lesão realmente aconteceu em um acidente infeliz. O pivô sofreu a fratura em uma colisão com o novato Markelle Fultz, seu companheiro de equipe, após só nove minutos de ação na vitória do Sixers sobre o New York Knicks. Ele deixou a quadra quase de imediato, foi avaliado nos vestiários e encaminhado para um hospital local.

Embiid, que foi chamado para seu primeiro Jogo das Estrelas neste ano, é a grande referência do Sixers nesta temporada e a franquia já assegurou seu retorno aos playoffs depois de cinco anos. Atuando pouco mais de 30 minutos em 63 partidas na atual campanha, o camaronês registra médias de 22.9 pontos, 11.0 rebotes, 3.2 assistências e 1.8 tocos.